Voltar

3 atividades que estimulam a aprendizagem infantil

A aprendizagem infantil pode ser estimulada não só na escola, mas também em casa. Confira 3 atividades que você pode fazer com seu filho!

As crianças aprendem o tempo todo, principalmente brincando. O brincar na educação infantil tem um papel fundamental para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional das crianças.

Muitos pais se perguntam o que podem fazer em casa com seus filhos para estimular o processo de aprendizagem. Assim como na escola, os jogos e brincadeiras são os melhores meios para desenvolver habilidades fundamentais para a aprendizagem infantil.

Neste artigo, vamos falar da importância de estimular as crianças em casa com dicas de 3 atividades para fazer com seus filhos. Confira!

A importância da consciência fonológica na aprendizagem infantil

Muitos pais se preocupam em inserir seus filhos no universo da leitura desde muito cedo. Acreditam que assim, podem prepará-los para o processo de alfabetização. Em parte, isso é verdade, mas é muito importante compreender que antes de ter contato com as letras é preciso estimular a consciência fonológica.

Para aprender a ler e a escrever, as crianças precisam desenvolver a consciência fonológica, ou seja, a habilidade de manipular os sons das palavras. Em casa, os pais podem estimular a aprendizagem infantil com brincadeiras que desenvolvem a consciência fonológica.

A consciência fonológica é a capacidade de perceber que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som, que existem palavras longas e curtas e que, quando agrupadas formam frases.

A partir dos 3 ou 4 anos a criança já pode desenvolver essa consciência. Na escola, os professores usam diversos recursos para estimular essa habilidade nos alunos, como brincadeiras com músicas e rimas, contação de histórias e materiais concretos que facilitam a aprendizagem infantil.

No entanto, os pais também podem fazer atividades lúdicas em casa com seus filhos para desenvolver essa habilidade tão importante, que prepara as crianças para a alfabetização.

Vale lembrar que apresentar as letras para as crianças e inseri-las no universo lúdico da leitura são ações que podem estar aliadas a essas atividades focadas no desenvolvimento da consciência fonológica. O que queremos frisar, é que essa habilidade é fundamental para a alfabetização, pois não basta reconhecer uma letra, é preciso aprender a manipular os sons e as palavras.

3 atividades que estimulam a aprendizagem infantil

Ainda que promover a alfabetização seja função da escola, os pais podem ajudar seus filhos a se prepararem para a aprendizagem da escrita e da leitura. Sempre lembrando que as brincadeiras e os jogos são o meio mais eficaz para as crianças aprenderem e se desenvolverem.

Confira nossas 3 dicas de atividades para fazer em cas que estimulam a aprendizagem infantil!

Brincadeiras com rima

As brincadeiras com rimas ajudam as crianças a perceber sons semelhantes em diferentes palavras. Brincando com a sonoridade das palavras, através de músicas, versos e figuras com rimas, as crianças têm a oportunidade de desenvolver a consciência fonológica.

Os pais podem usar a criatividade para criar brincadeiras com rimas. Uma dica é selecionar palavras que terminam com sons semelhantes e fazer músicas ou versos com os pequenos. Gradualmente, as crianças começam a perceber a semelhança dos sons, habilidade fundamental para a alfabetização.

Brincadeiras com pedaços de palavras

Outra dica de atividade é usar palavras grandes e pequenas, separando-as em pedaços, em brincadeiras com músicas e versos. Essa percepção também faz parte do aprendizado da consciência fonológica. 

É muito simples, os pais podem apresentar palavras para as crianças, nas brincadeiras, enfatizando a separação das sílabas ao pronunciá-las. Ex.: bolo, fala bo-lo (enfatizando a separação) e perguntar para a criança quantas sílabas tem a palavra. Esse processo de estímulo é chamado de segmentação silábica.

Para estimular outro processo, o de síntese silábica, você pode apresentar as partes que formam as palavras e pedir ao seu filho para juntá-las e formar uma palavra. O objetivo é juntar as sílabas e estimular as crianças a formar os vocábulos a partir da percepção de que as palavras são formadas por pequenas partes.

Atividade que trabalham com aliteração

Nesta atividade, você pode perguntar para o seu filho quais palavras começam com a letra A. Você pode dar algumas dicas e começar citando algumas, como abacaxi, abacate, amor, avião, etc, e esperar que ele continue.

Em seguida passe para a letra B, citando alguns exemplos — boneca, beliche, baleia, bola, bicicleta; depois para a letra C – coração, cachorro, camelo e por aí vai.

O trabalho com a consciência fonológica é essencial para estimular as pré-habilidades da leitura e da escrita. Através de atividade simples e divertidas você pode, em casa, estimular a aprendizagem do seu filho e prepará lo para o processo de alfabetização.

Se restou alguma dúvida sobre como estimular a aprendizagem infantil em casa, deixe nos comentários.

Referências:

TABILE, Ariete Fröhlich  e  JACOMETO, Marisa Claudia Durante. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.103 [citado  2020-09-25], pp. 75-86 .

BRANCHER, Vantoir Roberto. Neocleisa Chenet, Valeska Fortes de Oliveira.O lúdico na aprendizagem infantil.

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *