A exemplo de outros transtornos de desenvolvimento, como o Autismo e o TDAH, os Distúrbios ou Transtornos de Aprendizagem (TA) devem ser detectados precocemente a fim de reduzir, quão cedo possível, as dificuldades e/ou déficits de pré-requisitos cognitivos nestas crianças para que se encontrem aptas no seu desenvolvimento para iniciarem o processo de aprendizagem da leitura, escrita e matemática. É inquestionável que medidas de detecção precoce de inabilidades para a aprendizagem apresentam um papel crucial no bom andamento e na motivação desta criança para se empenhar em adquirir competências para se alfabetizar.
As pesquisas e as experiências neurocientíficas e neuropsicológicas tem trazido à tona dados que mostram que crianças que apresentaram história familiar de Dislexia, Discalculia e TDAH podem herdar tais condições e apresentarem nos primeiros 5 anos de vida sinais anormais no desenvolvimento que podem sugerir que, futuramente, poderão ter Dificuldades ou Distúrbios de Aprendizagem. Tais sinais podem ser detectados na pré-escola e na educação infantil, devendo ser do conhecimento dos professores e educadores que lidam com esta faixa etária. Observação mais criteriosa deve ocorrer naquelas crianças que tiveram problemas no parto, meningites, atrasos motores e de fala/linguagem, déficits auditivos ou visuais, problemas severos de comportamento e história de epilepsia ou traumas cranianos em idades mais precoces.
Os sinais pré-escolares que devem chamar atenção do professor são a presença de problemas de fala, trocas de reconhecimento visual e auditivo de letras, problemas de coordenação motora, dificuldade para memorizar sequências de letras e números, inabilidade para quebra-cabeças e espacialidade (não consegue perceber e diferenciar longe/perto, dispor em ordem peças de montagem, confunde sequencias visuais, etc.), não consegue ter boa coordenação visuo-motora em atividades bimanuais, hiperatividade (agitação psicomotora excessiva e impulsividade), dificuldade em seguir ritmos nas apresentações lúdicas ou de dança, problemas de sono e de alimentação. Tais sinais se tornam mais significativos em casos de crianças nascidas prematuras e com baixo peso ao nascer e/ou com histórico de tabagismo, alcoolismo e uso de drogas ilícitas na gestação. Outras tarefas que podem ser aplicadas na pré-escola e que ajudam a apoiar esta observação são os testes de habilidades fonológicas, testes de nomeação rápida e de identificação de letras.
Esta vigilância deve ser rotineira. Não significa propriamente que a criança TERÁ um transtorno de aprendizagem, mas PODE revelar risco maior e, assim, sinalizar às escolas ou aos CMEI’s a intervirem com estimulação cognitiva ou psicomotora. Além disto, deve ser encaminhada para avaliação clínica e interdisciplinar a fim de investigar possíveis causas biológicas e/ou ambientais e iniciar um plano estruturado de intervenção ou remedição.
Para mais informações, acesse esta referência:
Lange SM, Thompson B. Early identification and interventions for children at risk for learning disabilities. International Journal of Special Education 2006; 21(3): 108 – 120
11 respostas em “Sinais de Distúrbios de Aprendizagem na Educação Infantil e Pré Escola”
Estou muito feliz por receber todo este material que está me levando a conhecer melhor as dificuldades que as crianças podem enfrentar na pré-escola e as dicas valiosas de como tratar-las. Muito obrigada a toda equipe da Neurosaber.
Obrigada pelo carinho.
Boa noite,
Sou pedagoga e trabalho com Educação Infantil, tenho um aluno que apresenta algumas características como atraso na fala e dificuldade psicomotora . Lendo o artigo acima, me ajudou a constatar essas características.
Tenho interesse em fazer um curso online, qual seria a melhor opção?
Ola Priscila,
Você já fez sua inscrição par a III jornada? faça sua inscrição pelo link http://neurosaber.eplaces.com.br/iii-jornada-neurosaber-inscricoes
Necessito ficar informada,mas s depende do custo dos cursos
Ola maria,
Temos agora em outubro a III jornada, elá é gratuita, faça sua inscrição pelo link http://neurosaber.eplaces.com.br/iii-jornada-neurosaber-inscricoes
Boa Noite,
Como ajudar um aluno de 5º ano, já que o mesmo tem Daltonismo?
Como avaliar um aluno que não consegue acompanhar os demais de sua idade, estando no segundo ano do fundamental I?
Vaulene, precisa de uma equipe multidisciplinar para avaliar.
Criança com diagnodtico de processamento autivo centrale considerado oque “dificuldade de aprendizagem ou transtorno?
Angela, é preciso uma analise do diagnostico, procure seu médico para um melhor esclarecimento.