Voltar

A diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem

Em uma sala de aula, é comum encontrarmos alunos que aprendem em ritmos diferentes uns dos outros. 

Mas e quando esse ritmo é muito lento e prejudica significativamente o rendimento da criança?

Como descobrir se estamos lidando com apenas uma dificuldade de aprendizagem, que pode ser passageira ou com um transtorno de aprendizagem, que traz maiores obstáculos e prejuízos à vida escolar e social? Continue lendo para saber mais!

O que é aprendizagem?

Aprendizagem é um processo que acontece no cérebro, a fim de conduzir uma modificação de conduta que melhore a adaptação do indivíduo a seu meio.

Este processo é influenciado por fatores genéticos, neurológicos, psicológicos, educacionais e sociais. Quando um ou mais desses fatores sofre algum comprometimento, podemos ter a presença de prejuízos no processo de aprendizagem.

O que são Dificuldades de Aprendizagem

Dificuldades de aprendizagem possuem causas cognitivas e/ou emocionais, mas podem passar com o decorrer do tempo e auxílio de um acompanhamento adequado, se necessário. 

Apresentam-se durante a infância, quando a criança começa a lidar com obstáculos que impedem seu progresso em algumas disciplinas na escola.

Se as dificuldades de aprendizado forem persistentes, afetarem várias áreas do conhecimento e não melhorarem com o tempo, é preciso investigar a presença de um transtorno de aprendizagem, onde há um comprometimento neurológico que prejudica o desenvolvimento intelectual e sensorial da criança.

Assim como com os transtornos de aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem também podem existir em uma escala, ou seja, podem apresentar diferentes graus de intensidade, desde os mais leves até os mais severos.

O que são Transtornos de Aprendizagem

Os tipos de transtornos de aprendizagem podem variar muito. Alguém com transtornos leves pode ser capaz de viver independentemente, enquanto alguém com um transtorno severo pode precisar de cuidados intensivos e de ajuda para realizar suas atividades cotidianas.

De acordo com o nível de severidade do transtorno, essas dificuldades podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir aspectos como: aprender novas competências, comunicação, administrar dinheiro, ler, escrever e até mesmo cuidados pessoais. 

Algumas pessoas nascem com transtornos de aprendizagem, mas também é possível que outras desenvolvam algum por conta de um acidente ou doença durante a infância.

Quais são as causas dos Transtornos de Aprendizagem?

Transtornos de aprendizagem acontecem pela presença de algo que afeta o desenvolvimento do cérebro. Isso pode acontecer antes do nascimento, durante o parto ou nos primeiros anos da infância.

Esses transtornos são causados por um ou mais fatores, ou até mesmo por uma combinação deles. Às vezes, a causa específica não é conhecida. 

Diferença entre Dificuldade e Transtorno de Aprendizagem

De maneira geral, um transtorno de aprendizagem constitui uma condição de origem neurobiológica que afeta o aprendizado e a inteligência de um indivíduo em diversas áreas da vida. 

Enquanto uma dificuldade de aprendizagem se refere a uma condição onde existe um obstáculo específico para seu desenvolvimento, que pode desaparecer espontaneamente ou com monitoramento pedagógico.

As crianças com transtornos de aprendizagem podem se sentir frustradas por não conseguirem dominar um assunto, apesar de se esforçarem, e por isso, a combinação de problemas pode dificultar a trajetória escolar da criança.

Com o diagnóstico precoce e acompanhamento adequado, essas crianças podem ter uma vida plena e significativa. 

No entanto, se esse apoio não for fornecido, eles podem enfrentar problemas para ganhar independência ou uma casa própria, no acesso a atividades de lazer e recreação e no desenvolvimento de amizades e relacionamentos.

O diagnóstico adequado de cada distúrbio é crucial, para que a criança possa obter o tipo certo de ajuda para cada um.

Por isso, fique atento aos primeiros sinais que podem indicar a presença de um transtorno do desenvolvimento! Assista o Vídeo da Lu Brites sobre o assunto e deixe seu comentário embaixo! 

Referências: Mental Health Foundation. 2021. Learning disabilities. [online] Disponível em: <https://www.mentalhealth.org.uk/cy/node/1955> [Acesso em 3 de agosto 2021].

Você também pode se interessar...

3 respostas em “A diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem”

Lu sua live foi maravilhosa vou querer o seu livro bribcar é fundamebtal , hoje pela primeira vez encontrri vc no youtube

Olá bom dia muito bom parabéns 👏 professora Deusenil Lopes da Trindade Pará Novo Repartimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *