Voltar

Atividades lúdicas na Psicomotricidade

O desenvolvimento de uma criança depende muito do trabalho realizado com a psicomotricidade. Para reforçar ainda mais a importância de todo esse processo, as atividades lúdicas funcionam como um complemento de peso.
As tarefas têm o objetivo de treinar as habilidades dos pequenos por meio de brincadeiras que podem ser realizadas individualmente ou em grupo. Nenhuma delas tem restrição prévia, exceto em casos isolados orientados por médicos.

Ideal para escola e para casa

É interessante que o educador, em sala de aula, saiba identificar a real necessidade do aluno para oferecê-lo a atividade que mais combine com seu perfil. Além disso, os pais da criança também podem usar o espaço livre em casa para aplicar alguns desses trabalhinhos que vão ajudar a criança em seu progresso e, claro, promover diversão.

Lembrando as coordenações

Antes de oferecer a atividade, a dica é lembrar que existe a coordenação motora ampla e a fina. Ambas são de extrema importância para o desenvolvimento de todos nós.
Para o pequeno, inclusive, é imprescindível que ele aprenda e treine suas habilidades em um tempo adequado. Sendo assim, crie tarefas que tenham a intenção de auxiliar a psicomotricidade infantil e contribuir com o dia a dia da criança. Veja abaixo algumas dicas:

Atividades que promovem a coordenação motora fina

Contornando o círculo:
Em uma folha de papel deverá conter o desenho, cuja missão do aluno será o contorno do círculo priorizando a margem. É válido ressaltar que as primeiras tentativas podem ser difíceis para o pequeno, por isso o educador precisará de um tempo maior para se dedicar às explicações.
Passa anel:
Aquela clássica brincadeira da nossa infância pode ser usada nos dias atuais. Além de divertida, ela também auxilia a criança a trabalhar os músculos da região e a utilização correta dos dedos. O material pode ser uma borracha pequena e que se assemelhe a um anel.
Brincando de padeiro
Com a utilização de massinhas, cada aluno deve fazer um pão bem bonito para mostrar aos coleguinhas. A intenção é trabalhar o movimento das mãos ao enrolar, apertar e puxar o objeto.

Atividades que promovem a coordenação motora ampla

Pulando a cobra:

Todos os alunos terão de pular a cobra e sem deixar que a corda esbarre, estimulando-os a saltar e a trabalhar também o equilíbrio.
Amarelinha:
Sim, uma das brincadeiras mais conhecidas em todo o mundo é um auxílio e tanto no desenvolvimento da psicomotricidade. Sem contra-indicação, a amarelinha é excelente para otimizar a coordenação dos pequenos.
Perseguindo pegadas coloridas
O processo é parecido com a amarelinha, mas desta vez a criança terá que colocar seus pés em cada uma das pegadas disponibilizadas na sala de aula. Além de pisar, o professor pode perguntar ao aluno qual são as cores dos objetos.

Orientação com especialistas

Caso pais e professores tenham alguma dúvida sobre qual tarefa utilizar, a maneira mais eficaz de encontrar a resposta é por meio de uma conversa com especialistas em psicomotricidade. O importante é não deixar ninguém de fora e promover muita diversão às crianças.
 
Já pensou aprender profundamente as Técnicas Psicomotoras que podem otimizar o Desenvolvimento Infantil de uma maneira Lúdica, Encantadora e Eficaz? Em um curso online completo a Lu Brites te ensina tudo sobre Psicomotricidade com fundamentação científica e de forma prática e simplificada.
PEPI Atividades lúdicas na Psicomotricidade

Você também pode se interessar...

15 respostas em “Atividades lúdicas na Psicomotricidade”

Bom dia!!
Gostaria de sugestões de como desenvolver atividades escrita com uma criança autista com o grau severo 3.
Obrigada

sou estudando do curso de Pedagogia e preciso desenvolver um jogo relacionado a psicomotricidade. Gostaria de saber se é possível em uma única atividade alcançar o público do ensino infantil e ensino médio? Desde já agradeço

Olá, desejo montar uma sala de psicomotricidade. Sou pedagoga, não tenho curso de psicopedagogia e gostaria de ideias. Dicas para eu poder oferecer um espaço lúdico e próprio para trabalhar com as crianças.
E se conhecem sites ou lojas que vendam os materiais.
Desde já agradeço;
Isabela.
OBS: sou do Rio de Janeiro.

Olá Geane ,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos
Facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber
Instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial
Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos
Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo
Instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo
Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *