Skip to content Skip to footer

03 atividades divertidas com o Princípio Alfabético

Atividades para alfabetização são essenciais para que as crianças compreendam o princípio alfabético, que é o entendimento de que as palavras são compostas de letras e as letras representam sons. Além disso, é a capacidade de usar essas associações de letras e sons para ler ou escrever palavras.

Depois que as crianças demonstrarem que podem isolar os sons iniciais das palavras, o próximo passo fundamental para a criança aprender a ler é a introdução do princípio alfabético.

O domínio dessa habilidade significa que ela é capaz de entender que as letras são usadas para representar os sons da fala.

E a maior dúvida de pais e professores é como trazer para as crianças atividades para alfabetização que eles gostem, que eles se divirtam e também o principal: aprendam! Por isso vamos falar mais sobre isso nesse artigo, então continue lendo para saber mais sobre tudo isso.

O que é o Princípio Alfabético

O princípio alfabético é a ideia de que letras e grupos de letras combinam sons individuais em palavras. A capacidade de aplicar essas relações previsíveis a palavras familiares e desconhecidas é muito importante para a leitura.

A correspondência letra-som, ou a relação das letras do alfabeto com os sons que elas produzem, é um componente-chave do princípio alfabético e do aprendizado da leitura.

Para ensinar a correspondência de sons de letras, é importante trabalhar com alguns sons por vez, ensinando cada letra do alfabeto e seu som correspondente. Para cada relação letra-som, a instrução deve incluir nomear a letra ou letras que representam o som e deve associar uma sugestão de imagem de um objeto com o som alvo para ajudar os alunos a lembrar a relação entre a letra e o som.

Esses passos são fundamentais ao planejar atividades para alfabetização em sala de aula ou em casa. Ao mesmo tempo, é essencial criar redes colaborativas de aprendizagem entre educadores e familiares para reforçar o aprendizado fora do ambiente escolar.

Que tarefas os alunos devem ser capazes de demonstrar para indicar o domínio dessa habilidade?

Conhecimento do alfabeto

  • ordem
  • número de letras
  • distinguir entre vogais e consoantes

Reconhecimento de letras

  • Letras maiúsculas e minúsculas
  • Letras em fontes diferentes

Escreva letras maiúsculas e minúsculas
Nome da letra / associação de som da letra

Essas tarefas devem estar presentes nas atividades para alfabetização propostas ao longo do processo de ensino. E caso deseje compartilhar suas ideias sobre essas práticas, compartilha no Balcão de Ideias, um espaço de troca entre professores e pais.

Dicas para ensinar

Aqui estão algumas diretrizes importantes a serem consideradas ao trabalhar com um leitor iniciante ou com dificuldades. Isso ajudará a dar a eles uma compreensão firme do princípio alfabético:

Apresentar apenas sons de letras que são os mais comuns

Você deve esperar até que a criança domine os sons das letras comuns antes de introduzir conceitos mais avançados. Primeiro, ajude seu aluno a desenvolver uma sólida proficiência de trabalho dos fundamentos antes de prosseguir para o aprendizado de nível superior.

Então inicie pelas letras mais fáceis, como as vogais. Depois que ele dominar essas letras e seus sons, passe para as consoantes mais fáceis, como por exemplo o ‘M’.

Ensine apenas com letras minúsculas para começar

Durante a alfabetização, é recomendável apresentar primeiro as letras minúsculas, pois elas refletem mais fielmente o padrão da linguagem escrita encontrada em livros, cartazes e textos cotidianos.

Segundo uma análise publicada no English Language & Usage Stack Exchange, aproximadamente 97% das letras em textos da literatura inglesa são minúsculas, enquanto apenas cerca de 3% são maiúsculas. Essa predominância reforça a importância de iniciar o ensino com símbolos que a criança verá com mais frequência no processo de leitura.

Outros especialistas, como os da plataforma Phonics Hero, também defendem que as letras minúsculas devem ser introduzidas antes, por apresentarem maior variedade de formas e por estarem mais presentes no ambiente letrado da criança.

Além disso, ajuda a evitar a confusão com várias formas para a mesma letra.

Dê o som da letra em vez do nome da letra

É vital trabalhar no que é mais relevante. Nesta situação particular, independentemente da existência de um modelo cultural de ensino do nome da letra, você terá muito mais sucesso ensinando o som da letra.

Faça uso de imagens “chave” junto com símbolos de letras

Isso significa trabalhar com um símbolo de letra consistente emparelhado com um objeto, por exemplo, apresentar a letra ‘a’ juntamente com uma ‘abelha’. A criança pode utilizar seu conhecimento fonêmico previamente adquirido para detectar o primeiro som desta palavra, o / a / de ‘abelha’, e então, por associação, detectar a letra do alfabeto.

Para usar e aprender adequadamente este próximo passo, é importante que os jovens sejam capazes de utilizar suas habilidades de consciência fonêmica previamente obtidas para trabalhar essa associação de forma independente com a ajuda de um casal de figuras-chave com cada letra.

Mais tarde, várias atividades para alfabetização envolvendo correspondência podem ser introduzidas, como correspondência de letras inicialmente com a imagem principal e, em seguida, com outras imagens que começam com os mesmos sons das imagens principais.

Atividades divertidas com o Princípio Alfabético

Ensine às crianças as letras em seu nome

Começar com atividades para alfabetização envolvendo o nome da criança faz muito sentido! Por um lado, a maioria das crianças já está familiarizada com a aparência de seu nome, o que lhe dá um bom ponto de partida. Também faz sentido começar com atividades de nomes no início do ano letivo, quando vocês estão se conhecendo!

Você pode começar apenas identificando e nomeando as letras. Uma vez que o domínio do nome da letra é aparente, você pode passar para os sons que cada letra faz. A boa notícia é que a maioria das letras dos nomes está intimamente relacionada a seus sons. Isso ajuda a tornar o princípio alfabético.

Construindo palavras

Usando letras recortadas, pode ser em folha de sulfite mesmo ou para usar mais vezes as letras em papelão.

Faça uma palavra de três letras no chão ou em cima de uma mesa, você pode começar com a palavra ‘SOL’ por exemplo.

Peça para que a criança leia a palavra e a use em uma frase. Depois mude uma letra para formar uma nova palavra, como ‘SOLA’. Você pode começar adicionando apenas a letra final e depois mudando ela (SOL – SOLA – SOLO).

Em seguida, mude apenas a letra inicial (COLA – COLO). Finalmente, mude apenas a letra do meio (CELA).

Essa construção é uma das atividades para alfabetização mais eficazes para trabalhar fonemas e grafemas.

Caça às palavras

Escolha uma letra e faça seu filho procurar cinco itens que começam com o som dessa letra. À medida que cada objeto é encontrado, ajude seu filho a escrever a palavra em uma lista.

Por exemplo, se o som-alvo for ‘M’, a criança pode encontrar e escrever MAMÃO, MAÇÃ, MÃE e MALA.

Essa também é uma excelente entre as atividades para alfabetização, pois permite trabalhar sons iniciais de forma divertida e contextualizada.

É muito importante lembrar que quando os alunos entendem o princípio alfabético e são capazes de aplicar o que sabem sobre correspondência letra-som para traduzir letras impressas e combinações de letras nos sons que fazem, eles são capazes de ler com precisão um vasto número de palavras, incluindo palavras que nunca encontraram em texto.

Para você entender melhor sobre isso, assista esse vídeo com a Lu!

Perguntas Frequentes

O que são as 03 atividades divertidas com o Princípio Alfabético?

As 03 atividades divertidas com o Princípio Alfabético são propostas pedagógicas que visam estimular o aprendizado das crianças em relação às associações de letras e sons. Através de jogos e dinâmicas, as crianças podem explorar como as letras representam sons e como as palavras são compostas de letras. Essas atividades são fundamentais para a criança aprender a ler ou escrever palavras de forma lúdica e envolvente.

Como as associações de letras e sons ajudam no aprendizado da leitura?

As associações de letras e sons são essenciais para que as crianças compreendam que as letras representam sons. Quando as crianças aprendem a associar cada letra a um som específico, elas começam a desenvolver a capacidade de usar essas associações para ler ou escrever palavras. Isso cria uma base sólida que facilita o aprendizado de palavras mais complexas e a fluência na leitura.

Quais são exemplos de 03 atividades divertidas que podem ser realizadas?

Alguns exemplos de 03 atividades divertidas incluem: 1) Jogos de rimas, onde as crianças devem encontrar palavras que rimam e identificar as letras em comum; 2) Caça às letras, onde as crianças buscam letras em livros ou no ambiente e as associam a objetos que começam com aquelas letras; 3) Montagem de palavras, onde elas podem usar blocos de letras para formar palavras que começam com um som específico. Essas atividades promovem a capacidade de usar essas associações de maneira divertida.

Como os profissionais da educação podem implementar essas atividades?

Os profissionais da educação podem implementar essas atividades de diversas formas, começando por planejar um ambiente que favoreça a exploração. Criar um balcão de ideias e práticas onde as crianças possam compartilhar suas descobertas e experiências é uma excelente maneira de promover o aprendizado colaborativo. Além disso, eles podem usar ferramentas visuais, como cartazes com letras e seu som correspondente, para reforçar as associações de letras e sons.

27 Comments

  • Avatar
    Maria Aparecida de Souza
    Posted 25/09/2021 at 3:25 pm

    Obrigada, prof. Luciana.
    Sou aluna percepsom 2.0 e fiz também o percepsom 1 e assistindo as lives consegui alfabetizar meu neto.
    Deus abençoe grandemente sua vida

  • Avatar
    ROSELI C. FINHOLDT
    Posted 02/10/2021 at 1:17 pm

    Amei as atividades e vou aplica-las!

  • Avatar
    ANA MARIA FERREIRA DE ANDRADE
    Posted 05/10/2021 at 12:11 am

    Boa noite eu comprei o pró leia faz uns 10 dias tem previsão de entrega? E quando começa o curso das 180 horas para trabalhar o pró leia.

  • Avatar
    NEIDE MANZINI
    Posted 17/10/2021 at 8:56 pm

    Boa tarde, achei muito bom seu vídeo, da percepção da fala, trabalhar o nome da letra e o som da letra, não conhecia. Amei !!!!!

  • Avatar
    NEIDE MANZINI
    Posted 17/10/2021 at 8:58 pm

    Quero entrar no site, quero por favor o endereço!!!!

  • Avatar
    Natália
    Posted 12/11/2021 at 2:07 am

    curso

  • Avatar
    Claideni Batista de Lima
    Posted 09/12/2021 at 10:40 am

    As dicas da Lu, foram ótimas.Vou aplicar, no processo de alfabetização com meu filho de 6 anos, e de, meus alunos da Educação infantil. Obrigada Lu!!

    • Avatar
      Webster
      Posted 13/12/2021 at 1:03 pm

      Olá, Claideni

      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão! 😊

      Continue nos acompanhando pra ver muito conteúdo útil e didático!

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Avatar
    Elisngela Souza Santos
    Posted 18/02/2022 at 2:19 pm

    Meu nome e Elisangela vcs conhecer essa sídrome noonam? vcs poderia me ajudar trabalhou em uma escola tem uma aluna com essa sídrome !! OBrigagada

    • Avatar
      Webster
      Posted 18/02/2022 at 5:22 pm

      Olá, Elisangela

      No momento ainda não temos conteúdo sobre esse tema, mas colocaremos em nossa pauta! Obrigada pela participação!

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Avatar
    Valquiria Souza Cunha
    Posted 16/03/2022 at 5:17 pm

    Sugestões maravilhosas😍
    Vou aplicar no processo de alfabetização na escola onde trabalho.

    • Avatar
      Webster
      Posted 16/03/2022 at 6:21 pm

      Olá, Valquiria

      Muito legal, né? Fica ligada nos nossos posts e stories pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

      Webster – Equipe NeuroSaber 💙

      • Avatar
        Luciene
        Posted 23/03/2022 at 5:07 pm

        Por gentileza deixa as 3 lives da formação no zap para quem comprar os materiais pois as explicações vai nos orientar. Obrigada bjss da Lu. Pode ser tbem no e-mail

    • Avatar
      Rita de Cassia da Silva Oliveira
      Posted 17/05/2022 at 2:44 pm

      Bom dia! Vcs são ótimos, não sem assim seus vídeos.
      Obrigada por todas essas dicas. Tenho muita vontade de comprar o PROLEIA. Tenho um sobrinho com TDAH, e alunos com TDAH. Já que não tenho o PROLEIA, faço meus materiais com reciclagem. Obrigada por tido

  • Avatar
    Luciene
    Posted 23/03/2022 at 5:10 pm

    Não conseguir baixar os materiais da aula 1,2,3 envia no meu e-mail [email protected] Estou ansiosa para ver e aplicar

    • Avatar
      Solange
      Posted 23/03/2022 at 6:31 pm

      Olá Luciene, tudo bem?

      Por favor, entre em contato com o [email protected] para ter mais informações.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

      • Avatar
        Raissa sousa Rodrigues
        Posted 19/10/2022 at 6:21 pm

        Amie seu trabalho é maravilhoso

  • Avatar
    Catarina
    Posted 25/03/2022 at 9:12 pm

    Boa tarde, tenho uma criança diagnosticada com autismo.
    O que me deixa angustiada é que a criança não aceita ser tocada nem por mim nem pelos coleguinhas da sala.
    Minha sala é de maternal 1 e é natural que as crianças queiram se aproximar, tocar, mas infelizmente a criança não aceita nenhuma aproximação. O que fazer? Preciso de ajuda, como vou estabelecer vínculo se não posso me aproximar da criança . Gostaria de receber sugestões de atividades para que eu possa estar trabalhando. desde já agradeço

    • Avatar
      Solange
      Posted 29/03/2022 at 12:22 pm

      Olá Catarina, tudo bem?

      Primeiramente agradecemos pela confiança! Nesses casos orientamos conversar com o especialista que acompanha a criança para lhe dar melhores informações e orientação assertivas sobre o caso. Separei alguns artigos em nosso blog de atividades sensoriais para trabalhar com a criança: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/?s=toque&id=19966&post_type=post e em nosso canal no Youtube você encontrará muito conteúdo.

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Avatar
    Gisele
    Posted 28/04/2022 at 11:06 pm

    Onde compro os materiais de vcs para auxiliar na alfabetização de criança com transtorno de defit de atenção

  • Avatar
    Ducineia Pereira Mota
    Posted 20/07/2022 at 1:38 am

    Trabalho excelente.!!
    Obrigada por compartilhar conosco para que possamos ajudar os alunos.

    • Avatar
      Solange
      Posted 20/07/2022 at 12:09 pm

      Olá Ducineia, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Avatar
    Lucimara Algarim Rabelo
    Posted 27/12/2022 at 9:21 pm

    Sou professora de alfabetização, suas atividades me auxiliarão muito!

    • Avatar
      Solange
      Posted 11/01/2023 at 1:50 am

      Olá Lucimara, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Trackback: Leitura: quais habilidades são importantes? - NeuroSaber

Deixe um Comentário