Voltar

O que é a Hiperlexia?

Hiperlexia: você sabe o que essa palavra quer dizer? Há alguém na sua família ou algum conhecido? Bom, embora não seja tão falada na mídia, a hiperlexia faz parte da realidade muitas crianças. Portanto, é importante saber os detalhes que giram em torno desse distúrbio e identificar algum possível sinal de que seu filho ou filha possa manifestá-lo.

Qual o sintoma mais evidente da hiperlexia?

É válido ressaltar que o ponto principal é o fato de a criança demonstrar uma grande capacidade de leitura a partir do 18º mês. Entretanto, essa não é uma regra, uma vez que existem crianças com hiperlexia que começam a mostrar tal habilidade aos dois anos de idade (24º mês).

Características

Como vocês devem saber, não é algo normal que um pequeno dessa faixa etária saiba ler. O que se pode ver, no caso de quem não tem o distúrbio, é que as crianças ainda estão em fase de pronunciar aquelas palavrinhas, sobretudo as que estão muito presente em seu cotidiano: mamãe e papai, por exemplo. Mesmo que elas falem, a própria dicção ainda está bastante incipiente.
Na situação da hiperlexia, o pequeno consegue identificar as palavras impressas, mas tem dificuldade de estabelecer a comunicação oral por conta das dificuldades do processamento da linguagem falada. Há que salientar que a criança consegue ler, mas de maneira mecânica. Existem estudos que defendem a ideia de que a hiperlexia proporciona à pessoa a capacidade da leitura, porém de uma forma que ela não compreende o que está escrito.
Outra característica que se pode apontar é a dificuldade que a criança tem em se relacionar com o grupo de pessoas que pertençam à sua faixa etária. Tudo isso se deve ao fato do pequeno ter é a limitação de sua linguagem (receptiva ou expressiva), afastando-o de outras crianças.
O paciente com hiperlexia também demonstra um determinado gosto por rotinas, ou seja, ele não é adepto de situações novas e pode se comportar de maneira inadequada quando contrariado. Além disso, ele demonstra ter pouca atenção a uma conversa ou atividade, exceto quando se trata de algo de seu interesse. Por outro lado, a criança hiperléxica costuma se sentir atraída pelo o que passa na televisão ou em jogos digitais. Isso ocorre por causa do estímulo visual a que ela está exposta.
Existe alguma ligação com o autismo?
A hiperlexia é um distúrbio que se configura como um transtorno de linguagem e de comunicação. Embora não seja algo tão comum relacioná-la ao autismo (lembrando que essas dificuldades mencionadas são umas das várias características presentes no TEA) como fatores dependentes, é verdade que existem casos em que ambos podem, sim, estar associados.
Lembrando que a Síndrome de Asperger pode estar relacionada aos casos. No entanto, o acompanhamento profissional torna-se necessário para que os pais recebam o diagnóstico e, junto com o especialista, veja qual a melhor intervenção.
Desafios
O tratamento se dá por meio de uma equipe multidisciplinar, pois é importante que haja profissionais de áreas distintas para que seja encontrada a alternativa mais indicada à criança com hiperlexia.

Você também pode se interessar...

51 respostas em “O que é a Hiperlexia?”

Olá…estou aqui de “boquiaberta” parece q esta descrevendo meu filho.Etsa com 2 e 10 meses mas antes dos 2 já tinha facilidade de “ler” as palavras..na verdade conhece a palavra e grava a reconhecendo mesmo que um bom tempo depois..dando a impressão q sabe ler.Tem dificuldade em se comunicar e pouca paciencia apenas em atividades de seu interesse. ..creche já pediu avaliação psicologica mas pediatra achou melhor começar pela fono.Super ansiosa e aguardando consulta.
Nunca tinha ouvido falar de hiperlexia.OBRIGADA

Meu filho é exatamente assim, com 7 meses falou a palavra 3, com 12 ja reconhecia números até 10, hoje com 28 meses, lê as famílias silábicas e conta até 100 e até 1000 se for em centenas, detalhe na ordem crescente e decrescente, me da até medo, estou aguardando avaliação com neuro, foi muito bom saber sobre isso

eu estava super preocupada e ja chorei muito …..o meu bebe tbm começou a “ler” palavras antes dos dois….grava facil tbm….e ele é bastante agitado ….e apenas atende quando é de seu enteresse …….vou marcar consulta pra ele.

Olá gostaria de saber que profissional procurar para fazer um diagnóstico de hiperlexia? Meu filho tem 2 anos quase não fala mas sabe falar e reconhecer todas as letras e números em qq lugar gostaria de uma orientação obrigada

Olá Jaqueline,
O tratamento se dá através de uma equipe multidisciplinar, pois é importante que haja profissionais de áreas distintas para ser encontrada a alternativa mais indicada à criança com hiperlexia.

O texto de vocês começa com uma pergunta que não é respondida de forma objetiva. Seria interessante reformular e, explicar, objetivamente, o que é a hiperlexia!

Olá!
Meu filho, agora com 3 anos, é acompanhado pela Neuro há pouco mais de 1 ano e nao sai dessa suspeita de autismo. Hoje vi o seu video sobre hiperlexia no Facebook e até chorei de emoção. É possível que ele tenha apenas hiperlexia, uma vez q ele nao tem todos os sintomas típicos de autismo???

Minha filha de 2 anos e 4 meses não ler mas tem fasíneo por letras reconhece todas e os números também, cores e formas , a fala funcional quase não existe e prefere crianças mais velhas para brincar, sempre jogos no tablet ou brinquedos pedagógicos, a primeira suspeita tem sido o autismo, mas essa semana uma psicopedagoga me falou que parece mais hiperlexia e lendo tudo isso vi minha menina… Como acontece o desenvolvimento de uma criança com hiperlexia, como é a fase da adolescência e adulta?

Bom dia. Meu filho hoje está com 22 anos e iniciou leitura com 3 anos de idade. Entrou para a faculdade com 15 anos. Foi diagnosticado à época com autismo, e procurei auxiliá-lo o máximo que pude. Não se relaciona comumente, mas aparentemente ninguém diz que há esta diferença. É extremante crítico e seu conhecimento é muito amplo. Gostei de ler sobre a hiperlexia, pois foi uma sugestão dele. Atualmente, ele se interessou pelo seu desenvolvimento e resolveu estudar a si mesmo.

O meu filho tem 15 anos, também começou a ler e escrever com 3 anos, melhor aluno do colégio, só tirava nota 10, porém nos últimos 3 anos ele vem mudando muito, esquece tudo que a gente fala, não presta atenção, vive no mundo da lua, não gosta de interação social, tem dificuldade pra expressar as coisas, porém no colégio continua tirando notas altas, agora estou em dúvida, acredito que ele tenha alguma síndrome dessa.

Meu neto de três anos tem todo ese quadro descrito por você Ainda não foi diagnosticado porque não encontramos o profesional aquí em SALVADOR Você poderia dar algum nome para procurar?

Bom Dia,
Tenho um filho de 5 anos que fala pouquíssimas palavras com autismo . E um de 2 anos e meio que fala ainda enrolado mas sabe o alfabeto todo e os números de 1 a 10 de trás pra frente e em inglês tb. POde ser algum caso de autismo tb? qual profissional procuro primeiro? Ele acabou de entrar na creche devo esperar?
Obrigada

Boa noite!
Meu nome é Anailma Valéria tenho 39 anos,e quando tinha 2 anos e 4 meses fui a escola pela primeira vez,e lembro deste dia até hoje,eu não sei quais circunstâncias eu já sabia ler, minha tia dava aulas de reforços,e fui para escola conhecendo as palavras,mais a impolgacao acabou assim quando a tia Lourdes descobriu,ela me retirava da sala pedia para a filha dela deixar eu lá no pátio sozinha,e ainda dizia se eu repetisse o que ela escrevia eu iria para a berlinda,que era um quarto escuro e cheios de morcegos,e como era próxima a casa a um rio ela me colocava pra ficar olhando o Rio de costas para a sala, assim que sai de lar fui passando de série,e minha avó foi chamada na diretoria,e a explicação que deram era que alguns pais não estavam satisfeitos, reclamando eu só tinha 5 anos e estaria para passar para o terceiro ano, e conversaram com a minha avó,que eu deveria fazer uma primeira série bem feita,e assim foi feito nunca fui reprovada,mais com um tempo fui bloqueando,meu aprendizado tendo dificuldades pela pressão que sentia e travei,e isso afetou meu aprendizado e mesmo com essas dificuldades eu na fase apartir do quinto ano,só aprendia no dia da prova,era prova amanhã?Eu mentalizava hoje ou no dia,eu fui fazer uma prova de legislação no Detran para começar as aulas práticas e um dia antes com o pouco tempo que tinha eu aprendi todas as placas de advertências e sinalização,e é assim com esse medo não ingressei em um ensino superior, medo de errar de não aprender nada, medo de desistir e ser cobrada,e agora nas aulas práticas da pista similar do Detran eu travo as frustrações do instrutor,por pensar que é falta de atenção minha nas instruções,ele quando disse que aquilo não era normal eu lembrei da minha primeira professora,e travei dei um tempo nas aulas,e com medo de continuar, mesmo sabendo da minha capacidade,eu desisto do novo sabendo que eu eu sei é posso eu desisto,escrevi pois precisava desabafar o que nunca entendi o que aconteceu e acontece comigo, tenho dois filhos e temo por eles para as minhas frustrações,meus medos não refletir neles já que os protejo tanto
É isso ajudem a entender o que eu era,as barreiras que nunca conseguir ultrapassar e o que aconteceu e acontece comigo 😔

Bom dia, é possível a criança ter hiperlexia e não estar dentro do transtorno do espectro do autismo??? Como as duas coisas podem andar separadas??? Essa é minha dúvida

Olá Adriana ,
agradecemos pelo contato no momento não tem nenhum vídeo ou artigo sobre assunto, mas vamos levar ao setor como sugestão de conteúdo para o futuro .

Boa tarde…
Gostaria de saber se é possível que a Hiperlexia seja um fator influenciador da linguagem oral?
Acompanho um menino que por apresentar o transtorno, lê sobre tudo e tece argumentações muito pertinentes, seriam altas habilidades associadas ao transtorno?

Olá Alessandra, tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!

Boa tarde. Meu filho hoje tem 4 anos mas aos 2 ele já sábia muita coisa , hoje ele sabe ler escrever, sabe de um a 100…. aleatório assim como sabe o alfabeto tanto em.ingles Como em mandarim sabe mas 30 bandeiras de países é Estados. No começo era lindo é até hoje kkkk como mãe fiquei preocupada pq ele não queria saber de brincar com brinquedos normais a não ser os que fossem pedagógico, fui em busca de ajuda é hoje ele foi diagnosticado com hiperlexia, mas estou bem tranquila pq hoje é só um ótimo acompanhamento…. Então mães se seus filhos forem assim busquem ajuda pq vc tem um pequeno gênio mas que ele é a penas uma criança. Meu noah vai fazer 5 anos mas pensa em uma crianca incrível. E isso só pra deixar q isso não é uma doença mas que um bom acompanhamento promocional ela chegará longe.

Olá! Que bom ler seu depoimento. Meu filho tem 3 anos, nunca frequentou escola e já sabe ler e escrever qualquer palavra, sabe fazer conta de adição em português e inglês, conhece muitas palavras em inglês, conhece o alfabeto e m português e inglês. Hoje procurei um pediatra pra me orientar sobre como identificar o QI dele, mas o médico disse que minha preocupação não fazia sentido.

Meu filho tem 4 anos, sabe os números até 20 fala e escreve, alfabeto português e inglês. Más…não conversa só fala palavras que ele precisa no dia a dia. Qual profissional que preciso preocura primeiro?

Olá Dayane
Faça uma avaliação com fonoaudiólogo.
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: NeuroSaber
Instagram: @neurosaberoficial
TELEGRAM NEUROSABER https://t.me/joinchat/Rie71UDhpRQwZTBh
Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
Conheça também nossos Programas, cursos e NeuroPalestras: https://lp.neurosaber.com.br/neurosaber-cursos/

Vendo meu neto, aos 18 meses já conhecia todas as letras do alfabeto, os números de 1 a 9 e algumas cores. Hoje com 2 anos não estabelece comunicação com outras crianças, não atente chamados… Deixa qualquer brinquedo quando vê letras ou números e já vai apontando com o indicador e falando seus nomes (só isso ele fala).

Oi, meu filho mostrou sempre ser diferente! Com 2 anos ele já sabia conta de 1 até 10! Mais nunca foi comunicativo! Agora que ele tá falando mais! Ele tem 4 anos, já tá perto de completar 5 anos! Ele já saber conta e escrever de 1 até 100 ! Fala em inglês os números, cores e o alfabeto! Saber lê e escreve. Tem facilidade de aprender rápido! Não gosta muito de pinta, gosta mais de estuda! Ele não sabe muito ser comunicada! Mais intende o que a gente falar. Claro que tem vez que agente fala. Filho depois eu vou da tá bom, no caso ele não intende , aí já começaram a chorar! Tipo para ele pedir água! Ele pedir assim: dá água dá.
Mais era pra ser assim!
Mamãe me dá água!
Ontra coisa ele repete muito o que a gente fala. Ele não tem fraser pronta para ele mesmo fala! Tipo eu digo para ele tchau Breno .
Aí ele repete tchau Breno.
Mais o correto era ser tchau mamãe!

Obrigada por compartilhar o seu depoimento. Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 😊

Descreveu o meu filho, com 1 ano ele já reconhecia as palavras, a canção de ninar dele sempre pedia o Alfabeto cantado, entrou na escolinha infantil já sabendo o alfabeto até em inglês ( sozinho) aos 4 anos aprendeu sozinho em vídeos o alfabeto em libras e aos 5 em russo, somente ouvindo notas musicais já identificou músicas infantis no xilofone, agora na idade de escola está tendo dificuldade de se entrosamento. Já estou procurando um especialista. Como não sabia sobre o assunto, somente agora vou atrasar de ajuda e acompanhamento.

Olá Fabiana, tudo bem?

Com o conhecimento e o acompanhamento dos profissionais seu filho será preparado para o convívio social e desenvolverá habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento. Continue nos acompanhado aqui no blog e nas redes sociais, que teremos sempre novidades sobre esse assunto.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá, eu gostaria de saber como a hiperlexia se apresenta na vida adulta e qual é a diferença do cérebro hiperléxico para o cérebro neurotípico.

Olá Ellie, tudo bem?

Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Ola, estou surpresa com tantas mães e crianças na mesma situação como a minha. Até então nunca tinha visto nenhuma criança ler com menos de 5 anos, hiperlexia é algo totalmente novo pra mim. Vcs tem grupos de mães para troca de experiências??

Meu filho tem 3 anos e 10 meses. Com 1 ano e 10 meses já sabia o alfabeto e números. Com 2 anos já sabia somar, já sabia todos os números em inglês e português até a casa dos milhares. Com 3 anos multiplica , escreve e lê .. Tem uma memória muito boa. Tem boa interação social e com crianças da mesa idade. Já está na escolinha desde o início desse ano . Brinca de tudo. Mas a preferência é por brinquedos educativos. O que me preocupa é o fato dele não narrar fatos. Quando pergunto o que ele fez na escola, ele sempre responde a mesma coisa (resposta até dada por mim: “brincou no parquinho”). Ele não conversa com a gente de forma funcional. Apenas agrupa as palavras ou frases que ee já ouviu. Ainda troca os pronomes , e fala dele na terceira pessoa. Leio muito sobre autismo e até o momento, só vejo a característica da hiperlexia e dessa dificuldade dele de se comunicar formulando as frases .

Olá Kastorijane, tudo bem?

Separei uma ótima aula da Lu Brites que em nosso canal no Youtube acerca da temática que pode clarear muitas dúvidas e enriquecer seus conhecimentos. Vale a pena conferir: https://www.youtube.com/watch?v=j29hv43oDeE
Estarei colocando o link das nossas redes abaixo, temos muito conteúdos sobre o tema:

YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Blog: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/neurosaber/
Instagram:@neurosaberoficial
Facebook: Neurosaber

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Doutor quando acontece de você falar nomes ou palavras novas para a crianca que acabou de fazer três anos e ela consegue escrever, isso tanto em português e inglês. Mas em português principalmente ela vai falando as silabas e identificando o som e escreve. Comete erros normais do processo e as vezes se auto corrige.

Olá Tiara, tudo bem?

É importante procurar um especialista pessoalmente para que ele possa avaliar, pois é necessário observar outras questões que por aqui não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *