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6 bases para a estimulação e reabilitação da consciência fonológica

A consciência fonológica é uma habilidade que precisa ser estimulada a fim de que a criança alcance o desenvolvimento e a aquisição de outras competências que estão ligadas a esse processo. Isso reflete uma importância enorme para a alfabetização, pois quando o aluno está diante de um conjunto de estratégias voltadas para o aspecto pedagógico e cognitivo, ele tende a concluir todas as etapas imprescindíveis para o amadurecimento de sua capacidade de lidar com os desafios do letramento e da própria linguagem. Sim, uma vez que a consciência fonológica está íntima e diretamente associada à percepção de como essa linguagem pode ocorrer.

Quais são as seis bases para a estimulação e reabilitação da consciência fonológica?

Para que o trabalho de estímulo à consciência fonológica seja algo bastante proveitoso, é aconselhável que sejam estabelecidas algumas bases que visem a um resultado satisfatório de toda essa dinâmica. Vejam quais são eles abaixo:
– Planejamento
Para começo de conversa, é necessário que haja um planejamento a fim de que os educadores criem maneiras de aproximar o ensino e a aprendizagem mais próximas do estudante, de forma que ele consiga atender a suas próprias expectativas. Sendo assim, o corpo pedagógico da escola deve traçar estratégias que favoreçam o início, o desenvolvimento e a conclusão desse de todo esse processo.
– Sistematização
As estratégias da consciência fonológica começam a ser pensadas e praticadas nesta etapa, pois a sistematização é quando os responsáveis pelo trabalho estabelecem as maneiras de aplicar as atividades que colocarão a criança em contato com os mecanismos necessários para a aprendizagem e tomada de percepção da consciência fonológica.
– Regularidade
Perceber como os alunos lidam com as tarefas é algo importante na estimulação e reabilitação dessa habilidade, uma vez que a forma pela qual as crianças se desempenham diz muito sobre a eficácia do conjunto de estratégias utilizado pelos profissionais.
– Empatia
Este quesito é extremamente importante, pois é necessário que os educadores consigam utilizar a empatia a fim de trazer o pequeno ou o jovem para mais perto das atividades que trabalhem a consciência fonológica e a alfabetização.
– Motivação
É muito válido que a criança seja motivada a continuar. No entanto, os adultos precisam usar formas de tornar o trabalho atrativo. Deve-se lembrar o público que está sendo submetido a essa dinâmica. Uma maneira interessante é sempre apostar no aspecto lúdico das tarefas. A não utilização desse lado mais lúdico tende a ser ruim, pois o aluno pode não se sentir atraído pelo o que é proposto.
– Registro
Importante se certificar que o estudante está realmente aprendendo e adquirindo as competências provenientes da consciência fonológica. Por isso os exercícios são necessários para medir o nível de aprendizagem e percepção desse trabalho.

A consciência fonológica e a alfabetização

Todo artigo em que se fala sobre a consciência fonológica e a alfabetização é necessário salientar a importância de dizer que a primeira (consciência fonológica) sempre antevê os método da segunda (alfabetização). Com isso, vale lembrar que esse aspecto se torna bastante relevante, pois é normal que muitos pensem que para a criança aprender a ler e a escrever, basta apenas ensinar as letras soltas (A, B, C, D, E…), mas não é assim.

Aprender somente o som das letras não é garantia

Deve-se ressaltar que o som da letra não é garantia de aprendizado. Isso acontece porque as crianças tendem a apresentar dificuldades, como demonstrar problemas na hora de juntar as letras.
Há casos em que os pais pensam que dando as letras, os pequenos já aprendem a ler e a escrever sozinhas. No entanto, isso não é o suficiente, pois a letra é somente um dos aspectos que a criança aprende durante todo esse processo.
Referência
BRITES, Luciana. Consciência fonológica: manual teórico e prático. Arapongas: Neurosaber, 2019.
 

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7 respostas em “6 bases para a estimulação e reabilitação da consciência fonológica”

Para o adulto com problemas com consciência fonológica e ortografia, é possível começar da educação em consciência fonológica como uma criança antes de se alfabetizar?

Olá Bruna,tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!

Sem dúvida um artigo de extrema importância pq tem professores que tendem a trabalhar apenas o som da letra. Vcs como sempre são referência.

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