05 atividades para desenvolver a Consciência Fonológica na alfabetização
Você conhece e sabe como estimular as competências da Consciência Fonológica na Alfabetização? Neste artigo, vamos mostrar 5 atividades lúdicas e divertidas para adicionar na rotina de estudo das crianças.
A consciência fonológica é um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento do processo de leitura, escrita e posteriormente, aprendizagem das crianças. Mas não se engane, devemos desenvolver a Consciência Fonológica antes, durante e até mesmo depois da alfabetização!
A estimulação dessa habilidade aliada ao ensino do Princípio Alfabético são duas ferramentas muito importantes para um processo de alfabetização bem sucedido! Continue lendo para aprender cinco atividades lúdicas e muito divertidas para desenvolver a consciência fonológica.
Conteúdo
O que é consciência fonológica
Trata-se da habilidade de manipular sons, sílabas e palavras de maneira eficiente e autônoma. A partir dos 3 ou 4 anos de idade já podemos começar a introduzir atividades que irão desenvolver essa habilidade precursora do processo de Alfabetização.
Todo esse processo de estruturação deve ser seguido, a partir da educação infantil, de acordo com o progresso da criança, sempre começando da competência mais simples até a mais difícil.
Por isso, começaremos explicando a mais fácil que é a rima, e depois seguimos até a mais complexa que é a Consciência Fonêmica.
- Rima: Essa competência é sobre a habilidade da criança distinguir e identificar sons similares. Aqui, a criança não precisa, necessariamente, possuir um vocabulário ou entender além do que o som da palavra. Por exemplo, ela pode identificar que “Cafuné” e “Café” rimam mesmo sem saber do significado de ambas as palavras. O que deve ser estimulado aqui, é a identificação de sons parecidos.
- Aliteração: Depois de treinarmos a habilidade de Rima, podemos introduzir exercícios que estimulam a aliteração. O foco aqui está em identificar diferentes palavras que começam com o mesmo som. Por exemplo: “Casa” e “Camelo” têm o mesmo ínicio sonoro, mas representam duas coisas muito diferentes.
- Consciência das Palavras: Após estimularmos rima e aliteração, a criança já está preparada para estimular a sua capacidade de parar, pensar e perceber os diferentes sons que compõem palavras, não só os que são similares.
- Consciência de Sílabas: Agora, conseguimos estimular a criança a desenvolver a consciência (parar, pensar e refletir) sobre os “pedacinhos” que compõem as palavras.
- Consciência Fonêmica: Este é o último estágio da Consciência Fonológica. Aqui, devemos preparar a criança para o manuseio autônomo dos sons da língua. Essa é a habilidade que irá prepará-la para conectar os sons às suas representações escritas (letras) e obter um domínio sobre novas combinações para escrever e ler novas palavras.
Atividades para desenvolver a consciência fonológica
Agora, vamos pôr a mão na massa? Qualquer pessoa pode estimular a consciência fonológica em crianças, mas lembre-se de usar a instrução explícita e repita bastante todos os sons! Assim a criança é exposta aos sons e consegue identificar padrões e diferenças entre os sons.
Também aproveite e utilize esses exercícios para expandir o vocabulário da criança!
Jogo da memória (Rima)
Utilize cartões com figuras de animais ou frutas e os deixe virado para baixo, como um jogo da memória normal. Mas aqui, o par deverá ser formado por palavras que rimam e não por serem iguais. Ex: o par de “leão” deverá ser “cão”, o par de “foca” deverá ser “porca”.
História Sonora (Aliteração)
Vamos contar uma história! A única regra aqui é que teremos que inventar uma história com muitos sons iguais, treinando a repetição e estimulando a percepção dos sons. Exemplo: “Havia um CAvalo dentro do CAstelo enquanto a CAmareira arrumava a CAma!” .Troque os sons e deixe a criatividade fluir.
Que bicho é esse? (Consciência de Sílabas)
Apresente imagens de animais para a criança e peça para que ela repita o nome do animal em voz alta, após você. Agora repita no nome do animal realizando a divisão silábica e peça para a criança fazer o mesmo. Ex: “Esse bicho é o CA-VA-LO”, “Esse bicho é o E-LE-FAN-TE”.
Quantas palavras eu falei? (Consciência de Palavras)
Comece com frases curtas e depois vá aumentando o número de palavras na frase de acordo com o desempenho da criança. Ex: diga uma frase simples: “João está feliz” e pergunte “quantas palavras eu falei?”. A criança deverá responder “três”.
Lembre-se de caprichar na entonação para que a criança consiga distinguir, ok?
Manipulação Fonêmica (Consciência Fonêmica):
Apresente uma palavra para a criança e manipule os sons individualmente. Comece pelas vogais e apresentando palavras curtas, depois vá aumentando conforme o progresso da criança. Ex: Peça para que a criança repita o som de cada letra individualmente da palavra “FOCA”. Agora, peça para que ela diga outras palavras que comecem com essas letras! Ex: “Formiga, Ornitorrinco, Cachorro e Abelha.”
O importante é praticar! Exercitar a Consciência Fonológica é uma tarefa simples que pais, mães e professores podem fazer e que com certeza trará inúmeros benefícios para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita da criança.
Gostou do conteúdo sobre Consciência Fonológica? Comente aqui embaixo qual dessas atividades você vai fazer primeiro! Se precisar de ajuda para aplicar essas atividades no ensino remoto, dê uma olhada nesse vídeo aqui embaixo.
46 Comments
Estou gostando muito dessas atividades está me ajudando muito. Obrigada
Estou com uma aluna particular de 5 anos. Irei trabalhar essas atividades com ela para desenvolver a consciência fonológica em sua aprendizagem.
Boa noite!
Adorei as explicações, muito obrigada.
Amei!!! Sempre trabalhei mas sem saber organizar …era td fora de ordem … incompleto…. e sem saber o pq trabalhar dessa forma…
Agora está td 100% claro…
Adoro esse tipo de atividade. Algumas já utilizo, porém sempre é muito bom renovar. Obrigada pelas dicas.
Atividade muito boa, por isso me encanto com a consciência fonológica a cada dia.
Sempre me encantei pelo trabalho com os sons, mas não tinha noção do quanto era valioso para a criança o desenvolvimento da consciência fonológica. Quanto mais pratico essas leituras mais eu aprendo. Obrigada!
O jogo da rima é muito bom pra começar, gratidão!
.muito interessante e fácil de fazer. Gostei muito.
As atividades são maravilhosas, vou iniciar com aula de reforço escolar, vou utilizar esses exercícios! Obrig
O jogo da rima
São maravilhosas essas dicas
Amei trabalho com PRE escolar 5 anos.
Eu preciso é alfabetizar o meu marido que teve um AVC em agosto de 2020. Este trabalho pode me ajudar. Ele está muito bem . Só não consegue ler e escrever.
Muito interessantes as atividades e o conteúdo de extrema utilidade.Não estou com classe ,mas estou com intenção de clinicar na área de Psicopedagogia e já de início amei o tema
Eu amei são dicas de atividades maravilhosa, tds são ótimas, mais a que pretendo trabalhar primeiro é o jogo da memória .
Quanto mais eu vejo, mais quero participar, escutar,entender, treinar e aplicar com as crianças
Obrigada NEUROSABER
Lu, obrigada pelo material ameiiiii
Muito boa atividade, então vale apena vou participar com atenção.
Amei! As atividades são maravilhosas!
Estou cada vez mais encantada com a alfabetização.
Ótimo,a partir de hoje já sei como trabalhar essas habilidades, e saber se os alunos estão conseguindo desenvolver conhecimentos.
Trabalhava assim mais no entendi muito vale muito apena
Gostei muito ,tem como mandar essa explicação para poder imprimir?
Estou adorando gostei muito do jogo da rima
É uma ferramenta útil para a alfabetização.
Amo alfabetização, trabalho desse jeito
Amei as atividades, vou começar pelo jogo da rima.
Muito bom, já trabalhava com os sonsE com Emília Ferreira
Todas as atividades são maravilhosas pra trabalhar em sala de aula é só colocar em prática.
Amei , Lu você é excelente. Que Deus te ilumine sempre e te proteja.
Estou encantada com a simplicidade com que nos passa seu conhecimento! Muito grata e adorando tudo!
Parabéns para esses grandes mestres da Neuro Saber.Eu amo tudo .Não quero parar mais de estudar com vcs.Quero fazer um mestrado. Tem jeito?
Impossível não amar.Sou apaixonada em vcs Dr.Clay e Professora Luciana. Obrigado por esse material e por tanto conhecimento riquíssimo q vcs nos oferecem.
Um processo de alfabetização com uma sequência lógica que eu acredito dar resultados surpreendentes. Explicações claras sobre todas as etapas desse processo! Amando😍
primeiro do muito grato meu Deus por ter conhecido vcs professores tiver conhecimento que ainda não sabia vai ser muito bom para quando exercer como professora foi ótimo aulas.
Perfeito esse Artigo, muito esclarecedor e facilita muito o nosso trabalho com as Crianças. Sempre me encantei pela sonoridade das palavras e das letras. De forma inconsciente trabalhei muitas dessas habilidades, mas nunca foi de forma estruturada e sistematizada como aqui nos é apresentado…Gratidão!…🙌🏼
Boa noite , fantástico Lu estou adorando tds as suas explicações como vc e maravilhosa e soma conosco . Gratidão
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando! 💙
Muito interessante. parabéns professora
Aqui de cabo verde da coordenação do 1º ciclo
Olá, Anita
Agradecemos pelo carinho e confiança em nosso trabalho! Vamos juntos!!!
Webster,
Equipe NeuroSaber 💙
Nossa essa explicação sobre consciência fonológica vai ajudar bastante.
Não sabia nada disso,parabéns pelo conteúdo.
Olá Itamires, tudo bem?
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙
Excelentes atividades para desenvolver a conciência fonológica. As crianças participaram com muito entusiasmo.
Publiquem mais quando puderem. OBRIGADA.
Olá Dina, tudo bem?
Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-la, obrigada pelo carinho!Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