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Avaliação do desenvolvimento na primeira infância: por que fazer?

A primeira infância é uma etapa importante para o estabelecimento de determinadas habilidades fundamentais da criança. Esta fase é caracterizada pelo início de uma série de comportamentos e interação com o ambiente em que ela está inserida. A avaliação do desenvolvimento se revela um passo importante para vida do pequeno e de sua família.

Escola: lugar para socializar

Embora a família seja o primeiro contato da criança com a sociedade, é inegável que a escola exerce um papel primordial na socialização de uma pessoa. Diante de atividades, desafios e do próprio convívio do dia a dia, o pequeno passa a desenvolver habilidades imprescindíveis para sua vida. A linguagem e a cognição são um dos principais pontos a serem trabalhados nesse período.
É sempre válido ressaltar que o ambiente escolar promove também a construção de relações afetivas, o começo da autonomia em determinadas funções, a psicomotricidade e outras inúmeras possibilidades que devem ser acompanhadas por profissionais capacitados.
Uma vez que a primeira infância é o momento em que os pequenos passam a estabelecer as bases para o desenvolvimento emocional, intelectual e moral; nota-se uma urgência de um acompanhamento que enfoque a criança e seus desafios.

Sobre a avaliação do desenvolvimento na primeira infância

Dada a importância das primeiras habilidades desempenhadas e aprendidas pelas crianças, nota-se o quão necessária é a avaliação do desenvolvimento. Afinal, é indispensável que pedagogos, psicopedagogos e educadores estabeleçam diretrizes para analisar e observar a forma a qual as crianças de desenvolvem.
Além disso, o caráter de urgência para essa prática está no fato de o desenvolvimento pessoal e social dos pequenos abranger aptidões necessárias acerca da compreensão de seus sentimentos. Isso também contribui para a interação com outras pessoas e até mesmo para fortalecer seu senso de pertencimento a um determinado grupo social.
Deve-se considerar o fato de que a criança, sobretudo na primeira infância, deve ter todas as suas necessidades sociais e psicológicas atendidas. Isso impulsiona comportamentos saudáveis: relações de confiança com adultos, respeito por sua própria individualidade, interação com seus pares, oportunidade de aprendizado, entre outros fatores.
PEPI-1024x171 Avaliação do desenvolvimento na primeira infância: por que fazer?

Desenvolvimento da psicomotricidade

Dentre os tópicos que não devem ser esquecidos na avaliação do desenvolvimento está o aspecto psicomotor.
Avaliar e trabalhar a psicomotricidade é essencial para ajudar a criança de uma maneira bem ampla:
Induzir a capacidade de percepção por meio do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal;
Motivar as crianças na descoberta de suas expressões, além de impulsionar a ação criativa e da emoção;
Estabelecer a consciência e o respeito ao espaço de outras pessoas;
Estimular a coordenação motora de acordo com o objetivo desejado da criança; coordenação motora fina e grossa;
Reforçar a valorização da autoestima e da identidade própria;
Desenvolver a capacidade sensorial em relação ao ambiente externo;
Induzir a confiança em si mesma (na criança);
 

Links consultados:

https://neurosaber.com.br/o-que-e-psicomotricidade/
CRÓ, Maria de Lurdes. PINHO, Ana Mafalda. A primeira infância e a avaliação do desenvolvimento pessoal e social. Revista Iberoamericana de Educación. Acesso em: 24 de ago. 2018.
 
luciana-brites-psicopedagoga-1024x268 Avaliação do desenvolvimento na primeira infância: por que fazer?
 
 

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4 respostas em “Avaliação do desenvolvimento na primeira infância: por que fazer?”

Olá Francisca , é muito importante avaliação porque através dela você identifica o desenvolvimento da criança e suas dificuldades , onde se pode trabalhar para pleno desenvolvimento do aluno levando em considerações que atrasos no desenvolvimento na primeira infância pode prejudicar esse indivíduo para resto de sua vida .

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