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Psicomotricidade na Educação Infantil

Vocês saberiam explicar qual a importância da psicomotricidade na fase escolar de seu filho? Essa palavra representa a base para que a criança se desenvolva em diferentes aspectos, sendo que todos eles são indispensáveis para qualquer pessoa.
A psicomotricidade é uma ciência que procura estabelecer a conexão entre três partes determinantes na vida de todos nós: emocional, físico e cognitivo. A busca por esse equilíbrio torna possível o aprendizado pedagógico, além das diversas situações internas e externas ao indivíduo.

Quais são as partes da psicomotricidade?

Para esclarecer definitivamente o significado desse termo, vamos a uma explicação sucinta, mas bastante informativa, acerca da psicomotricidade. Com o objetivo de fixar esse conceito de vez, resolvemos separar a palavra em partes.
Psi: pode-se dizer que esse pedaço refere-se ao aspecto emocional da pessoa; está ligado ao sentimento da criança.
Co: a sílaba de agora faz referência à cognição, ao processamento das informações recebidas por todos nós.
Motriz: a ideia de movimento e força está nessa parcela, representando um dos itens mais importantes para o desenvolvimento do pequeno.
Idade: etapa de vida de todos nós.
A partir dessa junção, pode-se perceber o tamanho do impacto que esse conjunto simboliza no progresso de uma criança, um jovem, um adulto e um idoso. Vejam abaixo o que a psicomotricidade e a educação infantil representam na vida do estudante.

Desenvolvendo habilidades psicomotoras na fase escolar

Após a breve explicação acima, fica mais fácil conceber o papel que essa ciência desempenha no dia a dia de um aluno em idade de alfabetização, além de outras descobertas pertinentes à infância.
A educação infantil é responsável pela formação, estruturação e estimulação da criança. As diversas etapas na vida de um aluno são essenciais para que o estudante consiga desenvolver habilidades que sejam ligadas ao percurso acadêmico.
A função da escola, associada ao aspecto psicomotricista, revela-se, então, como fundamental no crescimento do pequeno; seja pelo lado cognitivo, emocional ou físico.
Psicomotricidade na educação infantil: o passo a passo da criança
A contribuição da psicomotricidade no cotidiano do estudante está na busca pela realização de atividades adequadas em cada etapa vivenciada pelo por ele. A importância do viés psicomotricista na educação infantil pode ser visto também nas habilidades, devidamente trabalhadas em um tempo correto.

Otimizando aspectos

Se essas práticas não forem treinadas na fase adequada, as crianças podem aprendê-las posteriormente, mas sem a mesma intensidade que seria na idade ideal. A psicomotricidade significa, então, a otimização de aptidões da criança nas três áreas já mencionadas (emocional, cognitiva e física).

O ambiente escolar

O convívio com os demais coleguinhas contribui de maneira significativa na vida do pequeno, uma vez que ele estará em um espaço completamente propício para o aprendizado e aperfeiçoamento de suas habilidades psicomotoras.

O auxílio à psicomotricidade infantil

Os educadores representam peças indispensáveis ao desenvolvimento das crianças. No entanto, existe o psicomotricista e o psicopedagogo. Ambos são especialistas que podem contribuir de forma ampla e significativa nesse processo de descoberta e aprendizagem infantil.

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PEPI Psicomotricidade na Educação Infantil

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7 respostas em “Psicomotricidade na Educação Infantil”

No momento nao posso fazer o curso. Mas me interessei muito. É reconhecido pelo MEC. É válido para concursos. Gostaria de receber informações dos cursos que vocês tem. Obrigada

Boa noite! É a própria Luciana Brites a autora dos artigos deste site? Utilizo muito eles para um projeto de pesquisa que estou fazendo para a faculdade, mas na síntese que faço das informações do artigo não tenho a oportunidade de citar o nome do autor porque aqui não acho quem é o autor. Alguém poderia me ajudar nisso?
Obrigada!

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