Alfabetização matemática e literatura infantil
Desde os primeiros anos de vida, a alfabetização matemática desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo das crianças.
No entanto, muitas vezes subestimamos a importância dessa alfabetização matemática precoce, enquanto nos concentramos predominantemente na alfabetização em leitura e escrita.
Neste artigo, exploraremos uma abordagem inovadora e cativante para ensinar matemática às crianças: a integração da literatura infantil.
Conteúdo
Alfabetização matemática e literatura infantil
A alfabetização matemática é um processo que incentiva as crianças a aplicarem conhecimentos matemáticos, relacionando números e suas funções sociais às operações matemáticas. Dessa forma, integrar essa alfabetização à prática da leitura é fundamental para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como orientação espacial, reconhecimento de figuras geométricas e compreensão de elementos matemáticos no cotidiano.
Além disso, essas habilidades matemáticas devem estar integradas ao processo de leitura, e o letramento literário na alfabetização matemática implica em utilizar textos para aprender conceitos matemáticos e vice-versa, utilizando a matemática para compreender o que é lido.
Durante esse processo, os alunos combinam práticas de leitura com conteúdos matemáticos, abrangendo medidas, números, geometria e análise de informações. Esses quatro blocos de conteúdo são considerados essenciais na alfabetização matemática, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
Prática pedagógica integrada
Os professores devem integrar habilidades matemáticas com a literatura infantil para uma prática pedagógica integrada. Ou seja, é essencial estimular a leitura exploratória em sala de aula, onde os alunos buscam conceitos matemáticos nos textos, organizando seus conhecimentos.
Ademais, a prática pedagógica integrada, unindo literatura e matemática, é crucial, exigindo um planejamento cuidadoso, com diversos formatos de literatura, como poemas e livros infantis, podem ser explorados para promover a alfabetização matemática.
Por sua vez, os professores necessitam de formação literária para selecionar textos que se adequem ao contexto dos alunos, promovendo uma aprendizagem com sentido e significado. Dessa forma, a literatura infantil, ao introduzir conceitos matemáticos e desafios, não só auxilia no aprendizado de conceitos, mas também na construção de significado.
Atividade de alfabetização e literatura infantil
Para ilustrar o conceito mencionado anteriormente, vamos propor uma atividade que integra a alfabetização matemática e a literatura infantil. Escolha um clássico da literatura infantil, como “Chapeuzinho Vermelho”, e realize uma leitura coletiva com os alunos. Em seguida, solicite que as crianças desenhem o trajeto percorrido por Chapeuzinho, da casa de sua mãe até a casa da avó.
Essa atividade permite que os alunos apliquem conhecimentos matemáticos relacionados à geometria, como movimento e localização no espaço, ao desenhar a posição das personagens e o percurso realizado.
Dessa forma, os alunos desenvolvem noções de tamanho, lateralidade, localização, entre outras habilidades. A leitura complementa o desenho, proporcionando pontos de referência que ampliam a compreensão do espaço.
Em suma, a integração entre alfabetização matemática e literatura infantil oferece vastas possibilidades para uma prática pedagógica integrada e enriquecedora. Ao unir esses dois campos, os educadores podem criar ambientes de aprendizado estimulantes, onde os alunos não apenas desenvolvem habilidades matemáticas essenciais, mas também se envolvem emocionalmente com a leitura e a interpretação de textos.
Tem mais sugestões de atividades que integram alfabetização matemática e literatura infantil? Compartilhe nos comentários e enriqueça nossa discussão!
Referências:
Silva, Fabio. (2016). Alfabetização matemática e literatura infantil: possibilidades para uma prática pedagógica integrada. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas.
SANTOS, F. A. DOS. A literatura infantil como estratégia pedagógica no processo de alfabetização matemática. Ensino em Re-Vista, v. 27, n. 2, p. 546-571, 28 abr. 2020.
25 Comments
Muito bom. Amei.
Que interessante
Muito bom adorei gratidão muito vai ser útil
Adorei a ideia através da exemplificação dada. Fez-me refletir nas oportunidades que já perdi. Sou pouco criativa. Agradeço a ajuda recebida.
Ótimo muito importante para a aprendizagem de nossas crianças.
Obrigada a toda equipe Neurosaber por compartilhar tanto conhecimento. Tenho aprendido mais neste período de um amo que conheci voces, que todos os anos de graduação e pós.
Olá Mirquis,
Para nós é um prazer poder contribuir para auxiliar você nessa questão!:)
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber
Super legal
Aproveitei bem o conteúdo é um método muito inteligente que podemos explorar na sala de aula com o alundo.
Gostei das estratégias de ensino
Bom dia
Professora aposentada há mais de 10 anos , sempre acreditei que o trabalho interdisciplinar era o mais correto E assim o fiz, por longos 21 anos da minha carreira, na alfabetização.
Tinha um projeto que seria enviado ao MEC e acabou caindo por terra, quando adoeci e interrompi meus trabalhos.
Continuo na expectativa de que este trabalho sério tenha continuidade e nossos pequenos iniciantes à alfabetização, possam ser beneficiados.
Parabéns à toda Equipe.
Att
Gostei das estratégias apresentadas ,exemplos de como podemos diversificar.
Muito bom gostei muito da matéria.
Gratidão, a equipe NeuroSaber, em compartilhar seus conhecimentos, que tanto contribuem para prática pedagógica do professor, de forma clara, objetiva dando possibilidade do educador realizar.
Que bom que gostaram das ideias de trabalhar a Alfabetização Matemática e a Literatura de forma integrada. Tenho outros artigos disponíveis na internet. Só pesquisar!!!
Olá Fabio,
Nós que agradecemos pelo conhecimento compartilhado😀.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber
Publiquei esse texto em 2016, logo após ter concluído o mestrado em Educação Matemática.
Adorei a matéria, acho que esta prática ajuda no desenvolvimento de habilidades para compreensão de enunciado de matemática que muitas vezes constituem um entrave na resolução de problemas.
Não entedia o por que de pedir uma ilustração da história lida (até mesmo pq aq foi de algo específico do conto). Agora fez sentido para mim, antes parecia só postergação de atividades.
Adorei a sugestão de refazer o caminho feito por Chapeuzinho,várias são as possibilidades de aproveitar a história no aprendizado de Matemática,obrigada Equipe Neuro Saber!!
Recomendo a utilização do vídeo O Brincar e a Matemática.
Excelente artigo. Acredito que o professor, possa também preparar um texto, porém ao apresentar, colocar os parágrafos fora de ordem. Após a leitura os alunos precisam ordenar a história, colocando os parágrafos em ordem de acontecimento. Para auxiliar, pode-se criar uma figura que represente cada parágrafo. Espero que a ideia seja uma boa sugestão.
Muito bom
Acredito muito nesse método de ensino. Amei a matéria. Parabéns!!!
Agora, depois de ler o seu texto, percebi que, intuitivamente, trabalhei com o poema musical Aquarela, de Toquinho, na perspectiva de intertextualidade da literatura com a matemática. Enquanto ouviam a música, as crianças iam desenhando as formas ( guarda-chuva, castelo, a partir de “cinco ou seis retas”, etc)