Voltar

Como conduzir os problemas no desenvolvimento cognitivo

Vocês, leitores, já tiveram a oportunidade de obter informações sobre desenvolvimento cognitivo em outros artigos produzidos pela Neurosaber. Diante de muitos pedidos, resolvemos falar hoje sobre as formas existentes que visam à condução dos problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes.
Pais, fiquem atentos, pois as sugestões a seguir podem ajudá-los imensamente, inclusive na conversa com os profissionais que acompanham o caso de seus filhos, entre outros detalhes que fazem toda a diferença.

O que é desenvolvimento cognitivo?

Antes de tudo, vale ressaltar do que isso se trata. Cognição é o ato de processar informações. A finalidade é perceber, integrar, compreender e responder adequadamente aos estímulos do ambiente. Isso, principalmente, levando o indivíduo a pensar e avaliar como cumprir uma tarefa ou uma atividade social.
Importante salientar que para processar, torna-se necessário o envolvimento de várias regiões cerebrais, as quais abrigam determinadas funções que, conjuntamente, expressam uma habilidade específica.
Além disso, estas partes devem estar íntegras, maduras de acordo com a idade e se interconectarem adequadamente. Tudo isso para que haja uma boa resposta do cérebro aos estímulos do ambiente e, por extensão, a concretização da aprendizagem e evolução adaptativa para novas aprendizagens.
O desenvolvimento cognitivo é o aprimoramento dessas habilidades, cuja evolução constante tende a propiciar uma vida de autonomia à pessoa. Por isso é importante trabalhá-la e ficar atento a algum sinal que denote algum atraso.

Como conduzir os problemas existentes na cognição?

É imprescindível que se saiba quais são eles e como podem impactar na vida de uma pessoa, por exemplo. Muitos ainda não sabem, mas há diversos transtornos incluídos no bojo dos problemas de desenvolvimento cognitivo e que precisam de uma atenção maior frente à eficácia dos tratamentos disponíveis. Vejam abaixo quais os principais casos:

Primeiramente, a melhor maneira de tratar essas condições é procurando auxílio profissional. Somente especialistas são os mais habilitados para propor uma intervenção que seja eficaz para as necessidades da criança e do adolescente.
Outro passo é estabelecer uma comunicação com a escolha do menor e disponibilizar algum procedimento que possa ajudá-lo a driblar as dificuldades encontradas durante a vida acadêmica. O contato com educadores é essencial, além de ser realmente um diferencial.
Em casa, a família pode ser uma aliada de peso a partir do momento em que os integrantes do lar proporcionem aos pequenos as condições de promover sua autonomia naquilo que exige um maior esforço para que seja aprendido, por exemplo. No entanto, deve-se afirmar que isso só é possível devido a uma rotina acompanhada por terapeutas.

Por que o diagnóstico precoce é importante?

Quando os problemas são identificados precocemente, a situação abre espaço para correções e soluções interventivas, cuja finalidade é a de induzir a construção de competências que, sem esse auxílio, não seria possível se estabelecer sem a devida estimulação. Portanto, diante de algum sinal, não deixe de procurar ajuda especializada.
PROTEA Como conduzir os problemas no desenvolvimento cognitivo

Você também pode se interessar...

9 respostas em “Como conduzir os problemas no desenvolvimento cognitivo”

Gostei muito das informações que foram passadas, estou lidando com um diagnóstico de déficit cognitivo, e confesso que estou em pânico, não sei como lidar com esta situação. Ninguém sonha isso para um filho.

Ana tenho uma filha ….sofro muito por ela …. Me encontro perdida não vejo grupos de ajuda para quem déficit cognitivo

Oi Daniela! Tudo Bem !
Tenho 52 anos e descobri recentemente que tenho défict cognitivo e ao que tudo indica uma de minhas filhas também tem o mesmo problema. Realmente é uma dor terrível pensar que ela pode passar pelos mesmos problemas que ja passei e passo. Mas a pergunta é como conseguir ajuda?

Olá José,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso.
De qualquer forma,temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Estou adorando ,amo os conteúdos da neuro saber,só não tenho condições de comprar os cursos,mas acompanho sempre que posso as live com lu.
É uma equipe maravilhosa e sábia.Tenho aprendido muito com a neuro saber .
Sou professora prestadora de escola pública.
Leciono no fundamental 1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *