Voltar

TDAH: Dificuldades de Aprendizagem na Escola

O que o TDAH e a dificuldade de aprendizagem têm a ver? Muitos pais e profissionais se perguntam isso, mas antes é importante saber como funciona o ambiente da escola. Esse espaço é sistematizado, organizado; as informações dentro do meio escolar são estritamente articuladas e apresentam um grau de complexidade que vai do simples para o mais denso.

O que uma criança com TDAH tem?

Ela demonstra uma dificuldade em prestar atenção ao que é exposto e, diante desse sistema escolar, a criança precisa de dois tipos de concentração: a seletiva e a sustentada. Vale dizer que o pequeno não consegue equilibrar esses dois lados, pois ela tem uma grande oscilação de atenção. O resultado, então, é a distração. O aprendizado fica defasado por conta disso.

Diferença entre o TDAH combinado e o desatento

O TDAH combinado é aquele que tem a hiperatividade e a impulsividade associada. Já o desatento é o caracterizado pela falta de atenção. Qual desses é mais prejudicial à vida escolar? O segundo tipo apresentado. O perfil desatento é mais propenso a ter dificuldades pedagógicas, com problemas de leitura, alfabetização, entre outros.

TDAH em dados científicos

Um estudo da pesquisadora Susan Meyers (2000) aponta que 65% das crianças com TDAH apresentam dificuldade de leitura, escrita e cálculo.
Segundo artigo publicado pela Dra. Rosemary Tannock, em 2016, o TDAH desatento tem 40% mais dificuldade em matemática, 90% em leitura e 80% dificuldade em escrita. Já o TDAH combinado apresenta os seguintes dados: 20% de leitura, 40% de escrita e 30% de matemática.

Quais são as dificuldades escolares que o TDAH apresenta?

De acordo com Tannock (2016) O TDAH é lento na velocidade e no processamento. A criança apresenta um ritmo diferente das outras. É importante salientar que os pais têm o peso considerável na vida dos filhos, ou seja, é preciso ter paciência e estimular o raciocínio do pequeno.
Além disso, o pobre processamento ortográfico é outra característica. A criança que demonstra isso deve ter um acompanhamento metódico dos pais e profissionais para que a habilidade de leitura e escrita seja satisfatória.
O déficit de habilidade fonológica é outro item que caracteriza o TDAH. Eles confundem o som por não ter atenção. Falemos as palavras de maneira correta e de forma que a criança entenda.
[thrive_leads id=’10042′]

Pouca compreensão de leitura. O que fazer?

Pouca compreensão de leitura. Isso acontece porque eles decodificam as palavras ou entendem o que as palavras e os textos estão dizendo. A melhor maneira é ler o texto para o seu filho e explicar parágrafo por parágrafo.
Não exija uma leitura corrida até que a criança consiga desempenhar uma fluência. Se você quiser ler antes, faça. Depois peça para que seu pequeno leia.
Distração
Distração e sonolência são traços que o TDAH pode apresentar. O que fazer então? Na sala de aula, tente mudar o tom de voz e despertar a atenção. Em casa também. De forma que envolva o aluno e procure animá-lo.
O que vocês têm de fazer com a criança com TDAH, além de procurar ajuda profissional?
Simplesmente evitar que a criança erre. Falem para ela como deve ser feita suas lições. Esteja do lado dela, monitore e dê instruções objetivas para que o pequeno consiga acertar. Lembre-se sempre que o auxílio de uma equipe multidisciplinar é imprescindível.

Você também pode se interessar...

27 respostas em “TDAH: Dificuldades de Aprendizagem na Escola”

Excelente, vocês arrasam nas publicações e nos vídeos, ainda não conhecia o trabalho de vocês, mas quando conheci me apaixonei. Não paro de ler e ver os vídeos. Estou amando.
Parabéns!!!!

Boa tarde queria um indicação de neuropediatra em tdah em São Paulo estou desde de fevereiro recebendo reclamação da escola do meu filho de 9 anos, e diante dos relatórios da escola ele tem tdah , mas já procurei dois neuropediatra um prescreveu venvanse em menos de cinco minutos de conversa e o outro prescreveu risperidona mas nenhum leu o relatório enviado pela escola, fiquei com medo de estar medicando meu filho de forma errada e queria passá-lo em um neuro mais atencioso obrigada desde ja.

Boa tarde! Gostaria de saber como funciona o curso do proleia, tenho um filho com TDAH, com muita dificuldades de leitura e escrita.

Olá Maria, tudo bem?

O PROLEIA, é o nosso Programa de Leitura, Escrita, Interpretação e Aprendizagem, que vai te ensinar a ter mais e segurança no processo de Alfabetização além de entender e praticar uma metodologia com as crianças de uma forma clara, eficiente e lúdica, obtendo resultados já nos primeiros meses de implementação.Estamos com as vagas esgotadas, mas você pode acessar a lista de espera para participar das próximas turmas clicando aqui: https://neurosab.com/lead/lista-espera-proleia !

Solange,
Equipe NeuroSaber 💙

Não dê essas medicaçoes. Usei por 6 anos e só deixou meu filho deprimido. Tente comprar o CBD oil, dê óleo de peixe é deixe ele şer quem ele é. A escola tem que Ter suporte para ele. Já é lei no Brasil

Olá, Claudia

Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

Webster,
Equipe NeuroSaber 💙

Já é 4 escola que meu filho passa. E não consegue se concentrar e nem fazer tarefas. Não sabe ler e nem escrever. Tem 9 anos esta terceira série já passou por fono,psicóloga . Passa pela psicologa uma vez por mês. Mas ele está pedido ajuda mamãe quero ler e escrever. As crianças dao risada de mim. Por estou aqui como faço pra ele ser assistido por uma psicopedagoga público?

Uma criança com 7anos que nao apresenta dificuldade na aprendizagem, tem bom racíocinio, percebe seus erros…mas que é distraída, desorganizada….ela pode ter deficit de atenção?

Olá Cristina ,
lei não permite nenhuma orientação ou avaliação online sem acompanhamento pessoalmente , cada pessoa é um caso por esse motivo ideal é passar por uma avaliação para ter uma reposta de forma assertiva e responsável .

Bom dia queridos …e quando seu filho já tem 18 anos e ainda está no nono ano, não quer mais ir para escola estudar com as “crianças ” como ele diz, mas tem sonhos e objetivos …

Olá Vanessa,tem opção dele estudar no ensino de Jovens e adultos (Eja) procure na sua cidade escola que oferece esse tipo de ensino .

Bom dia sou de Petrolina e queria uma boa indicação de uma neuro aqui em minha cidade meu filho tem tod TDAH tem plano Unimed

O que vocês acham de uma criança de 6 anos com TDAH e TDL,que vrusa o 1 ano do fundamental, que tem acompanhamento com equipe multidisciplinar, vem evoluindo dentro do esperado devido os transtornos,ser retido na mesma serie por mais um ano? A alegação dessa retenção de mais 1 ano repetindo o 1 ano do fundamental é que ele venha evoluir mais para idade dele dentro da leitura e escrita. Parabéns esse artigo de vcs é enriquecedor.

Olá Karen tudo bem ? ideal é o médico está acompanhando verificar com você o que pode ser feito caso não esteja tendo melhora com o tratamento .

BOA TARDE!
TENHO UM FILHO COM TDAH,TEM MUITA DIFICULDADE NO APRENDIZADO CURSANDO 6 ANO MAS, NÃO TEM MATURIDADE O QUE FAZER?

Olá me chamo Daira meu.filho foi tem TDAH ele estava indo aí ver bem.mais quando.ele.percebeu outros diversos não quis mais saber de aprender na leitura quando.pego firmeza ele ler mais ele não.consegue escrever ele tenta.mais as letras ficam grandes ele.fica nervoso porq não.consegue escrever me parece q ele tem.problemas motoras oq devo fazer sobre isso

Olá Daira,
Orientamos que procure um especialista pessoalmente (psicomotricista) para lhe dar melhores informações e orientação assertiva sobre caso do seu filho.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *