Voltar

Qual a importância de teorias na prática pedagógica?

Por acaso você já imaginou a prática pedagógica sem um embasamento teórico? Certamente que isso seria uma loucura, pois cada educador agiria de acordo com suas concepções acerca do ensinamento. Além disso, as metodologias adotadas poderiam não surtir o efeito esperado, deixando muitos alunos no meio do caminho.
As teorias vêm ao encontro de observações que marcaram o mundo da educação. O que seria da prática pedagógica sem o arcabouço teórico de Jean Piaget, Lev Vygostsky e Henry Wallon (indispensáveis no estudo das teorias do desenvolvimento)? Enfim, há muitos outros nomes que contribuem para isso. Veja mais o porquê da importância dessa base para a educação.

Entendendo as teorias na prática pedagógica

Para que servem os pensamentos dos teóricos na práxis educacional? A resposta é a seguinte: os professores precisam entender as diferentes concepções sobre a aprendizagem. Além disso, outro benefício que a base teórica proporciona ao educador é o poder de buscar a compreensão da prática pedagógica vigente de maneira que ela consiga ser observada, estudada e modificada pelos agentes (professores, educadores), caso seja necessário.
Importante ressaltar que quando há a aproximação da teoria e a prática, os educadores se veem diante de novas possibilidades que visam ao surgimento de novas práticas de ensino. Essa adequação é imprescindível para uma assimilação mais efetiva por parte dos alunos.

Teorias para induzir o conhecimento

A prática pedagógica eficaz é resultado de uma abordagem teórica muito rica, ocasionada por uma pesquisa gradativa e pela aplicação de determinados conceitos no dia a dia do educador.
É interessante salientar que o educador só pode ensinar de fato depois de obter o conhecimento necessário para passar a seus alunos. O estudo e o embasamento nas várias teorias da educação e do desenvolvimento dão origem a essa habilidade de conhecer e transmitir os conteúdos por meio de métodos e técnicas que visam ao aprendizado do aluno.
PEPI-1024x171 Qual a importância de teorias na prática pedagógica?

Distinção entre a teoria e a prática pedagógica

Embora um não exista sem o outro, é importante salientar que a separação entre a teoria e a prática se faz necessária. Isso se explica pela compreensão que professores devem ter do aspecto teórico e, a partir disso, dar condições de estabelecer o seu fazer pedagógico.
Isso significa, por exemplo, buscar no embasamento teórico as diretrizes ideais para o ensino, mas sem se desvencilhar das condições impostas pela realidade de cada escola ou região. Usa-se a teoria e sua aplicabilidade de acordo com o que é possível no cotidiano do aluno, do educador e da  instituição.

Teorias que abrem novas perspectivas

Vale salientar que quando um educador compreende o aspecto teórico e usa isso para a aplicação na prática pedagógica com seus alunos, a possibilidade de, a partir disso, promover a transformação necessária é enorme. Educar por meio de fundamentações é essencial para formarmos cidadãos esclarecidos e incutir neles a consciência de seu lugar no mundo.
 

luciana-brites-psicopedagoga-1024x268 Qual a importância de teorias na prática pedagógica?

Você também pode se interessar...

6 respostas em “Qual a importância de teorias na prática pedagógica?”

sou professora de Educação Especial..trabalho na APAE…e estes artigos me ajudam muito…no meu cotidiano….e também para repensar a minha prática pedagógica…

Como professora, posso afirmar que a teoria muitas vezes não anda de mãos dadas com a prática, na teoria tudo finciona, mas na prática muitas vezes os alunos não estão receptivos para sua aplicação, frustrando as aulas e os planejamentos para as mesmas.
Nessa nova fase em que estamos que é digital, os discentes tem ansia por modernidade deixando nosso trabalho prático e escrito obsoleto. Esse imediatismo, que os alunos possuem, de querer aprender rápido nos proporciona alguns minutos de suas atenções, logo cansam e a aula por vezes se torna chata, conforme os mesmos relatam. Pesquisas, novas práticas sempre devem ser pesquisadas para auxiliar a aplicação da teoria. Agradeço pelas abordagens feitas para nos auxiliar.

Gostei imenso desta página, trás bons resultados da preocupação. Visitarem várias vezes para me capacitar.

Olá Assifo, tudo bem?

Ficamos feliz em saber que você gostou da página e encontrou informações úteis aqui. Estamos sempre trabalhando para fornecer informações precisas e confiáveis para ajudar nossos seguidores a se capacitarem em diversos assuntos. Fique à vontade para visitar a página sempre que precisar de orientação ou ajuda em qualquer área. Estamos sempre à disposição para ajudá-lo.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *