Voltar

A importância do registro de atividades e do desenvolvimento na educação infantil

Observar as crianças na educação infantil e registrar o seu desenvolvimento, ajuda a identificar os avanços e desafios dos alunos. Além disso, os registros auxiliam no planejamento pedagógico a na avaliação. Saiba mais, neste artigo.

A observação e o registro das atividades e do desenvolvimento das crianças é fundamental para a avaliação e planejamento na educação infantil. Além disso, documentar a aprendizagem dos alunos estimula o aprendizado e o desenvolvimento dos mesmos.

Observar as crianças em sala de aula e registrar o seu progresso é importante, pois o papel do educador na educação infantil não é apenas ensinar, mas explorar, aprender e observar as brincadeiras dos seus alunos. O registro dessas observações ajuda a conhecer melhor cada criança, suas habilidades, dificuldades e necessidades.

Registro de atividades e do desenvolvimento 

O registro na educação infantil é o método mais simples e eficaz para acompanhar e avaliar o desenvolvimento das crianças. Para realizá-lo, o professor deve observar seus alunos, como se comportam, aprendem, reagem a novas situações e interagem com as outras pessoas. 

A partir dessas observações, faz um registro escrito, mas que pode conter fotos, vídeos e atividades feitas pelas crianças. Essas informações ajudam o professor a criar as atividades e a promover o desenvolvimento de habilidades em seus alunos. A partir desse registro, é possível refletir sobre a eficácia das intervenções adotadas e fazer avaliações.

A importância da observação nos registros

A observação ajuda os professores da educação infantil a conhecer e apoiar seus alunos, é uma forma de se conectar com eles. Quando as crianças se sentem cuidadas, seguras e protegidas interagem melhor e ficam mais motivadas para aprender novas habilidades.

Use a observação para ter uma visão global da criança, que te permita conhecer suas habilidades, interesses e características. Conhecer bem cada aluno ajuda a planejar atividades individualizadas e significativas.

Reflita sobre as suas observações para avaliar o progresso de cada criança, entender suas necessidades e personalidade, melhorar as práticas de ensino e planejar as atividades. Coloque ideias em prática para melhorar o aprendizado e o relacionamento com seus alunos.

Faça da observação uma prática contínua e registre as pequenas mudanças e características individuais de cada criança. Faça anotações sobre atividades, durante ou logo depois, pois esquecemos rapidamente momentos importantes quando partimos para outra tarefa.

A observação conecta informações que fornecem aos professores da educação infantil uma imagem mais real de cada criança. 

A observação na educação infantil

A observação na educação infantil ajuda a conhecer o comportamento das crianças ao longo do ano. Os registros dessas observações ajudam o professor a perceber padrões e planejar atividades, a obter insights sobre como a criança pensa sobre o mundo e fornecem oportunidades para mudanças que promovam o desenvolvimento dos alunos.

Quando um professor observa seus alunos, entende melhor seus pontos fortes ou fracos e os registros ajudam a pensar em estratégias que facilitem a aprendizagem. Os registro de atividades e do desenvolvimento é importante por diversos motivos, tais como:

  • entender melhor os comportamentos das crianças;
  • identificar necessidades especiais;
  • documentar habilidades, dificuldades e desafios;
  • revelar o estilo de comunicação da criança;
  • entender como ela interage com os colegas, dentre outros.

O foco do registro é demonstrar os passos do desenvolvimento de cada criança, analisando as intervenções utilizadas para promover os avanços. O processo de observação é fundamental para a reflexão, documentação, planejamento, execução e avaliação na educação infantil.

A importância do registro

O registro reúne informações que revelam o desenvolvimento das habilidades das crianças, e ajuda o professor a ter uma visão global sobre cada aluno. É importante que o professor encontre o seu próprio estilo de fazer esse registro, para criar relatórios de forma que consiga visualizar o progresso de seus alunos.

É papel dos educadores ajudar a criança a crescer e estimular o desenvolvimento de habilidades em todas as áreas: cognitiva; física; social; emocional e linguagem. Cada uma dessas áreas impacta sobre a outra quando uma criança está aprendendo.

Reunir as observações dos alunos em forma de registro ajuda a desenvolver atividades significativas para promover o desenvolvimento das crianças. Por meio de fotos e escritos, é possível refletir sobre as estratégias e realizar avaliações.

Conecte-se com os pais

O registro de atividades e do desenvolvimento permite levar essas informações aos pais, para poder trabalhar com eles e garantir uma congruência nas ações em casa e na escola.

As reuniões com os pais são importantes para planejar os objetivos para cada criança e compreender o papel do professor. Amarrar tudo isso não é uma tarefa fácil, por isso a importância dos registros.

E você, como faz o registro de atividades e do desenvolvimento dos seus alunos na educação infantil? Conta nos comentários!

Referências:

GUEDES, Adrianne Ogêda  and  NASCIMENTO, Anelise Monteiro do. Nos passos da experiência: registro e pesquisa na educação infantil. Cad. Pesqui. [online]. 2018, vol.48, n.170 [cited  2021-02-23], pp.1230-1235.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Registros na educação infantil.

Você também pode se interessar...

4 respostas em “A importância do registro de atividades e do desenvolvimento na educação infantil”

Os registros nos dão a direção a seguir e as já conquistadas com cada criança. Sem eles é quase impossível identificar os objetivos a serem alcançados e trabalhados ao longo de um tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *