Voltar

Principais sintomas que indicam o TDAH

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é algo que ainda precisa de muita compreensão da sociedade, pois, em muitos casos, existem julgamentos de atitudes das pessoas acometidas com o distúrbio.
Quem não conhece o impacto que o TDAH causa na vida do paciente e de seus parentes, acaba por acreditar que a hiperatividade é falta de educação ou que a desatenção é resultado de uma pessoa desinteressada propositalmente. É preciso mudar esta visão e perceber que a situação é mais séria do que parece.

Relembrando: o que é TDAH?

O transtorno é caracterizado pela hiperatividade, desorganização, agitação, falta de atenção, impulsividade, entre outros. Estima-se que ele atinja de 3% a 6% das crianças em todo o mundo. O TDAH não tem cura, mas tem tratamentos que procuram amenizar de forma considerável os efeitos da síndrome.
Embora grande parte das pessoas com TDAH tenham a criatividade e a inteligência aflorada, muitas delas tiram notas baixas no período escolar devido a pouca consistência em atividades que precisam de maior concentração ou até mesmo pelo aspecto impulsivo.

Sintomas em diferentes fases da vida

– Infância –
A criança demonstra neste período, que compreende a pré-escola e o ensino fundamental, algumas das características mais famosas em quem é diagnosticado com TDAH: agitação excessiva e impulsividade;
– Adolescência –
Os adolescentes manifestam dificuldades de organizar suas tarefas. A agitação tende a diminuir, mas a concentração diminui (em leituras, por exemplo); baixa autoestima e problemas para conter impulsos também podem ser notados. Após os 15 anos, o jovem corre o risco de se envolver mais em brigas e abusar de álcool e drogas;
– Adultos –
Quando a pessoa chega a esta fase (e não recebeu o devido tratamento) ela tende a demonstrar insubordinação no ambiente de trabalho, dificuldade de organizar os compromissos, impulsividade em todos os aspectos da vida (profissional, social e afetivo); autoestima baixa, dependência de drogas, direção perigosa, acidentes de trânsito com frequência, entre outros.

TDAH em três grupos

Há uma divisão em grupos quanto aos sintomas manifestados tanto por crianças, jovens e adultos com o transtorno. Vejam abaixo quais são eles:
– TDAH do tipo hiperativo;
– TDAH do tipo desatento;
– TDAH combinado.
– Hiperativo: tendência ao vício (jogos, álcool, drogas), temperamento explosivo, aparente imaturidade, inquietude, não consegue ficar parado;
– Desatento: distração com o próprio pensamento, esquecimento das tarefas que devem ser feitas, esquecimento do que deveria falar, baixa concentração, desinteresse, perda de objetos com facilidade;
– Combinado: a soma do hiperativo com o desatento.

Comorbidades

É muito comum que os pacientes apresentem outros distúrbios associados ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, são eles:

  • Dislexia;
  • Transtorno de ansiedade;
  • Transtorno de conduta;
  • Transtorno opositivo desafiador (TOD);
  • Depressão;
  • Transtorno afetivo bipolar;
  • Tiques.

Tratamento

A melhor maneira para tratar o TDAH é através do auxílio profissional. O especialista, após fornecer o diagnóstico, encaminhará o paciente para uma psicoterapia (que também envolve a família da pessoa). O uso de medicamentos não é descartado.
Anuncios_site_-_Cursos_NeuroSaber_TDAH Principais sintomas que indicam o TDAH

Você também pode se interessar...

61 respostas em “Principais sintomas que indicam o TDAH”

Eu fiz o teste de rastreio com uma psicóloga e fui diagnosticada vom TDAH, hoje vejo que os sintomas já me acompanham há muitos anos ou desde que eu me entendo por gente. Hoje os sintomas são mais constantes. Enfim antes tarde do que nunca.

Concordo plenamente, nunca é tarde para se buscar melhorias nesse sentido! Num passado bem recente, certos conceitos sobre esses transtorno nem existiam ou eram muito mal interpretados. Além do mais, as informações não estavam disponiveis ou circulavam como hj. Acredito e espero que o tratamento lhe traga bons resultados.

Gostaria de saber mais sobre o assunto. Porém acho que tenho alguns sintomas. Uma coisa que percebi por exemplo é que depois de mais ou menos 15 minutos em uma reunião ou palestras ou treinamentos. Já não consigo ter atenção. E sobre o assunto que esta se falando na reunião ou treinamentos começo a fazer tudo na cabeça cabeça. Uma ação de vendas por exemplo já vejo a atividade na minha mente.

Acredito que eu tenho os sintomas, sou uma pessoa muito esquecida porém fico repetindo várias coisas,as vezes eu fico será se fiz isso, mesmo não fazendo minha cabeça cria isso e esquecimento prejudica muito, e sou muito desligada do mundo isso é TDAH??

É importante lembrar que muitos fatores podem causar sintomas semelhantes aos do TDAH, como estresse, ansiedade, depressão, privação de sono, entre outros. Portanto, é recomendado que você procure um profissional de saúde, como um médico ou psicólogo, para uma avaliação adequada. Eles serão capazes de fazer uma avaliação clínica completa, considerando seus sintomas específicos, histórico médico e outros fatores relevantes.

Espero que encontre a ajuda que precisa!

Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

Olá, tudo bem?
É importante buscar um profissional da área para lhe dar maiores informações e orientação.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos que podem te ajudar em muitas questões.

Acho q meu neto tem TDAH eu crio ele desde de 1 ano de idade, hoje ele está com 8 anos. Como faço pra saber?

Muito, importante essa troca de conversa , que parece muito com as nossas que vivenciamos, gostaria de saber , tenho interesse de saber quais os benefícios sobre as leis tem a para as crianças e mesmos os adultos que tem esses problemas, tenho uma neta que tem TDAH, onde eu me enformar sobre as leis pq agente deixa de se orientar por falta de informação, fico muito agradecida se passar pra mim essa informação. Antes me sentia tão deprimida em enfrentar essa situação, mais fui aceitando até porque ajuda a ela própria se dão algum benefício, quais os direitos que assiste pra pessoa.Muito obrigada, espero resposta, vou ficar aguardando. Boa noite a todos.

Olá, estou terminando meu trabalho final da faculdade de pedagogia TCC e meu tema é sobre o tdah é gostaria de saber mais como trabalhar com essas crianças em sala de aula ?

procurar um especialista na área psiquiatra, neurologista e pesam um exame neuropsicologo
Um ótimo remédio para pessoas hiperativos e que possui tdh e o venvanse rtwf

Meu filho foi diagnosticado além de TDAH transtorno de ansiedade e DM LEVE. Gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto. Tem como me informar?

Boa noite
Meu nome é Tatiana, sou aluna do terceiro semestre de pedagogia. Essa semana fui selecionada por uma instituição educacional privada, para fazer a mediação no processo de avaliação de alunos do quinto ano com diagnóstico de TDAH. Tenho muitas dúvidas! mais ainda não tive contato com nenhum deles, mais gostaria de no primeiro momento já uma ideia de como li dar com eles para desde já conseguirmos um bum êxito. Então a minha pergunta é: de que maneira bem prática devo agir para chamar a atenção deles e obter um resultado satisfatório?

meu filho foi diagnosticado com TDAH , tenho tentado ajudar ele de todas as formas , mais vejo que a escola não está preparada pra ele e ainda está ajudando a prejudicar ele no processo!
como faço pra conscientizar a escola que eles precisam se atualizar num assunto que está afetando muitas crianças dessa nova geração inclusive meu filho?
amei o blog de vocês!!!

Tenho um sobrinho com 28 anos que tem TDAH e sempre teve muita dificuldade de ter amigos. Agora queria poder levá-lo em locais que tivesse encontro de jovens com TDAH, mesmo porque os jovens que não tem nenhuma síndrome o descriminam, e ele não tem nenhum amigo. Isso é muito triste e muito difícil. Vocês conhecem algum local onde eles se encontrem para atividades?

Olá, como isso ainda pode ser chamado em adulto ,pq o meu marido tem todas as fases relatados aqui ,é assustador vc ver a cada assunto . Bom ele não percebe que tem nada ,acha normal e só piora ,eu casei a 4 anos meu 3 casamento e ele se separou do 1 casamento e me conheceu e aí casamos, fora a ex mulher e os dois filhos nada eu sei sobre ele .

Poxa acho que minha filha sofre disso.gostaria muito de saber e por onde começar já que eu não tenho plano de saúde.tem 15 anos e tever uma crise e começou a se mutilar .percebo agora que ela tem problema é nadar estou fazendo por ela achando que isso é frescura. Fiquei triste em saber que ela poder ter alguns transtorno.pois desde pequena ela era hiperativo.

Olá Ligiane , tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato.

Queria saber quem tem depressão e que já tentou suicídio desde criança até a idade adulta (45 anos) tem cura ou pode amenizar os problemas? Frequentemente ouve vozes e na rua às vêzes tem a impressão de estarem olhando para ela. Já esteve internada por 3 vezes
Há possibilidade de cura total?
Obrigado

Olá Luiz tudo bem?Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Meu filho mais velho e assim desde criança graças a Deus 🙏 TDS os vícios que pegou largou conta própria. Mas é vc esquecido de td, perde as coisas e aínda por cima não consegue estudar de jeito nenhum. É muito imaturo pela idade. Perde paciência rápido explosivo da muito trabalho mesmo.

Eu fiz o teste de rastreio com uma psicóloga e fui diagnosticada vom TDAH, hoje vejo que os sintomas já me acompanham há muitos anos ou desde que eu me entendo por gente. Hoje os sintomas são mais constantes. Enfim antes tarde do que nunca.

Boa tarde tenho 47 anos e tenho falta de atenção e está mim incomodando e não tenho coragem de procurar alguém pra conversar sobre isso, não consigo mim concentrar em nada, finge que estou prestando atenção mas a mente fica flutuando e vem vários pensando ao mesmo tempo tento mim controlar mas a mente não deixa. Sou uma calma, inteligente e consigo pegar as coisa rápida na prática na teoria não consigo pegar nada a mente fica voando. tem cura?

Olá José,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um Neurologista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá gente eu preciso de ajuda urgente!!! Fui diagnosticada aos 9 anos com TDAH agora na fase adulta eu sindo uma compulsão em causar tragédias tipo matar alguém em todas crises que tenho não sei o porquê mas eu não consigo me relacionar socialmente e meu medo e de ir presa por fazer algo que não está no meu controle as vezes até me machuco pra controlar essa obsessão

Olá Kathielen,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista (Psicólogo ou Psiquiatra) pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Eu sempre senti os sintomas… mas minha infância e adolescência toda meus pais e parentes achavam que era preguiça… falta de interesse etc… mas venho pensando na possibilidade pq agora adulta tenho muuuita dificuldade de aprender coisas novas… nao consigo organizar as informações na cabeça e me percokkkk e ouvi falar tb que foca e desfocar a visão é um sinal de tdh. Isso é verdade???? Desde criança faço isso o tempo todo

Olá J,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.😉
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Eu tenho a grande maioria dos sintomas, eu acabei por cometer ontem e hoje atos impulsivos e até hiperativos, nunca fui diagnosticado pois minha família nunca levou á sério e sinceramente tenho uma autoestima extremamente abalada e oscilante. Eu estou com os sintomas na fase adulta e até hoje me chamam de imbecil ou retardado de forma extremamente pejorativa, e sempre aquela coisa de cobrar emprego de mim e isso e aquilo. Eu sinceramente não tenho dinheiro para um psicólogo agora.

Sim! Esse tipo de atendimento e muito caro
pois envolve vários profissionais na área
como neurologista, um bom pisiquiatra forma do na a área neuropsicologia ela fará teste onde identificara o tratamento tdh e hiperatividade
Um bom medicamento para esse tratamento e o venvanse ele é caro, mas vale apena fazer um pesquisa sobre os efeitos do mesmo.

Meu filho quando criança apresentou todos esses sintomas,eu na minha ignorância nunca pensei que isso fosse doença e teria tratamento, hoje realmente refletiu de várias formas negativas na sua vida adulta, no trabalho têm dificuldade de concentração e , na vida pessoal instabilidade, ansioso , auto estima baixa , troca de ideias o tempo todo e dependência de drogas a cada crise , sei que deve existir algum tratamento mas acho que muitos problemas seja irreversível. Hoje fico triste por não ter capacidade de ter prestado atenção no problema real e ter feito pouco caso em um problema que está fazendo meu filho tão triste na fase tão jovem de seus 28 anos 😔

eu acho que tenho TDAH, tenho alguns dos sintomas mencionado acima, ja procurei ajuda mas os médicos querem me dar remédios para depressão para ansiedade já chegaram a me pergunta se tenho parkison, isso me deixa ansiosa e irritada, porque sei que tenho um problema mas os medico do meu convenio, não me ajudam…

Olá Maria,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Sem avaliação não podemos dar uma orientação. Nesse caso ideal buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Bom dia, minha filha está super confiante e feliz da vida que descobriu quem tem este distúrbio do TDAH, tomou ritalina e sentiu se Tamaravilhosamente bem.
Cera vez li um artigo públicado sobre psiquiatria que fala que todo ser humano possui um grau de demência, porém uns amenos e outros em grande escala, aquilo me despertou uma luz em ver o ser humano como sendo muito problema e cheios de problemas.
Eu sempre fui impaciente, temperamental, impulsivo e incontrolável, não aceito ordens e regras ou seja antisocial, mas muito inteligente.
Vejo tudo isso como sendo a personalidade da pessoa, do indivíduo e não um problema ou doença, nós nascemos com uma identidade única e pessoal ou do contrário seríamos um monte de cordeirinhos indo.para o abate, me destaquei profissionalmente muito novo e fiz carreira como líder na minha área de atuação profissão.
Leio muitoooo e de tudo, já pesquisei sobre Albert Einstein, Tesla, gosto muito de neurociência adimiro a inteligência humana, suas capacidades e virtudes.
A criação e evolução humana ainda está em andamento, vivemos um mundo tecnológico e cheio de afazeres, nosso cérebro não e capaz de tudo ao mesmo tempo, mas ele é grande consumidor de energia, desta forma precisamos de boa alimentação, hidratação e horas de descanso com uma boa noite de sono, nossos olhos são feitos para descansar noturnamente como as galinhas fazem indo para puleiro ao entardecer.
Só que nós temos a energia elétrica para nós mantermos ativos até quando queremos ou suportamos, aí desrregula nosso relógio biológico.
Os jovens inconsequentes, usam muitas drogas em geral, bebidas alcoólicas, energéticos, pronto a bomba está feita para uma catástrofe humana, precisamos dormir corretamente, viver Naturalmente, não conviver com luzes brancas a noite, sair de eletrônicos, ler e se alimentar corretamente e exercitar o corpo, queimar calorias, a vida é breve e não devemos ficar preocupados com certos transtornos porque o ser humano caça com as próprias mãos e se. Contas que a maioria das famílias são desestabilizadas culturalmente e emocionalmente, desta forma transmite se também às próximas gerações, uma decadência.
O cabo da enxada e roça no sol é a solução pra todos os males da humanidade.
Energia elétrica é o mal da humanidade.

Olá Sérgio, tudo bem?

Bom dia! Obrigado por compartilhar sua perspectiva. É importante lembrar que cada indivíduo é único e tem sua própria personalidade e características. O TDAH não é apenas uma questão de personalidade, mas sim um transtorno neuropsiquiátrico que pode afetar significativamente a qualidade de vida e o funcionamento diário de uma pessoa.

Embora a alimentação, hidratação, sono e exercício físico possam ter um impacto positivo na saúde mental e bem-estar, é importante lembrar que o tratamento adequado para transtornos psiquiátricos pode incluir medicamentos, terapia comportamental, terapia ocupacional e outros tratamentos especializados. O tratamento adequado pode ajudar a minimizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa.

Além disso, é importante lembrar que o estigma em torno dos transtornos psiquiátricos pode levar a uma falta de compreensão e aceitação por parte da sociedade. A educação e a conscientização sobre essas questões são fundamentais para mudar as atitudes e ajudar as pessoas a obter o suporte e tratamento necessários.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *