Voltar

Quais são os sinais de atraso no desenvolvimento de uma criança?

Muitos pais apresentam este questionamento quando levam seus filhos para consulta médica. No entanto, é bom ressaltar que tal dúvida surge no dia a dia, onde os pais notam algumas características nas crianças.
Atitudes como engatinhar, andar, aumentar o repertório, entre outras ações merecem total atenção dos adultos que convivem com o pequeno. É normal que pais e responsáveis comecem a fazer comparação com outras crianças do convívio (sobrinhos, vizinhos e até outros filhos) para constatarem que há um relativo “atraso” no desenvolvimento da criança.
Contudo, é sempre relevante procurar ajuda de profissionais para que ele possa avaliar a situação e, assim, dar uma posição acerca do que foi apresentado.

Os sinais de atraso no desenvolvimento

Vale apontar alguns dos sinais que mostram que sinais podem ser identificados em casos de atrasos no desenvolvimento. Veja a seguir:
– Dificuldade com a habilidade de linguagem e a compreensão da fala da criança;
– Dificuldade para desempenhar ações básicas de cuidados, como lavar as mãos, vestir a própria roupa, etc. (Importante salientar que mesmo muito novas, as crianças podem e devem ser estimuladas a algumas ações de higiene pessoal);
– Dificuldade com a coordenação motora ampla, aquela que é responsável pelas ações dos principais músculos do corpo: andar, dançar, pular, sentar, etc.
– Dificuldade com a coordenação motora fina, que fica a cargo dos pequenos músculos e dão à criança a capacidade de manipular objetos, desenhar, recortar, escrever, entre outras ações;
– Dificuldade para habilidade de interação social: quando a criança se mostra arredia em todas as situações que saem do seu contexto familiar.

É preciso cautela para analisar os casos

Ao ler alguns dos sinais que podem ser apresentados pelas crianças como atraso no desenvolvimento, vocês devem ter notado que muitas delas mostram tais características. Portanto, é preciso ter muita cautela para considerar uma condição de ‘atraso’.
Para se ter um exemplo, é comum que crianças se sintam intimidadas em algum lugar que elas não conheçam e tenham dificuldade de se relacionar com os demais. Isto não tem nada a ver com atraso, mas uma timidez absolutamente normal. Há que se considerar, no entanto, quais as circunstâncias e a frequência que isso ocorre. Por isso o acompanhamento de um especialista é importante.

Há fatores que influenciam no possível atraso do desenvolvimento?

Sim. Alguns fatores podem ser identificados pelos médicos como a causa dessa situação.
Veja abaixo quais são elas:
– Complicação durante nascimento;
– Bebês prematuros;
– Condição genética;
– Síndromes que causam distúrbio de comportamento, dificuldades neuropsicomotoras e cognitivas;
– Dificuldades de audição;
– Entre outras.
Número é considerado normal
Segundo pesquisas realizadas acerca do tema, o índice de crianças que apresentam atrasos em algum desenvolvimento varia em uma média que vai de 10% a 15%, em pessoas abaixo dos 3 anos de idade. Há casos de pequenos que levam essas dificuldades até o início do ensino fundamental.
O tratamento é sempre importante
A ajuda de profissionais é imprescindível para oferecer à criança a possibilidade de melhorar o seu desenvolvimento e ter uma excelente qualidade de vida.

Você também pode se interessar...

105 respostas em “Quais são os sinais de atraso no desenvolvimento de uma criança?”

Quem tem que aprender esses sinais são os pediatras!! Cansei de falar que o meu estava atrasado na linguagem e o pediatra: Que nada isso é vem com o amadurecimento!!!
Se eu não tivesse passado em outros profissionais meu filho não teria desenvolvido. Imaginem que acredita em tudo que os médicos falam e não vão atrás de informações???

Eu também passei pelo mesmo, alertava ao pediatra que meu filho não estava falando ainda com 2 anos e meio e tudo normal. Meu filho tinha problemas de adenoide, desconfortáveis a audição operou, melhorou, mas h’a sequelas do atraso. Sempre procurem uma segunda, terceira, quarta opinião. Não acreditem em tudo que o seu “doutor” fala.

Oi Renata,estou passando pela mesma situação com meu filho.
Não sei mais o que fazer, já levei em vários profissionais.

Sempre desconfie. Médico não é a santidade maior. Meu filho nasceu com uma síndrome rara, que traz algumas malformações em órgãos. Os testículos dele não apareciam em exame de imagem. Disseram que ele não tinha. Fomos pra segunda opinião, orientação. Resumindo, fez cirurgia para procurar e encontraram.

Estou passando por isso,meu filho tem 2 anos e não fala,alertava a pediatra e ela me falava q estaba no tempo dele ainda,procurei por conta uma fono e realmente está atrasado ,e vou entrar com exames ,começando.por audição…..me fala como foi o tratado o seu filho por favor qual era o.problema do atraso?….meu wats 19 996210472

Verdade! Passei meu filho com 2 anos com. Um pediatra, e relatei comportamentos diferentes no meu filho e ela disse para por ele para brincar que ele tinha muita energia.. hoje com um pedido da escola levei ele ao neourologista e tem TDAh e uma epoteseee de autismo, hoje com 5 anos é difícil o diagnóstico do autismo por ser leve…

concordo em genero, número e grau, com vc, a maioria desses médico são totalmente despreparados, e quanto mais eles são despreparados mais arrogante e prepotente eles são, deveia até ter uma escala em relação ao despreparo de alguns médico e sua prepotência, contudo vc vez muito bem em procurar outras opiniões, aconsenho a tudo mundo a proceder assim também.

Obrigada. … texto que ilumina o meu trabalho! Me fez analisar, pensar e acreditar cada vez mais que o estímulo precoce é fundamental …

Boa noite .
Gostaria de uma informação, na escola que estou trabalho, tem uma criança que grita muito, na hora do almoço não brinca com as outras crianças, e se ouvir a palavra não ele grita, vc pode me dar algumas dicas de como ajudar ele?

O meu filho tem 2 anos 9 meses, ele não fala nada, as vezes tenho a impressão que ele escuta bem pois as vezes faço psiu e ele olha,e as vezes eu grito e ele não olha, ele não fala nada,detalhe eu tenho um filho com tdah tenho medo dele ter também apesar que eu acho eles diferente demais.
Sem falar que o meu de 2 e 9 meses tinha babá era direto em casa vendo tv não sei o que fazer preciso de uma luz.

Olá Jéssica,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Meu filho foi diagnosticado c atraso psicomotor ou atraso global. É normal criança c esse atraso ser agressivo e se auto agredir?

Olá Sulamita,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente
Equipe NeuroSaber

OI TENHO UMA AMIGA QUE ESTÁ DESCONFIADA QUE SUA SOBRINHA TENHA TEA, GOSTARIA QUE VCS ME MANDASSEM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO PARA AJUDÁ-LA, E QUEM SABE CONSEGUIMOS CONVENCER OS PAIS A PROCURAR AJUDA QUANTO AO DIAGNÓSTICO, POIS ELES ESTÃO ACHANDO NORMAL A CRIANÇA NÃO SE COMUNICAR COM NINGUÉM E AINDA NÃO FALAR NADA,

DICAS PRECIOSAS . ENTRETANTO MUITOS PAIS APRESENTAM RESISTÊNCIA EM ACEITAR QUE SEUS FILHOS DEMONSTRAM TAIS DIFICULDADES,

Muito importante essas informações ,pois elas contribuem para um diagnóstico e uma intervenção mais rápidos.

Boa noite, estou amando as aulas e aprendendo muito, elas estão ajudando muito, sou Pedagoga e estou fazendo pós em Educação Especial e Inclusiva amo trabalhar com crianças e adolescentes, e meu TCC será sobre Autismo.

Bom dia! Meu neto tem 2 anos e 2 meses. Ele começou a falar algumas palavras com 1 ano e uns 4 a 5 meses por aí, qdo chegou com 1 ano e 10 meses, ele parou de falar, faz uns sons como tivesse começado a querer falar, ele se comunica ao mostrar o que quer, apontando ou ele mesmo indo pegar. Ele mora comigo junto com a minha filha tb. Ele ainda não começou na creche, só em fevereiro que começa e o pediatra falou pra esperar até 2 anos e meio. O que faço, preciso de uma orientação

Ola… Muito obrigado por dedicar o seu tempo para ajuda. Hoje estou com 36 anos tenho dois filhos um de 18 anos e outro de 08 anos. E de 18 anos sempre observando ele e via alguma coisa de errado no seu desenvolvimento, porém eu não ligava a minha ignorância não deixa ver oque estava acontecendo. Hoje às coisas mudaram, levei ele no neurologista e agora estamos com neuropsicologo para algumas atividades. Muito obrigado pela as informações.

Obrigada, desejo continuar recebendo essas contribuições. Serão muito uteis em meu dia a dia profissional.

Uma pergunta. Crianças que não conseguem atender comandos tipo ( senta, se comporte …) dentro da sala de aula. O que ela apresenta?

Adorei o artigo super interessante me deparo com alguns fatos em sala de aula que podem estar relacionados a isto .

Bom dia! doutora essas informações são importantes principalmente para os pais, avaliar de maneira correta o comportamento e a postura de uma criança pode evitar muitos transtornos futuros.
Está sendo uma experiência gratificante, acompanhar dois profissionais embasados em conhecimento teórico e prático como vocês. todo esse conteúdo ministrado tem sido de grande valia para agregar um pouco de saber na vida de alguns que anseiam obter mais conhecimento acerca do TEA.
Muito obrigada mesmo, por estarem compartilhando informações de grande valor social e ajudando milhares de pessoas a identificarem e tratarem o autismo de maneira correta.

Eu tenho uma filha de 10 anos que tem atraso intelectual, foi adoção tardia. Ela morava em abrigo..o comportamemto dela é muito atrasado, não consegue se alfabetizar, tem muita dificuldade de aceitar um não, é extremamemte traquina..não tem remorso, e tem dificuldade de se relacionar com as criancas da mesma idade.so se dar bem com criancas bem pequenas, e não sabe se defender…na rua é bem comportada, em casa me tira do serio..pois não obedece de forma alguma..

Obrigado pelas postagens!!
Atendo em clínica infantil e tem me ajudado a esclarecer muitas cosias nos aspectos do desenvolvimento infantil.

Obrigada pelas informações referentes ao desenvolvimento na 1ª infância, que quando aparecem essas dificuldades podem gerar problemas cognitivo, motor dentre outros.

Muito Obrigada Dr. Brites!!
Seus artigos tem me ajudado muito!!
Att.
Ester Fernandes.
Coordenadora
Colégio Novo Milenium de Cornélio Procópio.

Adorei o texto, com facil explanacao para entendimento, interessante a distincao entre atraso e timidez que muitas vezes sao confundidas !!!!!

Oi!
Tenho um aluno autista de 10anos que não fala mas consegue assobiar..
Percebe se que gosta de ouvir seu próprio assobio. Quando eu assobio ele ignora..
Gostaria de saber COMO posso incentiva lo a falar ,, usando a habilidades ade assobiar.

Olá sou professora e fico sempre me questionando como diferenciar um transtorno de comportamento com uma birra ?? Principalmente nos primeiros dias de aula

com certeza estão sendo muito úteis todas as informações que está sendo postadas e estou muito feliz em poder tá aprendendo e assim poder ajudar a levar o conhecimentos para outras pessoas que assim como eu, são leigos no assunto, mais aos poucos estou aprendendo e com isso sinto-me muito feliz.

Amei ler o texto! É rico em informações muito importantes e possui uma escrita de fácil entendimento e prazerosa de ler. Parabéns! Quero receber muitos textos… É necessário me informar, trabalho com alunos surdos e encontro muitas dificuldades, inclusive com colegas que trabalham há muitos anos na área. Obrigado.

Gosto muito dos seus textos por terem informações didáticas, mas de uma forma que o leigo entende com facilidade. Uso-Os sempre com os pais em reunião.

Olá, Bom dia excelente materia.
Tenho netos gêmeos estão com 1 ano e 3 meses, não falam palavras que possamos entender só a linguagem deles é qdo andam ainda caem bastante. É normal?

Muitos pais e professores precisam saber disto.É preciso que todos tenham acesso a estas informações.Parabéns pelo trabalho realizado!

Fatores que influênciam no possível desenvolvimento da criança muito bom ressaltar isso. Pois muitos pais tem essa dificuldades assim come eu tive com meu filho

Informações muito ricas! Pena que nem todos tem acesso a elas para melhor conduzir a vida dos seus filhos.
Obrigada pelo conhecimento partilhado!
Beijos!
Adriana Santos.

