A importância da estimulação da cognição social para aprendizagem escolar
A cognição social deve ser estimulada nas crianças, pois traz efeitos benéficos para o desenvolvimento infantil, inclusive para a aprendizagem escolar.
A estimulação cognitiva é essencial para a aprendizagem infantil e para o desenvolvimento global das crianças. Aspectos socioeconômicos e culturais, nível de escolaridade dos pais e a formação dos educadores são aspectos que influenciam o desenvolvimento cognitivo das crianças.
O desenvolvimento infantil depende da estimulação motora, afetiva, social e cognitiva. Quando há pouca estimulação em qualquer uma dessas áreas pode haver atrasos significativos que afetam a aprendizagem escolar.
A cognição é o processamento de informações para perceber, integrar, compreender e responder de forma adequada aos estímulos do ambiente. Dessa forma, é essencial estimular o desenvolvimento cognitivo da criança em todos os seus aspectos. Habilidades de memória, linguagem e atenção são cognitivas e fundamentais para a aprendizagem.
No entanto, a cognição social também interfere na aprendizagem escolar. Os processos mentais pelos quais compreendemos a nós mesmos, o outro e situações sociais podem ser entendidos como cognição social. Entenda, neste artigo, a importância de sua estimulação para a aprendizagem.
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A importância da estimulação da cognição social
A cognição social é a capacidade de adequar comportamentos a partir de informações e estímulos sociais. O contexto escolar, demanda que a criança tenha habilidades de linguagem não verbal (reconhecer e interpretar gestos) para poder aprender, por exemplo.
No primeiro ano de vida, as habilidades de cognição social já começam a se desenvolver. A atenção compartilhada é uma delas e significa a capacidade de dirigir a atenção a um ponto em comum com a pessoa com a qual estamos interagindo. A aprendizagem escolar requer essa habilidade, pois a criança precisa acompanhar o professor enquanto ele fala.
No entanto, crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, como autismo e TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — apresentam déficits nas habilidades sociais. Nesses casos, torna-se urgente buscar estratégias de ensino que estimulem a cognição social nessas crianças.
O contexto familiar tem um papel fundamental na estimulação da cognição social e onde ela é baixa ou insuficiente, percebe-se maiores dificuldades na aprendizagem escolar. Dessa forma, criar estratégias que estimulem o desenvolvimento cognitivo social das crianças é fundamental para um bom desempenho escolar.
Não só os pais, mas professores e especialistas que trabalham com crianças em idade escolar, precisam estimular a cognição social para que elas tenham um desenvolvimento infantil pleno.
A cognição social nos transtornos do neurodesenvolvimento
Embora o conceito cognição social seja difícil de explicar, trata-se de habilidades que se desenvolvem nas crianças a medida que crescem. No entanto, para pessoas com deficiências cognitivas sociais, como as com Transtorno do Espectro Autista — TEA — ou outros transtornos do neurodesenvolvimento, esse desenvolvimento é prejudicado.
Isso acontece porque o cérebro desses indivíduos não funciona da mesma maneira que seus pares neuro típicos, resultando em um déficit na cognição social. Ou seja, prejuízos na capacidade de compreender o outro, seus pensamentos, intenções, pontos de vista, emoções, etc.
Habilidades sociais
A cognição social também é chamada de “pensamento social”, porque diz da forma como pensamos socialmente. A cognição social é a base sobre a qual o ensino de habilidades sociais é construído, o que resulta no aumento da competência social.
Dessa forma a estimulação das habilidades sociais em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento são fundamentais para a interação social. São elas:
- olhar os outros nos olhos;
- compartilhar brinquedos;
- dizer “por favor” e “obrigado”;
- esperar a vez na conversa;
- perguntar como outra pessoa está.
Todas essas ações são as chamadas habilidades sociais e devem ser estimuladas em casa e na escola, pelos professores e pais das crianças. A cognição social pode ser ensinada e as crianças precisam dessa estimulação para se desenvolverem.
Ensinar o que fazer em situações sociais é ensinar habilidades sociais. Explicar por que e como usar essas habilidades é estimular a cognição social. Ao ensinar o porquê e o como usar as habilidades sociais, oferecemos às crianças as ferramentas necessárias para que compreendam o que se espera delas em várias situações.
A maioria dos alunos com deficiências cognitivas sociais tem dificuldade em generalizar o que aprenderam nas situações. Então, é muito importante que escola e família trabalhem em conjunto para encontrar as melhores estratégias para estimular a cognição social.
Se restou alguma dúvida sobre a importância da estimulação da cognição social para aprendizagem escolar, deixe nos comentários.
Referências:
GARRIDO, Margarida Vaz; AZEVEDO, Catarina e PALMA, Tomás. Cognição social: Fundamentos, formulações actuais e perspectivas futuras. Psicologia [online]. 2011, vol.25, n.1 [citado 2020-11-03], pp.113-157.
5 Comments
Os materiais compartilhados pela NeuroSaber sempre são de grande valia para nossos estudos e aplicabilidade de atividades em sala de aula.
Sim são muito importante, principalmente que irei iniciar a Psicopedagogia no próximo semestre. Mas o que me dói no coração e que eu terei acesso por tempo limitado. É por aqui que estou tendo uma visão ampla mesmo antes de iniciar o próximo curso. Mas desde já quero deixar bem claro a minha gratidão por estar aqui com vocês.
Estimular a cognição social na criança significa uma atitude de amor e compaixão para com ela. I artigos nos mostra claramente isso, a importância de mostrar para a criança o quanto é gratificante para ela relacionar e interagir para aprender e compartilhar o que sabe e sente com o outro. É de suma importância que professores e todos os demais que estão envolvidos na educação da criança desenvolva em si próprio para que saboreiem e sinta o quanto é gratificante o resultado, para então, desenvolver na França o que já foi desenvolvido em nós…
Aproveito bem todas as informações passadas pela Neuro Saber, pois sei que são baseadas em evidencias cientificas, além de conseguir utilizar em minhas práticas trazendo excelentes resultados.
Ótimo artigo publicado pela Neuro Saber! A prática da estimulação cognitiva é fundamental para o desenvolvimento completo dos nossos filhos. É muito importante a identificação precoce de transtornos que comprometem o desenvolvimento cognitivo da criança. Uma resposta rápida pode ajudar a uma recuperação mais eficaz.