Voltar

A importância da Leitura em casa para o desenvolvimento do vocabulário

Sabemos que existem inúmeras formas de estimularmos as habilidades de leitura das crianças dentro de casa. Ler em voz alta, ter uma rotina constante de leituras e etc.

Criando uma rotina divertida e diversificada, conseguimos impulsionar o potencial de nossos pequenos leitores de uma maneira prazerosa e fácil!

As atividades em casa podem e devem suplementar o conteúdo aprendido dentro da sala de aula. Mas, em casa, existem outros grandes benefícios para a criança! Continue lendo para saber quais são!

Por onde começar

Desde muito cedo, as crianças já são capazes de olhar para figuras, ouvir a sua voz e apontarem para objetos em pedaços de papelão. Você pode começar a guiar a criança apontando para as figuras e pronunciando os nomes dos objetos em voz alta.

Quando chamamos a atenção da criança para essas figuras e repetimos o nome delas em voz alta, estamos ajudando ela a construir associações entre a representação do objeto e o objeto em vida real. Aqui, a criança irá começar a aprender a importância da língua.

Crianças aprendem o som da língua antes mesmo de notarem a presença de palavras escritas em uma página.

Ler livros em voz alta estimula as suas imaginações e expande os conhecimentos de mundo e, consequentemente, de seu vocabulário.

Quando o ritmo e a melodia da língua começam a fazer parte da vida do indivíduo, aprender a ler irá se tornar um processo muito mais simples e prazeroso.

Mesmo depois que a criança aprender a ler sozinha, ainda é importante que você continue a ler em voz alta com ela. 

Quando lemos histórias que fazem parte de seus interesse mas estão além de suas capacidades de leitura, estamos motivando a criança a expandir seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades!

A importância da leitura em casa para o desenvolvimento do vocabulário

Sabemos que existem diversos benefícios em exercitar nossa capacidade de ler, mesmo em adultos. A cada nova leitura temos a oportunidade de expandir nosso vocabulário e aprender novas expressões e palavras.

Exercitando as habilidades de leitura em casa podemos utilizar objetos, livros e figuras que a criança goste muito e se identifique, fazendo com que ela fique muito mais engajada em fazer parte das atividades.

Além disso, essas atividades são uma ótima forma de criar laços de afeto e carinho entre você e seu pequeno. 

Conforme a criança tem mais leitura, mais ela expande seu vocabulário, ela também encontra novas formas de se expressar e consegue desenvolver fluência em sua fala.

Como expandir o vocabulário da criança em casa?

Veja alguns exemplos simples para começar!

Primeiro, forneça uma definição simples e adequada para crianças para a nova palavra:

“Enorme significa que algo é muito, muito grande.”

Em segundo lugar, forneça um exemplo simples e adequado para crianças que faça sentido em sua vida diária:

“Lembra daquela melancia muito grande que compramos no supermercado? Aquela era uma melancia enorme!”

Terceiro, incentive a criança a desenvolver seu próprio exemplo:

“Em que coisa enorme você consegue pensar? Você consegue pensar em algo muito grande que viu hoje? Isso mesmo! O caminhão que vimos hoje era enorme! Os pneus também eram enormes.”

Por último, mantenha suas novas palavras ativas em sua casa.

Nos próximos dias e semanas, aproveite as oportunidades de usar cada nova palavra do vocabulário em uma conversa.

Aproveite o tempo para compartilhar novas palavras e aumentar o conhecimento léxico da criança. 

Dicas para começar a estimular a leitura e o vocabulário em casa

Tudo o que você realmente precisa fazer é reservar um tempo para ler junto com a criança. É simples assim!

Aqui estão algumas dicas:

  • Seja consistente: Seja um livro por dia ou 5, tente fazer da leitura uma parte de sua rotina regular. E enquanto você faz isso, não se preocupe em utilizar livros diferentes cada vez que se sentar. As crianças adoram ouvir as mesmas histórias e aprendem por meio desse tipo de repetição.
  • Sem pressa: Certifique-se de deixar tempo suficiente para ler.  Claro, você não terá tempo todos os dias para ler, então algumas leituras rápidas já serão o suficiente. No entanto, seu filho deve ver a leitura como uma atividade dedicada e à qual você dá total atenção.
  • Torne isso divertido: Use vozes diferentes para personagens, pausas, canções ou outros dramas para dar vida à história. Ler com habilidade ajudará seu filho a entender melhor a história. Dessa forma, você também fornece um bom modelo de leitura expressiva e fluente para crianças que começaram a ler por conta própria.

Com isso, podemos concluir que estimular as habilidades de leitura em casa pode ser uma tarefa muito divertida! Além de trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento do vocabulário da criança.

Agora que você já sabe mais sobre a importância de realizar essas atividades em casa, que tal saber mais sobre o assunto assistindo esse vídeo sobre Percepção Visual na leitura? Clique no play e bons estudos!

Referências:

Healthline. n.d. Reading to Children: Why It’s So Important and How to Start. [online] Disponível em: <https://www.healthline.com/health/childrens-health/reading-to-children> [Acesso em 25 agosto 2021].

Reading Rockets. n.d. Reading with Your Child. [online] Disponível em: <https://www.readingrockets.org/article/reading-your-child> [Acesso em 25 agosto 2021].

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *