Voltar

Dificuldade em coordenação motora tem relação com o TDAH?

Estudos realizados ao longo dos anos comprovaram a existência de comorbidades no TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Elas são várias, como vocês já presenciaram em nossos artigos. No entanto, o assunto de hoje vai dar enfoque a uma situação de forma específica: a dificuldade de coordenação motora em crianças com TDAH. Muita gente tem dúvidas sobre alguma proximidade entre o TDAH e o domínio que uma criança pode ter em seu próprio movimento.

Desvendando a relação entre TDAH e a coordenação motora

Afinal, existe alguma ligação entre eles? A resposta é sim. O TDAH afeta o desenvolvimento psicomotor da criança, sobretudo as seguintes áreas: o Equilíbrio, a Noção Espaço-temporal e o Esquema Corporal. Nesses casos de comorbidades no TDAH, o terapeuta procura trabalhar todos os métodos para diminuir os déficits que são observados nos pequenos.
 
Anuncios_site_-_Cursos_NeuroSaber_TDAH-1024x171 Dificuldade em coordenação motora tem relação com o TDAH?

A psicomotricidade e o exercício dos movimentos

Dentro das opções para se tratar as comorbidades no TDAH, a psicomotricidade é excelente por ser responsável no trabalho de algumas funções primordiais para o desenvolvimento da criança, são elas: praxia fina, praxia global (estas duas ligadas à coordenação motora); além da lateralização e orientação espaço-temporal.

Características do TDAH: relembrando algumas informações

O TDAH é caracterizado por quadros como a hiperatividade, a desorganização, a agitação, a falta de atenção, a impulsividade, entre outros. A estimativa é que o transtorno atinja de 3% a 6% das crianças em todo o mundo. É importante salientar que o TDAH não tem cura, mas existem tratamentos que procuram amenizar de forma considerável os efeitos da síndrome.
Além disso, grande parte das pessoas com TDAH costuma ter a criatividade e a inteligência aflorada. No entanto, muitas delas tiram notas baixas no período escolar devido a pouca consistência em atividades que precisam de maior concentração ou até mesmo pelo aspecto impulsivo.

Links consultados:

https://neurosaber.com.br/principais-sintomas-que-indicam-o-tdah/
https://neurosaber.com.br/qual-o-objetivo-da-psicomotricidade-na-educacao/
 
Blog_neurosaber_-_Dr_Clay_Brites Dificuldade em coordenação motora tem relação com o TDAH?

Você também pode se interessar...

4 respostas em “Dificuldade em coordenação motora tem relação com o TDAH?”

Prezado Dr. Brites,
estou conhecendo o site de vocês nesse momento e gostaria de saber se existe alguma área, aqui, onde há sugestões, referências bibliográficas das mais básicas às mais complexas como indicação para nós. Atuo na educação e sinto necessidades de outras leituras, voltadas para neuro em especial.
Obrigada por este espaço deveras importante e parabéns pelo conteúdo!

Olá Fabíola , acesse nosso site e perfil no Facebook tem muitas informações e artigos poderá contribuir com sua prática pedagógica .

Olá Monique, tudo bem?

Sim, existem várias bibliografias relacionadas a atividades para crianças com TDAH.
A senhora pode informar-se melhor através do email [email protected]

Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *