Skip to content Skip to footer

10 brincadeiras simples para desacelerar as crianças com TDAH

capa TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) pode apresentar comportamentos marcados pela desatenção ou agitação (hiperatividade).

Muitas crianças com TDAH representam desafio para professores e até a própria família. Os adultos não sabem qual brincadeira incluir o pequeno, principalmente para deixá-las mais calmas.

O artigo de hoje vai mostrar 10 atividades que podem ser usadas com seus filhos ou alunos. Confiram abaixo:

Afinal, o que é o TDAH? 

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é uma condição que afeta o comportamento. Crianças com TDAH podem parecer inquietas, podem ter problemas para se concentrar e podem agir por impulso .

Os sintomas de TDAH tendem a ser notados em uma idade precoce e podem se tornar mais perceptíveis quando as circunstâncias de uma criança mudam, como quando ela começa a escola.

A maioria dos casos é diagnosticada quando as crianças têm de 6 a 12 anos.

Os sintomas de TDAH geralmente melhoram com a idade, mas muitos adultos que foram diagnosticados com a doença em uma idade jovem continuam a ter problemas.

Pessoas com TDAH também podem ter problemas adicionais, como distúrbios do sono e ansiedade.

Atividades para desacelerar crianças com TDAH 

Ficar preso dentro de casa pode causar incômodo e agitação em qualquer criança. Mas as crianças que lutam contra a hiperatividade ou impulsividade podem parecer literalmente ricocheteando nas paredes. 

Essas são algumas atividades que ajudam a desacelerar uma criança com TDAH:

Jogo de memória

O jogo da memória é excelente por estimular habilidades como o pensamento, a memorização, a identificação de figuras; o estabelecimento do conceito de igual e diferente; a orientação espacial, entre outros.

Pintura e argila

Brincadeiras com pintura e argila proporcionam às crianças com TDAH a oportunidade de se expressarem por outros meios que não sejam necessariamente a comunicação verbal. Pintura e argila também colaboram com a autoconfiança, pois não há nenhuma abordagem adequada ou errada em utilizar os materiais.

Montando blocos

Muitos de nós já brincamos com aqueles famosos blocos de construção. Isso faz muito bem. Vale dizer que crianças com TDAH podem ter dificuldade de completar algumas tarefas, trazendo consequentemente frustrações e impaciência. Os brinquedos de montar são fáceis de usar e têm peças que possibilitam o manuseio. Importante notar que isso ajuda as crianças a criarem uma estrutura única em um tempo curto, o que pode ajudá-la a adquirir confiança.

Prática de esporte para 

Crianças com TDAH devem praticar esporte. Melhor ainda quando praticados coletivamente. Os pequenos gastam muita energia e aprendem a obedecer regras; a seguir orientações, etc.

Incentivando a leitura das crianças

Nada melhor que praticar a leitura com seus filhos. É aconselhável que vocês escolham livros com letras grandes e frases curtas, além de optar por aqueles que tenham muitas figuras, histórias curtas e interessantes para atrair o pequeno. Isso ajuda seu pequeno a permanecer mais concentrado por muito mais tempo. Livros com conteúdo lúdico são altamente indicados.

Livros para colorir

O que veio para suprir a ansiedade dos adultos pode também ter grande utilidade para as crianças com TDAH. Esses livros são excelentes para desacelerar a impulsividade, além de ser uma ótima terapia e sem contraindicações.

Montando quebra-cabeça

O quebra-cabeça é uma brincadeira que desafia a inteligência da criança com TDAH e as demais que vivem sem o transtorno. Deve-se ressaltar que a atividade estimula o pensamento lógico, a composição e decomposição de figuras, discriminação visual, atenção e a concentração.

Adivinhação

A adivinhação é responsável por estimular uma série de aspectos: pensamento lógico, o reconhecimento do todo por uma parte, a dedução, a atenção, a observação, a nomeação e a discriminação visual. Os pequenos podem descobrir, por meio da atividade, que poderão alcançar resultados mais satisfatórios, sobretudo se fizerem perguntas mais objetivas.

Morto-vivo

Brincar de morto-vivo é fundamental para estimular a concentração e o controle da impulsividade do pequeno, além de ser muito divertido.

Estátua

Assim como a atividade acima, a brincadeira de estátua também é ótima para a atenção e o controle do impulso. As crianças passam a desenvolver essas habilidades.

Embora seja estressante ser pai de uma criança com TDAH, focar nos aspectos positivos, buscar o apoio de outras pessoas e cuidar de si mesmo pode tornar seu trabalho mais fácil e gratificante.

Para mais dicas de como lidar com uma criaça com TDAH, assista esse vídeo

Referências

CORDIER, Reinie et al. Um modelo de intervenção lúdica para crianças com TDAH. Australian Occupational Therapy Journal , v. 56, n. 5, pág. 332-340, 2009. Disponível em <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1440-1630.2009.00796.x> Acesso em 29 SET 2021.

73 Comments

  • Renata
    Posted 05/08/2018 at 7:43 pm

    Meu filho tem 10 anos e tem TDAH combinado. É impulsivo não obedece regras e está em diagnóstico de TEA, mas TDAH já fechado.
    É chamado por nós de do contra pra tudo, não aceita nada e nunca gosta de nada é mandão e desobediente.

    • Adriana Matias
      Posted 06/08/2018 at 8:33 am

      Olá Renata , sim pode .

      • [email protected]
        Posted 18/08/2022 at 4:43 pm

        Boa tarde tudo bem meu filho tem 3 anos e foi diagnosticado TDA

      • Tamires Silva Santos
        Posted 04/12/2022 at 1:15 pm

        Bom dia meu filho tem 9 anos passa pela mesma coisa do filho de Renata eu gostaria de perguntar a Renata o pai dele como é que é porque o pai do meu filho preconceituoso e egoísta só fala que meu filho não tem nada que é mania escalação e ousadia e só quer que meu filho vive em cima de remédio só dormindo ou então se no saco de pancada o pai do filho de Renata é a mesma coisa com ele

        • Évelin
          Posted 02/02/2023 at 4:35 pm

          Meu filho tem 7 anos e também tem TDAH, mesmo meu esposo sabendo do diagnóstico tem preconceito, aliás a família toda tem, dizem que é coisa da minha cabeça.

          • Beth
            Posted 25/02/2023 at 5:11 pm

            Poxa!!!! Que pena que as pessoas….poderiam ler, aprender e abrir a mente….para o TDAH…..e não criticar. Sendo assim, uma pessoa com TDAH é melhor e até superior…..àquelas pessoas ignorantes…..as quais se negam a aprender….

          • Vanessa
            Posted 16/05/2023 at 5:13 pm

            Eu tambem passo por isso na familia, e julgam como se a ceiança fosse mal criada e nao entende que e algo mais forte que eles .
            Pessoas ignorantes infelizmente. Uma pena

      • Alessandro Vasconcelos
        Posted 10/06/2023 at 2:42 pm

        Bom dia… Me chamo Alessandro Vasconcelos e sou pai da Camila… Minha filha foi diagnosticada com TDAH e alguns traços de TEA… E noa é nada fácil ser pai ou mãe de uma criança assim.. primeiro que elas são impulsivas, agem por instinto.. as vezes ficamos com raiva, as vezes frustrado.. mas na maior parte das vezes eu pelo menos sinto orgulho da minha filha, pois ela enfrenta uma maratona no dia a dia e, mesmo quando brigo com ela, ainda assim ela está ali sempre sorrindo, carinhosa… É uma experiência desafiadora e cansativa, mas é uma experiência incrível também.

    • Joceli Swirkowski
      Posted 20/10/2020 at 10:34 pm

      Boa noite Renata, gostaria de conversar mais com vc, meu filho foi diagnosticado com TDAH combinado também

    • EDILEUZA
      Posted 02/11/2020 at 3:56 pm

      oi renata li seu comentário parece que estava lendo sobre a minha filha de 6 anos ela é exatamente como o seu filho ela foi diagnosticada com TDAH e faz acompanhamento é impulsiva imperativa mandona não obedece regras não tem concentração e muito agitada me conforta saber que não é só eu que passo por isso não é fácil ter criança com TDAH…

      • Edi
        Posted 14/03/2021 at 7:39 pm

        Oi Edileuza. Meu filho de 10 anos Eh igual. Não obedece regras, teimoso, impulsivo… bom saber que o diagnóstico de TDAH está correto… e não estamos sozinhas…

        • RITA LANG
          Posted 14/04/2021 at 12:52 pm

          BOM DIA. meu filho de nove anos é portador de TDAH e TOD, estou conseguindo um avanço através das terapias: hipnose clinica sistêmica e constelações familiares. trabalho na área de família e educação a 30 anos. depois que o mais novo nasceu fui buscar formas para auxiliar e equilibrar o ambiente. hoje indico as terapias e também busquei formação para poder atender. 49 999194845

          • GUAJARINA
            Posted 26/05/2021 at 11:53 am

            BOM DIA! MEU NETO TEM 7 ANOS TEM OS MESMOS SINTOMAS, GOSTARIA DE AJUDA-LO A MELHORAR, COMO POSSO FAZER?

          • Jaqueline
            Posted 20/10/2022 at 10:48 pm

            Meu filho tem 7 anos e suspeita de TDAH e TOD, fiquei interessada nesse tratamento, será que tem na Bahia? Conhece algum grupo que fale disso me sinto sozinha por não ter ninguém com esse diagnóstico para troca, fico desesperada com as atitudes dele, muito agitado, desobediente, está começando terapias com Psicopedagogo, T.O e Fono

        • Jurandir Mendes
          Posted 22/10/2021 at 2:18 pm

          Meu nome é Jurandir Mendes, sou professor de Jiujitsu e tenho um aluno com diagnóstico fechado de TDAH. E eu recomendo o jiujitsu para ajudar. É incrível como ele se atenta aos detalhes nos treinos, como age e como obedece aos comandos. Procure uma escola de jiujitsu que seja confiável e acompanhem nos treinos.

          Caso queiram conferir meu instagram é: @jurandirmendesbjj

          • Jussara Corrêa Goulart
            Posted 03/11/2021 at 7:05 pm

            Oi meu filho tem 11 anos tem déficit de atenção como posso ajudar pois tem muita dificuldade na escola

          • Webster
            Posted 03/11/2021 at 8:19 pm

            Olá, Jussara

            Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso .É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

            Obrigado por nos acompanhar! Agradecemos o carinho! 💙

            Webster,
            Equipe NeuroSaber.

          • Natiele
            Posted 01/06/2023 at 12:50 am

            Minha filha faz judô, tem alguma diferença? Ela participa pois a psicóloga pediu que ela fizesse atividade que gaste energia corporal, mas sinceramente ela tem dado muito trabalho no judô

          • Jhulli
            Posted 13/06/2023 at 12:15 am

            Olá Natiele, tudo bem?

            O judô é uma ótima atividade para crianças com TDAH, pois oferece benefícios físicos e mentais. No entanto, cada criança é única, e pode haver diferenças individuais em relação à resposta ao judô ou a qualquer outra atividade.

            É importante considerar que o judô envolve disciplina, regras e um certo nível de autocontrole. Esses aspectos podem representar um desafio para crianças com TDAH, que podem ter dificuldade em se concentrar, seguir instruções e controlar impulsos.

            Se sua filha está tendo dificuldades no judô, é essencial que você converse com a psicóloga ou profissional de saúde responsável pelo tratamento do TDAH dela. Eles poderão avaliar a situação e fornecer orientações adequadas. Talvez seja necessário fazer ajustes na abordagem ou considerar outras atividades que possam atender melhor às necessidades da sua filha.

            Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

        • marizeth
          Posted 17/05/2022 at 8:34 pm

          ola edi
          meu filho foi diagnisticado desde dos 5 anos e hoje ele tem 12 melhorou bastante com uso de risperidona e acompanhamento com pspedagoga e psiquiatra,ele ficou bem mas tranquilo levo ele pra igreja ele quieta ,hoje ele tem o momento dele de iperatividade mas melhorou uns 80%eu confesso que sofri bastante pois ele tem tdah e direxia nao e facil muitas vezes chorei mas eu me adquei ao mundo dele nao precionei apenas tiro mas tempo pra ele com bricadeira ensino ele en casa falo da importacia da obediencia.mas sabe pq mudou hoje ele tem um tratamento melhor.

      • Fernanda
        Posted 11/09/2022 at 4:58 pm

        Vdd tenho um filho que a poucos dias recebi diagnóstico de TDAH ele e agitado na escola porém quando saímos ele mim obedece se comporta ,porém na escola varia o comportamento dias mais fáceis do que outros dorme super bem e carinhoso e muito inteligente.

        • Daniele
          Posted 04/04/2023 at 6:29 pm

          Oi Fernanda! Meu filho de 7 anos tem suspeita de TDAH, tem sintomas muito parecidos com os que você relatou de seu filho. Reclamam muito dele na escola, vejo que ele se agita muito lá realmente, mas em casa é um menino amoroso, obediente, na maior parte do tempo, e feliz. Estamos perdidos em como agir com a escola, penso que não estão utilizando boas estratégias pra lidar com os comportamentos negativos dele, que está sendo muito criticado e está muito ansioso ultimamente.
          Eu e meu marido estamos preocupados em como ajudar ele na escola, buscando ajuda profissional.

          • Júlice Rose
            Posted 06/05/2023 at 4:25 am

            Também me encontro assim, Daniela, perdida mesmo, não sei como agir em determinadas situações.

    • Amanda
      Posted 22/02/2021 at 1:12 am

      Pode ser que ele também tenha o TOD Transtorno desafiador opositor.

    • Edi
      Posted 14/03/2021 at 7:40 pm

      Oi Edileuza. Meu filho de 10 anos Eh igual. Não obedece regras, teimoso, impulsivo… mandao, não aceita nada….bom saber que o diagnóstico de TDAH está correto… e não estamos sozinhas…

    • Léia
      Posted 17/07/2021 at 11:50 pm

      Oi meu filho de dez anos tem a mesma característica de TDAH que pode dar esse diagnóstico?

      • Ester Teresinha de Moraes
        Posted 22/07/2021 at 3:36 pm

        Oi! Sou Psicopedagoga. O ideal é você começar com uma consulta ao neuropediatra. Ele irá emcaminhar também para uma psicopedagoga para avaliar a questão da aprendizagem. Mas é o neuro que lhe dará um laudo, baseado em todas as informações acolhidas e avaliações.

        • Vanessa
          Posted 03/01/2023 at 1:27 am

          Olá , meu filho tem 9 anos , foi diagnosticado com TDAH, faz o uso de ritalina no horário de aula, faz jiu-jitsu duas vezes por semana , porém , nos últimos 3 meses anda falando sem parar, consegue desorientar a família inteira , pq ele não consegue ter o controle e parar um pouco, fala até sozinha , fica narrando tudo que faz , não sei mais o que eu faço …

    • Eliza Fagundes
      Posted 19/07/2021 at 1:29 am

      Oi,eu sou eliza e meu filho tem 2 e meio e possivelmente ele tem TDAH e TEA. Iniciando fono,consulta marcada com neuro e aguardando psiquiatra. To bem perdida,ele tem sintomas e não sintomas. Não sei se me entendem. 48998351101 p caso ouvir um grupo de apoio ou trocado experiências. Abraço. 🤗❤

      • Ester Teresinha de Moraes
        Posted 22/07/2021 at 3:38 pm

        TDAH não se avalia antes dos 6 anos.

      • Renê dos Santos Serra Júnior
        Posted 10/03/2023 at 4:31 pm

        Sou Psicopedagogo clínico

    • Franciaco
      Posted 13/10/2021 at 3:58 pm

      Coloca ele para fazer Jiu Jitsu ou Judô

    • Janete
      Posted 11/03/2022 at 4:11 am

      Nossa meu filho tem 11 anos e é assim tbm

    • Aline
      Posted 10/07/2022 at 10:39 pm

      Meu filho tem 4anos é desobediente,não aceita o não,e muito agitado tem muita energia

    • Claudia Machado
      Posted 02/04/2023 at 8:16 pm

      Como posso lida com filhode 9anos ele tem dificuldade de atenção.

  • Cristiane
    Posted 03/09/2018 at 12:46 pm

    Gostei muito .

  • Newton Sousa Lima Neto
    Posted 21/10/2018 at 10:19 pm

    Boa noite, sou professor de educação física e estou trabalhando com grupos espaciais e crianças com TDAH, é um mundo novo pra mim pelo fato de nunca ter trabalhado com esse público. Venho aqui a procura de aprender mais sobre o caso e que brincadeiras posso usar com eles ?

    • Adriana Matias
      Posted 23/10/2018 at 3:49 pm

      Olá Newton , nosso site tem muitos vídeos e artigos poderá te ajudar elaborar atividades com seus alunos .

  • marcilene
    Posted 20/11/2018 at 6:37 pm

    Oi boa noite o meu filho te 8 anos e tem tdah como eu posso ajudá-lo a melhora na escola e que ele está muito ruim na escola .

