Skip to content Skip to footer

3 atividades que estimulam a aprendizagem infantil

A aprendizagem infantil pode ser estimulada não só na escola, mas também em casa. Confira 3 atividades que você pode fazer com seu filho!

As crianças aprendem o tempo todo, principalmente brincando. O brincar na educação infantil tem um papel fundamental para o desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional das crianças — e está diretamente ligado ao processo de aprendizagem.

Muitos pais se perguntam o que podem fazer em casa com seus filhos para estimular o processo de aprendizagem. Assim como na escola, os jogos e brincadeiras são os melhores meios para desenvolver habilidades fundamentais para a aprendizagem infantil.

Se você quer mais ideias sobre como estimular o desenvolvimento cognitivo da criança, confira o artigo Jogos educativos: desbloqueie o desenvolvimento cognitivo.

Neste artigo, vamos falar da importância de estimular as crianças em casa com dicas de 3 atividades para fazer com seus filhos. Confira!

A importância da consciência fonológica na aprendizagem infantil

Muitos pais se preocupam em inserir seus filhos no universo da leitura desde muito cedo. Acreditam que assim, podem prepará-los para o processo de alfabetização. Em parte, isso é verdade, mas é muito importante compreender que antes de ter contato com as letras é preciso estimular a consciência fonológica — que é base para a aprendizagem da leitura e escrita.

Para aprender a ler e a escrever, as crianças precisam desenvolver a consciência fonológica, ou seja, a habilidade de manipular os sons das palavras. Em casa, os pais podem estimular a aprendizagem infantil com brincadeiras que desenvolvem essa habilidade essencial.

A consciência fonológica é a capacidade de perceber que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som, que existem palavras longas e curtas e que, quando agrupadas, formam frases. Este é um pilar do processo de aprendizagem linguística na infância.

A partir dos 3 ou 4 anos, a criança já pode desenvolver essa consciência. Na escola, os professores usam diversos recursos para estimular essa habilidade nos alunos, como brincadeiras com músicas e rimas, contação de histórias e materiais concretos que facilitam a aprendizagem infantil.

Para mais sugestões práticas, veja o post 5 sugestões de atividades pedagógicas para fazer com os alunos, que também são adaptáveis para o ambiente familiar.

No entanto, os pais também podem fazer atividades lúdicas em casa com seus filhos para desenvolver essa habilidade tão importante, que prepara as crianças para a alfabetização.

Vale lembrar que apresentar as letras para as crianças e inseri-las no universo lúdico da leitura são ações que podem estar aliadas a essas atividades focadas no desenvolvimento da consciência fonológica. O que queremos frisar é que essa habilidade é fundamental para a alfabetização, pois não basta reconhecer uma letra — é preciso aprender a manipular os sons e as palavras, ou seja, desenvolver uma aprendizagem efetiva.

3 Atividades que Estimulam a Aprendizagem Infantil

Ainda que promover a alfabetização seja função da escola, os pais podem ajudar seus filhos a se prepararem para a aprendizagem da escrita e da leitura. Sempre lembrando que as brincadeiras e os jogos são o meio mais eficaz para as crianças aprenderem e se desenvolverem.

Confira nossas 3 dicas de atividades para fazer em casa que estimulam a aprendizagem infantil!deiras com rima

As brincadeiras com rimas ajudam as crianças a perceber sons semelhantes em diferentes palavras. Brincando com a sonoridade das palavras, através de músicas, versos e figuras com rimas, as crianças têm a oportunidade de desenvolver a consciência fonológica — ponto chave na aprendizagem inicial da linguagem.

Os pais podem usar a criatividade para criar brincadeiras com rimas. Uma dica é selecionar palavras que terminam com sons semelhantes e fazer músicas ou versos com os pequenos. Gradualmente, as crianças começam a perceber a semelhança dos sons, habilidade fundamental para a alfabetização e para o avanço na aprendizagem de leitura.

Brincadeiras com pedaços de palavras

Outra dica de atividade é usar palavras grandes e pequenas, separando-as em pedaços, em brincadeiras com músicas e versos. Essa percepção também faz parte do processo de aprendizagem da consciência fonológica. 

É muito simples: os pais podem apresentar palavras para as crianças, nas brincadeiras, enfatizando a separação das sílabas ao pronunciá-las. Ex.: bolo, fala bo-lo (enfatizando a separação) e perguntar para a criança quantas sílabas tem a palavra. Esse processo de estímulo é chamado de segmentação silábica.

Para estimular outro processo, o de síntese silábica, você pode apresentar as partes que formam as palavras e pedir ao seu filho para juntá-las e formar uma palavra. O objetivo é juntar as sílabas e estimular as crianças a formar os vocábulos a partir da percepção de que as palavras são formadas por pequenas partes — esse é um passo essencial da aprendizagem fonológica.

Atividades que trabalham com aliteração

Nesta atividade, você pode perguntar para o seu filho quais palavras começam com a letra A. Você pode dar algumas dicas e começar citando algumas, como abacaxi, abacate, amor, avião, etc., e esperar que ele continue.

Em seguida passe para a letra B, citando alguns exemplos — boneca, beliche, baleia, bola, bicicleta; depois para a letra C – coração, cachorro, camelo e por aí vai.

O trabalho com a consciência fonológica é essencial para estimular as pré-habilidades da leitura e da escrita. Através de atividades simples e divertidas você pode, em casa, proporcionar uma base sólida para a aprendizagem infantil e prepará-lo para o processo de alfabetização com mais segurança e fluidez.

Gostou das ideias até aqui? Você também pode explorar outras estratégias que estimulam a aprendizagem no blog da NeuroSaber.

Dica Extra: Outras formas de estimular a aprendizagem em casa

Além das brincadeiras focadas em sons e letras, outras estratégias são igualmente poderosas para ampliar a aprendizagem infantil:

  • Criar um cantinho da leitura: Um ambiente com livros variados, como gibis, revistas e contos infantis, estimula o gosto pela leitura e fortalece a atenção e o vocabulário da criança.
  • Deixar a criança fazer escolhas: Permitir que ela escolha as brincadeiras, livros ou músicas reforça a autonomia e desperta o interesse por aprender, tornando o processo mais natural e agradável.
  • Utilizar jogos educativos: Atividades como jogos de memória, quebra-cabeças e desenhos com instruções ajudam a desenvolver o raciocínio lógico, a concentração e o foco — todos essenciais para uma aprendizagem eficaz.

Saiba mais no vídeo:

3 atividades que estimulam a aprendizagem

Conclusão: Atividades que estimulam a aprendizagem infantil

Estimular a aprendizagem infantil em casa é uma maneira poderosa de complementar o que a criança aprende na escola e criar laços afetivos no processo. Com atividades simples, como rimas, segmentação de palavras e jogos com aliteração, é possível proporcionar momentos ricos em significado e desenvolvimento.

A aprendizagem não precisa ser rígida ou formal: ela acontece quando há curiosidade, brincadeira e envolvimento. Ao usar o cotidiano de forma criativa, os pais ajudam os filhos a construir bases sólidas para a leitura, a escrita e, mais do que isso, para a vida.

Quer aprofundar ainda mais nesse universo?

Acompanhe conteúdos exclusivos e dicas práticas no nosso Canal do YouTube e no Instagram.

Perguntas Frequentes sobre Aprendizagem Infantil (FAQ)

Qual é a melhor idade para começar a estimular a aprendizagem infantil?

A partir dos 3 anos, as crianças já podem ser estimuladas com atividades lúdicas que desenvolvem linguagem, raciocínio e coordenação. Mas, desde os primeiros meses, a interação com brinquedos, livros e músicas já favorece o processo de aprendizagem.

Quais são as melhores atividades para promover a aprendizagem em casa?

Brincadeiras com rimas, separação de sílabas e jogos com aliteração são ótimas opções. Além disso, contar histórias, desenhar e deixar a criança explorar livros são formas eficazes e divertidas de desenvolver a aprendizagem infantil.

Por que a consciência fonológica é tão importante na aprendizagem?

Porque ela prepara a criança para compreender os sons das palavras, facilitando a leitura e a escrita. Trabalhar a consciência fonológica desde cedo é essencial para uma alfabetização fluida e uma aprendizagem mais efetiva.

Quais são algumas atividades que podem estimular o desenvolvimento infantil?

Existem várias atividades que podem ajudar a estimular o desenvolvimento infantil. Aqui estão três sugestões: 1) Jogos de construção, como blocos ou LEGO, que ajudam a desenvolver a coordenação motora e o raciocínio lógico. 2) Brincadeiras de faz de conta, que incentivam a linguagem e a criatividade. 3) Atividades artísticas, como pintura ou desenho, que permitem que a criança expresse suas emoções e ideias.

Como as brincadeiras podem estimular o desenvolvimento das habilidades sociais?

As brincadeiras para estimular o desenvolvimento social são essenciais na primeira infância. Ao brincar em grupo, as crianças aprendem a compartilhar, esperar sua vez e resolver conflitos. Essas interações são fundamentais para identificar e entender as emoções dos outros, além de desenvolver empatia. Por meio de atividades coletivas, como jogos e esportes, as crianças têm oportunidades valiosas de praticar essas habilidades.

Qual o impacto das atividades lúdicas na memória das crianças?

As atividades lúdicas têm um grande impacto na memória das crianças. Quando as crianças se envolvem em atividades divertidas, a aprendizagem se torna mais significativa e memorável. Jogos que envolvem repetição de padrões, músicas e rimas ajudam a consolidar a memória de forma lúdica. Além disso, essas atividades ajudam as crianças a entender conceitos de uma maneira que é mais fácil de lembrar.

Se restou alguma dúvida sobre como estimular a aprendizagem infantil em casa, deixe nos comentários!

Referências:

TABILE, Ariete Fröhlich  e  JACOMETO, Marisa Claudia Durante. Fatores influenciadores no processo de aprendizagem: um estudo de caso. Rev. psicopedag. [online]. 2017, vol.34, n.103 [citado  2020-09-25], pp. 75-86 .

BRANCHER, Vantoir Roberto. Neocleisa Chenet, Valeska Fortes de Oliveira.O lúdico na aprendizagem infantil.

1 Comentário

  • Avatar
    Elizabett
    Posted 07/02/2021 at 1:02 pm

    É possível vcs elaborarem uma cartilha com todos estes ensinamentos?
    Sou aposentada, meu neto tem 4anos, faz suas atividades escolares comigo devido o trabalho da mãe. Desde já agradeço a atenção

Deixe um Comentário