Voltar

Alfabetização infantil: Como ela deve acontecer e como preparar seu pequeno para esta etapa

Você sabia que os pais podem ajudar seus filhos a se prepararem para a alfabetização? 

Veja, neste artigo, como criar oportunidades diárias para as crianças praticarem habilidades essenciais para a alfabetização infantil.

Preparar o seu filho para aprender a ler e escrever, nada mais é do que dar a ele oportunidades de praticar habilidades prévias que irão ajudá-lo nesse processo. 

Embora, a alfabetização se inicie formalmente por volta dos sete anos, no ensino fundamental, é possível preparar as crianças quando elas ainda estão na educação infantil.

Isso não significa ensiná-las a ler e a escrever, mas inseri-las nesse universo com simples ações que podem fazer parte da rotina. Saiba como, neste artigo.

Alfabetização infantil: como preparar seu filho

As crianças aprendem por meio de experiências que lhes permitem experimentar e explorar o mundo com segurança. Quanto mais elas puderem fazer escolhas em suas atividades e brincadeiras, mais seguras se desenvolvem e a autoconfiança ajuda muito na alfabetização. 

Por isso, ofereça opções para o seu filho e deixe-o escolher as atividades que quer fazer.  Embora cada criança aprenda habilidades de linguagem em seu próprio tempo, todas elas precisam de oportunidades para desenvolvê-las, assim como incentivo e elogio pelo seu esforço.

Além disso, precisam compreender que o aprendizado é contínuo. Dessa forma, os pais e cuidadores devem ajudá-las a planejar as atividades de aprendizagem que sejam apropriadas para seu desenvolvimento, reservando um lugar especial para a leitura.

Quando essas atividades fazem parte do dia a dia da criança, elas desenvolvem melhor seu vocabulário e a linguagem.

As habilidades de linguagem oral precedem a leitura e a escrita, por isso também é importante criar oportunidades de conversas entre pais e filhos, incentivando os pequenos a falar sobre o que eles estão pensando e aprendendo. 

Tente responder às suas perguntas e falar também sobre suas preocupações. Assim você ajuda seu filho a desenvolver um vocabulário rico e fortes habilidades linguísticas, fundamentais para alfabetização infantil.

Veja algumas atividades para estimular o desenvolvimento da linguagem oral:

  • Leia e fale sobre cartas ou emails de familiares, amigos e peça a ajuda do seu filho para escrever as respostas.
  • Cante canções infantis que brincam com as palavras.
  • Recite as rimas favoritas do seu filho.
  • Brinque de encontrar palavras que rimam.
  • Invente nomes bobos para utensílios domésticos. 
  • Incentive a sua imaginação com fantoches, fantasias e outras atividades de faz de conta.

Preparando para ler

Para aprender a ler é preciso ter a consciência da palavra impressa. Primeiro, as crianças aprendem que a palavra falada pode ser dividida em pequenas unidades de som (fonemas). Logo, que estes são representados por um conjunto de símbolos (letras do alfabeto). Finalmente, que as letras podem ser combinadas para formar uma palavra (fonética).

Veja algumas atividades para ajudar seu filho a se preparar para a leitura:

  • Leia em voz alta para ele todos os dias por pelo menos 15 minutos.
  • Leia livros sobre temas que lhe interesse.
  • Ao ler as histórias, mostre para ele as imagens e as letras, deixe-o virar a página.
  • Releia sua história favorita e omita algumas palavras-chave e peça ao seu filho para falar as palavras que faltam.
  • Após a leitura, pergunte para ele o que mais gostou da história e o porquê.

Expressando ideias no papel

As crianças aprendem muito quando rabiscam e desenham, tentando formar letras até que consigam escrever palavras. Quando seu filho pequeno fizer um desenho e lhe pedir para “ler”, isso significa que ele já compreendeu que a fala é representada por símbolos (letras do alfabeto). 

Além disso, as atividades de escrita e desenho são muito importantes, pois ajudam a desenvolver a coordenação motora fina, a imaginação e a criatividade.

Veja algumas dicas de atividades para ajudar o seu filho a expressar suas ideias no papel:

  • Disponibilize materiais de escrita e desenho em lugares de fácil acesso, como papel de diferentes formatos, cores e tamanhos; marcadores, giz de cera, lápis, fita adesiva, cola, tesouras. 
  • Brinque com seu filho de recortar imagens em revistas e colar no papel, criando pequenos livros sobre diferentes temas – por exemplo, alfabeto, cores, animais, brinquedos, comida, formas, números.
  • Incentive o seu filho pequeno a fazer seu próprio livro usando fotos ou desenhos, ditando as legendas para você escrever sob cada imagem.
  • Ajude-o a escrever / desenhar cartões para enviar para amigos e familiares em ocasiões especiais. 
  • Quando ele já for capaz de combinar segmentos de som, incentive-o a experimentar formar palavras. A ortografia inventada é um passo no caminho para se tornar um bom leitor.

O mais importante é tornar esses momentos prazerosos, onde vocês possam passar um tempo juntos, fazendo atividades e brincadeiras que ajudem as crianças a se prepararem para a alfabetização infantil.

Se tiver mais dicas, deixe nos comentários!

Referências:

GONTIJO, Arlete Abade de Melo. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. http://www.fanap.br/Repositorio/159.pdf
LUCIANO, Hélio José. EDUCAÇÃO INFANTIL: LETRAMENTO OU ALFABETIZAÇÃO? EIS A QUESTÃO! https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7228_5203.pdf

Você também pode se interessar...

9 respostas em “Alfabetização infantil: Como ela deve acontecer e como preparar seu pequeno para esta etapa”

Olá!
Realmente é muito importante fazer brincadeiras com as crianças, acho que é mais fácil de aprender.

Grandes contribuições que enriqueceram nossa práxis pedagógicas.
Obrigada! por compartilhar com tanto dedicação seu conhecimento

Esse material trouxe-me grandes contribuições para realizar o meu planeja mento. Muito obrigada NeuroSaber por tanta motivação!!

Minha neta tem 6 anos mas já está familiarizada com o alfabeto. Então todas essas orientações são fantásticas para nos direcionar ( a mim e à mãe) no caminho certo do aprendizado. Obrigada pelos esclarecimentos!

Adorei as propostas riquíssimas em incentivos e organização dos materiais para incentivo a leitura e ser um bom leitor mesmo pequenininhos na Educação Infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *