Voltar

Síndromes Neurológicas e Aprendizagem: como assistir estas crianças e adolescentes na escola

O ambiente escolar guarda inúmeros desafios para educadores e outros profissionais da área da educação. A jornada de todos eles é pautada em lidar com crianças e adolescentes com o perfil mais diversificado possível. Isso inclui as síndromes neurológicas e de aprendizagem.

A adaptação escolar: um desafio para ambas as partes

Quando se fala em adaptar o espaço escolar, muitas pessoas pensam que essa mudança se trata apenas de alterar alguma parte da estrutura do prédio da instituição a fim de acomodar melhor os alunos. Essa ideia não está completamente errada, mas é preciso olhar essa prática de maneira mais ampla.
Ao promover a adaptação, a escola está disposta também a direcionar suas atividades curriculares à acessibilidade dos estudantes que convivem com alguma deficiência. Nesse caso, as síndromes que afetam o aspecto neurológico e a aprendizagem.
É importante que o corpo pedagógico saiba como propor esse currículo às crianças e adolescentes de forma que tais adaptações não tragam nenhuma perda ao conteúdo. A grade curricular deve ser flexível e proporcionar o atendimento às necessidades pedagógicas de cada aluno.

O que pode acontecer no processo escolar?

Durante os primeiros anos da escolarização, o aluno pode manifestar algumas dificuldades no aprendizado da leitura, da escrita e dos cálculos. No entanto, é preciso tomar muito cuidado quando se tenta entender o motivo dessa situação da criança. Isso deve ser dito, pois esses déficits são divididos em dois grupos tipos:
– Dificuldades escolares – ligados aos problemas de ordem e origem pedagógica;
-Distúrbios de aprendizagem – relacionados às disfunções no sistema nervoso central, “caracterizada por uma falha no processo de aquisição ou desenvolvimento das habilidades escolares”.

TDAH e dislexia: o desafio para aprender

Não é novidade o fato de haver alunos com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a Dislexia. Ambos têm em comum a origem neurológica e o funcionamento comprometido dos circuitos cerebrais.
Contudo, existe uma diferença crucial entre eles. O TDAH pode prejudicar a vida da criança e do adolescente, estendendo as consequências para a fase adulta. A Dislexia, por sua vez, é caracterizada como um transtorno de aprendizagem impossibilitando o indivíduo de ligar o som às letras.

Como fazer para atrair o aluno com TDAH ao conteúdo pedagógico?

O educador pode incluí-lo nos exemplos das explicações dadas em sala. Tudo isso sem causar constrangimento no estudante, mas em situações em que a turma esteja inteirada. Outra dica é estabelecer uma comunicação constante com o aluno e fazer pequenas paradas para saber se a criança/jovem está compreendendo a matéria. A localização das carteiras também é um detalhe importante. Evite deixá-lo próximo a janelas ou qualquer outro lugar que tire sua atenção.

Como lidar com a aprendizagem do estudante com dislexia?

É preciso que o aluno esteja em acompanhamento com profissionais (fonoaudiólogos, por exemplo) para que seu desenvolvimento seja trabalhado de forma profissional e eficaz. A escola pode fazer a parte dela com a utilização de jogos que incentivem a leitura da criança e do adolescente, tais como: Ararumo e EduPaint. Além disso, as escolas podem oferecer outros dispositivos eletrônicos para estimular a aprendizagem da leitura.

Diagnóstico

É importante que o tratamento seja multidisciplinar, pois tanto o TDAH quanto a Dislexia, entre outras síndromes, necessitam de acompanhamento amplo devido a diversidade de quadros neurológicos apresentados.
 
Anuncios_site_-_Cursos_NeuroSaber_TDAH Síndromes Neurológicas e Aprendizagem: como assistir estas crianças e adolescentes na escola

Você também pode se interessar...

3 respostas em “Síndromes Neurológicas e Aprendizagem: como assistir estas crianças e adolescentes na escola”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *