Skip to content Skip to footer

A consciência fonológica no TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta um conjunto de desafios significativos para as crianças, especialmente durante os primeiros anos escolares. A socialização, leitura e escrita são habilidades essenciais a serem desenvolvidas nesse período, incluindo a conscientização fonológica no TEA.


No entanto, antes mesmo da alfabetização, é crucial que os alunos adquiram um domínio dos sons da língua, uma etapa essencial para crianças com autismo.

Neste artigo, destacamos o papel crucial da consciência fonológica no desenvolvimento infantil, apresentando estratégias essenciais para educadores, pedagogos e psicopedagogos promoverem essa habilidade fundamental.

O que ela significa?

Consciência fonológica pode ser considerada como a habilidade que todos nós temos para manipular os sons existentes em nosso idioma. Em outras palavras, podemos dizer que é a capacidade de percebermos quando uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som.

Além disso, esse conhecimento nos permite saber quando também existem termos grandes e pequenos, e que há frases e uma segmentação em tais orações.

Consciência fonológica e o autismo


Profissionais capacitados preparam cuidadosamente o caminho para a consciência fonológica no TEA, possibilitando que crianças sejam alfabetizadas por meio dessas metodologias. No caso do TEA, os professores adaptam suas abordagens às necessidades individuais dos alunos, focalizando especialmente nos elementos que impulsionam o desenvolvimento, mesmo em casos de autismo leve.

Um aspecto crucial para a consciência fonológica é o aprendizado das sílabas, uma etapa inicial nesse processo. Por exemplo, em uma atividade envolvendo categorias de palavras como animais, o educador estimula as crianças a identificar sílabas ao descrever os nomes dos bichos, como “ga-to”, “ba-lei-a”, “a-ra-ra”, “sa-po”, entre outros.

Além disso, esse exercício não apenas desenvolve a consciência fonológica, mas também reforça a direcionalidade da escrita, à medida que as crianças associam as sílabas com a pronúncia das palavras.

Consciência fonológica no TEA e a alfabetização

A consciência fonológica vem antes de qualquer método de alfabetização. Esse aspecto é de extrema relevância, pois muitas pessoas pensam que para a criança atingir o aprendizado da leitura e a escrita, basta apenas ensinar as letras soltas (A, B, C…).


No entanto, o som da letra nem sempre deve ser vista como a garantia de aprendizado. Os pequenos podem apresentar grandes dificuldades, por exemplo: elas tendem a mostrar problemas na hora de juntar as letras.

Há alguns casos cujos pais ou professores pensam que fornecendo as letras, as crianças já aprendem a ler e a escrever sozinhas. Entretanto, a situação não é bem assim, pois a letra é apenas um dos aspectos que a criança aprende.

A escolha da escola no desenvolvimento da criança

É crucial destacar que a escolha da instituição escolar desempenha um papel fundamental nesse processo. A qualidade do ambiente educacional terá um impacto significativo no desenvolvimento de seu filho ou filha, especialmente quando os profissionais estão empenhados em utilizar técnicas eficazes para promover o aprendizado da criança.

Além disso, é indispensável manter contato regular com o médico responsável para que ele possa avaliar o progresso da criança e oferecer suporte adequado conforme necessário.

 

8 Comments

  • Marlizabete Cavalari
    Posted 20/08/2019 at 10:19 am

    bom dia gostei do artigo.
    Eu tenho um neto que tem autismo leve
    Mais e uma batalha, ele fez quatro anos.
    Como agente e nova no assunto e agora que agente descobriu que ele tem
    estar faltando para ele num neuro.

  • ANA KARLA FERNANDES DE OLIVEIRA LEITE
    Posted 21/08/2019 at 12:23 pm

    Muito bom este artigo.

  • Elizete de Paula
    Posted 24/08/2019 at 6:45 am

    Bom dia! O artigo é muito esclarecedor. Sigo a Neurosaber e faço curso na plataforma, o recente é o Percepson. Obrigada por todo conhecimento compartilhado.

  • Ivanilda Gomes
    Posted 31/08/2019 at 11:15 am

    Bom dia !
    A cidade que moro no Nordeste
    Campo Maior Piauí, não contamos com profissionais especializados ,e a importância dos artigos e grande pra mim que tenho uma filha de 9 anos autista moderado,obrigada Dr Luciana Brites.

  • REGINA
    Posted 28/11/2019 at 10:42 am

    Com meu filho já com 34 anos que fui estudar e descobrir um transtorno (TDAH) e agora não sei como tratar isso? Como agir…

    • Suporte Neurosaber
      Posted 28/11/2019 at 11:11 am

      Olá Regina , importante que procure um profissional especializado para uma avaliação , ele irá te orientar de forma assertiva o que deverá fazer .

  • Luciane Cristina ramos de Oliveira
    Posted 17/02/2021 at 12:42 pm

    olá bom dia td bem?
    sou professora da sala de recursos (AEE) gostaria de saber se vcs oferecem cursos de capacitação sobre consciência fonológica? tenho grande interesse em aprofundar meus conhecimentos. obgda

Leave a comment