Voltar

5 sugestões de atividades pedagógicas para fazer com os alunos

As atividades pedagógicas desenvolvem as habilidades e potencialidades das crianças. Conheça cinco sugestões para fazer com os alunos, neste artigo.

A experiência escolar é rica em aprendizado, seja pela interação com os colegas ou através das atividades pedagógicas. Na escola, as crianças desenvolvem habilidades importantes para a vida acadêmica e social. 

Dessa forma, é muito importante que os professores entendam o papel importante das atividades que desempenham com seus alunos, pois elas são fundamentais para o desenvolvimento físico, mental e psicomotor das crianças.

As tarefas em sala de aula são fundamentais para o aprendizado dos alunos não só em sala de aula, mas também fora dela. Pensando nisso, escrevemos este artigo com algumas sugestão de atividades pedagógicas para que os alunos participem aprendam ativamente. Confira!

Atividades pedagógicas

Antes de falar das sugestões de atividades pedagógicas para fazer com os alunos, é preciso entender a importância dessa prática na educação infantil. Até os cinco anos, as crianças estão desenvolvendo funções importantes que serão base para todo o seu desenvolvimento. 

Nesta fase, as potencialidades das crianças se desenvolvem plenamente e as atividades pedagógicas oferecem condições para o seu desenvolvimento físico, social, emocional, cognitivo e motor.

Brincadeiras e jogos que envolvem leitura, memorização e atenção, estimulam o desenvolvimento do raciocínio e ajudam as crianças a ampliar seus conhecimentos. As atividades pedagógicas e lúdicas na educação infantil são estimulantes, motivadoras e ajudam na interação social de forma prazerosa!

Confira as 5 sugestões de atividades pedagógicas para fazer com os alunos.

Sugestões de atividades pedagógicas para fazer com os alunos

Jogo da memória

O jogo da memória é uma atividade pedagógica que pode ser feita em casa e na escola. Apesar de parecer uma simples brincadeira, ela estimula a concentração e o raciocínio, por isso é muito usada no ambiente escolar. 

Quem nunca brincou de jogo da memória? Esse jogo clássico fez parte da infância da maioria das pessoas. Vamos explicar como aplicá-la em sala de aula: reúna seus alunos em grupo e espalhe as figuras pela mesa, que podem ser de animais ou outros objetos. As crianças, em sua vez de jogar, tentam abrir as gravuras, duas por vez para encontrar seus pares.

Com que letra começa?

Essa atividade pedagógica é muito usada na educação infantil para iniciar as crianças no mundo das letras. Funciona assim: o professor leva seus alunos para passear no pátio da escola e cada um deles deve observar os objetos ao seu redor.

Ao retornar para sala de aula, o professor pede às crianças para relatar os objetos que elas viram no passeio. O professor então pede aos alunos para falar o nome do objeto e dizer também com que letra ele começa. Essa atividade simples e divertida estimula a concentração e ainda inicia os pequenos no mundo das letras, preparando-os para a alfabetização.

Procurando o objeto perdido

Essa atividade pedagógica trabalha a atenção das crianças, além de desenvolver a noção espacial. O professor leva os alunos para um ambiente específico da escola, pode ser a sala de aula, o pátio ou outro ambiente e pedem para que eles observem bem tudo que está ali.

Feito isso, as crianças se retiram desse ambiente e o professor esconde algum objeto que estava ali. Nesse momento, o professor pode contar com a ajuda de seu assistente para ficar com as crianças enquanto esconde o objeto. Quando as crianças retornarem, precisarão identificar o objeto que está faltando.

Meus pais se parecem com quem?

Essa atividade pedagógica é uma brincadeira que as crianças adoram e que estimula a psicomotricidade e a memória. Disponibilize jornais e revistas para seus alunos e peça para que eles recortem pessoas que são parecidas com seus pais.

Feito isso, você pode pedir para que eles façam colagens e desenhos com as figuras recortadas. Se quiser ir um pouco além nessa atividade, pode pedir para cada criança contar um pouco do seu trabalho, para que todos conheçam um pouco mais da vida de seus colegas. Além de tudo, favorece a interação entre eles, ao se conhecerem melhor!

Teatro

A criação teatral é um das atividades pedagógicas favoritas das crianças. Por isso mesmo, ela não pode faltar aqui nessas sugestões. O objetivo é que cada aluno crie seu próprio personagem com fantoches e crie uma história para eles.

Os alunos podem se reunir em grupos para facilitar a criação e a encenação das histórias.

O professor pode ajudar seus alunos sugerindo alguns temas para a criação das histórias.

Contação de histórias

Por último, uma das atividades pedagógicas mais clássicas para fazer com seus alunos. Contação de histórias! É uma forma de aproximar as crianças do universo da literatura e deve ser usada em sala de aula, pois as crianças desenvolvem experiências significativas ao ouvir histórias e imaginar cenas enquanto escutam.

Conhece mais sugestões de atividades pedagógicas para fazer com os alunos? Deixe nos comentários e contribua com a discussão!

Referências:

THOMAZI. Áurea Regina Guimarães.Thania Mara Teixeira Asinelli. Prática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n35/n35a14.pdf

Práticas pedagógicas na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental: diferentes perspectivas. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/antoniomauricio/files/2015/02/caderno-completo-16-texto-material-didatico-pagina-183.pdf

Você também pode se interessar...

10 respostas em “5 sugestões de atividades pedagógicas para fazer com os alunos”

Brincar é muito bom! E aprender brincando, é melhor ainda.
O brincar, a brincadeira nessa faixa etária é de suma importância para o desenvolvimento das FE’s e como mediadores desse processo devemos sempre oferecer aos nossos pequenos brincadeiras que vão estimular o desenvolvimento em todos os sentidos não somente da aprendizagem como das emoções. Amei o artigo,obrigada!

Muito bacana saber o que cada proposta desenvolve de habilidades nas crianças, interessante saber também a faixa etária apropriada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *