Voltar

10 atividades para ensinar matemática para as crianças

As crianças iniciam a aquisição do conhecimento dos princípios básicos da matemática no jardim de infância. Antes de chegar ao ensino fundamental, muitas já reconhecem os números, contam até 100, conseguem adicionar e subtrair números de um dígito, reconhecem formas, criam padrões e classificam objetos por tamanho.

Embora seja o professor o responsável pelo ensino formal da matemática, os pais podem melhorar as habilidades cognitivas de seus filhos com atividades em casa. É possível incorporar a matemática à vida cotidiana, brincando e jogando com ela!

Pensando nisso, escrevemos este artigo com dicas de atividades divertidas para ensinar matemática para as crianças. Confira!

Atividades para ensinar matemática para as crianças

Empilhamento de copos

Nessa brincadeira, as crianças aprendem a contar de uma forma divertida. Reúna alguns copos plásticos e numere-os. Com seu filho, empilhe os copos em ordem numérica, contando em voz alta, formando uma torre. 

Conte os copos que vão formando a torre até ela cair. Se vocês conseguirem usar todos os copos sem derrubá-la, podem contar com quantos copos conseguiram formar a torre e então derrubá-la juntos!

Bingo

Na educação infantil, as crianças aprendem a reconhecer os números. Para reforçar essa aprendizagem, crie uma cartela de bingo e numere cada quadrado aleatoriamente entre 1 e 20. Escreva os números que serão sorteados em pequenos pedaços de papel, dobre-os e coloque em uma caixa.

Agora é hora da brincadeira! Cada número sorteado, deve ser marcado na cartela que o contém. Quem completar toda a cartela é o vencedor.

Caça ao tesouro com formas geométricas

Na educação infantil, as crianças aprendem a reconhecer formas geométricas básicas, mas brincar com elas em casa ajuda a reforçar a aprendizagem. Brinque de caça ao tesouro com formas diferentes, objetos quadrados, redondos, triangulares. 

Cada vez que ele encontrar um objeto, vocês podem conversar sobre suas características, nomeando cada uma e depois comentando sobre as diferenças entre elas. 

Colagem e desenho

Você também pode brincar com formas e ajudar seu filho a identificar figuras. As crianças adoram desenhar e é possível deixar essa brincadeira ainda mais divertida com tinta e materiais para fazer colagens.

Explorem diferentes materiais, suas características como profundidade, formas e dimensões e criem obras de arte com elas!

Culinária

As crianças gostam de ajudar seus pais em suas tarefas e isso pode ser muito bom para a aprendizagem de matemática. Principalmente na cozinha! Peça a ajuda do seu filho, quando estiver cozinhando, para separar os ingredientes e sentir o peso de cada um, usando uma balança, e perceber os seus diferentes tamanhos.

Gradualmente, as crianças percebem que os diferentes alimentos têm pesos e medidas diferentes e isso ajuda a construir esses conceitos matemáticos.

Fazer compras no mercado

Assim como cozinhar, outras atividades domésticas ajudam a criança em seu aprendizado de matemática. Também no mercado as crianças podem aprender pesos e medidas na seção de frutas e verduras.

Os pais podem fazer perguntas para seus filhos para ajudá-los a compreender esses conceitos. Podem pedir ajuda para contar quantas laranjas são necessárias para pesar um quilo, adicionando ou subtraindo algumas da sacola, por exemplo.

Ao final das compras, podem conversar sobre quanto gastaram e quanto dinheiro sobrou, sobre quantas refeições poderão fazer com aquela quantidade de comida, entre outros pontos.

Jogos de montar

Os jogos de montar e blocos de construção, seja de madeira ou de plástico, ajudam as crianças a organizar estruturas. Para isso, desenvolvem habilidades matemáticas e de geometria. Brinque com seu filho com esses jogos, as crianças adoram e ainda aprendem a criar sequências e a usar formas e tamanhos em suas construções!

Classificação de botões

Na educação infantil, as crianças aprendem a reconhecer formas diferentes, mas também a classificar os objetos pela cor, tamanho e peso. Uma brincadeira com objetos que você tem em casa, pode ser a classificação de botões. Selecione uma variedade deles e peça ao seu filho para organizá-los por cor, por tamanho, pelo número de furos, etc.

Esta atividade matemática ajuda a melhorar as habilidades de medição e dados.

Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro envolvendo dados e movimentos de contagem também melhoram o reconhecimento de números e a aritmética simples. Para aumentar a complexidade da brincadeira, você pode dobrar o número que aparece em cada movimento (por exemplo, se seu filho tirar um 4, ele moverá 8 espaços). 

Use a sua criatividade e deixe o jogo de tabuleiro mais divertido!

Quebra cabeça

O quebra cabeça é um jogo que desenvolve habilidades matemáticas e as crianças podem brincar desde que são pequenas! Essa brincadeira ajuda no desenvolvimento do raciocínio espacial, no reconhecimento de formas, tamanhos, sequência e ordenação de peças.

Essas foram nossas dicas de atividades para ensinar matemática para as crianças. Conhece outras? Deixe nos comentários e contribua com a discussão.

Referências:

PEREIRA, Gilsimara. Guilherme Augusto Pianezzer. A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PRÁTICA DIÁRIA.

ALVES, André Luciano. Lisiane Stein Dense. A importância de trabalhar a matemática na educação infantil.

Você também pode se interessar...

1 resposta em “10 atividades para ensinar matemática para as crianças”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *