Voltar

Atividades funcionais estimulam a coordenação e equilíbrio?

Vocês sabem o que estimula a coordenação e o equilíbrio de uma criança? Bom, talvez a primeira coisa que venha à mente são aquelas tarefas guardadas na lembrança, como as clássicas brincadeiras: jogar bola, correr, montar bloquinhos, pular corda. Enfim, existe uma série de exercícios que podem ser dados tanto na escola quanto em casa; com colegas de sala ou sozinho. O importante é não ficar parado.

O que são atividades funcionais?

As atividades funcionais se constituem basicamente como um conjunto de ações trabalhadas e orientadas por um profissional de fisioterapia ou educação física acerca do condicionamento do corpo. Devemos ressaltar que essas atividades servem para prevenir ou recuperar lesões em determinadas partes., além de estimular o desenvolvimento muscular, etc.
Diferente das brincadeiras que remontam a nossa infância, as aulas contendo atividades funcionais para crianças podem envolver as seguintes etapas: salto, agachamento e brincadeiras com bolas; tudo de uma maneira lúdica, a fim de entreter os pequenos.

Coordenação e equilíbrio na infância

A coordenação e o equilíbrio são essenciais para a vida de qualquer indivíduo. Habilidades precoces como a preensão, por exemplo, são essenciais para que o bebê consiga descobrir os objetos por meio do toque.
Entre os 4 e 6 anos, a criança já está um pouco maior. Sendo assim, os baixinhos já começam a treinar a coordenação motora.
Segundo um levantamento feito pelo Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACMS), todos os indivíduos a partir dos 2 anos de idade já podem desenvolver pelo menos 30 minutos de atividades físicas que variam de moderadas a intensa. A frequência não é pré-estabelecida, mas é aconselhável que tais tarefas sejam realizadas com alguma regularidade.

Movimento: descobertas gradativas

No entanto, vale dizer que nessa fase os pequenos praticam movimentos do corpo de maneira isolada (apenas os pés, apenas as mãos). Importante ressaltar que é justamente neste período que ocorre o começo do interesse por brincadeiras envolvendo mais rapidez e dinamismo entre os pequenos.
Benefícios das atividades funcionais para a criança
A prática de atividades funcionais possibilita o desenvolvimento da coordenação e o equilíbrio de seu filho. Vejam quais são:
– Melhora da postura e favorecimento do crescimento;
– Fortalecimento dos músculos;
– Maior domínio das habilidades motoras;
– Controle da coordenação e equilíbrio;
– Orientação espacial;
– Outros.

Atividades funcionais e psicomotricidade

No caso da psicomotricidade, o fisioterapeuta e o educador físico devem contar com o auxílio de uma psicomotricista. A especialista entende de todas as etapas que devem e precisam ser tomadas acerca dos exercícios para essa finalidade. Esses profissionais podem trabalhar em conjunto.
Os exercícios funcionais são voltados para diversas demandas. Entretanto, no caso da psicomotricidade, a indicação deve partir do terapeuta que avalia o caso da criança. A aplicação das técnicas varia de acordo com a necessidade de cada paciente.

Importante saber

As atividades funcionais promovem benefícios além da coordenação e o equilíbrio. Essas tarefas orientadas são excelentes também para o rendimento escolar e o combate à obesidade.
 
PEPI Atividades funcionais estimulam a coordenação e equilíbrio?

Você também pode se interessar...

6 respostas em “Atividades funcionais estimulam a coordenação e equilíbrio?”

Olá Jeferson, tudo bem?

Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)

Solange,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *