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A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A psicomotricidade na educação infantil é essencial para o desenvolvimento da criança, pois promove a interação entre corpo e mente através do movimento. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a psicomotricidade deve ser considerada uma prática pedagógica fundamental, visto que contribui para o desenvolvimento integral da criança, respeitando suas necessidades e potencialidades.

Além disso, estudos mostram que crianças que recebem estimulação psicomotora têm 30% mais chances de sucesso na alfabetização, quando comparadas àquelas que não recebem esse tipo de intervenção. Portanto, a educação psicomotora deve ser vista como parte imprescindível no contexto da educação infantil, pois trabalha o desenvolvimento motor, emocional e cognitivo, melhorando significativamente a relação entre a criança e o meio em que está inserida.

Se você deseja aprofundar-se no tema, leia também o artigo O que é Psicomotricidade?, que explica detalhadamente esse conceito e sua relevância no desenvolvimento infantil.

O que é Psicomotricidade na Educação Infantil?

A psicomotricidade é um campo interdisciplinar que integra movimento, cognição e emoção, com aplicações em educação e saúde. Estuda a relação entre o movimento e os processos cognitivos, afetivos e sociais. Nada mais é do que uma prática que busca integrar corpo e mente para o desenvolvimento das crianças.

Essa prática está ligada ao processo de alfabetização da criança, pois influencia diretamente o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional. O desenvolvimento corporal acontece através do movimento, garantindo um aprendizado mais significativo e duradouro.

No Brasil, a sociedade brasileira de psicomotricidade e o ministério da educação reconhecem a importância da psicomotricidade no desenvolvimento e a necessidade de sua aplicação desde os primeiros anos de vida.

A Importância da Psicomotricidade no Desenvolvimento da Criança

A psicomotricidade no desenvolvimento da criança é um elemento básico para seu crescimento saudável. É através das interações entre o corpo e o ambiente que a criança constrói seu esquema corporal, essencial para o aprendizado.

O desenvolvimento da linguagem, por exemplo, depende de um bom desenvolvimento motor e cognitivo. A educação psicomotora com as crianças melhora a coordenação, a lateralidade e a percepção espacial, facilitando o processo de leitura e escrita.

Além disso, a educação física no ensino deve incluir práticas psicomotoras, conforme as diretrizes e bases da educação nacional, para garantir um desenvolvimento integral da criança.

Tabela: Psicomotricidade na Educação Infantil

AspectoDescrição
O que é?A ciência que estuda a relação entre movimento e desenvolvimento cognitivo.
ImportânciaEssencial para o desenvolvimento da criança nos aspectos motor, emocional e social.
Habilidades trabalhadasCoordenação motora fina e grossa, equilíbrio, lateralidade, esquema corporal.
BenefíciosMelhora a aprendizagem e desenvolvimento, a socialização e a autoestima.
Atividades recomendadasCaminhar sobre uma linha, circuitos psicomotores, dança, massinha e pintura.
Impacto no aprendizadoFacilita a alfabetização e a matemática ao aprimorar noção espacial e coordenação.Crianças com boa coordenação motora fina têm mais facilidade para escrever.
Tabela: Psicomotricidade na Edu

Psicomotricidade para o Desenvolvimento e Aprendizagem

A psicomotricidade pode influenciar diretamente o desempenho escolar. O processo de aprendizagem depende do domínio da coordenação motora fina, do equilíbrio e da percepção espacial.

O processo de alfabetização da criança exige um bom desenvolvimento da coordenação motora fina e da lateralidade. Já a matemática requer noção de espaço e sequência lógica, habilidades que são aprimoradas pela psicomotricidade no desenvolvimento da criança.

Atividades Psicomotoras na Educação Infantil

1. Caminhar sobre uma Linha

Ajuda na lateralidade, equilíbrio e noção espacial.

2. Jogos de Coordenação Motora

Atividades como desenhar, encaixar peças e pular corda trabalham a motricidade.

3. Circuitos Psicomotores

Percursos com túneis, cones e obstáculos aprimoram a coordenação e o esquema corporal.

4. Danças e Movimentos Ritmados

Estimulam a percepção rítmica e a expressão corporal.

5. Exercícios com Massinha e Pintura

Trabalham a coordenação motora fina, essencial para a escrita.

Caso tenha interesse em atividades psicomotoras voltadas para crianças com TEA, veja o artigo Como Desenvolver Atividades Psicomotoras no TEA?.

Consequências da Falta de Psicomotricidade no Desenvolvimento Infantil

A ausência de estímulos adequados pode afetar a evolução da criança e comprometer o seu desenvolvimento intelectual. Crianças com dificuldades psicomotoras podem apresentar problemas na escrita, na fala e na socialização.

Além disso, um desenvolvimento inadequado da educação psicomotora pode gerar atrasos na aprendizagem e na autonomia infantil.

Outro ponto relevante é a organização do ambiente escolar. Saiba mais no artigo Organização e Estruturação Espaço-Temporal na Escola.

Conclusão

A psicomotricidade na educação infantil é de suma importância para garantir que a criança tenha um desenvolvimento integral e saudável. Aplicar atividades psicomotoras desde cedo contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e emocionais.

A implementação dessa prática nas aulas de educação física e na educação básica deve ser incentivada pelas escolas e pelo ministério da educação para garantir um ensino de qualidade.

FAQ – Perguntas Frequentes sobre Psicomotricidade na Educação Infantil

Como a psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a alfabetização?

A psicomotricidade contribui para a escrita e leitura ao desenvolver a coordenação motora fina, a lateralidade e a percepção espacial, elementos fundamentais para a alfabetização.

A psicomotricidade pode ser trabalhada em casa?

Sim! Brincadeiras como desenhar, montar quebra-cabeças e pular corda ajudam no processo de desenvolvimento e na aquisição do esquema corporal da criança.

O que é a psicomotricidade e qual a sua importância na educação infantil?

A psicomotricidade é uma área que estuda a relação entre os aspectos psíquicos e motores do ser humano. Na educação infantil, sua importância da psicomotricidade na educação se manifesta por meio do desenvolvimento integral da criança. Através de atividades lúdicas, a criança se torna capaz de explorar seu próprio corpo, desenvolvendo habilidades motoras e cognitivas que são fundamentais para sua aprendizagem e desenvolvimento.

Como a psicomotricidade contribui para o desenvolvimento global da criança?

A psicomotricidade contribui significativamente para o desenvolvimento global da criança, integrando aspectos físicos, emocionais e sociais. As atividades que promovem a integração superior da motricidade ajudam a criança a compreender melhor o seu corpo e a se relacionar com o mundo ao seu redor. Essa compreensão é essencial para que a criança possa se expressar e interagir de forma saudável com os outros.

Quais são as etapas do desenvolvimento psicomotor na infância?

As etapas de seu desenvolvimento psicomotor podem ser divididas em várias fases, começando desde os primeiros meses de vida até a pré-escola. Cada fase é marcada por habilidades específicas que a criança deve adquirir, como controle motor, coordenação e percepção espacial. Esses aspectos são fundamentais para o desenvolvimento psicomotor e contribuem para a formação de uma base sólida para a aprendizagem futura.

Quais são os elementos básicos da psicomotricidade?

Os elementos básicos da psicomotricidade incluem a consciência corporal, a coordenação motora, o equilíbrio e a lateralidade. Esses elementos trabalham juntos para formar uma base para a ação denomina-se psicomotricidade, permitindo que a criança desenvolva tanto habilidades motoras quanto cognitivas. O trabalho com esses elementos é essencial para o desenvolvimento é motor e psicológico da criança.

REFERÊNCIAS

FĂGĂRAŞ, P. S.; RUS, C. M.; VANVU, G. The Importance of Psychomotricity in Developing of Perceptual – Motor Structures. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 149, p. 317–320, set. 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042814049623. Acesso em: 16 out. 2022.

ROVERSSI, Tabata Tatiane Ramalho. FIER, José Rubens. Os benefícios da Psicomotricidade na Educação Infantil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 10, Vol. 01, pp. 49-62. Setembro de 2020. ISSN: 2448-0959, Link de acesso: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/beneficios-da-psicomotricidade. Acesso em: 16 out. 2022.

What is the use of child psychomotricity. TAMDEM, 2018. Disponível em: https://www.tamdem.eu/what-is-the-use-of-child-psychomotricity.html. Acesso em: 16 out. 2022.

2 Comments

  • Avatar
    Valdinete Bissi Contato
    Posted 06/11/2022 at 10:44 pm

    Parabéns, amei o artigo,pois são atividades facil de realizar e muito importantes para desenvolvimento s da criança.

    • Avatar
      Solange
      Posted 07/11/2022 at 3:45 pm

      Olá Valdinete, tudo bem?

      Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

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