Skip to content Skip to footer

ABA e habilidades Sociais e Acadêmicas

ABA e habilidades Sociais e Acadêmicas

ABA e habilidades Sociais e Acadêmicas – Quando falamos do Transtorno do Espectro Autista, TEA, estamos falando de vários déficits. Também de excessos comportamentais que afetam a forma como os indivíduos interagem. Com relação a interação com eles mesmos e com outras pessoas.

Sendo assim, os déficits e excessos podem ser divididos em três grandes grupos de habilidades: autocuidado – autonomia, sociais e acadêmicas.

Ou seja, as habilidades de autocuidado e autonomia envolvem qualquer comportamento que aumente o nível de suporte da pessoa com TEA. Em outras palavras a independência e cuidados pessoais. Por exemplo, escovar os dentes, escolher e trocar de roupas etc.

As habilidades sociais são aquelas que permitem a interação adequada com outras pessoas nos mais diversos contextos. Por exemplo, permanecer em sala de aula, passear em um shopping, andar de carro com outras pessoas.

ABA e habilidades Sociais e Acadêmicas

Permanecer em sala de aula de maneira adequada ou produtiva, é um comportamento complexo que pode ser composto por comportamentos menores.

Cada pequeno comportamento, ou elemento, pode ser ensinado separadamente para depois ser encadeado em um comportamento complexo.

Se pensar rapidamente em seus componentes, pode-se: identificar a sala e ir até lá; seguir as instruções da professora ao longo das atividades.

Também e interagir de forma adequada com os demais colegas. Cada um dos elementos pode ser ensinado separadamente e com diferentes níveis de ajuda.

ABA e habilidades Sociais e Acadêmicas

Se você conhece alguém com TEA, provavelmente você pode pensar em outros exemplos de comportamentos sociais. Por exemplo, alguns que são fundamentais para a interação adequada com outras pessoas.

Também, provavelmente, consegue identificar habilidades que precisam de um ensino mais ou menos intensivo, certo? Agora vocês têm uma ideia do que são habilidades de autocuidado e autonomias e habilidades sociais.

Mas ainda falta falar um pouco sobre habilidades acadêmicas.

Esse conjunto de habilidades envolve qualquer comportamento que possibilite a interação da pessoa com TEA em um ambiente simbólico. Mas não se preocupe, se pensarmos um pouco em nós, vamos perceber que muito do que fazemos envolve comportamentos simbólicos. Por exemplo, assistir ao vídeo, agora mesmo, e entende-lo.

Você pode nem estar percebendo, mas quando assiste esse vídeo, você está recebendo uma série de sons e imagens. Eles são interpretados, de acordo com a sua história de vida, para formar informações que vão te guiar em situações futuras.

Tudo isso envolve habilidades acadêmicas, ou respostas a um contexto simbólico.

Para fechar com um exemplo, nós gostamos muito de ensinar os nossos alunos, logo no começo da intervenção, a responder verbalmente. Por exemplo, qual o seu nome, o nome de seus pais, e o endereço onde eles moram.

Pois essas são respostas verbais – a um contexto simbólico (linguagem) que podem livrá-los de perigos se eles se perderem em locais públicos.

Fonte: NeuroSaber

4 Comments

  • Geovani Miquilino
    Posted 27/06/2018 at 8:52 pm

    Top

  • Geovani Miquilino
    Posted 27/06/2018 at 8:56 pm

    Gostei muito parabéns pelas palestras

  • Eliane Alves Barbosa
    Posted 13/11/2021 at 10:58 am

    Parabéns!Amei demais saber um pouco mais sobre as habilidades acadêmicas e todo o conteúdo exposto por você,foi muito importante pra mim,pois, tenho aluno com TEA e estou em busca de mais conhecimentos e inovar minhas estratégias de trabalho 👏👏👏👏

    • Webster
      Posted 16/11/2021 at 3:29 pm

      Olá, Eliane

      Ficamos felizes com o seu comentário. Continue nos acompanhando para receber muitos conteúdos úteis e didáticos!

      Agradecemos o carinho! 🥰

      Webster,
      Equipe NeuroSaber 💙

Leave a comment

0.0/5