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A consciência fonológica é um processo de aprendizagem natural?

A consciência fonológica (CF) e a alfabetização estão diretamente interligadas. Ao longo do artigo vocês vão saber o porquê. No entanto, o que mais importa neste momento é esclarecer se a CF é um processo de aprendizagem natural. Mas para entendermos todo esse mecanismo, é necessário conceituá-lo e mostrar a todos alguns pontos relevantes. Para começar, vamos relembrar rapidamente sobre essa competência indispensável no desenvolvimento cognitivo de uma pessoa.

O que é consciência fonológica?

Segundo Byrne e Fielding-Barnsley (1989), a CF pode ser definida como a “habilidade metalinguística de tomada de consciência das características formais da linguagem, compreendendo que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas. E que essas mesmas unidades se repetem em diferentes palavras faladas”. Podemos considerá-la também como a percepção que adquirimos quando paramos para refletir sobre a existência de palavras grandes e pequenas; assim como aqueles termos iniciados ou terminados com sons parecidos (aliteração e rima, respectivamente).

O processo de aprendizagem é natural?

É preciso ter em mente que a consciência fonológica é parte de uma série de etapas que envolve também a memória fonológica (MF) e a produção fonológica (PF). Toda essa estrutura resulta na percepção que passamos a adquirir ao longo de nossa vida. Ocorre a seguinte situação: para que possamos conceber esse discernimento, é necessário termos a MF, ou seja, precisamos memorizar esses sons porque, caso contrário, como iríamos comparar manipular e aprender?
Daí que quando precisamos fazer a produção desses sons, dessas sílabas, rimas etc.; temos a produção fonológica para realmente sedimentar todo esse conhecimento, uma vez que com a produção do que foi elaborado, isso se torna resultado da aprendizagem. Vale ressaltar que esse processo é que faz com que haja o sucesso do processo metacognitivo fonológico.
Sobre a naturalidade da consciência fonológica no processo de aprendizagem, podemos dizer que por volta dos 3 anos de idade a criança passa a adquirir essa habilidade. No entanto, ela deve ser trabalhada com todas as técnicas que possibilitem o aperfeiçoamento por parte da criança. Por mais natural que a ocorrência da consciência fonológica seja, sem esse acompanhamento o processo de aprendizagem fica comprometido.
Mesmo que as habilidades fonológicas se desenvolvam em uma progressão previsível (e que as habilidades básicas de escuta e a consciência lexical sejam precursoras essenciais para o desenvolvimento da consciência fonológica), a criança deve contar com uma preparação para que ela tenha um percurso de aprendizagem eficaz. Outro elemento intrinsecamente associado à CF é a alfabetização.

A consciência fonológica e a alfabetização

Em artigos anteriores já reiteramos a importância de dizer que a consciência fonológica antevê qualquer método de alfabetização. Sendo assim, esse aspecto se torna relevante, pois muita gente pensa que para a criança aprender a ler e a escrever, basta apenas ensinar as letras soltas (A, B, C, D, E…).
No entanto, o som da letra não é garantia de aprendizado. As crianças tendem a apresentar dificuldades. Elas podem mostrar problemas na hora de juntar as letras. Há casos cujos pais ou professores pensam que dando as letras, as crianças já aprendem a ler e a escrever sozinhas. Entretanto, não é assim, pois a letra é somente um dos aspectos que a criança aprende durante todo esse processo.

Quais são as principais habilidades de consciência fonológica

– Rima
Podemos defini-la como a repetição de sons que ocorre nos versos e designa a repetição de sons idênticos ou semelhantes no final dos vocábulos (e que podem compor a última sílaba tônica do verso) ou das sílabas poéticas.
– Aliteração
Já neste caso, temos uma figura de linguagem relacionada a aspectos fonéticos/fonológicos da palavra, que consiste em repetir sons consonantais idênticos ou semelhantes em palavras de uma frase ou de versos de uma poesia para criar sonoridade.
Consciência-Fonológica-Processo-Natural A consciência fonológica é um processo de aprendizagem natural?
Referência
BRITES, Luciana. Consciência fonológica: manual teórico e prático. Arapongas: Neurosaber, 2019.

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3 respostas em “A consciência fonológica é um processo de aprendizagem natural?”

Gostaria de saber como posso adquirir o material: BRITES, Luciana. Consciência fonológica: manual teórico e prático. Arapongas: Neurosaber, 2019.

Olá Maria , no momento o livro Percepsom não está a venda assim que for liberado vamos informar nas páginas do Facebook e Instagram.

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