    • Adriana Matias
      Posted 22/11/2018 at 10:24 am

      Olá Marcilene ,
      Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas a todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
      http://www.neurosaber.com.br
      http://www.neurosaber.com.br/artigos
      http://www.neurosaber.com.br/videos
      Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCghJZXv-Cg90zgdeTZCt_-A
      FanPage : Neurosaber

      • Fabiane
        Posted 24/09/2021 at 12:20 pm

        Bom dia a minha filha ainda esta em processo de saber o que ela tem estou na espera de exames para saber de concreto. Pois o medico queria passar remédio sem saber o resultado. Ela tem 7anos fala demais mais e muito agitada costa ate de fazer as tarefas das aulas mais fica logo tentando se enteragir com outras coizas não presta atenção não sabe ler. Brincadeiras éo tempo todo não para. Não se cansá. Eu ponho limitis ai por mais que ela fique chateada ela me obedece. E arteira mais se eu falar ela na mesma hora para ao dormir ela não me dar trabalho algum a tarde se eu sismar de descansar um pouco e por ela pra dormir ela dorme mais não e toda a tarde não mais a noite dorme tranquila não acorda dorme de 20:30horas. Ate 7:30da manhã direto ai queria saber o tipo de emperarividade que ela tem

        • Bete Gasparelo
          Posted 24/09/2021 at 2:02 pm

          Bom dia Fabiane!
          Está no caminho certo, buscou ajuda de um profissional da área.

        • Bruna
          Posted 04/03/2022 at 1:00 am

          As características de sua filha são as mesma da minha pequena, que está com 6 anos. Comecei com psicóloga, pois achava q algo estava errado e agora estou na piscopedagoga q após vários testes me orientou a procurar o neuropediatra para fechar o possível caso de TDAH.

    • Patricia Pires
      Posted 26/11/2020 at 2:39 pm

      Olá Marcilene, sou psicopedagoga e faço atendimentos em domicílio no Rio de Janeiro. Qualquer interesse peço que entre em contato comigo. Podemos fazer um grande trabalho de aprendizagem com seu filho.

  • Cristiane
    Posted 30/12/2018 at 11:43 am

    Meu filho tem 7 anos e foi diagnosticado com TDAH para nós está sendo muito difícil lidar, pois ele não obedece regras, e é muito desobediênte , está muito complicado pois não sabemos como agir.
    Obs: Ele já está em tratamento com uma psicóloga

  • acleidiane
    Posted 14/06/2019 at 3:13 pm

    tenho um filho de 7 anos, tem TDAH fechado e estou tendo dificuldades na escola dele.queria ajuda

  • cristiane
    Posted 21/07/2019 at 12:44 pm

    Meu filho tem 10 anos ,e tem muita dificuldade de concentração.Espero aprender um pouco com todos vocês.obrigada.

  • Hesmeralda Jacinto Tembe
    Posted 11/10/2019 at 6:15 pm

    Saudações o artigo ajudou me muito deu me base de como trabalhar com as crianças com TDAHA para melhorar o ambiente na sala de aulas

  • veronica Maria
    Posted 21/04/2020 at 12:08 pm

    Ola td bem? Meu fiho tem 3 anos e meio é muito inteligente desde quando mas novinho ,porém desde bebe raramente dormia a tarde e agora pior ainda …acorda cedo e dorme bem a noite toda,porém é extremamente agitado ,desobediente,mandão ,não aceita as regras. Não passei ele ainda em um especialista …porem me preocupo será que é apenas a idade ? Ele é muito inteligente e as pessoas vivem comentando q ele é esperto …inteligente demais ! Aguardo uma resposta como ajuda ou orientação obrigada

    • Suporte Neurosaber
      Posted 22/04/2020 at 10:04 am

      Olá Veronica, tudo bem ? Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre caso .É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção.De qualquer forma , temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.

  • Fernanda
    Posted 20/08/2020 at 4:06 am

    Amei a nova página! Deus te abençoe ricamente vocês

    • Adriana
      Posted 27/08/2020 at 8:28 pm

      Olá Fernanda,
      Que bom! Ficamos felizes que tenha gostado.
      Continue sempre acompanhando!

  • Ade Psicologia e saúde
    Posted 28/08/2020 at 1:14 pm

    Olá Pessoal!

    Peço licença para compartilhar o conteúdo em nossa página. As brincadeiras são riquíssimas…Parabéns!!

    • NeuroSaber
      Posted 28/08/2020 at 3:29 pm

      Olá Ade,
      Sim pode compartilhar, fazendo as regências a NeuroSaber .
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

    • NeuroSaber
      Posted 31/08/2020 at 7:24 pm

      Olá Ade ,
      Pode compartilhar na sua página,fazendo a referência a NeuroSaber .

  • Maria
    Posted 17/10/2020 at 10:10 pm

    Minha filha tem 6 anos é muito esperta apreende rápido mas desobedece grita fica muito nervosa quando não consegue obter vitória em alguma coisa não gosta de ordens gosta de ajudar e muito cuidadora com outras crianças mas mesmo assim evito festas sempre tem alguém comentando ,ela é teimosa desobediente nossa ,isso me deixa triste todo mundo quer bater passar pimenta na boca por ela falar demais tá muito difícil pra mim não estamos em tratamento posto de saúde sem especialista o que eu faço pra minha princesa não sofrer

    • NeuroSaber
      Posted 20/10/2020 at 9:31 pm

      Olá Maria,
      Acesse nossos canais, temos muitas informações importantes lá que podem ter respostas para suas dúvidas. Vale a pena conferir!!!
      YouTube: https://youtube.com/neurosabervideos
      Facebook: NeuroSaber
      Instagram: @neurosaberoficial
      Artigos em nosso Blog: http://www.neurosaber.com.br/artigos
      Conheça também nossos Programas, cursos e NeuroPalestras: https://lp.neurosaber.com.br/neurosaber-cursos/
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

    • Raiane
      Posted 12/06/2021 at 4:42 am

      Maria, conheço algumas pessoas que atendem online pais e crianças nesses casos, se quiser posso te indicar!

      • Patricia
        Posted 30/03/2022 at 4:51 pm

        Poderia me indicar?

    • Vanessa Camargo
      Posted 20/12/2022 at 11:19 am

      A escola do meu neto rejeitou a rematrícula dele após o diagnóstico de TDAH e TOD. Onde já estudava a quatro anos. A criança de 11 anos, está triste e sem querer se alimentar por que vai ter que mudar de escola. Como devo proceder neste caso? Preciso de ajuda!! Agradeço.

  • MARIA DOLORES
    Posted 18/11/2020 at 10:19 am

    Olá bom dia a todos!
    Sou professora na rede municipal e mãe de uma jovem com 27 anos, portadora de deficiência intelectual. CID 10 071. Estou encantada com as informações pois me deparo todos os dias cm crianças que apresentam dificuldades tais como: Comportamento, aprendizagem, baixa autoestima enfim , na maioria das vezes são crianças, adolescentes que convivem em ambiente desajustado e isso exige do professor o conhecimento adequado para melhor entendê-los e ajudá-los em suas particularidades. Muito obrigada pelas informações e oportunidade de estar aqui com vocês.
    Abraços, Mª Dolores.

    • NeuroSaber
      Posted 18/11/2020 at 8:18 pm

      Olá Maria,
      Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)

  • Viviane Ferreira
    Posted 27/12/2020 at 7:47 am

    Olá! Eu sou Viviane Ferreira, radialista, pedagoga e psicopedagoga. Durante os meus estágios eu percebi a necessidade de um espaço lúdico na minha cidade, sempre comentava isso com as minhas colegas, algumas mantiveram o desejo, porém, não quiseram montar. Em meio a essa pandemia eu convidei uma colega pedagoga e estamos nos organizando.
    Já temos alguns alunos matriculados, estaremos funcionando oficialmente em Janeiro de 2021.
    Estou escrevendo para informar, que muitos dos conselhos de vocês, tem nos ajudado muito! Estamos com um rico projeto,em um período ajudaremos os alunos no processo de alfabetização, no outro com oficinas lúdicas e pedagógicas e acompanhamento da Rede e a noite, assistimos os jovens. Devido a pandemia, não podemos ter muitos alunos. Mas, os pais estão amando a novidade e as crianças já assistidas também. A maioria dos pais, fazem dois pedidos: “ajudar as crianças no processo de alfabetização e sair do celular”.
    O nosso projeto é lindo! E eu montei com o dinheiro do auxílio emergencial ou seja, cada um pode sim, ser a mudança que deseja.
    Se muitos pais se unirem, podem sim, com apoio de profissionais montarem um espaço lúdico e ajudar os pequenos.

    Um abraço da beija-flor, Viviane Ferreira.

    • NeuroSaber
      Posted 16/02/2021 at 10:52 am

      Olá Viviane,
      Agradecemos por compartilhar conosco essa iniciativa tão importante para nossas crianças.
      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los.
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Raissa Vicente Ferreira dos Santos
    Posted 22/01/2021 at 4:35 pm

    Meu filho tem 5 anos já procurei um psicólogo mas até hoje não tive acompanhamento com meu filho ,pela convivência com meu filho e pesquisa pude perceber que ele pode sim ter hoperatividade, estou morando junto com um homem a qual tenho um filho de 2 mês
    Ele não se dar muito bem com meu filho 5 anos diz que é uma criança desobediente sem educação

    • Raiane
      Posted 12/06/2021 at 4:44 am

      Raissa, conheço algumas pessoas que atendem online pais e crianças nesses casos, se quiser posso te indicar

      • Rose Stela Souza dos Santos
        Posted 20/05/2023 at 10:40 am

        Tenho um sobrinho de 7 anos com tdah investigando autismo, não sabemos como ajudá-lo extravasar as energias. 9s país apoiam mais não entendem o comportamento inquieto dele me ajude .

        • Jhulli
          Posted 26/05/2023 at 1:43 am

          Olá Rose! É maravilhoso que você esteja buscando maneiras de ajudar seu sobrinho, existem várias estratégias que vocês podem adotar para ajudá-lo a extravasar suas energias e lidar com seu comportamento inquieto. Aqui estão algumas sugestões:

          1.Estabeleça rotinas e estrutura: Crianças com TDAH e autismo geralmente se beneficiam de rotinas estruturadas. Crie um cronograma diário previsível com horários para diferentes atividades, como tempo para brincar, estudar, comer e descansar. Isso pode ajudar seu sobrinho a se sentir mais seguro e organizado.

          2.Brincadeiras sensoriais: Crianças com TDAH e autismo podem se beneficiar de brincadeiras que estimulem os sentidos. Experimente brincadeiras sensoriais, como caixas de areia, massinha de modelar, bolas de malabarismo, brinquedos com texturas diferentes ou brincadeiras com água. Essas atividades podem ajudar seu sobrinho a se acalmar e se concentrar.

          3.Estabeleça limites claros: Seja consistente ao estabelecer limites e regras claras. Explique as expectativas e as consequências de quebrar as regras de forma simples e direta. Isso pode ajudar seu sobrinho a entender o que é esperado dele e a regular seu comportamento.

          4.Use técnicas de redirecionamento: Quando seu sobrinho estiver agitado ou inquieto, tente redirecionar sua energia para atividades mais adequadas. Ofereça-lhe opções de atividades que ele possa realizar, como desenhar, fazer quebra-cabeças, ler um livro ou brincar com brinquedos específicos.

          5.Ofereça suporte emocional: Seu sobrinho pode enfrentar desafios emocionais relacionados ao TDAH e ao possível autismo. Esteja presente para ouvi-lo, validar seus sentimentos e fornecer um ambiente de apoio. Mostre interesse em suas experiências e seja um apoio constante para ele.

          6.Consulte profissionais especializados: É importante envolver profissionais especializados, como psicólogos, terapeutas ocupacionais e médicos, para obter uma avaliação completa e orientações adequadas para o caso do seu sobrinho. Eles poderão fornecer estratégias personalizadas e apoio específico.

          Jhulli, Equipe NeuroSaber 💙

  • Edivânia de Albuquerque Lemos
    Posted 09/06/2021 at 10:12 pm

    Tenho um filho de 4anos e eu acho que ele se encaixa em todos requisitos do Tdah, mas levei ele pra neurapediatrica e ela falou que só pode dá o diagnóstico com 6 anos isso procede?

  • Rose
    Posted 20/06/2021 at 12:34 am

    Meu filho foi diagnosticado com TDA com ansiedd aos 16 anos. Diagnóstico tardio devido o estilo de vida que temos, muito espaço para brincadeiras, estímulo para estudo através de observação e prática. Desde que começou o acompanhamento com psiquiatra e neuropsicopedagoga sua vida mudou muito. Ele percebe isso claramente nos estudos. Tem excelente aprendizagem, consegue se concentrar mesmo com outros estímulos à sua volta. Nós, responsáveis, precisamos estar atentos e oferecer ajuda e tratamento. Hj meu filho, que sempre foi feliz, é mais feliz ainda e está se preparando para um vestibular muito concorrido. O tratamento é tranquilo, mesmo usando medicação.

  • Trackback: TDAH e o Hiperfoco - Instituto NeuroSaber

Leave a comment

0.0/5