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O que é Discalculia?

Algumas crianças,  mesmo recebendo todo o conteúdo necessário para se apropriar do conhecimento e do raciocínio matemático, podem ter enormes dificuldades de entender o significado do número em nossa sociedade. Compreender o que ele representa, quais suas diferentes funções e relações com nosso cotidiano é um verdadeiro desafio para uma criança  ou um adolescente com Discalculia.  Muitos pais, ao relatarem o sofrimento de seu filho ou filha, comentam que desde muito pequeno(a), ele(a) tinha muita dificuldade em memorizar números, quantificar sua idade e relacionar o símbolo numérico às proporções e ao espaço de tempo que havia entre uma atividade e outra. Estas confusões são comuns e frequentes em pessoas que não conseguem pensar dentro de uma perspectiva numérica.
A Discalculia é um tipo de transtorno de aprendizagem caracterizada por uma inabilidade ou incapacidade de pensar, refletir, avaliar ou raciocinar processos ou tarefas que envolvam  números ou conceitos matemáticos. Percebe-se desde muito cedo, mas é na escola que todos os sinais e dificuldades se expressam de maneira clara e explícita, pois as exigências são maiores e a sequenciação de tarefas que envolvem aritmética e proporções passam a ser rotineiras.

Em torno de 1% das crianças podem ter Discalculia

É comum que tal condição seja geneticamente determinada tendo relatos parecidos num dos pais ou em parentes próximos. Não podemos confundir Discalculia com insegurança cultural que observamos na aprendizagem da matemática ou com má pedagogia por não ocorrer a completa e/ou suficiente transmissão de conteúdos de acordo com a idade e a escolaridade. A Discalculia é um problema biológico e inato que nada tem a ver com aspectos do ambiente afetando a capacidade da criança em aprender matemática. Estudos de imagem e comparações realizadas entre indivíduos com Discalculia e indivíduos não portadores do transtorno, mostram que os primeiros apresentam o sulco intra-parietal menor. A dificuldade, por sua vez, ocorre por vários motivos: incompreensão com a noção de quantidade associada à palavra ou conceito numérico;  dificuldade em usar a linguagem adequada para representar o número;  problemas de espacialidade e proporcionalidade em relação ao número correspondente; e pouca aptidão para relacionar conceitos matemáticos (como por exemplo, relacionar porcentagem com divisão e conseguir resolver processos que envolvem abstração e representação mental).

A Discalculia pode, na avaliação neuropsicológica, ter déficits em algumas habilidades cognitivas

Isso é verdade, porém, sem comprometimento da inteligência ou do  nível intelectual. Aliás, estas crianças são muito inteligentes e capazes para a escola, mas surpreendentemente não conseguem manter o mesmo padrão para as atividades matemáticas estejam elas onde estiverem, na geografia ou nas ciências, nas artes ou na educação física.  O diagnóstico requer avaliação multidisciplinar com o envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e neuropediatria. Não existem exames de imagem ou de laboratório para confirmar, somente sendo concluído mediante testes e correlações com a evolução pedagógica e seu comportamento com os números no cotidiano.

Quanto ao tratamento, não existem medicações, exceto quando há TDAH associado. Ademais, é baseado em intervenção precoce,  adaptação curricular e suporte psicopedagógico. A escola deve compreender a dificuldade e fazer modificações no conteúdo, visando facilitar a aprendizagem da matemática utilizando-se de materiais concretos para ensiná-la. O apoio psicopedagógico ajudará a criança a entender sua dificuldade e manejá-la da melhor forma possível incluindo estratégias metacognitivas.  Não existe “cura” para esta condição e o portador deverá aprender a lidar com o transtorno.
Anuncios_site_-_Cursos_NeuroSaber_TDAH-1024x171 O que é Discalculia?

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66 respostas em “O que é Discalculia?”

Este transtorno da aprendizagem é pouco conhecido entre nós educadores. Precisamos conhecer mais para ajudar nossos alunos a superar suas deficiências na área de matemática.

Eu sempre tive muita dificuldade e sofria muito. Professores me passavam pelo conselho de classe e cheguei a reprovar. A matemática pra mim sempre foi motivo de sofrimento, nunca consegui aprender nem cálculo básico, nem tabuada. Fui motivo de piada e sempre fui insegura. Nunca me ofereceram um aprendizado diferenciado e na época que estudei não existia compreensão por parte dos educadores. Hj com 37 anos eu ainda sofro, não faço concursos que tenha cálculo ou raciocínio lógico. Sou de humanas, leio muito, mas os números não são meus aliados.

Meu filho tem 12 anos e também é assim, eu pensava antes que ele tinha défice de atenção, mas vi que ele é muito inteligente para todas as matérias de humanas, porém matemática ele sofre muito e quando consegue aprender alguma coisa, se não ficar praticando, ele esquece. Agora mesmo ele foi para a escola fazer recuperação de matemática, como não tinha tempo para entender melhor o assunto, o que pude fazer foi corrigir a prova anterior dele e torcer para que o professor aproveite questões, ele decorou as alternativas de resposta. Vamos aproveitar as férias que começam daqui a 3 dias, para treinar as 4 operações. Eu inscrevi ele num aplicativo chamado stimatik que é grátis os primeiros 7 dias , é para crianças até 14 anos e tem a opção “crianças com discalculia” para que faça exercícios mais adequados, ele já conseguiu aprender o que é pra ou ímpar, denominador e numerador de fração e a representação de uma imagem em fração e comprei livros antigos de séries menores num sebo cultural

Bom dia Daniela. Obrigada pela dica do App vou instalar para meu filho. Pois sofremos juntos.
Deus te abençoe e que td avanço seja comemorado como um grande êxito. Bjs

Nesta quinta-feira 8/9 fui chama da pela professora Dr meu filho e ela pediu pra que eu o levasse em um neuro, pois ela tem suspeitas de que ele seja um menino hiperativo, fiquei chocada, mas em fim como faço pra ter certeza já que na minha cidade ñ temos nenhum neuropediatra de confiança e como posso estar ajudado meu filho no desenvolvimento da atenção? Muito obrigada.

Tenho um aluno no oitavo ano e vendo conteudo de quarto ano. A escola agiu de maneira correta? Como ficara a vida do aluno nas series futuras?

Olá, acredito que a escola não agiu de maneira correta e também esta fora lei, pois alunos de inclusão devem estar estudando de acordo com a série matriculada, a escola deve adaptar os conteúdos e não retroceder o aulo, na verdade isto é lei.

bruna, pode até ser que a escola esteja fora da lei porém devemos também respeitar o tempo da crianca e do adolescente. Pensando sobre dificuldades de aprendizagem, precisamos refletir sobre onde esta a raiz do problema da nao-aprendizagem. Precisamos revisar todo o conceito concreto, falando de matematica aritmetica, para pontuar e focar aonde esta a dificuldade do aluno e quem sabe, ao aprender e tao logo, aprender como ele, mesmo, aprende, ja que teve mais dificuldade, conseguir chegar mais rapido ao conteudo matemático de seus pares. Quando pensamos em series do Ensino e chegar nas faculdades e no mercado de trabalho, estariamos falando sobre quanto tempo perdido de aprendizagem rasa (que hoje se aplica na inclusao escolar) ou quanto tempo investido na aprendizagem efetiva ? Como educadores, nao podemos pensar em entregar alunos abaixo do esperado, so para ter criancas cumprindo seu conteudo programatico.

Gente, eu estou descobrindo agora q posso ter Discalculia, minha vida escolar foi um tormento, eu fui passando de série fazendo trabalhos. Não compreender a matemática me deixou com um sentimento de incapacidade, e ah 30 anos a trás os professores faziam questão de debochar de quem não aprendia ou tinha dificuldade na frente de todos da sala. Fui me tornando retraida e tinha certeza q era burra e incapaz. Se a didática empregada no meu aprendizado tivesse sido mais lenta, com pessoas mais capacitadas sobre esse tipo de transtorno ou apenas com um pouco mais de EMPATIA, talvez eh tivesse conseguido mais… Acredito q qdo a pessoa diz q a escola não agiu da forma correta ao ensinar matemática pr uma criança não condizente com a série dela, ela não faz a menor idéia de como é vc tente todos os dias entender algo e não conseguir, e ir pulandonas séries e os conteúdos te deixando cada vez mais aterrorizada. Pois foi assim que me senti em todos os meus anos escolares.

Entendo completamente. Muitas vezes enquanto estudava chorava olhando para atividades de matematica por não conseguir fazer. Fora o constrangimento que alguns professores me faziam passar. É como se fosse uma língua desconhecida que não fizesse sentido.

Concordo totalmente com você! Vivemos a Inclusão do “Faz de Conta”. Se um jovem no oitavo ano só é capaz de resolver questões inerentes ao quinto ano, por que obrigar a este adolescente a realizar atividades para as quais não está apto? O objetivo é que ele aprenda e o conteúdo deve estar adequado ao nível cognitivo que este aluno se encontra.
Viva a “Inclusão” brasileira!

Parabéns pela resposta pois antes de números no currículo escolar. Temos de nos preocupar com o futuro desta pessoa. Tantas inseguranças acompanham uma pessoa com dificuldades na educação.
Precisamos de mais empatia!!
Sofri muito na minha vida académica e hoje meu filho passa por td que passei e só agora consigo compreender minhas inseguranças.

Creio que a escola tem que dar o conteúdo compatível com a série, porém com perguntas mais fáceis, mais simples e juntamente com esse conteúdo, eles têm que ficar revendo conteúdo de séries anteriores realmente porque o pouco que eles conseguem assimilar, terminam esquecendo, meu filho é assim, têm a maior dificuldade nas 4 operações e quando aprende alguma coisa, se não ficar sempre praticando, quando vai ver novamente o assunto parece até que é a primeira vez que está vendo. Porém é um menino que discute notícias, política e lembra de assuntos anteriores de história (inclusive em que série ele viu a primeira vez o assunto), ciências, geográfia e gosta muito de informática e tecnologia.

Oi.
Meu neto tem 12 anos fez agora em maio.
Ele tem prova amanhã.
Sofrimento.
Consegue resolver os problemas de fração.
Ângulos e tudo mais.
Mas…..
Não consegue decorar tabuada nenhuma.

acompanho três crianças que tem muitas dificuldades na organização dos conceitos matemáticos mas só um deles posso confirmar que tenha descalculia. Gostaria de ter o assunto trabalhado mais uma vez e se possível a análise da relação com TDAH.

Eu não tinha conhecimento algum sobre esse transtorno de aprendizagem, e como educadora acho que é um tema muito útil para poder auxiliar um aulo que eventualmente tenha esse transtorno.

Precisamos urgentemente investir em nossa formação como professores! Nem tudo é porque os alunos não gostam, não se interessa, ou são preguiçosos…Existem fatores biologicos que os impedem de aprender. E nós Licenciados da Educação precisamos receber essa informação no curso de graduação. Ter 6 meses de aula de Braille ou Libras não são o suficiente. Nas disciplinas de psicologia, de estagio, temas como esse devem ser discutidos no curriculum. Estão enganados sobre os números que o Brasil tem mais surdos ou cegos em sala regular… Em 22 anos de sala de aula, tive 2 cegos, 1 de visão subnormal e dezenas de alunos com TDAH, dislexia, discalculia, dislalia, não acredito que sou a única professora que teve essas dezenas de alunos…Cadê os cursos de formação para tratar desses casos não raros???????????????????

Precisamos nos conscientizarmos enquanto educadores que as crianças precisam vivenciar atividades através de materiais concretos.
Gostaria de receber algumas sugestões para trabalhar no ambiente escolar.

Como portador do problema, posso dizer pra vc que quando os números se tornam algo tangível, visível, eu tenho menos dificuldade.
Existe métodos de contar com os dedos para calcular a tabuada, e estou estudando tentar o ábaco pra cálculos maiores.
Só de olhar para muitos números na minha frente, parece que eles estão dançando. Eu vejo uma coisa e falo outra. Não consigo entender o troco simples de uma passagem.

Tema pouco discutido, na faculdade estudei alguns transtornos, mas este não foi discutido, legal o assunto!

Olá. Lendo essa matéria conclui q meu filho com TDAH, também tem descalculia. Pois ele tem muita difuldade em matemática a ponto de existir entre ele e professor uma briga constante. Professor disse que ele faz pouco caso. Mas não vejo por aí. Gostaria de mais sugestões também sobre.
Obrigada

Na escola diariamente nos deparamos com alunos que apresentam essas dificuldades, porem a falta de conhecimento, faz com que alguns profissionais rotulem esses alunos como: menos esforçados, preguiçosos dentre outros adjetivos ou culpam a família. Acredito, se já é complicado para o profissional ajudar e tentar mudar a situação sem a devida preparação . Para a família é muito mais difícil. O Stress que essas crianças e familiares passam devem ser considerados pela escola. Acredito que todos profissionais da educação estão cientes da diversidade que vão se deparar em seu cotidiano e devem se preparar para oferecer o melhor. A oportunidade que temos, participando desse curso é singular e enriquecedor. Gostaria que todos educadores tivessem a disponibilidade e a oportunidade de participar.

Meu Deus!, só aos 50 ano de idade vim a descobrir o porque nunca consegui entender a matemática. E a odeio, pois eu apanhava muito da minha mãe, pois só tirava notas baixas nessa matéria. Sempre passei de ano raspando! Tive professora particular, que desistiu de ensinar-me, pois ela foi franca com meus pais, de que ela foi incapaz de fazer-me entender os cálculos matemáticos. Eu chorava muito, ficava desesperada ao me deparar com uma prova de matemática, só pensava na surra que iria levar em casa pela nota baixa.

Minha filha tem discalculia, um diagnóstico dificil de se fechar. Desde mt pequena nao se interessava por jogos ou brincadeiras que de alguma forma abordasse regras ou desafios. Sempre teve apoio de um professor particular. No sexto ano veio sua primeira reprovação, foi qdo fizemos uma avaliação neuro psico e pedagógica. Pra se ter idéia esse transtorno dificulta sua vida socia,. tem 14 anos e ainda se atrapalha com a data do seu nascimento, não atravessa a rua sozinha pq fica insegura ao mensurar a distancia e velocidade dos carros, sua noção espacial é prejudicada e a coordenação motora fina tb. Hj entendo suas limitacões e compreendo seu sofrimento pra se adequar a vida diária.

Obrigado ao NeuroSaber por este artigo esclarecedor.
Pena que só descobri agora!
E minha mãe que tanto me criticava ja é falecida, para conhecer entender meu problema de infância.

A informação é muito válida todos estão de parabéns até porque quase não se falar nesse tema discalculia nas escola então o esclarecimento e muito importante para sociedade no modo geral

Eu tenho discalculia, fiz acompanhamento, avaliação e peguei meu laudo, assim consegui formar o ensino médio ano passado através do Enem. Sempre tive muitas dificuldades com números e minha mãe sempre achou que era falta de interesse. Eu sabendo que tinha algo errado fui atrás de um profissional para me ajudar. Difícil pra mim que sempre gostei de estudar, mas nao conseguia passar nas matérias exatas e isso fez com que eu saísse da escola normal sem formar. Mas agora já estou na faculdade, correndo atrás do tempo que foi perdido. Mas fica aqui meu alerta aos pais e professores, não é falta de interesse.

Ótimo artigo, NeuroSaber! Apenas faltou a informação que o diagnóstico requer avaliação multidisciplinar com o envolvimento de especialistas TAMBÉM NA ÁREA DE FONOAUDIOLOGIA.
O Fonoaudiólogo avalia e trata a Discalculia.

Eu tenho esse problema e infelizmente tive que desistir de terminar os estudos por isso. Eu choro por lembrar que não pude terminar os estudos por esse problema. Não foi por preguiça ou falta de interesse e sim porque não entrava na minha cabeça de forma alguma. Sempre me pergunto porque tinha que ser assim. Espero que um dia podemos ter a cura para isso, não por mim pois já tenho três décadas, mas desejo isso para as pessoas que virão nesse mundo e que tenha a felicidade de poder contornar esse mal.

ola!bom dia sou acadêmica do curso de licenciatura em matemática e estou pesquisando para fazer uma pauta de reunião com uma família de um aluno em inclusão . estou gostando muito desta life! vai me ajudar.

Olá !!!Estou chegando agora . Trabalho com crianças com dificuldades de aprendizagem e saber sobre a Discalculia ,foi muito bom para mim!!
obrigada
Neuza

Sou psicóloga e onde trabalho tem uma menina do 4°ano com discalculia, e a professora acha que ela precisa ter a calculadora pra acompanhar as atividades sempre, já a psicopedagoga discorda. Qual a sugestão da neuro saber?

Estou aqui chorando,eu sempre tive dificuldades com números, chorava no banheiro da escola depois de ouvir broncas da professora,dizendo que eu não prestava atenção.
Nunca passava de primeira e quando passava de segunda ela duvidava de mim,dizia que eu tinha colado.
Nossa,quanta falta de conhecimento de alguns professores que ao invés de ajudar,atrapalham mais ainda o desenvolvimento da criança.

Não sabia nada disso até assistit a fatima Bernardes hj pela manhã e descobrir que eu tenho isso vou para o primeiro ano com muita dificuldade em matemática e isso me trás muita insegurança em todo o sentido tenho medo de ir até a escola as vezes é uma coisa que tira até meu sono e na escola chega até piorar por questão do bullying

Olá, meu nome é Ivone sou pedagoga e estou quase concluindo a psicopedagogia, desde que decide fazer essa especialização resolve ir em busca de pesquisas e estudar sobre todo o desenvolvimento dessa especialização e como realmente vou poder contribuir com um bom trabalho como profissional de psicopedagogia, por este motivo busquei e busco estar sempre acompanhando a pagina da Neuro Saber os videos e as palestras que ocorrem, e tenho que dizer que tenho aprendido e absorvido muito com vocês. Obrigada por proporcionar essa essa aprendizagem.

Como se faz para saber se sou portador disto?
Estudo matemática por horas e vou mal nos exercícios. Mudo o modo, o professor, o exercício, tudo. O problema continua.
Na maioria dos exercícios começo a tentar resolver e nunca chego num resultado similar.
Muitas vezes eu choro enquanto tento resolver um exercício, é uma tortura!

Olá Timótheo , É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma
intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso
blog que podem te ajudar em muitas questões .

Neuro estou fazendo psicopedagogia e me interessei bastante em relação a Discalculia.
preciso de material para fazer meu projeto de pesquisa.
Tema:
Problema
Objetivo Geral
Objetivo Específico

Olá Edivone ,
Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
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Olá, sou Psicopedagoga e recebi uma criança do 4 ano, onde a mãe disse que ela tem discalculia, mas nas minhas observações e conversas com a criança percebi que não, pois ela apresenta somente dificuldades com a divisão, e de tanto colocarem na cabecinha dela que ela tem esse problema,acabou se acomodando com isso e sente insegura na matemática, podem me ajudar nessa questão?

Olá Janaína,
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Assistindo pela primeira vez e adorei. Sou professora do Fundamental Anos Iniciais e tenho um aluno autista, que é a minha paixão.

Minha filha tem muita dificuldade em matemática dês da infância agora ela está com 12 anos. Min corta o coração quando ela tem prova de matemática,ela sofre muito quando não consegui entender o assunto,te assunto que ele entende outros não. o caso dela genético também sou assim,fico triste por não saber como ajudá-la. A professora dela só sabe dizer ( estude mais se esforce mais) já falei pra pró que ela tem dificuldade em matemática mas ela acha que é falta de atenção.

Oiee, Vaniça!

Sabemos o quanto é difícil para os pais lidar com tudo isso.
Temos mais assuntos acerca da temática que podem auxiliar você nessa questão.

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E Continue nos acompanhando por aqui em nosso Blog!

Webster,
Equipe NeuroSaber. 💙

Olá, boa noite!! sou estudante de psicopedagogia e mae de adolescente com tdah predomina deficit de atenção, disgrafia e discalculia. Minha duvida enquanto mae e estudante. O porque que o sulco intraparienteral e menos ativado para quem tem discalculia, é decorrido a alguma tipo de má formação fetal, ou falta de oxigenio, ou etresse gestacional? agradeço

Olá Johaluce, tudo bem?

Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

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