Voltar

Crianças ativas se desenvolvem melhor

Qualquer pessoa que já viu crianças em um parquinho sabe que a maioria é fisicamente ativa e adora se movimentar. 

Mas o que pode não estar aparente é que subir ao topo de um escorregador ou balançar nas barras pode ajudar a levar as crianças a uma vida inteira de atividades.

À medida que envelhecem, pode ser um desafio para as crianças ter atividades diárias suficientes. Mas crianças ativas se desenvolvem melhor, e vamos falar mais sobre isso neste artigo.

A importância do desenvolvimento da psicomotricidade

Tanto quando as crianças estão em casa quanto quando estão sob cuidados, os pais são incentivados a considerar como os adultos estão apoiando o desenvolvimento físico das crianças.

A importância do desenvolvimento da psicomotricidade na primeira infância não deve ser negligenciada. As conexões cerebrais e as vias neurais formadas antes dos cinco anos de idade estabelecem as bases de como o cérebro se desenvolverá ao longo da vida.

Isso não se aplica apenas às áreas de desenvolvimento social, emocional e cognitiva (ou “ domínios ”), mas também ao físico. Há um forte apoio para a atividade física nos primeiros anos , e os pesquisadores relataram que o tempo gasto neste período crítico de desenvolvimento com foco no desenvolvimento físico por meio da atividade física e brincadeiras ativas traz muitos benefícios .

Fisicamente, isso inclui coordenação aprimorada e níveis mais elevados de condicionamento físico. Socialmente, isso significa melhor cooperação e compartilhamento com outras pessoas. Emocionalmente, isso significa uma melhor gestão das emoções e do comportamento geral.

Crianças pequenas que estão regularmente envolvidas em atividades físicas também demonstram benefícios cognitivos, incluindo maior atenção, resolução de problemas e persistência nas tarefas.

A pesquisa mostrou que fornecer atividade física e brincadeiras ativas nos primeiros anos se relaciona positivamente com a habilidade motora, níveis de aptidão e atividade física na adolescência e depois. Todos eles têm relações positivas com a saúde e o bem-estar geral.

Benefícios de ser ativo

Quando as crianças são ativas, seus corpos podem fazer as coisas que desejam e precisam que façam. Porque? Porque o exercício regular oferece estes benefícios:

  • músculos e ossos fortes
  • peso saudável
  • redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2
  • melhor dormir
  • uma visão melhor da vida
  • Crianças fisicamente ativas também são mais propensas a serem motivadas, focadas e bem-sucedidas na escola. E o domínio das habilidades físicas aumenta a confiança em todas as idades.

O que motiva as crianças?

Portanto, há muito a ganhar com a atividade física regular, mas como você incentiva as crianças a fazê-lo? As três chaves são:

Escolhendo as atividades certas para a idade de uma criança

Se você não fizer isso, a criança pode ficar entediada e frustrada. Oferecendo às crianças muitas oportunidades de serem ativas: as crianças precisam que os pais tornem as atividades mais fáceis, fornecendo equipamentos, inscrevendo-os em aulas ou equipes esportivas e levando-os a playgrounds e outros locais ativos.

Mantendo o foco na diversão

As crianças não farão algo de que não gostam. Quando as crianças gostam de uma atividade, elas querem fazer mais dela. 

Praticar uma habilidade – seja nadar ou andar de triciclo – melhora suas habilidades e os ajuda a se sentirem realizados, especialmente quando o esforço é notado e elogiado. Esses bons sentimentos muitas vezes fazem com que as crianças queiram continuar a atividade e até mesmo experimentar outras.

Atividades Adequadas à Idade

A melhor maneira de as crianças praticarem atividade física é incorporando a atividade física em sua rotina diária. 

Crianças e pré – escolares devem brincar ativamente várias vezes ao dia. Crianças de 6 a 17 anos devem fazer 60 minutos ou mais de atividade física diariamente. Isso pode incluir jogos grátis em casa, tempo ativo na escola e participação em aulas ou esportes organizados.

Conselhos com base na idade

Pré-escolares 

Os pré- escolares precisam de brincadeiras e exercícios que os ajudem a continuar a desenvolver habilidades motoras importantes – chutar ou arremessar uma bola, brincar de pega-pega ou seguir o líder, pular em um pé, andar de triciclo ou bicicleta com rodinhas ou correr em pistas de obstáculos.

Embora algumas ligas esportivas possam ser abertas a crianças a partir dos 4 anos, esportes coletivos organizados não são recomendados até que eles sejam um pouco mais velhos. 

Crianças em idade pré-escolar não conseguem entender regras complexas e muitas vezes não têm a capacidade de atenção, as habilidades e a coordenação necessárias para praticar esportes. Em vez de jogar em equipe, eles podem desenvolver habilidades fundamentais.

Em idade escolar 

Com as crianças em idade escolar passando mais tempo em frente às telas, o desafio para os pais é ajudá-los a encontrar atividades físicas de que gostam e se sentirem bem-sucedidos em fazer. 

Isso pode variar de esportes tradicionais como beisebol e basquete a artes marciais, ciclismo, caminhadas e jogos ao ar livre.

À medida que as crianças aprendem habilidades básicas e regras simples nos primeiros anos de idade escolar, pode haver apenas alguns destaques atléticos. 

À medida que as crianças crescem, as diferenças de capacidade e personalidade tornam-se mais aparentes. O nível de comprometimento e interesse geralmente está associado à capacidade, e é por isso que é importante encontrar a atividade certa para seu filho. As agendas começam a ficar ocupadas nesses anos, mas não se esqueça de reservar um tempo para brincar gratuitamente.

Adolescentes

Os adolescentes têm muitas opções quando se trata de ser ativo – de esportes escolares a interesses extracurriculares, como ioga ou skate. 

É uma boa ideia ter um plano de exercícios, já que muitas vezes ele precisa ser imprensado entre a escola e outros compromissos.

Faça o que puder para tornar mais fácil para seu filho se exercitar, fornecendo transporte e o equipamento ou equipamento necessário (incluindo roupas de ginástica). 

Em alguns casos, as roupas e os sapatos certos podem ajudar um adolescente tímido a se sentir confortável para andar de bicicleta ou ir à academia.

Dessa forma, contribui positivamente para as estruturas corporais (ossos, músculos e nervos) e cognitivas. Isso mostra que o corpo e o cérebro estão ligados.

Aquelas que ficam mais expostas às atividades físicas, simples ou mais intensas, também estão aprimorando aspectos cognitivos. 

Segundo especialistas, isso acontece porque para a realização dos movimentos exige-se da pessoa atenção, memória, planejamento e sequenciação.

A criança é estimulada globalmente, tanto nos aspectos biológicos, como cardiovascular, como também fazendo delas mais ágeis e desenvolvendo melhor habilidades sociais e cognitivas.

Quer saber mais sobre isso? Então continue aqui e assista esse vídeo!

Referências

BARNETT, Lisa M.; SALMON, Jo; HESKETH, Kylie D. More active pre-school children have better motor competence at school starting age: an observational cohort study. BMC Public Health, v. 16, n. 1, p. 1-8, 2016. Disponível em <https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-016-3742-1> Acesso em 04 OUT 2021.

Você também pode se interessar...

4 respostas em “Crianças ativas se desenvolvem melhor”

Esse conteúdo veio de encontro com a minha realidade. Trabalho com Jardim lll e amo realizar brincadeiras de correr como dorme cutia, o gato e o rato, vamos passear entre outras pois vejo que as criancas desenvolvem melhor as atividades proposta em sala. As vezes preocupo quando elas começam a correr mas ao mesmo tempo imagino não seria uma creche com crianças paradas. O mais importante é desenvoltura deles.

Exelente artigo,que bom saber que as atividades físicas em sala de aula estão relacionadas com a aprendizagem pois percebi que desenvolve outras áreas do cérebro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *