Voltar

A importância das Evidências Científicas na Alfabetização

Com ferramentas que estão na ponta dos nossos dedos, podemos utilizar as evidências científicas para direcionar o processo de alfabetização de uma forma clara e eficiente.

E, diferente do que pensamos, não se beneficiam das evidências científicas na alfabetização apenas professores e profissionais, os pais e cuidadores também podem.

Mas o que sabemos sobre a Importância das Evidências Científicas na Alfabetização? Leia mais nesse artigo!

O que é Evidência Científica?

As evidências científicas são resultados ou tendências apontadas por estudos realizados por especialistas sobre um determinado assunto. Esse termo vem da medicina, mas é muito importe ter trazido isso para a educação.

Uma educação baseada em evidências científicas é o uso da melhor forma ou método revelado por pesquisas, e que por isso tem significância e comprovação científica. 

E isso é importante porque assim as decisões sobre o que fazer com alunos em determinados contextos e momentos didático-pedagógicos não serão baseadas em “achismos” ou tradições.

Em outras palavras, uma educação que leva as evidências científicas como base, é uma educação que tem seus métodos a partir do resultado de estudos e comprovações científicas.

Muitos podem acreditar que isso é relevante apenas para profissionais da saúde e da educação. No entanto, pais e cuidadores também podem se apropriar do conhecimento encontrado em evidências científicas e colocar eles em prática com as suas crianças.

Isso porque ao conhecerem e entenderem os métodos comprovados cientificamente como eficazes, eles podem participar e monitorar o processo de aprendizado da criança.

Ou seja, baseados em evidências científicas, pais e cuidadores conseguem avaliar se os métodos utilizados pela escola estão adequados para as necessidades da criança ou não. 

Os Benefícios da Evidência Científica na Educação

A metodologia de educação baseada em evidências científicas teve origem em um movimento da medicina, com o mesmo nome.

Com o tempo, profissionais da saúde começaram a fazer parte do contexto pedagógico e trouxeram consigo a metodologia científica, a fim de utilizarem práticas e recursos com comprovação que realmente funcionam, ajudando o profissional a utilizar práticas educacionais que comprovadamente dão certo.

Deste modo, usar essa metodologia contribui para que as decisões tomadas sejam:

  • Mais eficazes: as evidências científicas comprovam e explicam quais medidas são indicadas para o melhor resultado dentro de contextos específicos.
  • Otimizem o tempo do profissional: ao tomarmos decisões baseadas em evidências científicas, aumentamos a chance de escolhermos o caminho certo, otimizando o tempo, que pode ser fator crucial em alguns casos.
  • Capazes de direcionar o aluno/paciente para que tenha o maior rendimento possível naquele processo: as evidências nos mostram qual é o caminho com maior probabilidade de sucesso, assim, temos mais confiança ao guiar a criança dentro do processo.

Objetivos da Evidência Científica na Alfabetização

Apesar de existirem teorias que desempenham um papel fundamental para nortear este caminho, precisamos estar atentos e não ficarmos presos a elas.

“A partir de teorias, criamos hipóteses, e a partir de hipóteses, testamos o que funciona e o que não funciona.”

O objetivo de uma alfabetização baseada em evidências científicas é realizar este processo de uma maneira que traga benefícios ao aluno. 

Para que isso aconteça, é importante estimular professores e a comunidade científica a incorporarem essa metodologia em sua rotina, aprimorando o debate dentro da área da educação e promovendo uma educação pautada em resultados com eficácia comprovada cientificamente.

A Importância das Evidências Científicas na Alfabetização

Quando temos em mãos resultados de evidências científicas, temos mais clareza sobre as decisões que devemos tomar. Essa clareza facilita o planejamento das aulas e promove uma educação com grandes chances de sucesso, por exemplo.

Além disso, devemos levar outros fatos em consideração:

Dentro de uma escola, lidamos com diferentes necessidades, escolaridades, níveis de desenvolvimento e professores com perfis didáticos diferentes.

O uso de práticas baseadas em evidências cientificamente comprovadas nos ajuda a manter uma igualdade dentro do ambiente escolar.

Ou seja, ao mantermos um padrão de práticas dentro da escola, conseguimos aumentar as chances de sucesso entre alunos e professores.

A alfabetização é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento escolar infantil. E é por isso que ter a certeza da eficiência das práticas utilizadas e suas bases científicas sólidas, faz toda a diferença.

Usando evidências científicas para nortear o processo de alfabetização, podemos garantir que a criança está aprendendo por meio de uma metodologia eficiente. Ou seja, que garante o domínio completo do código alfabético e suas variáveis, aumentando suas chances de se tornar uma leitora fluente e eficiente.

Assim, sabemos que o uso de evidências científicas deve servir como norteador para a prática pedagógica, trazendo resultados e reflexões que guiem profissionais da educação e saúde, mas também pais e cuidadores.

Então, garantir o encaminhamento das crianças pelo melhor caminho, acaba sendo a garantia que elas irão atingir seu potencial máximo.

Quer saber mais sobre o tema? Então assista esse vídeo da Lu Brites explicando, na prática, o papel das evidências científicas no processo de alfabetização. 

Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Você também pode se interessar...

7 respostas em “A importância das Evidências Científicas na Alfabetização”

Gostei muito do artigo, pois alfabetizar utilizando evidências científicas é de suma importância na educação. É importante que se registre que não podemos trabalhar na educação, principalmente ba alfabetização, com achismos. Nossos alunos precisam se desenvolver, mas é preciso que nossas práticas pedagógicas sejam baseadas em conhecimento científico.

Muito interessante,este artigo,com tantas dificuldades,me pergunto a escola está preparada para lidar com estas crianças,os professores estão capacitados TB?como ajudar estas crianças com dificuldade de aprendizado

Muito relevante esse tema, amei ler o Artigo, A Importância das Evidências Científicas na Alfabetização. Gratidão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *