Além do Q.I: como identificar e auxiliar o desenvolvimento de crianças com altas habilidades/superdotação?
Com talentos e aptidões acima da mĂ©dia, esses estudantes tambĂ©m precisam de estĂmulos para desenvolver toda sua potencialidade.
Ao contrário do que pensa o senso comum, as crianças com altas habilidades/superdotação (AH/SD), tambĂ©m precisam de acompanhamento especĂfico para garantir seu desenvolvimento e pleno aproveitamento de suas habilidades.
Embora em nĂşmeros os casos sejam raros – cerca de 25 mil estudantes, segundo o Ăşltimo Censo escolar (mas o nĂşmero pode ser muito maior, por conta da subnotificação) – a presença de estudantes com AH/SD nas salas de aula oferecem um desafio aos educadores. Sem os estĂmulos e compreensĂŁo de suas caracterĂsticas, estes alunos podem ficar desmotivados e atĂ© mesmo se afastarem da vida acadĂŞmica. Soma-se a isso a carĂŞncia da oferta de educação especializada e tambĂ©m dificuldades de diagnĂłstico, deixando as crianças mais pobres sem receber o atendimento necessário.
Conteúdo
COMPORTAMENTOÂ
As pessoas com altas habilidades/superdotação possuem uma potencialidade de aptidões, talentos e habilidades muito acima da mĂ©dia, que ficam demonstradas por meio do alto desempenho em diversas atividades que vĂŁo se apresentando no desenvolvimento da criança. Um fator determinante para ser incluĂda dentro do grupo dessa necessidade educacional especial Ă© a constância: essas aptidões precisam ser constantes ao longo do tempo, já que nos primeiros anos de vida pode nĂŁo ficar tĂŁo claro esse padrĂŁo de desempenho expressivo.
É o caso por exemplo de crianças com excelente talento musical, com execução de tĂ©cnica perfeita, semelhante a de um adulto profissional. Ou daquele estudante com raciocĂnio rápido e alta performance na resolução de problemas ainda muito jovem. Assim, a precocidade e a obstinação dessas crianças aos obstáculos, dificuldades e frustrações do processo de desenvolvimento tambĂ©m Ă© um fator preponderante na identificação.
De acordo com o americano Joseph Renzulli, um dos maiores especialistas no assunto e psicólogo educacional, pessoas com AH/SD possuem têm três traços predominantes:
- habilidade acima da mĂ©dia: raciocĂnio em leitura e matemática, relação especial, memĂłria e vocabulário;
- comprometimento: motivação empregada ao desenvolver uma tarefa, um foco ou concentração na atividade, com perseverança e paciência;
- criatividade: pensamentos originais, criativos, flexĂveis.
Vale ressaltar que para Renzulli – cujo trabalho Ă© referĂŞncia entre outros especialistas – Ă© necessária a presença e interligação entre esses trĂŞs aspectos para definir uma criança superdotada. A presença isolada de um dos trĂŞs traços nĂŁo seria suficiente para definir a superdotação.
DESENVOLVENDO POTENCIALIDADES
Como estão ainda em processo de desenvolvimento, muitas vezes essas potencialidades não são bem desenvolvidas, uma vez que poucos educadores estão aptos a identificar e orientar essas crianças. Embora careça de mais divulgação e investimentos, a educação especializada pode contribuir não só para o desenvolvimento, mas inclusão desses jovens.
Garantir os meios para que as escolas recebam e saibam estimular essas crianças é um dos desafios.
No Brasil, diversos documentos governamentais tratam do assunto. Ainda em 1995, a PolĂtica Nacional de educação Especial definiu como portadores de Altas Habilidades/Superdotação aqueles que: “[…] apresentarem notável desempenho e elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados: capacidade intelectual geral; aptidĂŁo acadĂŞmica especĂfica, pensamento criativo ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para as artes e capacidade psicomotora.”
Apenas em 2013, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que regulamenta a educação no paĂs, passou a incluir o conceito de altas habilidades/superdotação. A Lei passou entĂŁo a garantir “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiĂŞncia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os nĂveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino”. A Lei Federal 13.234, de 2015, visava o estabelecimento de cadastros especĂficos para identificar e garantir esse atendimento aos estudantes brasileiros com AH/SD, da educação infantil Ă educação superior.
Na prática, uma vez classificados com altas habilidades/superdotação, pela legislação brasileira o aluno tem direito à :
- adaptação curricular para desenvolver as habilidades do aluno;
- oferta de atividades em contraturno escolar;
- aceleração de sĂ©rie – voltada aos alunos com altas habilidades em todas as áreas, que podem ser matriculados em sĂ©ries mais avançadas e acompanhar todo o currĂculo, alĂ©m de maturidade para socialização com os estudantes mais velhos.
DESAFIOS
Um dos principais mitos relacionados Ă s pessoas com AH/SD Ă© a de que nĂŁo precisam de estĂmulo e sĂŁo capazes de desenvolver suas habilidades por si sĂł. Mas segundo especialistas o ambiente em que estĂŁo inseridas Ă© tĂŁo importante quanto os fatores genĂ©ticos para exercerem o máximo de suas habilidades e competĂŞncias.
“O aluno com altas habilidades/superdotação necessita de uma variedade de experiências de aprendizagem enriquecedoras que estimulem o seu desenvolvimento e favoreçam a realização plena de seu potencial” (Alencar & Fleith, 2001).
Outro ponto que pode trazer dificuldade Ă s crianças Ă© o assincronismo, caracterĂstica muito presente em pessoas com AH/SD. O assincronismo se refere, por exemplo, à área intelectual-psicomotora, quando a criança aprende a ler precocemente, mas nĂŁo desenvolve a escrita tĂŁo rapidamente por conta da necessidade de maturidade psicomotora. Ou entĂŁo no campo da linguagem e do raciocĂnio, quando esse estudante demonstra grande capacidade de compreensĂŁo de um processo matemático, mas tĂŞm dificuldade em expressar seu conhecimento em palavras.
O assincronismo, comumente, pode levar os estudantes a serem excluĂdos entre seus pares ou serem mal compreendidos pelos pais e educadores quando nĂŁo há a identificação de altas habilidades/superdotação e um ambiente em que sejam estimulados corretamente.
Por isso, outro mito é o de que esses estudantes terão sempre um bom rendimento escolar, quando a falta de um olhar especializado que os conduza com adaptações curriculares e estratégias educacionais que levem em conta suas diferenças individuais, podem interferir negativamente no desempenho dos alunos.
Longe de serem tratados apenas como gĂŞnios, as crianças com altas habilidades/superdotação necessitam de um olhar especializado, de inclusĂŁo e acolhimento de pais e educadores para se desenvolverem plenamente – assim como qualquer outro estudante.
REFERĂŠNCIAS:
METTRAU, Marsyl Bulkool e REIS, HaydĂ©a Maria Marino de Sant’Anna. PolĂticas pĂşblicas: altas habilidades/superdotação e a literatura especializada no contexto da educação especial/inclusiva. Em: Ensaio: Avaliação e PolĂticas PĂşblicas em Educação. Dezembro, 2007.
BRASIL. LEI Nº 13.234, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2015. Dispõe sobre a identificação, o cadastramento e o atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação.
BRASIL. LEI Nº 12.796, DE 4 DE ABRIL DE 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências.
10 Comments
Olá, achei excelente o tema. Gostaria de mais informações, pois é algo que não temos muito conhecimento.
Obrigada por compartilhar.
Olá Mariane, tudo bem?
Ainda não temos outros artigos sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!
Sol,
Equipe NeuroSaber đź’™
Muito obrigada! Tema sensacional!
Boa noite Neurosaber. Gostei muito da matéria sobre AH/SD. A Neurosaber tem algum programa nesta área?
Olá Silvânia, tudo bem?
Ainda não temos um conteúdo sobre este tema, mas vamos colocar em nossa pauta abordar sobre este assunto também. Obrigada pelo contato!
Sol,
Equipe NeuroSaber đź’™
Agradeço a Neurosaber por compartilhar conteúdos tão significativos
GratidĂŁo!!!
Obrigada por disponibilizar sobre esse conteĂşdo. Uma abordagem que preciso saber pelo menos o básico sobre esse material. Assim que possĂvel gostaria de saber mais…
Olá Delci, tudo bem?
Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
Sol,
Equipe NeuroSaber đź’™
O tema muito me interessa, pois o vivencio diariamente. Qual caminho seguir para que a pessoa com AH/SD possa gozar dos direitos que a Lei lhe garante? Muitos falam em LAUDO, mas como conseguir esse documento?
Olá Raquel, tudo bem?
Sem avaliação não podemos dar uma orientação precisa sobre o caso. É importante buscar um especialista para lhe dar melhores informações e orientação para uma intervenção. De qualquer forma, temos conteúdos no youtube.com/neurosabervideos e também em nosso blog que podem te ajudar em muitas questões.
Sol,
Equipe NeuroSaber đź’™