Skip to content Skip to footer

A diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem

A diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem

Na dinâmica de uma sala de aula, é comum observar que os alunos aprendem em ritmos distintos. No entanto, quando esse ritmo se torna excessivamente lento, prejudicando significativamente o desempenho da criança, surgem possibilidades, como o transtorno de aprendizagem.

Será apenas uma dificuldade de aprendizagem passageira ou um transtorno que apresenta obstáculos mais complexos para a vida escolar e social?  Continue lendo para saber mais!

O que é aprendizagem?

Aprendizagem é um processo que acontece no cérebro, a fim de conduzir uma modificação de conduta que melhore a adaptação do indivíduo a seu meio.

Além disso, este processo é influenciado por fatores genéticos, neurológicos, psicológicos, educacionais e sociais. Ou seja, quando um ou mais desses fatores sofre algum comprometimento, podemos ter a presença de prejuízos no processo de aprendizagem.

O que são Dificuldades de Aprendizagem

As dificuldades de aprendizagem, muitas vezes, têm raízes cognitivas ou emocionais, mas podem ser superadas com o tempo e o acompanhamento adequado.

Além disso, geralmente, surgem na infância e apresentam obstáculos específicos nas disciplinas escolares.  Porém, se persistirem e afetarem várias áreas do conhecimento, é crucial investigar a possível presença de transtornos de aprendizagem, indicando um comprometimento neurológico mais sério.

Portanto, assim como com os transtornos de aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem também podem existir em uma escala, ou seja, podem apresentar diferentes graus de intensidade, desde os mais leves até os mais severos.

O que são Transtornos de Aprendizagem

Os tipos de transtornos de aprendizagem podem variar muito, pois alguém com transtornos leves pode ser capaz de viver independentemente, enquanto alguém com um transtorno severo pode precisar de cuidados intensivos e de ajuda para realizar suas atividades cotidianas.

De acordo com o nível de severidade do transtorno, essas dificuldades podem variar de pessoa para pessoa, mas podem incluir aspectos como: aprender novas competências, comunicação, administrar dinheiro, ler, escrever e até mesmo cuidados pessoais. Além disso, algumas pessoas nascem com transtornos de aprendizagem, mas também é possível que outras desenvolvam algum por conta de um acidente ou doença durante a infância.

Quais são as causas dos Transtornos de Aprendizagem?

Transtornos de aprendizagem acontecem pela presença de algo que afeta o desenvolvimento do cérebro. Isso pode acontecer antes do nascimento, durante o parto ou nos primeiros anos da infância.

Esses transtornos são causados por um ou mais fatores, ou até mesmo por uma combinação deles. Às vezes, a causa específica não é conhecida.

Transtorno de aprendizagem

Diferença entre Dificuldade e Transtorno de Aprendizagem

De maneira geral, um transtorno de aprendizagem constitui uma condição de origem neurobiológica que afeta o aprendizado e a inteligência de um indivíduo em diversas áreas da vida. 

Enquanto uma dificuldade de aprendizagem se refere a uma condição onde existe um obstáculo específico para seu desenvolvimento, que pode desaparecer espontaneamente ou com monitoramento pedagógico.As crianças com transtornos de aprendizagem podem se sentir frustradas por não conseguirem dominar um assunto, apesar de se esforçarem, e por isso, a combinação de problemas pode dificultar a trajetória escolar da criança.

Em resumo, o diagnóstico adequado de cada distúrbio é crucial, para que a criança possa obter o tipo certo de ajuda para cada um.

Por isso, fique atento aos primeiros sinais que podem indicar a presença de um transtorno do desenvolvimento! Assista o Vídeo da Lu Brites sobre o assunto e deixe seu comentário abaixo! 


Referências:

Children and young people with learning disabilities and their mental health. [online] Disponível em: <https://www.mentalhealth.org.uk/explore-mental-health/publications/children-and-young-people-learning-disabilities-and-their-mental-health> [Acesso em 01 de janeiro de 2024].

Vidyadharan V, Tharayil HM. Learning Disorder or Learning Disability: Time to Rethink. Indian J Psychol Med. 2019 May-Jun;41(3):276-278. doi: 10.4103/IJPSYM.IJPSYM_371_18. PMID: 31142931; PMCID: PMC6532374.

2 Comments

  • Maria Nazaré Ferreira da Paixão
    Posted 03/07/2022 at 9:23 am

    Lu sua live foi maravilhosa vou querer o seu livro bribcar é fundamebtal , hoje pela primeira vez encontrri vc no youtube

    • Solange
      Posted 04/07/2022 at 7:59 pm

      Olá Maria Nazaré, tudo bem?

      Atualmente ele está esgotado, entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

x

Estou aqui para ajudar 🤗

Me chame quando precisar 😊