Voltar

Quais são os sinais precoces de Deficiência Intelectual?

Nossos leitores sempre enviam perguntas e relatos acerca da Deficiência Intelectual. São pais, mães e profissionais que buscam sempre conhecimento do assunto para lidarem com algum ente querido, paciente/aluno ou obter informações que possibilitarão recursos e condições adequadas. Uma das dúvidas sobre a DI é quais são os sinais precoces do distúrbio.
Que indicações são essas?
É interessante notar que embora cada indivíduo seja único, existe uma série de características inerentes a determinadas fases da vida. Na adolescência, por exemplo, os questionamentos são absolutamente comuns. Já na infância, sobretudo em sua primeira fase, as crianças costumam mostrar afeição a algumas atividades que trabalham o aspecto lúdico.
Sendo assim, os pequenos utilizam objetos que induzem a curiosidade. Tudo isso é levado não só para seu convívio no ambiente familiar, mas na escola também. O espaço escolar é o local em que a Deficiência Intelectual começa a ficar mais evidente, tendo em vista que a criança começará a se diferenciar em alguns quesitos em relação aos demais colegas.
Enquanto os alunos que não apresentam a condição manifestam interesse em todas as tarefas e descobertas; os pequenos que convivem com a Deficiência Intelectual passam a não ficar tão inteirados acerca dos mesmos estímulos. Os principais pontos são os seguintes:

  • Pouca interação com os colegas e com a professora;
  • Dificuldade para identificar letras, desenvolver a fala de maneira satisfatória (a comunicação é uma das faculdades afetadas);
  • Dificuldade em coordenação motora (grossa e fina);
  • Dificuldade em se adaptar aos mais variados ambientes;
  • Falta de interesse pelas atividades dadas em sala de aula;
  • Quando a criança perde ou esquece o que já havia aprendido (e demonstrado habilidade);
    Outros.

Como pode ser definida a Deficiência Intelectual?
Vale relembrar que a DI é caracterizada pelo déficit no funcionamento cognitivo da criança. Ela afeta algumas habilidades importantes do pequeno, podendo interferir principalmente em funções cruciais, como a autonomia da pessoa. Por isso a intervenção é sempre fundamental.
Existe uma causa única para a Deficiência Intelectual?
Não, o que podemos afirmar é que a Deficiência Intelectual tem origem em aspectos multifatoriais. Isso significa que um ou dois fatores podem ser a causa da condição diagnosticada pelo especialista. Embora haja várias causas, é prudente dizer que a Deficiência Intelectual é originada em grande parte pelo aspecto genético.
Há alguma maneira de se evitar a Deficiência Intelectual?
Mesmo que pesquisas já tenham evidenciado que a condição tenha causas genéticas, é inegável que algumas atitudes podem diminuir o risco de bebês nascerem com a Deficiência Intelectual. Uma dessas ações é evitar a exposição a alimentos ou qualquer objeto ricos em mercúrio. Entretanto, vale lembrar que essa recomendação é indicada principalmente para gestantes, uma vez que o mercúrio é prejudicial ao feto.
Durante a amamentação é aconselhável que a mãe não consuma peixes rico em mercúrio, assim também como a criança após o nascimento até que ela atinja uma determinada idade que não ofereça mais riscos a ela.
Seguir as orientações dos profissionais e consultar o pediatra de seu filho regularmente são outras maneiras exemplares de garantir a saúde da criança. No entanto, há que se ressaltar o fato de os casos citados acima serem aplicados somente àqueles pacientes que não tiveram o diagnóstico ao nascer.
PROTEA Quais são os sinais precoces de Deficiência Intelectual?
O diagnóstico da Deficiência Intelectual
É sempre importante ressaltar a presença de um especialista para fornecer o diagnóstico diante de uma avaliação adequada. Além disso, o acompanhamento feito por uma equipe multidisciplinar é um ponto que não deve ser descartado. Os profissionais tendem a propor intervenções que visarão ao desenvolvimento de aspectos que precisam ser trabalhados.
 
Blog_neurosaber_-_Dr_Clay_Brites Quais são os sinais precoces de Deficiência Intelectual?
 

Você também pode se interessar...

9 respostas em “Quais são os sinais precoces de Deficiência Intelectual?”

Qual o caminho para identificação da deficiência intelectual/ DID e seu nível? Qual especialista é recomendado para disgnóstico? Pois já levei ao neurologista, porém não demonstraram interesse e preocupação,orientando que estava tudo bem. Porém percebo a dificuldade e pontos semelhantes aos descritos no artigo.

Bom dia Meu nome é cleusa minha filha é intelectual só que preciso saber o geral é ela tem que fazer um exame que se fala em inglês ñ vou mencionar pois ñ consigo falar como consigo esse exame aguardo um resposta

Oi tenho 32 anos desde pequeno tenho dificuldade em aprender matemática contas até básicas raciocínio lógicos nunca fui ao médico buscar tratamento na escola os colegas de classe sempre me zoavam tbm tenho dificuldade na fala .

Eu sou a Mariana tenho deficiência de intelectual tenho necessidades especiais mas consegui aprender a ler só não sei matemática faço tratamento pelo sus gostei muito do seu texto tenho todas as dificuldades que você citou mas graças a deus melhorei bastante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *