Ensinar o som das letras ajuda a criança a desenvolver consciência fonológica.
A etapa da Educação infantil atravessa várias fases do desenvolvimento da linguagem, até alcançar a fase da alfabetização, geralmente para crianças entre cinco e seis anos de idade. E porque não utilizar atividades que possam despertar e estimular o interesse delas, antes mesmo de conhecerem as letras?
Um dos principais desafios do professor para a alfabetização é a aquisição de conhecimentos de base – as chamadas habilidades precursoras. Uma das mais importantes, é a consciência fonológica.
A consciência fonológica é a capacidade de manipulação dos sons da fala. Ela pode ser adquirida através de atividades lúdicas e prazerosas para crianças a partir dos três anos, até a alfabetização completa.
Agregar atividades lúdicas e de estimulação de consciência fonológica a partir de jogos, brincadeiras e atividades criativas que deem prazer à criança e que podem ser indicadas como estímulo durante a fase inicial do aprendizado, na fase de pré-escola, é de extrema importância.
Outra importante habilidade é a correspondência grafofonêmica, que é a identificação das letras, seus sons e a relação entre elas. As letras são as formas escritas da linguagem, enquanto os sons das letras (os fonemas) não se escreve, se pronuncia. A criança que passou pelo período de três a cinco anos ouvindo o som das formas gráficas do alfabeto, serão mais maduras e terão um desenvolvimento mais rápida no aprendizado.
Algumas estratégias podem ser utilizadas como mecanismo estimulante do aprendizado infantil, associando-se formas gráficas do alfabeto (letras) aos sons (fonemas). Essa técnica leva a criança a compreender precocemente a relação da escrita com os sons, tanto isolados (letras) quanto agrupados (sílaba, palavra).
Apenas falar o nome das coisas, sejam representações gráficas, figuras, não possibilita uma completa aprendizagem. Você pode estimular a criança de várias formas:
- Reserve uma parede para a criança iniciar a parte gráfica do alfabeto, de preferência, pelas vogais, que têm som igual ao nome da letra;
- Use a letra impressa, sempre começando pelas vogais, ajude a criança a fazer a letra com massinha e tatear sobre ela. Emita o som correspondente. Na sequência, pode exibir um desenho que comece com o som (fonema) exercitado e trabalhe nele. O conjunto de ações vai auxiliar o trabalho multisensorial infantil.
- Escreva no chão e faça a criança percorrer o desenho da letra, andando sobre ela e fazendo o som respectivo;
- Trabalhe com rima, formação de sílabas (pedaços que formam as palavras), com atenção voltada às primeiras e últimas sílabas e formação de novas palavras.
- Faça uso de jogo da memória com as letras maiúscula e minúscula, (ótimo para estimular a coordenação motora e memorização).
- Escreva letras em pedaços de papel e coloque-os em um saco de papel. Deixe que seus filhos enfiem a mão na bolsa e tirem as cartas. Peça-lhes que digam os sons que correspondem às letras.
- Pegue uma carta e esconda-a em sua mão. Deixe seus filhos adivinhar em qual mão está a letra. Em seguida, mostre a letra e peça aos seus filhos que digam o nome da letra e façam o som (por exemplo, a letra m combina com o som /m/ como em macaco).
- Aponte as palavras que começam com a mesma letra dos nomes de seus filhos (por exemplo, João e jarro ). Fale sobre como os sons iniciais das palavras são semelhantes.
- Use livros de alfabeto e jogos de adivinhação para dar aos seus filhos a prática de combinar letras e sons. Um bom exemplo é o jogo “Estou pensando em algo que começa com /t/”.
- Pegue caixas de ovos e coloque uma letra de papel em cada espaço até que todas as letras do alfabeto estejam em ordem. Diga os sons das letras e peça aos seus filhos que escolham as letras que correspondem a esses sons.
Se você gostou dessas dicas e tem interesse em saber mais sobre esse assunto, acesse a NeuroPalestra de Consciência Fonológica.
Referências
Lamprecht, R. R. 2004. Antes de mais nada. In: Lamprecht, R. R. (org.). Aquisição fonológica do português, p.17-32. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Instrução de leitura inicial: ideias práticas para pais. (1996). Agência de Educação do Texas.
2 respostas em “10 ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR O SOM DAS LETRAS PARA AS CRIANÇAS”
Amei os textos,atividades maravilhosas e jogos simples de ser confeccionados e ser aplicadas .As sugestões de trabalhar em seu cotidiano fantástico.
Que maravilha, muito interessante essa forma de ensinar brincando. Principalmente, porque tem brincadeiras antigas 👏👏👏👏👏 parabéns