Fico sempre encantada com seus esclarecimentos..
Muito obrigada, é muito importante para minha vida profissional…

Sou professora do ensino regular e estou me capacitando para trabalhar com crianças especiais com cursos especificados para isso. Tenho procurado assistir as palestras de vocês e estou muito feliz ,pois os vides têm me ensinado muito sobre várias questões sobre Ensino Especial e Ensino/aprendizagem de uma forma geral. Obrigada

Muito bom, é complicado para trabalhar em sala de aula, pois cada um tem um grau de tornando difícil a metodologia, mas com a ajuda de vocês, isso tudo esta deixando de existir, obrigada.

Parabéns! muito bom esse artigo. Sou professora de Educação Infantil, atualmente . Tenho um aluno que está sendo avaliado, segundo a mãe provavelmente apresenta um quadro de autismo leve.
Adoro esse tema, pois entendendo o autismo podemos ajudar essas crianças.

Bom dia! Foi muito esclarecedor e irá nos ajudar muito na orientação de pais e professores no contexto escolar dos ciclos iniciais da educação básica.

É gratificante receber todas essas informações que ajudam muito a nós professores, seus artigos são ótimos e de fácil entendimento.
Parabéns!

Muitos pais nos procura por fazer essas comparações entre as crianças, causando assim uma certa ansiedade e um desconforto. Acho muito importante artigos como esses que nos ajuda a ajuda-los a reconhecer os comportamentos que são característicos de determinadas idades e qdo o sinal de alerta deve ser ligado. Obrigada!

Bom dia..
Me chamo:Jaqueline.
Meu filho Richard Gabriell,tem 11 anos(18/06/2017).
Ele estuda desde 3 aninhos e tem uma dificuldade terrível para aprender.
O nosso terrível governo tem o passado de série,sem ele saber absolutamente nada. É muito agitado!me expliquem por fvr o que será isso.

Olá Daniela ,
isso irá depender do tipo de atraso e o que essa criança tem , por esse motivo o ideal é que procure um profissional pessoalmente que vai avaliar a criança e te dar uma resposta assertiva e de forma responsável .

Bom dia, tenho uma criança diagnosticada com atraso cognitivo porem ela tem um comportamento com essas caracteristicas na escola e em cs um considerado normal o que fazer como entender como ter certeza?

A filha de uma amiga, hoje tem 1 ano e 11 meses, começou andar com 1 ano e 9 meses, ainda tem uma certa dificuldade no caminhar, não tem firmeza, e fala poucas palavras. É possível que tem algum problema? Tem receio em falar com os pais e eles terem uma resistência em aceitar. De que forma poderia ajudar?

Olá Jamile ,
agradecemos o contato e confiança , mas sem uma avaliação pessoalmente não podemos passar nenhuma orientação .
essa criança precisa ser avaliada por um pediatra e caso for necessário o médico irá encaminhar a outro especialista.
Continue com a gente!
Conheça todos os nossos canais:
http://www.neurosaber.com.br
http://www.entendendoautismo.com.br
Canal no Youtube: Neurosaber – Clica no link https://www.youtube.com/channel/UCghJZXv-Cg90zgdeTZCt_-
FaceBook: NEUROSABER

Boa noite!! Tenho um filho de 2a8m, que fala frases simples, com 3 palavras, porém as palavras saem meio confusas, algumas não dá pra entender. É normal ou pode indicar algum atraso? Obrigada!

Olá Daiane,
O processo de linguagem e comunicação pode variar de uma criança para outra, por esse motivo
sempre importante uma avaliação com um profissional para ter uma resposta assertiva.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente
Equipe NeuroSaber

Olá Daiane,
O processo de linguagem e comunicação pode variar de uma criança para outra, por esse motivo
sempre importante uma avaliação com um profissional para ter uma resposta assertiva .
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente
Equipe NeuroSaber

Bom dia, Dri, 37 anos.
Ao longo de minha vida vim pesquisar sobre trantorno. Pois meu filho está apresentando alguns sintomas.
Mas vim falar sobre mim.
Agora entrando nesss mundo pesquisas. Me deparei que tenho alguns sintomas
Audição – minha cabeça começa dar tipo de tontura ou perturbação quando tenho 2 aparelhos ligados ou muitas pessoas falando ao mesmo tempo.
Sensoriais – Se pinga pouquinho de caldo refrigerante algo assim na minha roupa fico muito incomodada se tiver em casa troco a roupa na imediatamente.
Timidez- tive muito dificuldade na infância de comunicar com outras crianças mas fiz algumas amizades. Poucas selecionadas. Mas dificuldade fazer novas.
Na vida adulta converso normalmente.
Mas tenho dificuldade conversar em grupo e se uma pessoa fala muito de sua vida minha mente dar um zumbido igual quando ouço 2 tipos de som (perturbação)
Aprendizagem – sempre tive dificuldade de entender interpretar mas na vida adolesente adequerir, gostava de certas materias levava nota 10 rsrs.
Sera que isso é algum tipo de transtorno?
Sobre essa questão da audição ouço muito bem. Ouço meu bebê gemer de longe e ninguém ouve. Todos dizem ter super ouvido.
Fui no otorrino eles dizem esta normal. Nao sabem dizer.

Olá Dri,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
Orientamos que procure um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre seu caso.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

boa tarde a todos, primeiramente gostaria de agradecer o compartilhamento de conhecimento que obtive aqui, tanto com os comentários dos pais quanto o conteúdo que vocês nos passaram.
sou um pai agora um pocuo aflito e preocupado , meus filhos completam 2 anos semana que vem , sim são gemeos , estou preocupado pois não falam e nao atendem pelo nome.
infelizmente deixamos muito tempo com algumas babas que só os davam a tela ( celular , tablet e tv ).
hoje preciso de uma ajuda , como posso fazer para meus filhos melhorarem ?
eles tem algo?
sempre quando pegamos eles, abons nos veem e ja abrem um sorriso e correm em nossa direção . Isso é um sinal de comunicação?
por favor preciso de ajuda

Olá Carlos,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Eu tenho uma filha de 10 anos que tem atraso intelectual, foi adoção tardia. Ela morava em abrigo..o comportamemto dela é muito atrasado, não consegue se alfabetizar, tem muita dificuldade de aceitar um não, é extremamemte traquina..não tem remorso, e tem dificuldade de se relacionar com as criancas da mesma idade.so se dar bem com criancas bem pequenas, e não sabe se defender…na rua é bem comportada, em casa me tira do serio..pois não obedece de forma alguma..

Ola boa tarde minha bebe tem quase 10 meses ela não fala muito ela muito quieta o peso dela não acho normal ela com quase 6 meses pesava 6.500 kl hoje com quase 10 meses ela pesa 7.300 não acho normal pra mim ela não está desenvolvendo muito ela é muito difícil da risada as vezes vc vai da algo na mao dela ela não pega direito queria uma opinião de algum profissional me ajudem

Olá, Lilian.

Primeiramente obrigada pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando! 💙

Webster,
Equipe NeuroSaber.

Meu filho começou a falar com 3 e andar com 2 anos, hoje ele está com 4 anos e está gaguejando ele anda na ponta dos pés as vezes, ele tem medo de tudo, só consegue fazer coco na fralda e chora muito pra cortar o cabelo, qual médico devo procurar o que vcs acham?

Olá Glice, tudo bem?

O diagnóstico e acompanhamento requerem avaliação interdisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá minha filha de 7 mês chamo ela e ela.nao olha ela nasceu de 33 semanas e são gemeas a irmã.olha e ela não por ela não.olha isso.pode ser autismo o restante das coisas ela faz pega brinquedo bate palma fala o dia todo assiste TV gosta de brinca ri muito adora músicas só que fico.pensando pq ela.nao.olha quando chamo só por isso mesmo de restante vai bem.sera que é normal ??

Olá Carla, tudo bem?

Cada criança é única e nem sempre ela tem que apresentar todas essas características para ser diagnosticada com TEA. Existem casos mais leves e outros mais graves, mas independente do grau do autismo, a criança precisa de um acompanhamento multidisciplinar. Recomendamos que procure um neuropediatra.

Fonte: https://institutoneurosaber.com.br/caracteristicas-autismo-que-podem-ajudar-no-seu-diagnostico/

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *