Voltar

Alterações cognitivas no autismo: quais são elas?

As alterações cognitivas no autismo afetam sistemas importantes do desenvolvimento e de questões particulares dos autistas. Assim, essa é uma grande área que é afetada pelo transtorno do espectro autista.

O nosso sistema cognitivo é responsável por partes importantes para o nosso desenvolvimento. Ele se encarrega do processamento das informações que nos aponta o desenvolvimento pessoal. Ou seja, é responsável por tudo que aprendemos.

Desse modo, à medida que vamos estudando mais quaisquer alterações causadas pelo autismo, entendemos a necessidade de todas as pesquisas que estão surgindo acerca do tema.

Quais áreas sofrem alterações por conta do TEA?

O nosso sistema cognitivo é dividido em vários aspectos, entre eles a linguagem, o raciocínio, a atenção etc. E são essas áreas que sofrem as alterações cognitivas no autismo.

Essas questões em específico, quando estão sendo desenvolvidas em pessoas com Transtorno do Espectro Autista, tem reações atípicas e posicionamentos particulares sobre alguns pontos.

Alterações cognitivas no autismo

Podemos dar como exemplos:

  • Intelectualidade
  • Linguagem
  • Memória
  • Questões sensoriais
  • Dispraxia
  • Funções executivas
  • Habilidades sociais e comportamentais.

Intelectualidade

As alterações cognitivas no autismo, nesse caso, apresentam uma dificuldade em exercer funções que demandem muita interpretação ou integração

Assim, é mais comum que eles tenham um melhor desenvolvimento com atividades intelectuais que tenham demandas repetitivas, que necessitem de memorização e com detalhes.

Linguagem

A alteração cognitiva no autismo, na questão da linguagem, ocasiona problemas com comunicação verbal e não verbal. Tanto semântico e pragmático, quanto fonológico. Além disso, há dificuldade em diálogos que contém ironia, metáforas e sarcasmos.  

Nesses casos, podemos trabalhar com um olhar de que pessoas com TEA também trabalham a linguagem através de olhares e gestos.

Memória

Quando falamos de memória, as alterações podem ser diversas. No caso das memórias longo prazo, elas podem ser implícitas ou explícitas. Além disso, a maioria das memórias podem ser de curto prazo.

Percepção sensorial

No processamento sensorial, as informações são recebidas pelo cérebro, mas geram uma reação atípica, pois pessoas com TEA podem ter um distúrbio no processamento e na integração desses estímulos.

Por exemplo: existem muitas pessoas autistas que tem hipersensibilidade a som, luz, contato físico, etc.

Dispraxia

As alterações cognitivas no autismo podem levar à dispraxia. Ela é caracterizada por uma disfunção neurológica que desenvolve a coordenação que é comandada pelo cérebro. Ou seja: afeta questões verbais, motoras e espacial.

Alguns exemplos são:

  • Dificuldade em imitar
  • Andar nas pontas dos pés
  • Estereotipias
  • Dificuldade na fala
  • Entre outros

Funções executivas

Quando falamos de alteração do sistema cognitivo por conta do autismo, podemos citar que as funções executivas são atingidas.

Elas se tratam de um conjunto de todas as habilidades necessárias para desenvolvermos atividades do dia a dia. A grande dificuldade de interação com os outros e a dificuldade em solucionar problemas são exemplos.

Com toda essa demonstração de alterações que o TEA causa, compreendemos que se faz extremamente necessário o tratamento e um bom acompanhamento profissional. Isso ajuda a desenvolver e melhorar esses aspectos, melhorando a qualidade de vida.

Quer ler outros artigos sobre o autismo? Clique aqui e saiba mais.

Referências:

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872017000300002

chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=http%3A%2F%2Fcentroamadesenvolvimento.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2FArtigo-Aspectos-Comportamentais-e-Cognitivos-do-Autismo.pdf&clen=431715&chunk=true

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/autismo-e-funcoes-neuropsicologicas-memoria-funcao-executiva-e-atencao/17164

Você também pode se interessar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *