Voltar

A importância da Psicomotricidade para Educação Infantil

Você, que acompanha nossas lives e demais conteúdos, já deve ter ouvido falar na palavra psicomotricidade. Entretanto, muitas mães ficam em dúvida sobre o que isso se trata e qual a importância desse aspecto para o desenvolvimento das crianças, sobretudo em idade escolar. Para esclarecer e responder a todos que nos enviam mensagens, resolvemos reservar o artigo de hoje a esse assunto.

Afinal, o que é a psicomotricidade?

Dentre vários estudos, a psicomotricidade é conceituada como uma ação de finalidade pedagógica e psicológica a utilizar os parâmetros da educação física com a intenção de melhorar o comportamento da criança com seu corpo. Há quem defina a psicomotricidade como uma ciência que estuda o indivíduo por meio de seu movimento e a interação social.
Determinante para a vida da criança
Em meio a tantos conceitos, um ponto converge para o consenso: a importância da psicomotricidade para que a criança tenha noção do seu corpo, do espaço e de como o ato de se mover pode ser determinante na educação infantil.
A criança, quando está no processo de aprendizagem, precisa interagir com outros coleguinhas. Para isso, ela necessita estabelecer comunicação, que não se dá apenas pela forma oral, mas pelos gestos também.

O desenvolvimento psicomotor na educação infantil

É indispensável que a escola trabalhe esse lado com os pequenos, pois é a partir disso que as crianças podem elaborar melhor seus movimentos e tudo que se refere ao que está em volta, inclusive.
Na sala de aula, fatores como a lateralidade, organização e noção espacial; esquema corporal e até mesmo a estruturação espacial devem ser trabalhadas em prol do aluno.

O que acontece quando a psicomotricidade não é desenvolvida de maneira eficaz?

É inegável que a falta de um acompanhamento da psicomotricidade acarreta consequências danosas ao desenvolvimento da criança. Um dos casos que podem ser notados é a lateralidade pouco trabalhada no aluno. Isso pode causar problemas de ordem espacial, por exemplo.
A utilização dos termos direita e esquerda fica prejudicada. O pequeno apresenta certa dificuldade para acompanhar a direção gráfica de leitura e escrita. Outro problema é o fato de a criança encontrar obstáculos quanto ao entendimento na distinção de letras específicas como ‘p’ e ‘b’, entre vários transtornos que podem aparecer no período pré-escolar.

Muitas pessoas pensam equivocadamente que a psicomotricidade esteja relacionada somente ao movimento, mas não é isso. Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”. Ou seja, o ato de movimentar-se está diretamente ligado ao aspecto mental.

Posso trabalhar isso em casa com o meu filho?

Sim. O desenvolvimento da psicomotricidade pode ser feito em casa com brincadeiras que vão estimular o senso de espaço, movimento e percepção da criança.
É bem verdade que a escola exerce um papel crucial para essa finalidade, mas o ambiente doméstico pode ser um complemento e tanto para se desenvolver esse lado tão importante para a vida de uma pessoa.

 

bannertesourando-1024x171 A importância da Psicomotricidade para Educação Infantil

Você também pode se interessar...

69 respostas em “A importância da Psicomotricidade para Educação Infantil”

O material do neurosaber é fantástico e nos ajuda bastante com esclarecimentos importantes… Sou psicopedagoga e estou sempre estudando sobre as várias dificuldades de aprendizagem! Obrigada de coração, vocês são maravilhosos!!!

Sou pedagoga e estou fando um trabalho sobre motricidade na educação infantil. Gostaria de usar esse artigo com referencia. Se for possível me enviar essas informações: data da publicação desse artigo e o autor. Grata
[email protected]

Olá Vânia ,
no momento não tem essas informações , mas você pode usar o link do artigo conformes as normas da ABNT.

Parabéns a equipe do neuro saber pela iniciativa de proporcionar um espaço tão rico em conhecimentos, tenho acompanhado pouco, mas sempre que posso dou uma lida nas postagens. Obrigada por me manter sempre informada! Um abraço!

Querida equipe dá neurosaber vcs são excelentes! Meu filho nasceu com mielomeningocele lombar baixa, hj está com ,4 anos e aprendemos muito até aqui, agora iniciando a fase escolar, desde ano passado. Tenho recebido informações valiosas de vcs! Vcs ajudam muito as pessoas! Deus abençoe!

Boa noite, estou apaixonada! Neuro Saber está me ajudando muito com todas as informações, cada dia uma descoberta nova. Quero aqui parabenizar a todos da equipe pelo belo trabalho. Continue contribuindo com nosso crescimento. Um grande abraço.

Boa noite, venho através desta parabenizar toda a equipe do Neuro saber. Estou apaixonada. Parabéns pelo trabalho, é muito bacana saber que existem pessoas preocupadas em passar seus conhecimentos adiante, assim nos coloca mais preparados diante das circunstâncias. Parabéns!!!

Olá minha querida Luciana Brites! Muito obrigada pela colaboração que você sempre nos proporciona pois são de grande valia as matérias que você nos envia . São temas super importantes para nos ajudar a melhorar cada vez mais o nosso trabalho como educadores . Parabéns pela iniciativa espero poder contar sempre com sua ajuda pois precisamos muito de pessoas como você e seu esposo que dedicam uma parte de vosso precioso tempo com esse maravilhoso projeto que é o Neuro Saber! Um grande abraço e que Deus os abençoem sempre!

Nossa! Como estás aulas me fizeram crescer como pessoa e profissionalmente, porém não consigo separar uma coisa d outra, pois ser professora e estar com estas pessoinhas me deixa a cada dia mais feliz!
Obrigada a vcs Neurosaber que tem me ajudado a cada dia! Parabéns!!!

Ao ler esses estudos consigo visualizar cada etapa a ser vencida no aprendizado da criança autista, define de forma clara que o caminho é o conhecimento.
Obrigada sempre.

Eu amo as informações que neurosaber nos dá e as dúvidas que são esclarecidas, principalmente para nós professores. Obrigada!

Muito bom esse tema . trabalhei muitos anos com educação infantil, mas não imaginava que a psicomotricidade era tão importante na vida de uma criança .

Olá eu estou pesquisando sobre esse tema pro meu pré projeto de pesquisa e se pudesse me passar alguns autores e legumes dicas pra me incluir serei grata

Bom dia!
Gostaria de receber dicas de brincadeiras para fazer em casa com a criança que fortaleçam seu desenvolvimento nessa área.

Penso que o maior ganho que a criança tem ao ser estimulada em movimentos amplos e finos, utilizando as várias partes de seu corpo, principalmente em brincadeiras que dão prazer e alegria é a possibilidade de trazer para a educação escolarizada. Os movimentos de coordenação motora ampla e fina desenvolvem a cognição de forma mais valiosa.

Muito gratificante as informações nesse artigo, que bom seria se todas as pessoas tivessem interesse nesses assuntos, parabéns a vocês e continuem assim.

Muito bom esse assunto sobre psicomotricidade na educação infantil, sou pedagoga e tbm mãe de crianças na faixa etária de 3 e 6 anos e posso aplicar algumas brincadeiras com meus filhos em casa mesmo.
Aprendendo assim algumas dinâmicas para aplicar em sala de aula.
Muito obrigado a todos !!

Muito bom esse assunto sobre psicomotricidade na educação infantil, sou pedagoga e tbm mãe de crianças na faixa etária de 3 e 6 anos e posso aplicar algumas brincadeiras com meus filhos em casa mesmo.
Aprendendo assim algumas dinâmicas para aplicar em sala de aula.
Muito obrigado a todos !!
19/10/2018
20:23min.

Estou fazendo trabalho acadêmico sobre a Psicomotricidade e amei o artigo de vocês, me ajudou muito.
Obrigada

Interessante. Na parte que cita: “Um estudo definiu muito bem qual o valor de todo esse processo, no qual diz que “a motricidade é a faculdade de realizar movimentos e a psicomotricidade é a educação de movimentos que procura melhor utilização das capacidades psíquicas”, poderia por favor fazer referência de que estudo foi esse? Obrigada!

Olá Michele , enviado como sugestão de referência para ser liberada pelo setor responsável.
agradecemos o contato .

Olá pessoal do NeuroSaber,
ótimo encontrar este artigo, já que estou escolhendo um tema para meu TCC na área de pedagogia. Clareou bem as ideias sobre a psicomotricidade, principalmente no vídeo.
Grato,
Fabio

Toda vez que trabalhamos a psicomotricidade na creche com nossas crianças (2 a 4 anos), elas se divertem muito e o que elas aprenderam, elas levam para vida. Percebi que tem crianças que tem dificuldades em participar por não ter coordenação motora, porém não é problemas físicos ou psicológico, é apenas por não explorar movimentos ou brincadeiras que exige da criança ou seja trabalhadas.
Essas observações vimos no começo do ano, mas conforme avança os meses como elas se desenvolvem muito, é muito bacana observar e acompanhar sua evolução.

O meu filho de 8 anos tem muita dificuldade em gerir as emoções e depois é muito explosivo. Por vezes não sei o que fazer…gostava muito de uma ajuda. Obrigada

Olá Andreia, tudo bem?

Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos buscar um especialista pessoalmente para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos que podem te ajudar em muitas questões.

Sol,
Equipe NeuroSaber 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *