Voltar

A importância de elogiar as crianças

O elogio têm um impacto significativo em todos os seres humanos, mas para as crianças eles podem ser ainda mais importantes. Saiba mais, neste artigo.

O elogio ajuda na construção de uma boa autoestima e autoconfiança. Pais e professores devem estar atentos à isso e cuidar para que as críticas não sejam mais constantes que os elogios.

A importância do elogio na educação infantil se justifica pelo incentivo que ele proporciona para o aprendizado. As crianças se tornam mais confiantes e motivadas para superar os desafios do processo de aprendizagem.

No entanto, vale lembrar que existem formas mais eficazes de elogio, que deve ser feito pelo esforço empreendido. É claro que podemos elogiar as crianças pelo que elas são, mas é mais importante enfatizar as suas atitudes. Entenda melhor, neste artigo.

A importância do elogio

Elogiar uma criança por uma realização é muito importante para que ela se sinta recompensada pelo esforço empreendido e aprenda a dar valor a ele. Ao fazer um elogio é importante ser específico, para que a criança entenda porque está sendo elogiada.

Elogiar uma criança enquanto ela se esforça para aprender uma nova habilidade é muito construtivo, pois ela começa a valorizar o esforço para novas conquistas. Ela começa a entender a importância da persistência para atingir objetivos e obter prazer com suas realizações.

Na educação infantil, o elogio se torna um elemento chave do processo de aprendizagem, pois incentiva a criança a aprender novas habilidades.

A importância do elogio na educação infantil

As crianças precisam de elogios como uma forma de recompensa para ajudar na sua motivação com as tarefas escolares, quando estão alcançando novos objetivos. Isso não significa que, para motivar seu aluno, você precisa recompensá-lo cada vez que ele fizer algo positivo.

O mais importante é ter em mente que o elogio deve fazer parte da rotina escolar, compreendendo os momentos mais oportunos para tal. O objetivo é oferecer oportunidades para que os alunos se tornem crianças automotivadas.

As crianças podem se tornar automotivadas quando sua curiosidade natural é encorajada e apoiada. Dessa forma tendem a fazer as coisas simplesmente porque gostam de fazê-las. 

Crianças automotivadas são mais saudáveis mentalmente e mais capazes de superar os desafios da aprendizagem. Isso porque não dependem de serem recompensadas ​​por outros para se sentirem bem consigo mesmas. 

Precisamos estar cientes que podemos influenciar negativamente e diminuir a motivação das crianças ao elogiá-las em excesso, fazendo com que sintam que precisam de uma recompensa por tudo o que fazem. O que pode acontecer é que elas passem a evitar atividades desafiadoras, afetando a sua autoconfiança e autoestima.

Quando isso ocorre, ter a aprovação dos adultos se torna mais importante à medida que elas crescem. Por isso, ao elogiar seus alunos é mais importante focar em seus esforços e realizações, principalmente na educação infantil. 

Como elogiar as crianças

Como dissemos, os elogios devem ser o mais específicos possível, como uma forma de reconhecimento dos esforças para completar uma atividade ou resolver um problema, por exemplo. Isso ajuda na aprendizagem e na motivação das crianças para superar dificuldades.

O elogio deve ser feito com atenção e considerar a idade da criança e os estágios de desenvolvimento, bem como sua capacidade individual. As crianças entendem quando não somos genuínos, especialmente se usarmos as mesmas palavras de elogios várias vezes. 

O momento do elogio também é importante, pois interromper a criança quando ela está concentrada pode fazer com que ela perca o foco e reduzir sua motivação para continuar com a atividade.

O elogio nutre a confiança e o senso de identidade 

Algumas crianças, especialmente aquelas que são menos confiantes, precisam de mais incentivo. Quando o elogio se concentra no esforço, é provável que as elas vejam o esforço como algo bom e têm mais probabilidade de continuarem enfrentando os desafios.

No início, você pode elogiar seu aluno toda vez que observar seu esforço. À medida que isso aconteça com mais frequência, você pode passar a elogiar menos vezes. 

Pequenas recompensas podem fazer com que o elogio e o incentivo funcionem melhor. Quando você elogia ou encoraja o comportamento do seu aluno e depois oferece uma recompensa, é provável que esse comportamento se repita. 

Às vezes, é mais fácil notar comportamentos difíceis do que comportamentos positivos. No entanto, observe os momentos em que seu aluno está se comportando de maneira positiva e elogie o comportamento dele. Isso fará com que ele se sinta bem e motivado a se comportar dessa forma com mais frequência.

Se restou alguma dúvida sobre a importância do elogio na educação infantil, deixe nos comentários.

Referências:

AGOSTINHO, Kátia Adair. A Educação Infantil com a Participação das Crianças: algumas reflexões. Invest. Práticas [online]. 2016, vol.6, n.1 [citado  2020-10-02], pp.69-85.

Você também pode se interessar...

2 respostas em “A importância de elogiar as crianças”

Muito bom este artigo com certeza a criança que recebe elogios se desempenha melhor suas funções concordo plenamente

É verdade tem sentido quando a criança difícil é elogiada por comportamentos bom e quando ela é criticada por comportamentos ruins.
Cabe a nós incentivamos e explorar o melhor de comportamento difícil, com certeza a criança quer apenas um pouco de atenção e talvez esse seja o momento.
Adorei a dica vou por em prática ainda mais, quando as aulas presenciais voltarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *