Voltar

Quais são os tipos de TDAH?

Quando falamos em TDAH, o que vem à mente? Uma criança agitada e que não obedece aos avisos? É preciso rever o conceito trabalhado aí, pois o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade não é constituído de apenas uma característica ou tipo, por exemplo.
A informação acerca das tipologias e dos sintomas é fundamental para que os pais consigam identificá-los. Mas não somente os adultos que convivem com a criança, os educadores também têm um papel extremamente decisivo nesse processo. Afinal, os professores estão no dia a dia do pequeno e podem notar como se dão alguns aspectos da infância, vide interação social.
Os acompanhantes também são determinantes nessa observação acerca do comportamento do pequeno. As babás estão diariamente por perto e podem notificar os pais quanto a ocorrência de alguma situação que suscite uma análise mais aprofundada.

Quais são os tipos de TDAH?

É importante que os pais da criança tenham em mente que o TDAH está muito longe de ser um traço comportamental de seu filho (ou filha). Na verdade, ocorre o contrário: o comportamento apresentado, seja ele hiperativo ou desatento, é o resultado da existência do transtorno em questão.
A comunidade científica trabalha há algum tempo com a divisão das tipologias existentes de TDAH. Veja quais são elas abaixo:

– TDAH tipo desatento

Aqui podemos definir que esta categoria é marcada pela desatenção da criança na escola, em casa e na execução de determinadas tarefas que exijam concentração, por exemplo. Porém, a situação não é só essa. Importante salientar que o tipo desatento tem também as seguintes características:
– Dificuldade na percepção quanto à passagem de tempo,
– Dispersão em tarefas que exigem grande concentração,
– Distração acentuada (de forma que atrapalhe até mesmo o rendimento escolar).

– TDAH tipo combinado

No TDAH combinado os pacientes costumam manifestar tanto os sintomas de déficit de atenção e também de hiperatividade. É interessante salientar que essa tipologia tende a facilitar a identificação dos sinais apresentados pelas crianças. Sendo assim, os pequenos e os adolescentes podem alternar ora desatento ora hiperativo.
Em casos assim, os pais têm grandes chances de procurar por equipes de especialistas (médicos e não médicos) mais cedo do que aqueles que não demonstram os sinais de forma tão fácil. Interessante ressaltar que os responsáveis pela criança fazem isso quando percebem que seus filhos apresentam determinados comportamentos e, de fato, eis aí um passo importante para que o tratamento comece de maneira precoce.

Quais são os sintomas mais comuns?

É preciso conhecer pelo menos os principais sinais que a criança demonstra nas situações existentes dentro do TDAH. No entanto, vocês verão abaixo o que ocorre nas tipologias do desatento ou combinado.
Desatento
– Nesse caso, vale dizer que a criança costuma demonstrar uma grande timidez. Além disso, ela não faz muitos questionamentos e não termina aquilo que havia começado;
– O aluno não dá trabalho na escola;
– No entanto, o pequeno pode ter uma dificuldade considerável para se concentrar em algumas situações como aulas, palestras ou leituras (geralmente, as pessoas que vivem com o TDAH tipo desatento não terminam de ler um livro). Ou então só o fazem quando o assunto desperta total interesse;
– A distração também é muito comum em conversas.
– A pessoa nessa situação costuma também se distrair com qualquer estímulo externo;
– A criança, jovem ou adulto com esse tipo mostra dificuldade de se organizar, tanto com objetos de seu cotidiano como a própria noção de tempo (os dias, as horas, etc.).
Combinado                                       
A criança não consegue aguardar a sua vez (de falar, brincar, etc.)
– Inquietude;
– Geralmente estabelecem uma relação conturbada com as pessoas (seja no ambiente doméstico ou na escola);
– Reincidentes nos próprios erros (costumam não aprender com as falhas, etc.)
Tratamento
É imprescindível que os pais da criança procurem por um acompanhamento que conte com a presença de especialistas. Essa proximidade com os profissionais é fundamental para a aplicação de intervenções.
 
Blog_neurosaber_-_Dr_Clay_Brites Quais são os tipos de TDAH?
 

Você também pode se interessar...

12 respostas em “Quais são os tipos de TDAH?”

Estou já a dois anos buscando profissionais pra ajudar meu filho a entender seu comportamento que começou na pré escola hoje ele está na 1 série onde as crises de intensificaram no primeiro semestre deste ano aí depois da avaliação da neuropsicóloga fui indicada pro neuro , na ansiedade e desespero fui em dois do convênio e no caps aqui são Paulo, do convênio diagnósticou TOD já do caps infantil TDAH não sei como ajudar meu filho continuo sem rumo, e por conta das medicações obtei em ficar com a Ritalina do caps onde na escola teve uma melhorada de 50% no resto do dia está a mesmas coisas , por favor uma orientação.

Olá Andréa ,
tudo bem? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões.

Descobri aos 50 anos sobre o TDAH. No meu caso sou desatenta. E tenho discalculia não fui diagnosticada por profissional ainda. Descobri pesquisando sozinha e conversando com pessoas que foram diagnosticadas. Sofri e ainda sofro. Porém me cobro menos agora. Atualmente tenho 52 anos.

Olá Luciana, tudo bem?

Lamento ouvir que você tenha passado por dificuldades devido ao TDAH e à discalculia ao longo da sua vida.

Além disso, considerar a possibilidade de buscar ajuda profissional pode ser benéfico para receber orientações específicas e estratégias personalizadas para lidar com as suas necessidades. Um médico, psicólogo ou psiquiatra especializado em TDAH pode realizar uma avaliação e recomendar tratamentos adequados, como terapia comportamental, medicamentos ou uma combinação de ambos, dependendo do seu caso.

Com paciência, autocompaixão e apoio adequado, você pode encontrar maneiras de gerenciar suas dificuldades e aproveitar melhor sua vida.

Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙 

Meu filho tem 8 Anor foi diagnosticado com TDAH impulsivo, a médica dele passou Ritalina a cerca de 1 ano, porém o remédio desenvolveu nele um monte de tiks, como raspação na garganta, barulhos com a boca, e o pior foi que ele desenvolveu um monte de espasmos com o pescoço, fica jogando para trás, o médico passou Avansse, mais intensificou, ae agora ele parou com todos, o médico passou fenergam para tentar desintoxicar, para ver se reverte os tiks, só que o desenvolvimento dele na escola já esta caindo por conta disto, os amigos dele ja estão estranhando, se tiverem alguma dica de como me ajudar agradeço muito.

Será que ele não tem síndrome de tourette?!meu filho tem e desenvolveu com 9 anos é algo genética e normalmente quem tem síndrome de tourette tem TDAH as vezes o que aconteceu com seu filho é que ele desenvolveu primeiro os sintomas da TDAH e depois da Síndrome de tourette,procure uma nova opinião médica

Olá, Simone

É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando! 💙

Webster,
EquipeNeuroSaber.

entrei aqui pra pesquisar sobre TDAH e me identifiquei com tudo do tipo desatendo e com parte do outro tipo, com medo agorakkkkkk

Olá!

O diagnóstico e acompanhamento requerem avaliação interdisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria.

Um NeuroAbraço!

Webster – Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *