Voltar

Entenda o que é o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD)

Quem nunca se deparou com uma criança que discute por qualquer coisa? Ou que não assume seus erros ou responsabilidades por falhas? Você sabia que isso pode ser TOD?

Certamente, essas crianças costumam ficar bravas com seus colegas ou sua família de maneira que a cada situação se torna difícil convencê-las.

Se você conhece uma criança assim, provavelmente ela tem Transtorno Opositivo-Desafiador. Vamos saber mais sobre isso?

Entenda o quadro que leva ao TOD:

Ou seja, uma criança com essas características de comportamento pode ter um quadro com dificuldades de tempo e de avaliação para analisar regras e opiniões e intolerância às frustrações.

Portanto, levando a reações agressivas, intempestivas, sem qualquer controle emocional. Sendo assim, essas crianças costumam ser discriminadas, perdem oportunidades e desfazem círculos de amizades.

Além disso, não é raro elas sofrem bullying e serem retiradas de eventos sociais e de programações da escola devido ao seu comportamento difícil. Em alguns casos, os pais evitam sair ou passear com elas e muitas vezes as deixam com parentes ou em casa. Entre os irmãos, são mal falados e mais criticados pelos pais.

As características do TOD podem aparecer em qualquer momento da vida, mas é mais comum entre os 6 e 12 anos

No entanto, a ligação com TDAH é frequente (50% dos casos), deve ser observada em todas as crianças. Ou seja, para que as ações sejam tomadas, para prevenir problemas de aprendizagem e baixo rendimento escolar.

Além disso, o ambiente doméstico costuma ser difícil, pois os pais discutem quanto ao modo de educar e conduzir a criança e de como estabelecer limites. Porém, evidências mostram que existem fatores genéticos e neurofisiológicos predispondo o seu desenvolvimento.

Por isso, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), publicado pela American Psychiatric Association, lista os critérios para o diagnóstico de TDO. Além disso, os pontos do DSM-5 incluem questões emocionais e comportamentais que duram pelo menos seis meses.

Então, como funciona o Humor zangado e irritável?

  • Frequentemente e facilmente perde a paciência
  • É frequentemente sensível e facilmente incomodado pelos outros
  • Muitas vezes fica com raiva e ressentido

Mas e o comportamento argumentativo e desafiador?

  • Discute com adultos ou pessoas em posição de autoridade
  • Desafia ativamente ou se recusa a obedecer às solicitações ou regras dos adultos
  • Irrita ou perturba as pessoas
  • Culpa os outros por seus erros ou mau comportamento

Vingança:

  • Muitas vezes é rancoroso ou vingativo
  • Demonstra comportamento rancoroso ou vingativo pelo menos duas vezes nos últimos seis meses

TOD pode variar em gravidade:

  • Suave: Ou seja, as características ocorrem apenas em um ambiente, como apenas em casa, escola, trabalho ou com colegas.
  • Moderado: Portanto, algumas características ocorrem em pelo menos duas configurações.
  • Forte: Em resumo, algumas características ocorrem em três ou mais configurações.

Para algumas crianças, as características podem ser vistas inicialmente apenas em casa, mas com o tempo estendem-se a outros ambientes, como escola e amigos.

Tratamento:

Sendo assim, o tratamento do TOD é multidisciplinar e depende de três eixos: medicação, psicoterapia comportamental e suporte escolar.

Portanto, a medicação auxilia em boa parte dos pacientes e melhora a de humor frente às frustrações.

Por outro lado, a psicoterapia deve centrar em mudanças comportamentais na família com medidas de manejo educacional (dar bons exemplos, dialogar com a criança). Também ter paciência ao falar, explicar o motivo das ordens dadas, etc.

Além disso, em relação ao suporte escolar, deve-se oferecer apoio, reforço e abertura para uma conversa. Pois esta liberdade melhora o aluno opositor quanto às regras escolares e as livra de coisas más.

Então, para você entender melhor sobre o Transtorno Opositivo Desafiador, assista esse vídeo com o Dr. Clay:

Você também pode se interessar...

304 respostas em “Entenda o que é o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD)”

Boa tarde!
Consta que o TOD pode ter uma relação com aspectos neurofisiológicos! Em que áreas cerebrais estaria mais ativadas ou menos ativadas nestas crianças? O neurotransmissor responsável seria o aumento dos níveis de cortisol?

Eu tenho um neto de três anos que estamos tentando descobrir se ele tem TOD, pelo que li sobre este problema, tudo indica que sim

Eu sou Karollinne Stella Brito de Andrade mãe do Victor Emanuel Brito de Andrade que tem TDHA e TOD.

Vejo na experiência ,que muitos o nível de cortisol seja dentro da normalidade, portanto descarto essa hipótese.

Olá… vi sua resposta no instituto Neuro Saber. POde entrar em contato comigo? Eu preferia por whats 27 999860094 mas se não puder, pode ser por e-mail. Como descobriu TOD em seu filho com 1 ano?

Olá Maria, tudo bem? É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Maradja,
Equipe NeuroSaber 💙

Vc pode dizer o que vc notou de diferente, tenho um sobrinho de dois anos parece TOD com autismo mais não sei se devo falar

Meu filho tem 10 anos e hoje foi diagnosticado com TOD , des de pequeno apresentou irritabilidade , nervosismo , e agora ele me enfrenta ,não gosta de receber ordens não faz seus afazeres e bate muito no irmão mais novo de chegar inforcar ele . Quebra tudo que tem inclusive televisão, copos etc.. o médico disse que possivelmente tem tbem hiperatividade, mas vai tratar primeiro o TOD . Ele passou um medicamento chamado risperidon. Esse remédio seria o ideal?

Oi Bruna! Eu tenho 14 anos e aos 7 fui diagnosticada com TOD e TOC. Tomo esse remédio há mais de 5 anos e deu muito certo pra mim. Caso vc ache que para seu filho não está resolvendo, conversa de novo com o psiquiatra! 🙂

Meu filho de 5 anos toma esse medicamento. Em um mês, percebemos uma grande melhora.

Laura que linda você hoje conseguindo falar do seu tratamento e ajudar outras pessoas. Parabéns! Que Deus te abençoe!
Tenho um filho de 7 anos com tdah e TOD e sei que ele chegará nessa maturidade! Abraço!

Desculpe, mas me chamou mto atenção seu relato.
Seu filho de 10 anos tem acesso a celular com que frequência?

Oi Bruna meu filho tem 11 anos e desde os 7 anos ele é agressivo e desafiador mas só agora foi diagnosticado com TOD esta tomando sertralina e carbonato de lítio
Não esta sendo fácil mas sei que Deus está no controle

O meu tem laudo pra tdah, estamos com suspeita de tod e dislexia. Ele usa a quase 2 anos risperidona e ritalina. Mesmo assim é super agitado, ansioso
e nervoso

Alguém pode me ajudar, minha filha de 13 anos tem todas essas características do TOD, passa bullying desde a 2° série na escola, sempre uma sofrência e agora na adolescência tá mais difícil, com a teimosia, birras e rebeldia , ontem meu esposo teve que pegar o chinelo e ela fez um show de horrores, foi pra frente de casa se jogou no chão, gritava, se babava, chorava e se amolecia toda, eu chorei muito, o pai ficou muito triste! Ela faz acompanhamento psicológico, psiaquitrico toma sertralina, estuda em casa, e faz reforço escolar particular e por conta disso ela vive numa sofrência e nos dá família fazemos das tripas o coração pra ver ela e feliz, mas não estamos conseguindo…me ajudem será que estou no caminho certo?

Meu filho de 5 anos não obedece ordens, implica com o irmão, está sempre brigando, discutindo por tudo, tudo é do contra, já me ameaçou até de morte, já pegou pedra pra jogar no pai, eu e o pai estamos exaustos do comportamento dele, mas na escola as professores dizem que ele é ótimo, bem comportado, ele sempre foi muito inteligente a ponto de todos se admiraram da inteligência dele. Não quero pensar que meu bebê tem algum problema, as pessoas dizem que é fase, que vai passar, mas é desgastante o comportamento dele.

Olá Fabiana, tudo bem? Entendo que você esteja preocupada com o comportamento desafiador do seu filho. É normal que as crianças atravessem fases difíceis em seu desenvolvimento, mas se as atitudes dele estão causando preocupação e exaustão para você e seu marido, pode ser útil buscar algumas estratégias para lidar com essa situação.

Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:

Certifique-se de que você está se comunicando de forma clara e consistente com seu filho. Use uma linguagem simples e direta para que ele entenda as expectativas e regras.

Defina limites claros e consistentes para o comportamento dele. Explique quais são as consequências para comportamentos inadequados e siga com elas de forma consistente.

Quando seu filho se comportar bem, elogie e recompense-o com elogios, abraços ou outras formas de incentivo. Isso pode ajudá-lo a associar o bom comportamento com recompensas positivas.

Dedique um tempo especial para estar com seu filho, fazendo atividades que ele goste. Isso pode ajudar a fortalecer o vínculo entre vocês e reduzir comportamentos problemáticos que podem surgir por falta de atenção.

Ajude seu filho a desenvolver habilidades de comunicação e resolução de problemas para lidar com suas frustrações. Incentive-o a expressar seus sentimentos de maneira adequada e a encontrar soluções pacíficas para os conflitos.

Se as dificuldades persistirem e você sentir que o comportamento do seu filho está além do que você consegue lidar sozinho, considere buscar ajuda profissional. Um psicólogo infantil ou terapeuta familiar pode fornecer orientação e suporte adequados.

Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

Pare que li um texto escrito por mim mesma, excluindo a parte da ameaça e da pedra . Meu filho tem 8 anos e é exatamente assim que me sinto EXAUSTA, na escola me disseram que ele não tem dada e que é o mais inteligente. A professora me instruiu a leva lo no psicólogo, pois o problema dele é comportamental. Lendo a respeito do Tod vi que se enquadra perfeitamente ao meu filho, e só de imaginar que ele realmente precise ser medicado me dói tanto.

Meu filno tem 2 anos e 4 meses e acabou de ser diagnosticado com hiperatividade e TOD. Ele é extremamente opositor, não obedece comandos simples, quebra tudo, quebrou as paredes, bate nas crianças e na gente.. é muito frustrante.. Ninguém na minha familia quer ficar cuidando e ja foi devolvido da creche. Não conseguimos sair com ele na rua.. e quando saimos terminamos exaustos pois não respeita nada nem ninguém.
Foi encaminhado para psicóloga é medicado com Neuleptil. Vamos ver como reage, também foi encaminhado para nutricionista com suspeita de alergia ao leite.

Olá Larissa,
O tratamento do TOD visa modificar esses comportamentos que causam prejuízos na vida social e acadêmica das crianças e adolescentes. Na maioria das vezes, isso é feito através de técnicas de controle do comportamento e uma abordagem disciplinar com reforço dos comportamentos desejados.
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: NeuroSaber
Instagram: @neurosaberoficial
Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
Conheça também nossos Programas, cursos e NeuroPalestras: https://lp.neurosaber.com.br/neurosaber-cursos/
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá, tenho um sobrinho neto que tem esses comportamentos. Está passando com psicólogo, mas até agora não vi resultados satisfatórios.
Seria o caso de procurar uma segunda opinião?
Ele não aceita voz de comando, é sempre do contra, se irrita a ponto de ficar gritando sem parar, por muito tempo. Muitas vezes quer que aceitamos que ele quebre as coisas.
E até interfere na alimentação dele, tem dia que não quer comer nada.
Ah ele tem 4 anos, sabe me dizer se essas características podem ser de tod?

Sim, pois minha filha foi diagnosticado com TDAH e TOD aos 3 anos de idade e hoje ela tem 7 anos e vive no remédio mas não resolve mais pq o organismo já acostumou, sei lá. Só sei que passo muito sufoco com ela em casa e em sociedade

Meu filho tem 5anos é uma criança que fala ao extremo, nao compete com ninguém
para nao correr risco de perder, nunca aceita que está errado , as vezes vejo ele fazendo algo que nao pode, quando eu chamo atenção dele, ele “mente” e segura a mentira até o fim, quase não chora, mas quando coloco de castigo ou quando pega umas palmadas ele perde o fôlego, me responde sempre com palavras ofensiva e muito agitado, por outro lado é super inteligente, gosta de matemática, tem um vocabulário elevadíssimo apesar de está aprendendo a ler agora. Eu nunca levei ao profissional devido a falta de condicoes financeiras, eu sei q tem algo errado com ele, pq o pai dele tem TOC(mais nao faz tratamento) os meus outros 3 filhos são pessoas calma como eu.

Seu filho pode ter uma hipótese diagnóstica de autismo. Nunca em hipótese alguma bata nele pois poderá ter depressão futura. Tente potencializar seu filho como ser humano. A medicação adequada vai acalmar ele. Procure um neurologista.

Meu menino de 5 anos tbm tem uma inteligência acima da média, gosta demais de matemática faz cálculos altos e rápido de cabeça. Mas o comportamento dele na escola está extrapolando. Estamos iniciando consultas para saber se é tod. A psicóloga da escola de cara falou que é tod o médico tbm na primeira consulta já levantou suspeitas. Agora é aguardar todo o processo.

Oi Aurea Cintia! Eu quando criança tinha condições parecidas com seu filho. Aprendi a ler antes dos demais e desde muito pequena já tinha um vocabulário bastante elevado. Sempre tive facilidade na escola, mas por outro lado não me relacionava bem com os colegas… Tinha dificuldade pra fazer amigos e desafiava pais e professores. Fui diagnosticada com TOD e TOC, tbm tenho histórico de TOC na família. Mais tarde fui diagnosticada tbm com ansiedade. Mas pelo seu relato, o caso do seu filho pode ser várias coisas… autismo, hiperatividade… O melhor mesmo seria fazer um acompanhamento médico e terapêutico o quanto antes. Tente pelo SUS, ou busque profissionais que façam preço social… Leia tbm sobre o assunto, recomendo um livro muito bom sobre TOC chamado “o homem que não conseguia parar”… mas pesquise tbm na internet sobre outros transtornos, tente aprender sobre. Por favor, tente não tratar como se houvesse “algo de errado com ele”… as pessoas são diferentes mesmo e esses problemas tem tratamento. Não bata nele, tente ser paciente e explicar bem as coisas pra ele entender. Se você bater, ele vai parar de fazer ali na hora, mas não vai entender o erro, e aí vai errar outras vezes. Procure tratamento, é a melhor saída.

Poisé, você bate na criança
Vc que tem procurar melhorar, ainda mais pq sabe que seu filho precisa de ajuda

Eu desconfio que meu filho tenha TOD ou qualquer outra coisa e a professora dele me reforçou a suspeita

Fui criada apanhando e decidi que tenho que me reeducar, pra ajudar meu filho
Pq até no tom de voz que falo com ele
Vejo a diferença em como ele recebe e reage ao que digo a ele

E reforçando bater, ou dar PALMADINHAS DE AMOR é crime

Eu luto e vou continuar lutando
Pq estamos no século 21 e na maioria das vezes nossos problemas pisicologo são consequências da maneira que fomos criados

Se vc acha normal bater, o seu primeiro passo pra ajudar seu filho é aceitar que vc tá errada
E buscar outra maneira de lidar com ele, já que vc não tem condições financeiras pra procurar ajuda
Comece vc mesma a correr atrás de não acabar com o pisicologico do seu filho

Pq pra ele é muito difícil, tanto quanto é pra vc

Você descreveu meu filho. Ele tem 10 anos. Desde os 5 toma medicação. É na escola que acontece as piores crises..em casa eu consigo reverter..mas na escola, os profissionais não estão adaptados ou não conhecem sobre o Tod, acham q é birra, falta de educação. Agora ele tem crises de Pânico. E pesar das terapias fala direto que quer morrer. Não está facil

Olá, tenho um sobrinho neto que tem esses comportamentos. Está passando com psicólogo, mas até agora não vi resultados satisfatórios.
Seria o caso de procurar uma segunda opinião?
Ele não aceita voz de comando, é sempre do contra, se irrita a ponto de ficar gritando sem parar, por muito tempo. Muitas vezes quer que aceitamos que ele quebre as coisas.
E até interfere na alimentação dele, tem dia que não quer comer nada.
Ah ele tem 4 anos, sabe me dizer se essas características podem ser de tod?

Meu filho tem TOD notei isso dês dos 4 anos, ate deixava muito de castigo e ate batia nele, pois não sabia mais o que fazer, ate ele ir a escola, e me chamaram para conversar e leva-lo ao especialista, onde foi diagnosticado com TDO e bipolaridade, hoje tem 11 anos e ainda tomas seus medicamentos, mas esta muito diferente seu comportamento, mais ainda apresenta episódios.. Mas foi uma longa jornada de disciplina paciência, e muito companheirismo da escola, e de neuro e psicóloga que ate hoje frequenta. Espero ter ajudado. Abraços

Bom dia May kelly.tenho um filho de 15 anos muito parecido com o seu…podemos trocar watzap para podermos trocar experiências ?

Minha filha tem 9 anos,ela é uma excelente aluna,todas as crianças adoram ela,se dá muito bem com seus colegas de classe,só anti social com adultos, mais em casa é um pouco agressiva com com conosco, os pais,…Fico sem entender.

Queridas familias, nosso primogenito Leo tem 13 anos, diagnostico de TOD e TDAH. Ja vimos muitas familias sofrendo com o transtorno e a nossa propria familia que quase se desfez… para ajudar os pais, meu marido Rafael criou um canal no Youtube para dividir experiencias, erros e acertos! Contem conosco nessa caminhada! Canal: Rafa Ranali

Vou procurar…. Hoje foi a primeira vez que pesquisei por TOD e aço que meu filho se encaixa…. Tem crises de birra de fazer os vizinhos nos odiarem. Se dou um tapa, piora, pois ri e diz que não sabe o porquê de estar rindo….

Oi @lucianagomes me chamou a atenção o riso nervoso que disse que seu filho tem… o riso nervoso é uma resposta ao estresse; é algo independente da vontade da pessoa. O riso nervoso costuma envergonhar quem protagoniza a cena.
Espero ter ajudado! 😘

Oi Karen! Temos um filho de 10 anos que foi diagnosticado com TDAH aos 6 anos, usa medicação. Mas hoje vejo que os sintomas do TOD estão muito mais aparentes, causando irritação, brigas, conversas atravessadas, etc. Nossa família está fragilizada, os laços estão rompendo.

Estamos enfrentando muitos problemas também com meu netinho de 7 anos! Estamos sendo cobrados de mais pelos profissionais da das escolas que ele vem passando! Ja levaram o caso pra o Conselho tutelar por que ele é muito inteligente, mas não faz lição e é agressivo quando contrariado nos ajudem !

Karen, eu sigo o canal do seu marido…. é otimo…..
Já segui vários conselhos e fico feliz que tenha pessoas que compartilham suas experiencias para poder ajudar aos que precisam, nem que seja com palavras. Vdd beijo. Lila

Bom dia, você poderia indicar o link do canal de seu marido. Temos uma menina de doze anos e acho que ela pode ter desenvolvido TOD

Assistindo o vídeo do Rafa tenho absoluta certeza que meu neto realmente é portador do TOD os sintomas que foi falado se encaixa com ele eu me preocupo que essas crianças que tem esse tipo de problemas dificilmente consegue fazer amizades com outras crianças não são convidadas para festinhas . Eu me preocupo pois quer ser dominador e tem respostas muito rápido de descontrole.

Oi karen tenho uma filha de 13 anos e tudo que li e o que eu e meu marido vivenciamos no dia dia da minha filha ….preciso de ajuda ….eu ñ tenho vida social em família

Oi Lucineia. Procure ajuda na faculdade de medicina de Santo André. Aprender a lidar com essa dificuldades é extremamente importante para vc e para seu filho. Ele precisa passar por uma junta médica de especialista para fechar o laudo.

Eu acho que meus dois sobrinhos tem esse transtorno, e o mais preocupante é que eles vivem com pais ignorantes e sem paciência, o que faço? E tenho vergonha de falar com meu irmão sobre isso e em adiantaria pois ele não ouvi nem nossa pai, pura ignorância.

Bom dia
Trabalho com uma aluna do Ensino Fundamental II que tem TDAH e TOD, que chegou a mim e passou-me o problema, qvenho acompanhando claro, inclusive pedi Laudo médico que a mãe mesma ja disse que daria todas as informações, deixarei a vontade se quizer falar sobre o assunto.. W a aluna mesma se sentiu a vontade em conversar. Fiz uma leitura sobre o que esse transtorno, e já fiz cominicaf a Direção da escola, para possíveis orientações da mesma. Se puder me passar algum vídeo, sobre o assunto, agradeceria muito.

Obrigado!

SN. /RJ 2023.

Meu nome é Rosangela. Tenho um filho de 16 anos diagnóstico de TDHA + deficit de atenção e bipolar. Já trato dele desde os 4 anos. Mas com o tempo só vem piorando, me desafia, as dificuldades com a escola só aumentou. Diz que estuda por que é obrigado. Esconde resultados de notas baixa, mente muito, não aceita o não tem dixuldades com as matérias de exatas. Ele é acompanhado pelo neurologista e uma psicopedagoga toma dois remédios Venvance de 50 mg e Queropaz de 25mg. Já tomou outros como conserta ,ritalina e riss mas não estava adiantando. Agora com o Venvance comeu a emagrecer muito e a escola relata que continua disperso e ansioso e as notas uma montanha russa. Já não sei mais o que fazer e pensar. Ele fez um teste neuropsicológico que acusou o TDHA com Deficit de atenção e bipolar e transtorno de comorbidade e muitos prejuízos.na área cognitiva. Ele estuda em uma escola regular. Por favor me dêem uma opinião será que estou com a medicação correta? Será que falta algo?

Rosangela, penso que se não está havendo evolução satisfatória o tratamento deve ser revisto, converse com seu médico se esta medicação é a mais indicada e também com a Psicopedagoga, para ver onde estão os maiores prejuízos, se estão no âmbito acadêmico ou comportamental! Abraço e Obrigado!!

Oi, Rosângela, td bem? Eu tenho os msms transtornos, e fui exatamente como vc descreve seu filho. Também tomei esses remédios e eles não funcionaram tb (alguns já estão proibidos em vários países por conta de efeitos colaterias sérios). Só fui melhorar quando mudei as substâncias que tomava. Hj me encontro estável, mas acredite, já fiz muita besteira, principalmente qnd estava em depressão. Hoje estou tomando Lamotrigina e Valdoxan, que foram os que deram certo comigo. Lítio também ajudou. Também faço terapia há 5 anos e noto que me ajudou mt também. semana passada busquei meu diploma na faculdade. 😀 Meus professores do E.M nem acreditam que consegui me formar. Não desista do seu filho, e não deixe ele sem remédios, ok? Bjs e boa sorte!

Parabens pelo seu empenho e acredito que houvr ajuda da familia. Fico feliz em ver pessoas que apesar das dificuldades manteem a garra

Meu Deus, Lorena. Fiquei muito entusiasmada com o seu depoimento.
O meu nome é Ivone, ganhei de paraquedas um “sobrinho de 11 anos”, que ja era adotado pela irmã do meu marido. Ela faleceu e ele veio morar conosco. Foi diagnosticado com TOD. Pense no sofrimento de todos!
O depoimento da Rosângela reflete tudo o que sentimos.

Bom dia Ivone e demais mães. Eu também sou portador de TOD e atualmente estou com 20 anos. É importante que o filho de voces faça acompanhamento com psiquiatra e uma psicóloga, o que diminui consideravelmente o risco de abuso de drogas, cometimento de delitos e etc, em alguns casos os psiquiatras podem indicar medicações que deixarão os meninos apáticos, mas isso é normal e temporário pois existem alguns momentos em que estamos fora de controle. Vale ressaltar que com o amadurecimento da pessoa os sintomas devem se tornar menos frequentes, e não é por que são portadores disso que irão para um caminho ruim pois existem varias pessoas bem sucedidas que tem esse transtorno. Aos 20 anos eu tenho uma vida boa estudando e trabalhando.

Diego, tudo bem? Tenho um filho diagnosticado com TOD. Gostaria de manter contato com vc para tirar umas dúvidas. Estou bastante apreensiva. Desde já agradeço

Olá Diego, fico muito feliz e emocionada com seu depoimento. Tenho um filho de 9 anos diagnosticado com TOD. O tempo todo pensamos que algumas situações só se desenvolverão com amor, paciência, persistência e claro, com ajuda da equipe multidisciplinar…e é muito reconfortante saber que pessoas com essa condição conseguem ter uma vida adulta normal, feliz, produtiva e satisfatória. Seja sempre muito feliz e obrigada por compartilhar conosco sua experiência.

Boa tarde Diego! Foi de muita importância eu ler o seu comentário, muito me ajudou, meu filho TB foi diagnosticado com tod e sofro por muitas vezes perder a paciência, por as vezes ser grossa c meu filho e me acho uma nada por achar q n estou ajudando.

Que lindo depoimento, Lorena! Parabéns pelo esforço, parabéns pela formatura!
Tenho 40 anos e recentemente fui diagnosticada com TDAH, só agora pude entender e me cuidar pra conseguir fazer uma graduação até o fim, comecei pela sétima vez, só falta um semestre, mas dessa vez é diferente, sei das limitações e respeito minhas condições.

Obrigada por compartilhar sua experiência. É de grande importância saber que é possível superar as dificuldades e conseguir realizar seus sonhos como se formar na faculdade.

Que bom Lorena!
Fico feliz em ler seu relato
O desejo do meu coração e que todos encontre a saída para os transtornos causados por esses diagnósticos…
Acredito que o campo espiritual também ajuda muito…

Parabens pelo seu empenho Lorena e por dividir sua experiência conosco, que somos pais de crianças e adolescentes com a mesma condição e que estamos angustiados e procurando por respostas. Seja sempre muito feliz!

Lorena que linda você ajudando pessoas com a sua vivência. Parabéns pelo diploma! Mu filho tem 7 ano, com tdah e TOD é sei que essa maturidade é equilíbrio vão chegar pra ele. Um abraço e muito sucesso!

Boa tarde!! Rosangela, concordo com o comentário da colega Lorena e Luciana, que poderia rever os medicamentos ou até mesmo com a psiquiatria que é profissional da saúde mental/comportamental. Já tive experiência de paciente com os mesmos comportamentos e tomava também os medicamentos que vc citou e não tinha melhora!!! A família desesperada, cansada e sofrendo muito!!
Após avaliação psiquiatra foi medicamentado com outro psicofármaco, obtendo melhora muito significativa, tanto comportamental como acadêmica e simultaneamente a psicoterapia com técnicas de intervenção que contribuíram muito para melhora. Espero ter ajudado e se tiver interesse em conversar sobre a técnica psicoterápica, estarei a disposição ([email protected]). Att

Oi! Espero muito que vc consiga ver meu comentário. Super lhe indico um instagram @tdahpragentegrande
Dê uma olhada, tem muita dica!

Rosângela, hoje, 22/04/2020 estou vendo seu comentário sobre os problemas de seu filho. Se em 2016 ele estava com 16 anos, hoje estará com 20. Tenho um filho com 14 anos e ele tem exatamente os mesmos problemas que você relatou. Faz tratamento desde os 06 anos de idade, já passou por seis psicólogos e nenhum acertou, dois neurologistas, dois psiquiatras. Toma medicação mas a agressividade surge quando é contrariado. Gostaria de saber sua experiência com seu filho desde que você escreveu. Conseguiu melhoras ou não ? Se conseguiu o que foi feito ? Gostaria que me ajudasse pois eu e minha esposa não sabemos mais o que fazer.

Vivi uma situação parecida à sua com meu filho, chegamos ao fundo do poço por desespero de vê-lo a cada dia piorando seus comportamentos. Eu sempre buscando encontrar alternativas fora, medicamentos, terapias diversas, esportes p ajudar na disciplina e nada adiantou enquanto eu não joguei a toalha e demonstrei a ele o quanto ele era importante pra mim e tentei entendê-lo… assim consegui um acesso ao seu coração e devagar com mais clareza e tranquilidade fui identificando o q poderia o auxiliar, mas o crucial mesmo foi ele sentir q era amado e isso mudou tudo radicalmente. Sinta o ser humano q ele é! Não foque nos problemas q ele lhe traz. O q queremos ou idealizamos p os nossos filhos são idealizações nossas, não deles. Agir com compaixão lhe trará uma tranquilidade e com ela vc conseguirá sentir o momento certo p cada passo.

Muito lindo Glaucia! Esse é o caminho! Tenho um filho autista de 13 anos é sigo meu coração. Ele é um amor! Limitações todos temos, vamos nos ajudando , superando, é vamos evoluindo.

ADRIANA, EU TENHO MINHA SOHIA DE 11 ANOS DIAGNOSTICADA COM ASPERGER, MAS É MUITO CARINHOSA E INTELIGENTE, ELA FAZ TRATAMENTO DESDE OS 2 ANOS E HJ TÁ MUITO BEM, MAS PRECISA DE ALGUNS REPAROS AINDA…..CHEGAREMOS LÁ….BJ

oi td bem. olha acredito muito q esse tipo e outros como ja comprovado no autismo, aeja a falta de vitamina D. fazer uma alta dose de ataque e depois a manutencao ajudaria muito e acredito q a medio a longo prazo a cura. e a ocitocina durante as criaes. pesquise Protocolo Dr. Coimbra, ele tem facebook. e uma sumidade e devetia ganhar o maior premio da medicina. pesquise e estude, participe no grupo de vitamina d – Brasil, pesquoze aobre o Dr Coimbra, sobre a vitamina D. vale muito a pena.

Quanto a medicação não posso opinar.Como mãe te digo para não sobrecarregar a importância nos estudos, força- lo a corresponder aos padrões pré estabelecidos faz com que ele cada vez mais não o faça. De muito amor, de seu tempo para ele e tente descobrir o que ele gosta desenhar pintar tocar um instrumento cantar atuar nadar fazer esporte radical desafiando a ele mesmo, tenho filhos já adultos e quando eram pequenos não tínhamos conhecimento destas síndromes. Acredito que sim o amor transforma, lute pela qualidade de vida do seu filho e não pelo que a sociedade te impõe como” é assim que ele tem que set”

Tenho um filho de 4 anos com essas mesmas características. E ele tem sofrido na escola e o pior não é com os colegas é com a professora e com a direção da escola. Até suspensão ele já ganhou.O que faço??

Estou passando por isso,estou perdida,sempre desconfiei do comportamento da minha filha ,que agora está com 6 anos,pois tive outros filhos e nunca foram como ela,agora está ficando mais difícil mas não sei qual profissional procurar para fechar um diagnóstico.

Meu filho tem 5 anos, e estou passando pelo mesmo problema. mais agradeço a Deus por terem colocado uma escola que estão me apoiando e correndo atras de tratamento junto comigo, entrão oq vc esta precisando realmente é de apoio Escolar. ainda não sei oq meu filho tem, mais a escola esta me apoiando em tudo!

Meu filho tem 19anos teve dificuldades desde os 3 anos já fez tratamento com psicológica psicopedagógico neurologista psiquiatra tomou vários medicamentos mas nenhum médico fez um exame mais preciso.sofreu bule na escola foi roubado várias vezes .E tem muita dificuldade. social. sem as pessoas entender usam a inocência dele.para prejudicar. Esta preso foi usado por uma mulher. E já apresentei todos os laudos para a juíza e ela não absolve ele para o tratamento.

Lendo sobre o assunto, tive a certeza que meu marido sofre de TOD, pelo que seus pais disseram ele começou a ficar nervoso, dono da razão e todos os sintomas descritos acima, acabou que não tem amigos e nem a família gosta dele, irmãos país filhos… Eu já não aguento mais, acabamos por ficar isolados, ninguém nos visita, é muito triste mas ele
Não se acha com
Problema. Ainda dá pra reverter este quadro?!

da tempo sim, amiga. nunca e tarde para ser feliz.
busque tratamento para seu marido que ele com certeza ficará bom.
Os leigos geralmente não entendem os sintomas e acusam pessoas de teimosas, marrentas, mentirosas. Mas não perca sua fé e a medicina neurológica está bem avançada. Acredite na ciência e siga em frente.

Bom dia,tenho um filho de sete anos, que de uns tempos pra cá v apresentando após uma crise de ansiedade comportamento desafiador,agressividade acha que estamos contra ele quando tentamos conversar,ele mudou como da água para o vinho,ja era uma criança agitada mas agora está difícil de lidar pois não é apenas birra já que ele não fazia antes.Que profissional devemos procurar para fazer um diagnóstico?

Boa tarde!
Tenho um filho de 3 anos e 9 meses e a pouco mais de 1 mês foi diagnosticado TOD, por uma psiquiatra muito renomada da cidade onde moramos. Estou buscando uma terapia pois meu psicologo advertiu que enquanto eu e meu marido não falarmos a mesma língua, de nada vai adiantar os tratamentos. Gostaria de saber mais a respeito desse transtorno, preciso de mais conhecimento para aprender a lidar com meu filho e meu marido.

Meu filho tem 06 anos e já foi expulso de cinco escolas.
Hoje foi a quinta.
Estou desesperada e o choro e a depressão estão querendo tomar conta de mim. A minha força, é que eu sirvo a um Deus que não desiste de mim.
Meu filho toma medicação de SOS, mas não adianta.
Estou triste demais e minha vontade foi hoje bater nele, mas eu sempre me seguro.
Os desafios por parte dele, são constaNTES.
Preciso mudar de psiquiatra, pois este e a psicologa, não estão funcionando.
Ele começou com as crises, aos dois anos apenas, aonde veio a primeira expulsão.
O médico pediu que esperasse o tratamento, pois poderia se tratar apenas de uma birra normal de dois anos. Daí foi piorando…
Ele fez teste de QI e seu grau é bem elevado. Aprende tudo sozinho e aos quatro anos, já lia e escrevia. Hoje ele lê melhor do que muito adulto. soletra qualquer palavra.
O que será que é? O médico o detectou com TOD, mas já estou duvidando.
Ele é super comunicativo e todos o amam, mas… quando ele não aceital algo… ah… começa tudo!
São chutes, quebra tudo e daonde vem aquela força, que 4 homens não aguentam com ele? Essa semana ele levantou um banco de ferro maciço, que pesa uns 100kg. A diretora me ligggou correndo, mas quando eu cheguei, ele já tinha feito tudo que se pode imaginar. Hoje foi a ggota dágggua.
Estou triste, procurando alguma matéria que venha acabar com minha dúvida.
Não pagarei mais escola, ele irá para uma públca, se o aceitarem.
Gostaria de fazer parte de algum grupo de autoajuda sobre esse tema, para melhorar meu ânimo e minha frustação de não conseguir fazer o certo.
Algguém conhece no Rio de Ja eiro, uma escola que aceite de VERDADE, alunos assim?
Obrigada.
CMAN

Eu tenho um filho de 4 anos que tem os mesmo problemas. A escola publica ajuda muito pelo menos as que meu filho frequentou e frequenta eles ajudam muito correm atras de medico me ajudam muito mesmo

Tenho uma filha com o laudo de TEA faz To/Psicologa/Integração sensorial/Fono e todas profissionais relatam a dificuldade de sociabilidade pois quando ela entra na sala com as médicas chora muito fica incontrolável e eu nunca ouvir nenhuma falar de Tod e o comportamento dela se encaixa perfeitamente com o vídeo.

C. Aquiete seu coração.
Procure um colégio em Petrópolis/ISPA.
Vai ser um imensurável alívio.
Deus te guiará.

Isso ocorreu em 2017 e o garoto já foi expulso de 5 escolas, presumo que já tenha dobrado esse numero caso ele tenha ingressado em escolas publicas, quero dizer que isso não é o fim!! Eu Estudei em 16 escolas fui expulso de 6, entre elas, escolas publicas, particulares, fundação, e internato, nenhuma tinha culpa de minhas ações, sofri muito, fui acuado injustamente muitas vezes, minha mãe é professora e na época não sabia mais o que fazer, foi desesperador pra ela me suportar por causa desse TDHA + deficit de atenção + TOD, hoje tenho 44 anos, sou Pedagogo, e Psicopedagogo Institucional, Técnico em Operação de Sistemas, e desenvolvi outras habilidades, ainda tenho muita coisa preciso controlar nessa minha vida, o que quero te dizer é que não desista! Ore por seu filho o dia todo, abrace, beije, acalme-se, e ocupe o seu tempo longe do celular e internet (não é fácil mais você consegue) busque a natureza para ocupa-lo, arrume um jeito de ele gastar energia acumulada, evite doces e refrigerantes e comidas industrializadas, graças a Deus na minha adolescência conheci os http://www.desbravadores.org.br ele me ajudaram muito e ocuparam minha mente com toda aquele energia acumulada. Hoje, sou feliz, sou pai de uma moça de 18 anos, e um esposo preocupado com minha família, amo minha esposa, e sou servo de Deus em sua obra, gosto de ajudar pessoas, faço palestras para Casais, Jovens e crianças, em diversos temas e áreas, amo a natureza, evito grandes centros e locais estressantes, quando estou acordado não paro um minuto estou sempre me ocupando com alguma coisa que me dê trabalho para resolver e solucionar, e ponho em pratica tudo que aprendo para ajudar o próximo. Meu Nome é Jardan Pinheiro. Professor e Palestrante que sofreu uma vida quase inteira de TDHA + deficit de atenção + TOD, e que só na faculdade descobriu como melhorar a qualidade de vida própria e de minha família. Amiga não desista de seu filho! no Instragram e Facebook @jardanpinheiro pronto para ajudar!

Agradecemos muito não só a você, mas à todos que dão um testemunho e apoio a nós pais que em certos momentos, ficamos desesperados e não sabemos mais o que fazer.
Tenho um filho de 7 anos de idade, que foi diagnosticado TOD aos 4, já passamos por muitas situações difíceis, ele é acompanhado pela psiquiatria e psicologia, e hoje está melhor.
Não esqueçam o amor supera tudo.

Também tenho Tdha. Tenho 46 anos
Sofri muito no passado e fiz minha mãe sofrer. Graças a Deus hj tenho mais controle sobre isdo5. É ajudando meu filho que tem Tod e Tdha aprendi muito sobre mim mesma.

Parabéns Diego, por seu depoimento, sou estudante de Doenças mentais gostaria muito que compartilhasse mais comigo sua experiencia, seu puder deixarei meu contato no face Adriana Soccio Bubulla ou no instagram soccioadriana.

Um abraço.
Gratidão

Taísa, vc tem a sorte de seu filhinho ainda ser bem pequeno. Corre atrás de um psicólogo bom que possa orientar vcs três. Sim, vc e seu marido também precisam ter o acompanhamento de um psicólogo porque precisam aprender a lidar com a criança.
No meu caso, infelizmente, demorei demais. Fui procurar ajuda quando a minha filha já tinha 14 anos. E hoje ainda estamos correndo atrás da graça que ainda virá, com a ajuda de Deus e dos profissionais.
Deus te ilumine!

Meu filho de 12 anos é autista e passou a ter esse tipo de comportamento agora, depois de grande. Está tendo crises de irritabilidade e agressividade. Precisou mudar de escola por conta de sua impulsivo da de e com frequência me agride física e verbalmente quando é contrariado ou sem qualquer outro motivo. Ele pode estar apresentando o TOD ou essa é uma das características do TEA? Pois ele não era assim, sempre foi muito calmo e tranquilo.

como vc conseguiu que ele fosse diagnosticado com essa idade? qual o comportamento que ele apresentou? ja levei o meu no neuroligista ele disse que tem que aguardar ate 5 anos e precisa de avaliacao da escola, nao aguento mais!!!

Ele poderia ter TDAH também que normalmente os que tem TOD tem.
Precisa saber também porque ele fica furioso, poderia estar sofrendo bulying.
É muito dificil, eu tenho um filho hoje adulto e sofri com ele a vida inteira e hoje sei que talvez tenha TDA e TOD e algo mais. Tive um parto difícil e ele foi retirado com forceps alem de ter ficado esperando por muitas horas até nascer.

Olá Hilda , tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões.

olá, sou pedagoga com especialização em educação especial, trabalho em uma escola para autistas AMA de Criciúma Santa Catarina, tenho um aluno que foi diagnosticado com TOD, porém ele é autista e não verbal, todas as dicas acima são ótimas mas para uma criança tipica agora com o transtorno a abordagem teria que ser diferenciada, por tanto gostaria de saber qual seria a abordagem mais corretas, obs: o educando é agressivo e se auto agride.

Preciso de ajuda,tenho um filho de 4 anos que foi diagnosticado com TDH comorbidade TOD,toma Ritalina,e faz tratamento com Psicólogo,mas continua agressivo com colegas de escola primos amigos.Não sei mas o que faço!

Olá, meu filho tem 8 anos é muito agrecivo comigo e o pai desde os 5 anos, achei q era uma fase e com o tempo ía passar, mas só piorou, nunca tive reclamações da escola q ele frequenta desde os três anos, ele é bem sociável, a professora diz q ele conversa bastante apesar de ser tímido. Recentemente estou levando ao psicologo q diz q ele pode ter TOD, e pediu uma avaliação tbm de um neuro.. Sofro muito com isso…não sei o q fazer…

meu filho tem 4 anos. Lindo, alegre e muito carinhoso. Porém, agitado, aventureiro demais e não aceita o não como resposta. Quando contrariado, fica bravo demais, chuta, bate, morde, esperneia e fica irreconhecível. Quando passa o momento da crise, ele fica triste, percebo que fica constrangido e envergonhado. Assim é na escola também, quando chama a atenção, ele esconde debaixo da mesa e chora. O que pode ser isso? Pode me ajudar?

Tenho 3 filhos, um de 8 anos e dois de 5 anos, todos três são agitados. Mão obedecem, gritam demais uns com os outros. Os de cinco anos é um casal, a menina é a mais madona e autoritária, chega a desafiar a mim e ao pai. Tem dias que tenho vontade de desaparecer de casa por conta do trabalho que eles vem me dando. Quando preciso. Nunca ninguém quer ficar com eles por causa da teimosia. Socorro, me ajudem. Que especialista devo procurar?

Juliana! procure um profissional com alguma referencia na area que poderá direcionar uma avaliação mais detalhada comportamental para se chegar a uma conclusão. Abraços

Boa Tarde … meu filho de 4 anos tem laudo Neuropsicologico sugerindo TDAH, passou com psiquiatra q tbm suspeita TDAH e hoje fui na neurologista que ja disse em TOD, me pediu eletroencefalograma e exames de fono. Qual especialidade pode fechar o diagnostico ??? me sinto perdida com tanto medico … o que mais posso fazer para termos o diagnostico. Agradecida desde já.

Ola Rita! é necessario que voce escolha um profissional com uma referencia na area para que confie em seu diagnostico.

ola meu filho tem sete anos passou para o terceiro ano agora mas desde o primeiro ano tem reclamacao do colegio pelo comportamento dele a escola me deu um relatorio sobre ele e me mandou p psicologo mas ainda n derao nenhum diagnostico mas ele e uma crianca teimosa,parece nao enter oque eu falo pois nao me da atencao,vive implicando com as primas,nao para um segundo nao tem medo do perigo,se machuca mas n chora,uma pediatra me falou uma vez que ele tem resistencia a dor,pois se fica doente n consigo saber na hora oque ele tem pois so aparece sintomas quando ele ja esta bem mal,ex:uma semana com tosse mas coisa pouca mesmo assim conhecendo ele levei ao medico e estava com comeco de pontada pneumonia,ele tem bronquite mas nunca sei quando ataca,dois dias de febre ate ai eu cuido em casa mas a febre comecou a subir para 40graus ai levei no medico parecia bem,sem dores,correndo brincando,resultado,garganta toda fechada 17 dias de antibiotico, colocou o pe no raio da bicicleta a medica disse q so raspou e mais nada,fui ver arrancou a pele toda do calcanhar e passou o resto da tarde e a noite pulando so com um pe brincou um monte levei no outro dia de novo ao medico e o pe estava quebrado. bem dificil pra mim, na escola ele presta atencao na professora por uns 20 minutos so, depois nao quer fazer mais nada so brincar na sala e encomodor os outros,mesmo assim arende tudo.se fosse pra mim falar tudo oque acontece com ele passaria o dia escrevendo. por favor alguem me ajuda.

Boa noite! Sou estudante no curso de pedagogia, estou no sexto período. Adorei esta aula!!! Não conhecia nada sobre TOD. Foi imensamente esclarecedor. Muito obrigada!!

Meu nome e Sergiana tenho um filho de 11 ano que foi diagnosticado com TDAH e défice de atenção com características dislexia aos 7 anos de idade , sofri muito com o diagnostico , hj ele e uma criança amável, esforçado com os seus estudos e muito compreensível.
Ele e medicado com o ratalina, vai para a fonoaudióloga, para psicopedagoga , para a psicologa, faz natação e basquete .
Nunca tive problemas na escola , pois ele e avaliado oralmente , e com folhas em anexo em suas provas, tem sempre uma hora a mais para finalizar suas avaliações, devido essa forma de avaliar ele sempre se destaca com notas boas .
Sempre fui orientada pelos profissionais que acompanha meu filho.

Bom dia. Tenho um filho de seis anos que se comporta semelhanteme ao descrito acima, com exceção da escola. Até hj não apresentou problemas de aprendizagem. Mas em casa… Não aceita ordens, nos enfrenta, até nos agride e se joga no chão. Nos chantageia… Poderia ter esse distúrbio? Já fez terapia mas a psicóloga nunca mencionou esse problema.

Ola boa noite…estou muito triste meu filho tem 7 anos sempte foi muito hiperativo e ha um ano q percebi sua dificuldade na escola pois ele ainda nao sabe ler e eu achava que era a escola muita reclamacao de comportamento, nao acho escola que saiba lidar c ele…e ele é muito ancioso..teimoso..nao para quieto parece não ter nocao de perigo faz oq os outros amigos mandam…to desesperada a escola diz que nao pofe avaliar ele de forma diferenciada das outras crianças….o neuro passou ritalina mas não gosto de dar..as vx dou mas não vejo diferença

Olá boa noite! Sou professora de Educação Infantil e tenho um aluno de três anos que foi ao médico e foi diagnosticado TOD. Como posso trabalhar com ele, o que eu posso está fazendo? É muito complicado, pois, ninguém na escola tem pulso com ele, fora q o mesmo bate em todo mundo, até nos pais .

Vendo todos esses comentários fiquei triste e preocupada pois meu filho apresenta sintomas assim desde que entrou na creche, aos dois anos e meio. Agora está para fazer cinco e a diretora da escola pediu para eu procurar um psicólogo porque a agressividade está demais. Ele bate nas crianças sem nenhum motivo. Não tem amigos, se sente sozinho, a família não entende, acha que a gente não educa, é muito difícil. Bate nos primos, vizinhos qualquer criança que aparecer. Estou sem saber como lidar. Estou muito frustrada pois tenho um sentimento de culpa, de ter feito algo errado pra isso estar acontecendo. Fico extremamente triste por ver meu filho dizer que não tem amigos e se sentir sozinho, solitário e muito mal por causa dessa situação.
O que devo fazer? Procuro um neurologista? Um psiquiatra? Por favor, me ajudem!!!

Olá boa noite!
Tenho uma filha de 11 anos e desde muito pequena ela não obedece ninguém, tudo o que falamos ela contraria de cara, ela nunca assume a culpa de nada e isso piorou desde os oito anos quando ela ganhou um irmão que hj está com quase 4 anos, eu nunca tinha ouvido falar de TOD até hoje, li em um artigo na internet, e fiquei muito preocupada, ultimamente além de tudo ela anda mentindo bastante. Porém ela não tem problema em se relacionar na escola é boa aluna e trata as pessoas fora de casa muito bem. Será que ela pode ter TOD? Fiquei bem preocupa, me ajudem!!!

Meu filho tem 3 anos e 3 meses, sempre foi agitado demais, agora está muiiiito agressivo, faz birra por tudo, não aceita ser contrariado e ouvir não, bate, grita, chora e joga coisas no chão. Não aguento mais!!! Nem sair, com ele eu consigo!!! Me ajudem … Sempre falo com o pediatra e ele diz que é assim mesmo, levei no neurologista e falou para colocar ele na escola e esperar ate os 5 anos para fazer o diagnostico, mas não da pra conviver mais 2 anos com isso, me ajudem!!!!

Passo pela mesma coisa. A minha tem 04 anos e meio. Birras constantes e nao obedece. Dificuldade de concentração. A psicóloga parece duvidar do q eu falo- complicado!! É bem estressante pq não sabemos como lidar. A agressividade se manifesta qdo ela é contrariada. Parece um adulto.

Oi eu tenho um aluno que nao aceita sereservas contraído , todas as vezes que digo vamos guardar os brinquedos agora é hora de lavar as mãos pra almoçar aff começa a tortirar ele me bate arranha e até cospe se joga no chão joga cadeira e o cesto de lixo.fica muito irritado quando precisamos mudar o que estamos fazendo. E a mãe por sua vez se nega leva-lo ao pediatra ele só tem 3 anos. Como devo fazer?

Valdenice, a escola pode dar uma suspensão pra ele ate que a família tome providências e assim quando levar o filho ao médico, terá o direito de retornar aos estudos. São medidas sérias, mas o diretor poderá fazer com o apoio dos outros especialistas ali presentes. O objetivo também é de proteger os demais alunos.

Bom dia, meu filho tem 7anos e passa na psicóloga que diagnósticou TOD, passou no neuro que estou no aguardo da tomografia.
A minha duvida é : o PAC ajuda com alguma informação sobre o diagnóstico???

Boa noite. Tenho uma filha de seis anos e de uns tempos pra cá , ela tem tido esse comportamento, não aceita ser corrigida. Tudo ela questiona e coloca as “razões ” dela e sempre que converso e explico ela pede pra falar e o que a gente fala parece que ela ignora. Na escola ela tem apresentado uma certa dificuldade na aprendizagem. Uma ajudante de sala até me orientou a observar ela pois suspeita que ela tem deficit de atenção. Mas suspeito que seja TOD. Gostaria de uma orientação sobre que profissional seria ideal pra ajudar além do psicólogo?

Achei bastante esclarecedor,no momento,estou buscando ajuda pro meu neto. Talvez ele tenha TOD,ñ tá indo bem na escola.

Meu filho tem 9 anos e aos 3 a psicóloga do colégio onde ele estudava diagnosticou ele como TDAH e pediu para que procurássemos um profissional, levei em neuros , fez exames e psicóloga e tudos inclusive a coordenadora do colégio sempre disseram que ele não tinha nada. Passei por vários psicólogo e escolas tbm sempre com muitas reclamações , porém sempre teve boas notas e gosta sempre das coisas com maior grau de dificuldade, até que uma neuro ( de várias que ele já ) diagnosticou com TOD , mais não me explicou bem sobre o assunto e prescreveu lamotrigina . Até quando ele vai ter que tomar este medicamento? TOD tem cura?

Oi gente,lendo os depoimentos vi um pouco de meu filho em cada um, é muito difícil perceber essa situação e não poder fazer praticamente nada, me sinto acuda por essa doença, meu filho tem 6 anos e vejo quanta coisa ruim vem acontecendo com ele, muitas das vezes ele não percebe, principalmente que as pessoas não querem ele por perto.

Minha irmã tem 31 anos e desde criança possui tal comportamento. Viemos de uma família conturbada, e ela não teve qualquer tipo de tratamento, parece uma menina de 15 anos meio irresponsável, com falta de auto cuidado e com dificuldades em seguir ordens. Ela se recusa a procurar ajuda. O que posso fazer?

Olá meu nome é Josiane tenho um filho de 9 anos com TDAH e TOD e só toma risperidona e atensina,mas parece não adiantar muito ele mim deixar louca não consegue ficar quieto não concentra em nada que faz,não aceita o não, só quer brincar e responsabilidade que é bom nada,já não sei o que fazer, pois não pode tomar outros medicamentos porque é cardíaco, um luz por favor.

Você pode procurar um neuropediatra que ele poderá indicar outros profissionais como fonoaudióloga, psicólogo, psicopedagogo. Geralmente a avaliação de uma equipe multidisciplinar é o que fecha o diagnostico.

Me identifiquei muito com tudo que eu li aqui… Tenho um filho autista em grau leve… Mas Agora minha filha de três anos e oito meses está assim… nervosa impaciente não tolera ser contrariada não aceita o não! Tem Crises de choro compulsivo grita e bate os pés no chão e a cabeça também! Ela é muito inteligente tem reflexos rápidos nada passa despercebido pó ela… Ela teve uma avaliação no CAPSI que diagnosticou ela como uma Criança Espelho! Mas não sei como fazer para conseguir um diagnóstico mais claro… Obrigado!

Você pode procurar um neuropediatra que ele poderá indicar outros profissionais como fonoaudióloga, psicólogo, psicopedagogo. Geralmente a avaliação de uma equipe multidisciplinar é o que fecha o diagnostico.

Tenho 43 anos usuário a 20 anos de cocaína, e foi identificado somente agora que tenho TOD. Procurei em diversos meios como me tratar e não achei nenhuma resposta satisfatória. Gostaria de saber basicamente como é o tratamento e quais efeitos colaterais tem os medicamentos.

Olá. Tenho 3 filhos e minha filha que tem 2 anos e 10 meses desde bebê já demonstrava ter um temperamento forte. Agora está piorando muito.,Não aceita nenhuma ordem, é extremamente agressiva com alternância de carinho extremo. Briga com todos,bate em todos e revida tudo que qualquer um lhe faça. Nenhum dos meus outros 2 filhos foi assim e tenho achado que realmente ela pode ter esse transtorno pois nos desafia a todo momento e não cumpre ordens fixando brava e jogando tudo que tem ao seu alcance. Com essa idade já é possível diagnosticar uma doença como o tod? Acha possível que seja o caso? Obrigada

Você pode procurar um neuropediatra que ele poderá indicar outros profissionais como fonoaudióloga, psicologo, psicopedagogo. Geralmente a avaliação de uma equipe multidisciplinar é o que fecha o diagnostico.

Meu filho tem 17 anos e tem TDAH e TDO. Tomava vivance é um outro medicamento. Me desafia o tempo tempo. Diz q não gosta de estudar. Mente, manipula. Desobedece. Enfrenta. Fazia terapia desde os 4 anos de idade. Hoje não quer mais medicação e nem terapia. So estuda apuro. Não sei o que fazer. Ele não conversa, não consegue manter um diálogo. Me consome mentalmente e causa muitos transtornos aqui em casa com a Irma. Não sei mais o que fazer.

Se não está havendo evolução satisfatória o tratamento deve ser revisto, converse com seu médico se esta medicação é a mais indicada e também com a Psicopedagoga, para ver onde estão os maiores prejuízos, se estão no âmbito acadêmico ou comportamental

Ana Paula, como tem sido com seu filho? Ele melhorou agora com um pouco mais de idade ? Ainda se recusa aos tratamentos ?
Se puder compartilhar, te agradeço !
Sou mae de um TDAH também ! Obrigada !

Bom dia meu nome é Simone . Tenho uma filha de 5 anos que está tendo uns ataques de raiva na creche e em ksa está mto agressiva , já faz tratamento piscicologico a quase um ano e nada está adiantando já não sei mais o q fazer … Preciso de ajuda por favor .

Boa noite, cara colega você está com os profissionais errados ou incompletos para cuidarem do seu filho, pois ele precisa além de um neurologista, precisa ser acompanhado por um psiquiatra e uma psicóloga. A medição por si só não surte muito sucesso, o certo será você fazer com ele um acompanhamento com os profissionais que citei, fazer uso da medicação indicada pelo psiquiatra e rever como está sendo o relacionamento da família com ele, assim vc poderá fazer os acertos no tratamento dele e na vida de todos, digo todos porque quando se tem uma pessoa na família com esse diagnóstico, o tratamento deve ser estendido a todos que tem contato com ele, para que assim a família possa receber auxílio e orientação de como proceder com a educação que a criança ou adolescente deve ter em casa. Digo isso por experiência própria, pois tenho uma filha com TDAH, transtorno opositor e desafiador, mas devido o tratamento ter começado precocemente, ela já sabe ler, se dá bem em todas as disciplinas, menos matemática…rsrs… A escola deve ser avisada da dificuldade da criança e você deve cobrar da escola uma atenção diferenciada para ele na realização de todas as atividades escolares, incluindo as provas. Detalhe ele não pode repetir de ano por ser um adolescente com dificuldade de aprendizagem, isso não é deficiência, mas é uma condição especial. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Olá, vejo que todos os relatos aqui são sobre meninos. É uma doença que não atinge meninas? Tenho uma filha com todos os sintomas de TOD. Fazemos terapia familiar e a psicóloga disconfia de TOD. Mas, estranhamente, minha filha obedece a apenas uma pessoa: a minha mãe, que tem mais de 80 anos e nos ajuda a cuidar dela. É possível ela ter TOD, sendo que jamais dá chilique com a avó?

amiga, talvez ela nao dá chilique com a avó, pois ela nao impoe nada para a neta. sem ser contrariada, ela consegue ficar tranquila.

Olá, é possível uma criança que está prestes a completar 3 anos já poder ter o diagnostico de TOD fechado por um especialista?

Gostaria de saber se um jovem de vinte anos pode apresentar o Transtorno opositor desafiador, e
como lidar co isso.

Olha o que tbm ajudou muiito foi o meu filho gostar de música música vivia atraz era da ong sou da paz lá ele estudou rima,repy,hip Hop, dança tbm música ajuda muito ele ficava o dia todo; e hoje já adulto ele é produtor de música!!!

Tenho um neto de 8 anos , que vem apresentando diversos sintomas de tod, não sei o que fazer já que não temos muitos recursos,esses sintomas começaram após a separação dos pais, ele é muito inteligente aprendeu a ler desde os 3anos , as vezes é muito carinhoso porém mesmo assim sinto que mantém uma certa distância, ele ficou comigo e com o pai , pois foi ficar com a mãe e ela é a família não aguentaram o comportamento dele. O irmão mais novo continuou com a mãe e vem nos finais de semana. Estou apavorada pois não estou sabendo lidar com tal comportamento, amo meu neto demais e gostaria de poder ajudar me ajudem por favor estou desesperada e depressiva.

Tenho um filho de 6 anos, sempre achei ele dificil para tudo. Agora no dia 22/09/17, devido a teimosia, desobediência, agressividade com os coleguinhas na escola, me causando até prejuízos. Foi diagnosticado o TOD. Agora estou em buscar de informações para aprender a lidar com esse novo filho que Deus me deu, vivenciando a cada dia com uma nova história. Levo ele para psicóloga e já tem um psiquiatra. Esta tomando Neuleptil de 10mg/ml de 1%. Estou na luta com meu filho. Sou viúva e tenho que lê dar com essa situação sozinha, e a cada dia está mais difícil dele obedecer. O lugar mais difícil é na escola, está sempre me desafiando para eu me atrasar no trabalho, e sempre é enrredutivel ele querer perder, o que faço além de estratégias e conversas mostrando que ele pode se prejudicar? Hoje ele bateu nos alunos do maternal. SOS

Boa noite meu filho sofre de tdha e bipolar ele foi expluso da escola por causa do comportamento não estou encintandl escola pra ele por causa das notas baixas o que devo fazer esta sem estudar.

olá, sou professora de AEE em uma escola municipal, temos um aluno com diagnostico de
transtorno opositor desafiador ele tem 7 anos e estuda no primeiro ano do fundamental, desde o inicio do ano as crises são constantes, até então nunca agrediu ninguém, mais joga tudo que há pela frente não medindo esforços, tenta fugir da escola e se nega ficar dentro da sala, segundo a mãe ele toma a medicação receitada pelo médico, mais não houve progressos algum. A família é de baixa renda, a mãe também apresenta distúrbios parecidos. Eu sei que para obter um melhor resultado a escola precisa ter a parceria da família, mais não é o que acontece. No momento precisamos de soluções de como proceder aqui na escola

Bom dia meu nome é Karen tenho um filho de 10 anos diagnóstico com TDAH é tmb um déficit de aprendizagem. Cada dia que passa a situação com ele se complica mais não me respeita nunca, brincadeiras maldosa o tempo inteiro com os irmãos mais novos e as primas. Não aceita nunca ouvir um não sempre tem que ser feito sua vontade pois se não for feito ele fica agressivo até com ele msm chuta a parede se joga no chão grita como se tivesse sendo espancado. Não sei mais o que fazer vejo a HR eu ter um troço dentro de casa com ele. Ele é acompanhado pelo neurologista no hospital das clínicas mais não vejo muito avanço pois toda consulta ele pergunta as msm coisas e continua com a msm medicação Ritalina 10mcg. Não quero maltratar meu filho não quero que maltratem ele. Mais não está sendo fácil acho que é a missão mais difícil em minha vida e criar e educar ele.

Tenho um filho de 13 anos diagnosticado com TOD, ansiedade, QI elevado, e agora transtorno de conduta, pois se envolveu com drogas, foi quando tudo ficou incontrolável. Neste momento está em uma clinica psiquiátrica pois ninguém consegue controlar ele e acreditem, nem a clinica disse que consegue controlar ele e pediu que eu arrumasse um outro lugar pois ele se recusa ao tratamento e não quer ficar lá.
Sou uma mãe desesperada, que ama o filho, mas não sei mais o que fazer. Já li todos os artigos deste mundo, e procurei vários tipos de médicos, mas já não sei o que fazer… quando olho para ele, parece que já não vejo o meu filho.
Estou com muita dificuldade passando por isso e eu que sempre fui uma pessoa feliz e brincalhona, recentemente fui diagnosticada com depressão e estou tomando remédio. Não podemos perder a esperança, por isso, tenho me apegado a Deus, parece que este é o único caminho.

Olá! Todos os meus amigos dizem que meu filho é muito inteligente, porém ele não tem um bom rendimento escolar. Ele tem uma grande capacidade de argumentação e é sempre do contra, sempre se opõem ao que falamos. Ele também se irrita com facilidade, porém respeita autoridades. Na escola, não recebo reclamações dele quanto ao comportamento. Ele já foi avaliado por neurologista e psicopedagoga que disseram que ele não apresenta nenhum transtorno. Percebo que ele tem alguns sintomas do TOD, mas não todos. Será que ele possa ter esse transtorno?

Boa tarde Pessoal
Estou passando por um momento bem dificil com meu filho de 6 aninhos , ele é inteligentissimo , porém ele não consegue acatar o NÃO. Esta tendo problemas na escola , em casa, em todos os lugares que vou com ele , porque quando digo o NÃO pra ele é como se fosse um : VAI LA E FAZ.
E isso é desde bebê … pois ele sempre foi precoce… andou com 8 meses , no aniversário de 1 aninho dele ele andava e falava perfeitamente , ainda quando eu dizia o NÃO faça isso .. ele com 11 meses dizia porque NÃO posso Mamãe e continuava a fazer.
E agora se agravou , porque ele esta impaciente demais , fomos chamados na escola porque ele não obedece , não para quieto , bateu no amiguinho, meche com todo mundo. A professora relata que ele não presta atenção na aula , que não participa , porém que se sentar e ler a tarefa ele sabe resolver.
Já não sei mais o que fazer , como lidar , estou com meu nível de stress altíssimo , que nem eu estou conseguindo controlar. Já não consigo mais relaxar , parece que deito pra dormir e acordo com o corpo mais cansado. Não vou desistir do meu filho , pois amo muito. Marquei Neurologista pra ele , e ele também começou a fazer terapia com a psicologa.

Adotei uma criança de 10 anos diagnosticada com Transtorno Opositor ele é muito carinhoso, ciumento, possessivo e as vezes mente. No início teve alguns “surtos”, mas com o novo psiquiatra houve mudança na medicação e ele teve uma melhora de pelo menos 50%. Na escola seu rendimento é excelente nas provas, mas muitas das vezes seu comportamento é hostil e agressivo com todos. Levo em consideração o abandono da mãe e outros traumas da vida que ele teve. Ele tem atendimento psicológico e psiquiátrico ( e nós, eu, o pai dele e irmão também) , pois assim podemos entender melhor o que se passa na sua cabeça e como fazer para contornar certas situações difíceis. São crianças de poucas amizades e não são muito fãs de trabalho coletivo. Gostaria de saber mais sobre o tema, poi, ainda me considero leigo no assunto… se puderem me enviar ficarei grato. obrigado.

Tenho um Filho de 10 anos. Que. foi diagnosticado com TDAH e TOD, desde os 7anos.Faz terapia com psicopedagoga e psicóloga,usa o medicamento Venvance ,mas mesmo assim, não tenho tido um retorno satisfatório.Fala que estuda porque é obrigado, que não quer ser nada na vida,se opõe as minhas ordens,bate de frente comigo, é um transtorno completo!!!
Não sei mais como agir.Por favor,me dê uma orientação!!!

Por questões de lei a equipe não faz este tipo de orientação ou esclarecimentos de dúvidas como se trata de uma particularidade é sempre necessário avaliar a criança ou adolescente pessoalmente para ter as resposta assertiva e responsável.

meu filho tem 27 anos sempre teve dificuldade na aprendizagem, e todo tempo repete o que outras pessoas falam, já fiz raio c da cabeça nunca deu nada, SEmpre está estressado. não tem paciência para nada. Agora ele está cursando o último semestre de segurança do trabalho, reprovou de 7 matérias. vai refazer as provas e portal das sete, pago minha irmã para ajudá-lo pois encontra dificuldade em tudo na maioria das vezes eu me sinto perdida sem saber como ajuda_lo.

Boa tarde,
Hoje passei por uma situação muito difícil com meu filho de 8 anos, porque perdi a cabeça e dei uns tapas nele. Fiquei arrasada! Desde muito pequeno, tenho que negociar tudo com ele. Para comer, para tomar banho, para fazer tarefa, para ir à escola, para voltar da escola, para escovar os dentes, ou seja, minha rotina é infernal. Tenho outros dois filhos de 6 e 7 anos que não apresentam esse comportamento. Ele já passou por testes psicológicos e nada foi constatado além de uma inteligência além da média. Ele não se esforça pra nada e tudo que precisa fazer necessita de intervenção. Sempre saímos atrasados para os compromissos por causa da pirraça velada que ele faz. Socialmente, se apresenta como uma criança tímida e boazinha, daquelas que a gente fica com pena por ser sempre mais retraído do que os outros. Estou muito deprimida. Sempre fui uma pessoa animada e idealizei uma vida feliz em família. Meus filhos estudam na escola mais cara da cidade, possuem uma ótima estrutura em casa, procuro leva-los a eventos, festas, viagens. É incompreensível a falta de prazer que temos com a nossa rotina. Meu filho parece ter preguiça de viver e sempre foi assim. Estou muito preocupada. Lendo os depoimentos, percebo que talvez ele tenha TOD. Uma característica forte que ele apresenta é a falta de temor em relação à possibilidade de repetir de ano, ser colocado de castigo, ou perder algum privilégio. Nenhuma ameaça funciona com ele porque ele simplesmente não se importa. Não sei como agir. Minha preocupação aumenta porque existem diagnósticos de borderline na família do meu marido de pessoas que têm comportamentos parecidos com o do meu filho. Estou devastada.

Oi Luma, eu poderia escrever exatamente esse mesmo relato em relação a minha filha de 14 anos.
Vi que sua mensagem é de 2018 gostaria de saber se você conseguiu alguma ajuda que possa compartilhar oi me dar uma luz.
Obrigada Fabiana

Boa Tarde, gostaria de saber se vocês tem o conhecimento de algum profissional especializado no tratamento de TDO na região de são paulo capital para indicar, desde já agradeço a atenção

Oi sou mãe de um menino de quatro anos desde de bebê quê ele é agitado , mais agora que ele vei mim dá trabalho,a escola mim chamou e pediu pra mim pedir ajuda de fora , agora ele faz tratamento no cappi ,e mim falaram que ele tem o TDAH e o TOD pence no menino complicado para se lidar ,ele toma riperidona

Bom dia ,minha filha Letícia de 14 anos tem esse transtorno,é muito difícil,ela fica muito agressiva,e já tá até se cortando,já joguei 3 compassos e 2 tesouras fora.e o pior é q ela não vai as consultas q marco na psicóloga. Tá difícil gente.

Olá Sandra , sempre importante procurar especialista que poderá ajudar avaliar e passa o melhor tratamento para caso dela .

Boa noite
A criança com TOD pode ser tímida?, e as carcteristicas citadas são repetidas diariamente ou as vezes , pq meu filho tem dificuldades com adaptação escolar . em casa ele e uma criança um pouco agressiva , irritada mais so as vezes isso pode ser TOD.?

boa tarde, meu filho tem 12 anos e apresenta todas as caracteristicas de tod e toma venvanse 70mg, depakote 250mg duas vezes ao dia e quetros a noite, mas não está resolvendo nada. o medico quer tirar o venvase mas tenho minhas duvidas quanto aos impulsos do tdah. ele é muito agressivo, nao segue regras , desafia e está piorando. não sei mais o que fazer,agora vou trocar de psicologa. orientações por favor….obrigada Eloisa S

Olá Eloisa , agradecemos o contato mas por motivo de lei não podemos fazer orientação online , o correto é seguir as recomendações do médico que acompanha seu filho , se tiver dúvidas procure uma segunda avaliação .

Boa tarde, meu filho tem 5 anos e foi diagnosticado com TOD por um neuropediatra em apenas 1 consulta. Passou 0,25ml de dia e 0,5ml de Risperidona. Tem 3 meses que está tomando e melhorou pouco na escola, de acordo com a coordenadora pedagógica que me ajuda demais com ele em tudo…
Em 1 consulta com Psicóloga, ela diagnosticou TDAH.
Em casa ele eh tranqüilo, mas na escola eh agressivo, bate e não mostra sentimento de dó e nem arrependimento… Eh uma coisa automática dele, ele agride do nada, sem razão e sem motivo… Muita dificuldade em cumprir combinados, fazer as atividades propostas em sala…
(Ele me disse que ninguém brinca com ele, isso me partiu demais o coração, tento explicar o porque das crianças não brincarem com ele; pelas atitudes dele com elas).
Seria possível esses 2 diagnósticos sem exames, somente com relatório escolar e descrição minha sobre ele???
Seria esses mesmos o diagnóstico dele ou poderia ter ou ser outro???
Obrigada.

Olá Daiana,o diagnóstico do (tod) é feito por um profissional especializado através de observação e relato escolar da Família não existe exames clínicos, sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões.

Boa tarde ,
Gostaria de um auxílio. Tenho uma filha de 12 anos e ela desde pequena apresentou situações na escola com colegas que me faziam parara na coordenação. Contudo, não eram contínuos. Agora recentemente já tendo até mudado de escola ela facilmente se adaptou e fez colegas, mas vez ou outra sou chamada na coordenação face ao desentendimento dela principalmente com os meninos, a ponto dela ter ficado suspensa porque agrediu fisicamente o colega, após ele ter xingado ela. O que me preocupa é que a escola diz que ela tem bom aprendizado e QI. Vai até passar por média novamente, mas a irritabilidade dela é alta quando frustrada, a ponto dela não manter equilíbrio e ser explosiva. Ao ler sobre o TOD fiquei me perguntando se seria isso. Já tenho consulta com neuro e psiquiatras marcado. Contudo, ela já tem mais de 6 meses Psicologa e, psiquiatra que diagnosticou como ansiedade/ depressao – está tomando Daforin(fluoxetina) 20mg. Não sinto que seja isso, pois ajudou muito mais desde 12/10 vem tendo situações contínuas de falta de controle emocional até no ambiente doméstico.
Gostaria de uma orientação.

Olá Helena ,
tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .
É importante buscar nova avaliação com um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Ola!! Sou fono, e gostaria de tirar uma dúvida! O TOD é um fator de comorbidade para DPAC? Recebi um paciente para realização do exame, mas não consegui realizar! Podem sugerir algum artigo para leitura? Agradeço

Olá Cristine ,
no momento não tem nenhum material para te passar , mas vamos encaminhar como sugestão de assunto a ser abordado futuramente
agradecemos o contato e confiança .

meu nome é Ligia tem um filho hoje com 6a, desde 1a teve acompanhamento psicológico afim de descobrir e posteriormente se fechar um diagnóstico. hoje TOD ?,
faz uso de risperidona mais de 3a mesmo assim seu comportamento em casa é muito conturbado, apesar de eu tentar usar de técnicas para melhorar, porém na escola nunca houve reclamações. Apenas observações de que ele segura o que pode para não aflorar esse lado.
É possível apresentar esses sintomas apenas no ambiente familiar?
me ajudem por favor, estou em fila aguardando um neuro pediatra afim de fechar o diagnóstico.

Olá Ligenaria,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube Neurosaber: https://www.youtube.com/neurosabervideos
Facebook Neurosaber: https://www.facebook.com/neurosaber
Instagram Neurosaber: https://www.instagram.com/neurosaberoficial
Blog Neurosaber: https://neurosaber.com.br/artigos
Facebook Entendendo Autismo: https://www.facebook.com/entendendoautismo
Instagram Entendendo Autismo: https://www.instagram.com/entendendoautismo
Blog Entendendo Autismo: http://entendendoautismo.com.br/artigos

Olá boa tarde,
É possível que uma criança com TOD tenha uma vida escolar normal? Pergunto pois minha filha está com 12 anos e tem todos os sintomas. Desde pequena sempre foi uma criança “difícil”, birrenta e desafiadora. Após os 8 anos foi piorando muito o comportamento, porém só em casa. Na escola ela vai bem, não tem grandes dificuldades, tem amigos também, apesar de ser extremamente grossa com as pessoas (responde grosseiramente qualquer tipo de pergunta). Já faz terapia a um ano e estou no segundo psiquiatra, porém sem diagnóstico. Está tomando medicação (Escitalopram e Torval) mas nada mudou.
Ela tem surtos de raiva, principalmente quando se frustra. Não aceita nenhuma ordem, discute, argumenta, manipula emocionalmente, se eu ignoro ela simplesmente volta ao “normal” como se nada tivesse acontecido. Já ameaçou quebrar coisas. Enfim, passar com neurologista seria uma opção?

Olá Mônica , procure Psicólogo ou Psiquiatra para fazer uma avaliação eles irá te informar qual tratamento ideal para caso da sua filha .
e se feito o tratamento a criança tem uma melhora no comportamento que ajudará na sua convivência familiar e escolar .

Excelente artigo! Importante falar que o TOD tem sim solução e o tratamento não envolve apenas o manejo do comportamento e medicamentos, mas também a alimentação. Tenho tido excelentes resultados com as mães que atendo combinando a intervenção comportamental (que eu ensino elas mesmas a fazerem em casa) e a alimentação adequada.

Olá Heme tudo bem? Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!

Uma dúvida boba mas gostaria de ter a resposta – caso ela seja possível: toda crianças com tod vai apresentar uma postura agressiva sendo, esta verbal ou física? A criança pode “ignorar as ordens” e simplesmente não fazer nenhum comando. Isso é um comportamento que pode ser relacionado ao TOD?

Boa Noite
Sou professora de 1 ano e tenho um aluno que apresenta todos essas caracteristicas de TOD.
ele bate nos demais colegas da classe não consegue ficar mais que 3 minutos sentado se recusa a realizar as atividades propostas, pega materiais dos colegas, fica cantando o tempo todo não ceita regras. No recreio bate ns alunos maiores, passa a mão nas meninas, faz gestos obcenos. Não sabemos como lidar com ele os pais já foram convocados várias vezes. Vamos fazer um encaminhamento para psicólogo embora o pai está resistente. Quais outros especialista vocês indicariam para encaminha-lo? gostaria que vocês me orientasse como lidar com ele e o que posso fazer de imediato para ajuda-lo, por favor me respondam preciso muito de orientações.

COMO É BOM CONHECER MAIS SOBRE O TRANSTORNO TOD. TRABALHO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO , ESTOU QUERENDO APRENDER A LIDAR MAIS COM ALUNOS COM ESSE COMPORTAMENTO , QUE AOS OLHOS DE MUITROS NÃO TEM SOLUÇÕES. MAS QUANDO QUEREMOS VAMOS A LUTA PARA APRENDER MAIS E MAIS .

TRABALHO COM ALGUMAS CRIANÇAS AEE, APRENDO A TODOS OS INSTANTES COM ELES . SOU GRATA À DEUS POR ESSA OPORTUNIDADE E ME CAPACITAR PARA UMA MELHOR COMUNICAÇÃO COM ESSES SERES HUMANOS, QUE PARA NÓS ESTAMOS A TODOS OS INSTÂNTES APRENDENDO COM ELES E ELE COM NÓS.

Bom dia!

Isto pode ser levado pr vida inteira?

Um adulto Opositor, briguento, que sempre pensa estar com a razão e não aceita mudanças, não revê conceitos e extremamente crítico poderia ser por portador de TOD?

Obrigada

Olá Bete,
Primeiramente obrigada pela confiança!
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
Facebook: NeuroSaber
Instagram: @neurosaberoficial
Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
Conheça também nossos Programas, cursos e NeuroPalestras: https://lp.neurosaber.com.br/neurosaber-cursos/
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Olá Lidivan,
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso.
Esse comportamento pode ser por muitos motivos diferentes. Temos muitos conteúdos que podem te ajudar a entender melhor isso. Acesse youtube.com/neurosabervideos .
Orientamos que procure um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso do seu filho.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Boa noite, tenho uma filha de 14 anos que apresenta todos os sintomas do TOD. Mas diferente de muita coisa que li a parte cognitiva dela é maravilhosa. O transtorno TDO sempre é associado com TDH?
Obrigada 🙏🏻

Parabéns pelo conteúdo e detalhes de informações. Meu filho “nasceu” hiperativo. Acho que até na barriga, já era inquieto! A inquietação, veio acompanhada com características também, de Oposição e Desafio. No caso do meu filho acrescenta-se Altas Habilidades em algumas áreas.
Resumindo: o TOD é o aspecto mais difícil (desafiador) de lidar.
Obrigado..

nossa digamos que e bem dificil meu filho é autista,hiperativo,tem trastorno opositor desafiador ,tem destubio mental leve agressivo tem dificuldade esquece das coisas muito facil toda hora inquieto digamos que olha não é nada facil controlar foge em qualquer lugar so peço a Deus forças.

ola bom dia … eu tenho transtorno bipolar e depressao, minha filha de 7 anos tem tdah e tod , mas acho que ela fica mudando o humor muitas vezes , msm medicada , ela poderia esta com bipolaridade também?

Oi Marluce! É recomendado que procure um especialista para te ajudar com suas dúvidas e realizar um diagnóstico completo! 😊

Olá, Samara!

Os sintomas do TOD podem aparecer em qualquer momento da vida, mas é mais comum entre os 6 e 12 anos.

Webster – Equipe NeuroSaber 💙

Boa tarde!

Estou com um aluno autista e que apresenta o TOD também.
Sua cognição é muito boa, dominando inclusive os objetivos de aprendizagem.
Tem cinco anos.
Quais atividades poderíamos desenvolver em saia de aula, que não o deixasse entediado, sendo que nem sempre quer realizar a atividade do dia.

Muito obrigada

Olivia

Olá Olivia, tudo bem?

Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Temos muitos conteúdos que vão te ajudar a entender melhor. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais! Obrigada pelo contato!
Separei alguns artigos com algumas atividades: https://institutoneurosaber.com.br/?s=atividades+&id=19966&post_type=post

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Dr. Clay, os Adolescentes com TOD, podem ter idade cognitiva rebaixada,? Às vezes acho que meu filho de 15 anos tem 10.

Olá Norma, tudo bem?

Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Olá Conceição, tudo bem?

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2019 foram registrados mais de 12 milhões de atendimentos em saúde mental em todo o país, incluindo transtornos comportamentais e emocionais em crianças e adolescentes. O TOD é um transtorno comportamental que geralmente é diagnosticado em crianças em idade escolar e pode ser acompanhado por outros transtornos, como o TDAH e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

É importante destacar que o diagnóstico de TOD deve ser feito por um profissional de saúde mental qualificado, com base em critérios específicos estabelecidos pelos manuais de diagnóstico, como o DSM-V ou a CID-11, e que o tratamento deve ser individualizado e multidisciplinar, envolvendo diferentes profissionais de saúde e áreas do conhecimento, como a psicologia, psiquiatria, pedagogia e terapia ocupacional, entre outras.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Meu filho tem 2 anos (TEA) tmb acho que ele tem TOD , porém é difícil de saber , porque não tem muita informação a respeito do TOD com essa idade. Deve ser feito mais pesquisa. Como o TEA a anos atrás tmb não era tão diagnosticada precose . Ruim espera nossos filhos fala e crescer pra saber se tem TOD.

Olá Thainara,

Realmente, o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) pode ser mais difícil de ser identificado em crianças tão novas, e é importante que os profissionais da saúde tenham mais informações e pesquisas sobre o assunto para poder diagnosticar e tratar precocemente. O TOD é um transtorno de comportamento que se manifesta por meio de um padrão de comportamentos desafiadores, teimosos e hostis, como desobediência, explosões de raiva, brigas, discussões e desrespeito a figuras de autoridade.

Enquanto o diagnóstico de TOD pode ser mais difícil em crianças pequenas, é importante notar e relatar quaisquer comportamentos preocupantes a um profissional de saúde qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra infantil. Esses profissionais podem ajudar a avaliar o comportamento do seu filho e determinar se ele pode ter o TOD ou outra condição de saúde mental.

Além disso, é importante lembrar que o diagnóstico precoce de qualquer condição de saúde mental pode ajudar na intervenção e tratamento precoces, o que pode melhorar a qualidade de vida da criança e reduzir a gravidade dos sintomas no futuro. Portanto, se você suspeita que seu filho pode ter o TOD ou outra condição de saúde mental, é importante buscar ajuda profissional o mais cedo possível, como um neurologista.

Por fim, é importante lembrar que cada criança é única e pode ter necessidades e comportamentos diferentes. O importante é buscar ajuda e suporte para encontrar soluções que possam ajudar seu filho a desenvolver habilidades sociais, emocionais e comportamentais adequadas para a idade dele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *