Voltar

5 dicas de como trabalhar a Coordenação Motora Fina?

A coordenação motora fina é aquela que possibilita o movimento das mãos. Para esclarecer ainda mais, podemos afirmar que esse conjunto de prática está ligado a habilidades como recortar, pintar, desenhar, apertar, bater palminhas. Enfim, tudo aquilo que está intrinsecamente relacionado à ação das mãos.
Treinar a capacidade dos pequenos é o segredo
Importante ressaltar que a escrita (algo extremamente complexo para nosso cérebro) está submetida à coordenação motora fina. Isso mostra como é imprescindível o treinamento das crianças logo na primeira infância. Claro, com todas as etapas que correspondam à idade de cada um.
Diante do exposto, vale ressaltar também que o trabalho com esse conjunto de habilidades corresponde à função de colocar em prática algumas competências fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, a saber: a atenção, a sustentabilidade dessa atenção, a sequência, a memória e a imitação.
O que os estudos dizem?
A prova de que a coordenação motora fina é algo que deve ser levado a sério está fundamentada em estudos. Várias pesquisas mostraram o caso de crianças, em fase de alfabetização, que são colocadas e expostas ao uso de lápis ou giz de cera. Elas apresentaram muito mais ativação neurológica quando foram comparadas àquelas que utilizavam mais o tablet.
Isso mostra como o movimento das mãos (mais incentivado pelo uso do lápis) foi determinante para estimular competências e demonstrar maior efetividade; afinal, a preensão (uma dessas habilidades) é exercida com mais precisão na escrita ou no desenho feito pelo lápis.
Quais são as tarefas que auxiliam a coordenação motora fina?
– Massinha: um objeto que praticamente todos nós já brincamos um dia, a massinha é ideal para as crianças, pois elas podem manuseá-la, apertar, fazer bolinhas; promover movimentos de sobe e desce com os dedinhos; utilizar força na mãozinha que o pequeno tiver mais domínio.
Lembre-se: é importante que as crianças fiquem sob a supervisão de um adulto, pois o risco de levar o material à boca é considerável.
– Papel: uma tarefa simples e que proporciona muitos benefícios é o ato de amassar papel e fazer bolas; ou, então, encher uma meia. Nessa prática, as crianças movimentam as mãos e exercitam a coordenação motora fina. Ao longo de seu desenvolvimento, a habilidade vai se aperfeiçoando, o que torna o pequeno mais seguro no manuseio de objetos e no próprio controle das mãos. Além disso, vale salientar que rasgar papel faz com que o pequeno trabalhe movimentos simultâneos e alternados.
– Fios e barbantes: essa tarefa é muito interessante, pois ela induz a criança pegar algum objeto e dar um uso a ele. A dica é a seguinte: separe macarrão (cru) para que os pequenos brinquem de fazer colar, pulseirinhas e outros itens que estimularão também a criatividade na hora de botar a imaginação para funcionar. As crianças adoram.
– Pintura: os pequenos podem fazer seus desenhos à base de tinta com a mão, com pinceis, com esponjas. Enfim, há uma série de possibilidades que podem otimizar a coordenação motora de seus filhos.
– Dobraduras simples: elas incentivam a coordenação motora e são bastante prazerosas para as crianças. Importante salientar que o exercício prático é indispensável para melhorar a capacidade dessa movimentação com as mãos.
PEPI 5 dicas de como trabalhar a Coordenação Motora Fina?
Como estimular as crianças?
O papel da escola é primordial nesse contato com os objetos e o que eles podem proporcionar para a coordenação motora fina das crianças. Com o acompanhamento de pedagogos e educadores, os pequenos podem ser induzidos a práticas fundamentais para o desenvolvimento.
No entanto, o ambiente doméstico também é ideal para treinar os pequenos nessa função. A dica é ficar sempre de olho para que tudo corra bem e sem o risco de seus filhos engolirem algum objeto. De qualquer maneira, a coordenação motora fina deve ser exercitada.
 
luciana-brites-psicopedagoga 5 dicas de como trabalhar a Coordenação Motora Fina?
 

Você também pode se interessar...

10 respostas em “5 dicas de como trabalhar a Coordenação Motora Fina?”

Gostei muito e gostaria de continuar recebendo modelos de aulas para pessoas com deficiência intelectual e autismo. Mais especificamente, adolescentes . Obrigada

OLÁ BETHY
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos
Facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber
Instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial
Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos
Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo
Instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo
Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

Bom dia, gostei muito do conteúdo, clareou muito as dúvidas que eu tinha. Gostaria de obter mais informações.

Sou professora de uma criança de 7 anos que ao nascer teve um AVC e hj tem muitos compronetimentos- não anda direito- não fala bem- não escreve- enfim é um garotinho lindo. Preciso muito de ajuda. Ele não se concentra.

Olá Elza, tudo bem?

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Solange,
Equipe NeuroSaber 💙

Adorei o conteudo, muito obrigada por disponibiliar conteudo muito lmportante para o desenvolvimento dos nossos pequenos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *