PRINCÍPIO ALFABÉTICO: A CHAVE PARA ALFABETIZAÇÃO

A alfabetização deve ser encarada como uma construção, logo, para essa construção ser bem-feita, é preciso ter bases sólidas. O princípio alfabético é uma das habilidades básicas que compõe o processo de alfabetização, sendo de extrema importância para que esse método seja satisfatório. É fundamental que exista o princípio alfabético, pois ele, em conjunto com […]

10 ESTRATÉGIAS PARA ENSINAR O SOM DAS LETRAS PARA AS CRIANÇAS

Ensinar o som das letras ajuda a criança a desenvolver consciência fonológica.  A etapa da Educação infantil atravessa várias fases do desenvolvimento da linguagem, até alcançar a fase da alfabetização, geralmente para crianças entre cinco e seis anos de idade. E porque não utilizar atividades que possam despertar e estimular  o interesse delas, antes mesmo […]

Atividades para estimular a Consciência Fonológica em crianças com Autismo.

Autistas verbais e não-verbais podem se beneficiar a partir de adaptações nas propostas. Para aprender a ler, as crianças precisam antes entender e reproduzir o som de cada letra e então adquirir a habilidade de manipular combinações entre as letras. Em resumo, essa pode ser uma definição para a consciência fonológica, que deve ser estimulada […]

Literacia: atividades para desenvolver as crianças desde a Educação Infantil.

Utilizar a linguagem como ferramenta social, de compreensão do mundo, é uma das características das crianças que recebem estimulação de Literacia. Embora haja um consenso entre os especialistas quanto ao melhor período da alfabetização, você já leu por aqui artigos em que apresentamos atividades importantes, por exemplo, de consciência fonológica e incentivo ao desenvolvimento da […]

Cinco benefícios poderosos da educação musical nas escolas.

A Música auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades, além de despertar nas crianças o talento musical. Desde a vida intrauterina, o bebê já consegue ouvir sons, não só a voz materna, mas também música! Após o nascimento, a audição torna-se uma importante ferramenta de desenvolvimento para as crianças, com a qual inicia os primeiros contatos […]

Instrução explícita: a chave do sucesso no processo de alfabetização.

Evidências científicas no campo da educação indicam que o caminho percorrido com essa metodologia é o mais eficaz no ensino de leitura e escrita. Quem busca realizar a alfabetização baseada nas evidências científicas atuais e na neurociência não pode deixar de lado a importância da instrução explícita na aplicação dos métodos adequados para que as […]

Sinais de prontidão para alfabetização. Como identificar?

Antes da alfabetização, a criança precisa desenvolver algumas habilidades fundamentais e os pais e responsáveis têm papel fundamental. Qual a idade correta para iniciar a alfabetização do meu filho ou aluno? Será que ele está pronto? Com o avanço das pesquisas em neurodesenvolvimento e da aplicação das evidências científicas na educação, diversos métodos para ensinar […]

Como trabalhar a consciência fonológica na educação infantil?

Atividades lúdicas e estímulo à linguagem oral estão entre as alternativas para educadores trabalharem junto aos pequenos. O conhecimento pedagógico sobre a importância e aplicação da Consciência Fonológica no processo de alfabetização vem se ampliando nos últimos anos, mas embora sua eficácia já tenha se comprovada por meio das evidências, os pedagogos que atuam diretamente […]

Como promover a leitura na infância? 3 elementos chave!

Além da relação direta com a alfabetização, a leitura com os pequenos promove outras habilidades fundamentais ao neurodesenvolvimento. Promova o interesse das crianças pela leitura criando um momento em família. A paixão dos pequenos pelos livros vem do berço! Sim, ler com seus filhos desde os primeiros dias fará toda diferença quando chegar a hora […]

Aprender a ler não começa no jardim de infância

Brincar é fundamental na aquisição das competências necessárias para aprender a ler. (Imagem:Canva) Aprendizado formal da leitura não deve começar no jardim de infância.  A escolarização das crianças não deve estar atrelada à ideia de alfabetização antes do tempo, já que ler e escrever depende de neurodesenvolvimento específico. Com a entrada das crianças cada vez […]