Voltar

O que é Deficiência Intelectual?

A deficiência intelectual é caracterizada pelo funcionamento cognitivo que não corresponde à média esperada, ou seja, que esteja abaixo do que é considerado normal. A dúvida de pais e mães se deve aos campos que podem ser direta ou indiretamente afetados pelo desempenho cerebral da criança, por exemplo.
A questão em si não deve se pautar pela suposição, mas pela certeza de um diagnóstico que seja certificado por um profissional de saúde. Por se tratar de uma limitação que atinge determinadas habilidades da pessoa, é sempre bom lembrar que os casos devem ser analisados de forma isolada pelas peculiaridades que cada paciente tem.

Quais são as causas?

A comunidade médica não trabalha com apenas uma linha de pesquisa para a deficiência intelectual. Pode-se perceber que ela deriva de um aspecto multifatorial, não necessariamente em uma pessoa, mas os diagnósticos de maneira generalizada.
Isso significa que uma criança, cujo resultado tenha sido positivo para a deficiência, apresenta essa característica no desempenho por um ou dois motivos; dos mais variados possíveis. Há que se lembrar que o transtorno tem como ponto de partida o fato de caracterizar uma alteração no desenvolvimento do cérebro do paciente. As causas podem ser originadas, então, por fatores genéticos, problemas ocorridos durante o parto ou na gestação.

Ações preventivas

Há casos que podem ser evitados. Depois do nascimento também existem riscos de o bebê manifestar alguma deficiência intelectual. Um exemplo que muitos pais e mães não sabem é que a exposição ao mercúrio (presente no peixe) pode simbolizar um perigo iminente ao feto, em se tratando do período da gravidez.
Entretanto, após o nascimento, é aconselhável que a criança não se alimente de peixes ricos em mercúrio. Durante a amamentação, é ideal que a mãe também passe longe dessa carne.
Outra ação preventiva é seguir à risca todas as recomendações médicas que o pediatra de sua criança sugerir, assim como as vacinas indicadas pelo profissional. Lembre-se que uma atitude por seu filho faz toda a diferença. Contudo, os casos citados acima servem para aqueles bebês que não receberam o diagnóstico ao nascer.

Sinais indicativos de deficiência intelectual

Quando a criança está acima de 2 anos, ela demonstra familiaridade com algumas atividades e brincadeiras e demonstram reconhecimento das pessoas que fazem parte de seu convívio. Na vida escolar, os pequenos manifestam suas habilidades psicomotoras e pedagógicas. Porém, há sinais que podem indicar que algo não está dentro da normalidade. Vejam alguns abaixo:

  • Falta de interesse pelas atividades dadas em sala de aula;
  • Pouca interação com os colegas e com a professora;
  • Dificuldade em coordenação motora (grossa e fina);
  • Dificuldade para identificar letras, desenvolver a fala de maneira satisfatória (a comunicação é uma das faculdades afetadas);
  • Dificuldade em se adaptar aos mais variados ambientes;
  • Quando a criança perde ou esquece o que já havia aprendido (e demonstrado habilidade);
  • Outros.

Diagnóstico e tratamento

Como dito anteriormente, o diagnóstico deve vir de um profissional da área da saúde, mas o tratamento pode ser realizado por meio de uma equipe multidisciplinar, ou seja, de várias áreas: psicologia, fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia, terapia ocupacional e muito mais.

Veja também:

Você também pode se interessar...

63 respostas em “O que é Deficiência Intelectual?”

Adoro todas as explicações , vídeos excelentes. Tem ajudado muito a país, profissionais da saúde e educação e aos interessados nos assuntos.
Obrigada!

Estou alfabetizado um aluno de 19 anos com DI. Gostaria de dicas de atividades. Se é possível ele ser alfabetizado?

Bom dia Gostei muito do vídeo do Dr Clay falando sobre a deficiência intelectual.Tenho uma filha de 10 anos com deficiência intelectual leve e o vídeo que vcs fizeram foi muito esclarecedor, mas gostaria de saber mais. E estou nessa luta para ela ter o laudo definitivo.Mas gostaria de saber se aquele exame genético que o geneticista pede mas não consigo lembrar o nome. Que faz o mapeamento genético e diz o que a minha filha tem.Vocês acham que vai ajudar na hora de definir o laudo? Obrigada

Você pode procurar um neuropediatra que ele poderá indicar outros profissionais como fonoaudióloga, psicologo, psicopedagogo. Geralmente a avaliação de uma equipe multidisciplinar é o que fecha o diagnostico.

Bom dia , Carolina
Eu tenho uma filha com 20 anos que é deficiente intelectual, e consegui um laudo com a ajuda da psicóloga. A partir dai não tive mais dificuldades para que os direitos dela fossem assegurados.

Achei excelente a explicação. Atendo uma aluna com deficiência intelectual motora. As vezes é bem agressiva e já me agrediu fisicamente. me assustei.. muito mas fazer o quê!

Como eu posso mer trata como deficiente intelectual poso cer tratado como pessoa normal ?
pessoas da minha família
Mer trata como criança mais tenho 45 anos de idade

Ola meu nome é Dalva sou manicure, tenho um filho Érisson de 28 anos com retardo mental moderado, queria saber se ele tem direitos em beneficios e o q tenho q fazer para eleter esses beneficios obrigada.

minha dúvida como avaliar um aluno com deficiência intelectual e como fazer um relatório coerente a ser encaminhado ao psicologo e outros.

BOA NOITE MINHA FILHA TEM SETE ANOS E FOI DIAGNOSTICADA AUTISTA E DEFICIENTE INTELECTUAL? PERGUNTO COMO POSSO AJUDA-LA E QUAIS SEUS DIREITOS.

Muito obrigada, estou iniciando com meu projeto de pesquisa para Pós em Educação Especial, as informações foram extremamente relevantes para meu tema.

BOM dia a todos.
Meu filho tem 15anis 1.92mtr de altura,ele vem sofrendo muito com essa doença intelectual,pois vários professores já o chamaram de preguiçoso…e outras coisas que me machuca muito por dentro ao ouvir e ver essas pessoas julgando meu filho assim sem querer entender suas dificuldade do dia dia. Ele faz tratamento com neurologista psiquiatra psicológico, entrego laudos na escola e nada adianta,eu só acho que as escolas deveriam ser mais preparadas, para receber esses tipos de dificuldades.

Bom dia!
Adoro assistir os vídeos da Neuro Saber. Gostaria muito de receber materiais com sugestões (dicas e estratégias) de como trabalhar com estudantes (com dislexia, TDAH, autista, distúrbios de aprendizagem) entres outros, por e-mail. E assim poder contribuir com muitos docentes que sentem dificuldades de trabalhar com a inclusão no ensino comum.

Bom dia. Tenho um aluno diagnosticado com deficiência intelectual leve. Segundo a mãe quem deu o diagnóstico não foi um neuro, mas a APAE da cidade. Perguntei a ela se fizeram exames neurológicos ou outros por médicos e ela me disse que não. Hoje ele está no terceiro ano do ensino médio, aprendendo a ler , com dificuldade. Esse tipo de diagnóstico pode ser dado apenas por psicopedagogo e psicólogos?

Oi meu filho tem 13 anos a 2 anos levei ele a uma neuropediatra ela fez um mapeamento do cérebro dele e diagnosticou com Transtorno de aprendizagem e imperatismo. Gostaria de saber si isso é considerado uma deficiência intelectual ?

Tenho um aluno de 4 anos 8 meses de idade , é a primeira vez que estuda, já conhece todas mais não conseguiu adquirir a habilidade para pintar e escrever ( coordenação motora péssima ) A criança também apresenta uma dificuldade na fala, não consegue pronunciar uma frase inteira. Gostaria de saber se essa criança tem condições de passar para o primeiro ano do ensino fundamental menor, ou se precisa ter um acompanhamento com algum profissional clinico ou pedagógico .

Sempre excelentes os vídeos da NeuroSaber. Explicação clara e precisa, rica em seus conteúdos e conhecimentos, passada com simplicidade e sem termos técnicos exagerados, onde todos podem compreender, desde de mães á equipe especializadas. Sou grata por tal compartilhamento de conhecimento. Obrigada

Gostei muito de tudo que li e gostaria de ter mais informaço~es sobre o Neuro saber pois vou dar aulas para crianças especiais que tal mandar para meu email mais informações Atenciosamente agradece Maria Josè de Souza (mazé)

Olá a todos!Vídeo excelente a todo o entendimento da mundo da deficiência intelectual, sou mãe de um menino adolescente de 15 anos é só agora conseguimos fechar Laudo quanta luta até aqui.
Exatamente aos 2 aninhos ele sempre demonstrou tudo que foi falado no vídeo, é só hoje através de uma AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA ,foi possível fechar tal diagnóstico Deficiência intelectual Moderada. Fico pensando se 10 anos atrás se tivéssemos a informação que temos hoje não teria evitado está no grau moderado? Porque as equipes multidisciplinares não queriam dá laudo, não fechava e me pergunto área dos quinze era possível fechar?? Dr? Pois ele sempre teve QI Baixo, dificuldade em fazer pequenas coisas do dia dia se calça vestir escovar dentes dependete de tudo…..hoje pergunto ainda podemos estimular nesta idade?

Olá Luciana , por questões de lei não fazemos nenhum tipo de orientação , mas indico que procure um profissional especializado para que possa avaliar e passa o tratamento a intervenção ideal para seu filho lembrando que muitos casos tem uma melhora significativa quando estimulado iniciado o tratamento .

Meu filho tem 12 anos ele tem deficiência intelectual, gostaria de saber como trata-lo, como reagir na escola? O vídeo do Dr foi muito esclarecedor p mim.

Olá,. Bom dia me chamo. Genicia tenho um filho com deficiência intelectual não, especificada ele tem 7 anos estamos com muita dificuldade em aceita . É vendo seu vídeo me ajudou a, aceita obrigada.

Sou especialista em psicopedagogia e Educação Inclusiva com ênfase em Libras, no momento estou trabalhando com AEE – Atendimento Educacional Especializado.
Vocês estão de parabéns com os esclarecimentos que trazem no site, tem me ajudado muito.
Att. Divina Araújo

Já faz tempo venho acompanhando o NeuroSaber e sempre aprendo muito, apesar de já ter muitos anos de profissão. Nada como médicos para aprofundar cada vez mais, o que está por trás de muitas patologias. Parabéns pelo trabalho!

Olá, boa tarde, tenho 20 anos e acredito que eu tenha tal deficiência, me encaixo em todos os sinais, desde pequeno na verdade até hoje e ainda tenho muito dos problemas tais como sociais e problemas em desenvolver um diálogo, queria saber onde eu vou ou que tipo de médico eu produto pra descobri kkkk

Adorei a matéria ,gostaria de receber maiores informações.
Minha filha foi diagnosticada no mês de dezembro e estou completamente perdida .
Muito obrigada!

Olá eu sou a Mariana gostei muito do seu texto sempre tive quase todas as dificuldades que você citou no texto a questão do higienie me cuido sozinha mas tenho muita dificuldade em matemática não sei contar dinheiro a 8 anos comecei a fazer acompanhamento médico pelo sus no posto de saude e nem um médico quis me dar um diagnóstico precioso até que eu fui numa médica do posto de saúde minha relatou todas as minhas dificuldades a ela e ela chamou uma amiga dela que é psiquiátra para ela me avaliar e aí ela deu o meu diagnostico que eu tenho deficiência intelectual e ela também me deu um laudo desde então venho fazendo tratamento vou a uma instituição terminei o ensino médio mesmo sem saber nada de Química matemática ou física muito obrigada gostei muito do seu texto. É muito difícil achar um médico pra diagnóstico.

Olá eu sou a Mariana gostei muito do seu texto sempre tive quase todas as dificuldades que você citou no texto a questão do higienie me cuido sozinha mas tenho muita dificuldade em matemática não sei contar dinheiro a 8 anos comecei a fazer acompanhamento médico pelo sus no posto de saude e nem um médico quis me dar um diagnóstico precioso até que eu fui numa médica do posto de saúde minha relatou todas as minhas dificuldades a ela e ela chamou uma amiga dela que é psiquiátra para ela me avaliar e aí ela deu o meu diagnostico que eu tenho deficiência intelectual e ela também me deu um laudo desde então venho fazendo tratamento vou a uma

Sei que não existe cura p deficiência intelectual , mais teria algum medicamento p ajudar nesta questão ?
Sobre o medicamento donila seria indicação p deficiência intelectual ?

Penso que dizer que a criança com deficiência “demora muito mais” é muito pesado. É preciso atentar para a individualidade. Cada criança, ainda que tenha deficiência, apresenta um modo particular de funcionamento. Minha filha tem Síndrome de Down e se alfabetizou ainda no primeiro ano, hoje está na faculdade. Bem verdade que tem dificuldades em muitas disciplinas, a idade mental não corresponde à cronológica, mas quando estamos dispostos a encarar a realidade e ajudá-los, nem sempre vão “demorar muito mais” para aprender.

Pq a criança com deficiência intelectual apresenta dificuldade em reter informação. Ao mesmo tempo que se aprende se esquece?

Olá, Roselaine

Primeiramente obrigado pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Agradecemos pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *