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Métodos de alfabetização para crianças Autistas

Por mais que muitos alunos com autismo estão cada vez mais incluídos nas salas de aula, ainda existe a exclusão de uma alfabetização rica e significativa, como ler e escrever, atuação e desempenho, discussões em classe e de pequenos grupos de estudo.

Não é incomum que os alunos com autismo na sala de aula sigam um currículo completamente diferente do oferecido aos seus colegas de classe. Eles podem, por exemplo, receber atividades para praticar a memorização de palavras vistas, enquanto os colegas de classe estão escrevendo poesia ou lendo histórias.

Como é uma sala de aula inclusiva?

 

Em uma sala de aula de inclusão, o professor de educação geral e o professor de educação especial trabalham juntos para atender às necessidades da criança com autismo.

Educação inclusiva não é apenas para Autismo

De modo geral, todos os alunos aprendem de forma diferente. E este é um princípio da educação inclusiva. Uma das principais estratégias de ensino é dividir os alunos em pequenos grupos. Ao usar pequenos grupos, o ensino pode ser adaptado à forma como cada aluno aprende melhor. Isso é conhecido como instrução diferenciada .

Alguns métodos de alfabetização no Autismo

Assim como cada criança aprende de forma diferente, cada aluno com autismo também tem suas limitações e habilidades, que devem ser observadas e trabalhadas. As seguintes estratégias são comprovadas em sucesso na alfabetização de alunos com autismo, e podem ser trabalhadas com crianças na sala de aula.

Use muito o visual

Embora estudantes com autismo possam, sem dúvida, se beneficiar da instrução verbal, alguns também exigem um adicional de conforme eles aprendem. Os professores podem trabalhar essa necessidade usando uma série de imagens enquanto ensinam, conduzindo discussões e explicações. Por exemplo, quando os alunos estão estudando sobre um filme, o professor pode fornecer ao autista (e talvez a toda a classe) uma linha de tempo dos eventos na história do filme.

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Anotações

Os gráficos não são a única maneira de esclarecer o discurso e se comunicar de forma mais eficaz com os alunos com autismo; a palavra escrita também pode ser usada como suporte visual. Por exemplo, se um professor está dando instruções verbais, ela também pode fornecer as mesmas instruções no quadro-negro.

Ler em voz alta

Quase todos os professores compartilham um livro ou uma passagem de um texto com os alunos durante a aula. A inclusão de estudantes com autismo nesta atividade simples é fundamental, porque o desenvolvimento das habilidades de alfabetização em pessoas com deficiência está associado à exposição a modelos de indivíduos que usam materiais impressos (Koppenhaver, Coleman, Kalman e Yoder, 1991) e que têm oportunidades de interagir com outros em torno de materiais escritos (Koppenhaver, Evans, & Yoder, 1991).

Muitas vezes, os alunos que não seguem uma sequência típica de desenvolvimento na alfabetização são vistos como incapazes de lidar com a vida acadêmica relacionada à leitura, escrita, fala e audição. Mas, quando os professores expandem suas práticas,  eles podem facilitar o desenvolvimento de uma variedade de habilidades, desenvolver as habilidades que os alunos possuem e criar experiências de aprendizado que atendam às necessidades exclusivas dos alunos com autismo.

Gostou? Compartilhe este artigo com quem também possa se interessar!

39 Comments

  • Roberta Araújo Barbosa
    Posted 14/09/2017 at 10:02 am

    Ótimo vídeo bem como as orientações no espaço escolar para todas as pessoas envolvidas no processo de inclusão.

  • Mauri Costa
    Posted 14/09/2017 at 10:19 am

    Muito bom…contribuiu bastante para a discussão com professores da rede pública que atuam em Sala de Recurso Multifuncional e Sala regular..

  • Renata Soares Silva
    Posted 14/09/2017 at 10:39 am

    Estou encantada com o neurosaber, que oportuniza tando a nós professores como os pais a obter mais conhecimento sobre TEA, que é um desafio para a educação brasileira.

  • Cândida Neta Lima
    Posted 14/09/2017 at 10:41 am

    Olá, sou professora do AEE, atendo um menino com autismo. Gostei muito das dicas. Poderia dar um exemplo para incentivar a escrita tradicional. Ele adora o tablet, porém para que realize algumas atividades em sala necessita da escrita. Um abraço Cândida.

  • Maria José Barros Neves
    Posted 14/09/2017 at 11:25 am

    Esse e outros trabalhos da Neuro Saber me deram mais força para gritar pela minha menina. Hoje ela tem 15 anos, já conquistamos muitas coisas, mas falta muitas.
    Hoje quero uma consulta pessoalmente com o Dr. Clay Brites.

  • Teresa Marçal
    Posted 14/09/2017 at 11:28 am

    Mttt bom sou prof de ed especial trabalho c8om TEA. Se pudessem me enviar os materiais do curso de vcs divulgarei com todo prazer! Grata Teresa Marçal.

  • Márcia
    Posted 14/09/2017 at 12:21 pm

    Muito interessante e útil
    Obrigada

  • Luciana Ap Junqueira
    Posted 14/09/2017 at 12:53 pm

    Tenho interesse em saber sobre este método.

  • Jocelia machado de Paula Martendal
    Posted 14/09/2017 at 1:22 pm

    Obrigado, por nós ajudar com materiais tão importante para nossas crianças autista.

  • Marisia
    Posted 14/09/2017 at 2:58 pm

    Sou educadora física e com pós em psicopedagogia clínica. Estou fazendo atendimento com criança autista e com tdah, e utilizo circuíto junto com palavras e jogos, e estou tendo um bom resultado na alfabetização pois coloco músicas infantis e durante o circuito vamos cantando e contando histórias diversas. Esto amando.

  • [email protected]
    Posted 14/09/2017 at 3:08 pm

    Muito bom

  • Francisca Nunes da Silva
    Posted 14/09/2017 at 6:27 pm

    Olá boa noite,

    Sou Fran Azevedo do Acre, professora do AEE…

  • Júlia Maria de Assis Moreira
    Posted 14/09/2017 at 6:53 pm

    Eu preciso muito desse assunto, trabalho com autista o que vocês falam em me ajudado muito.

  • JESSICA STEPHANNI
    Posted 14/09/2017 at 7:32 pm

    Vocês disponibilizam esse material escrito??

  • Raimunda
    Posted 14/09/2017 at 9:18 pm

    Muito rico!
    Um grande abraço!

  • wania lucia mendes
    Posted 14/09/2017 at 9:43 pm

    Trabalho em uma escola de Educação infantil, e tem uma criança autista ele tem três anos, um amor de criança observei que tem hora que é muito difícil para professora ele está em adaptação está sendo aos poucos ainda ,mas está a cada dia se superando e desenvolvendo seu cognitivo.

  • wania lucia mendes
    Posted 14/09/2017 at 9:45 pm

    Gosto muito de suas orientações e dos videos que me ajuda muito em aprendizado para com os especiais.

  • RAIMUNDA MOTA DA Silva
    Posted 14/09/2017 at 11:15 pm

    Vcs são ÓTIMOS Deus os abençoe

  • Rosilene Martins Araujo
    Posted 15/09/2017 at 8:40 am

    É muito importante divulgar e educar a sociedade para da inclusão, para proporcionar qualidade de vida a tdos nós. Como somos todos diferentes, de uma forma ou de outra precisaremos ser incluídos em algum formato. Para os portadores de TEA a inclusão, trabalhar a subjetividade é essencial para viverem na verdadeira essencia da palavra.

  • sidineia marcia tessarlo lima
    Posted 15/09/2017 at 4:42 pm

    TRABALHO COM PROGRAMA BOORDMAKER,TEM MUITAS FIGURAS E JOGOS….

  • Rosineia Faustino
    Posted 16/09/2017 at 9:28 am

    Estou no terceiro ano de pedagogia ou seja no sexto semestre e estou achando muito interessante os temas que são abordados.

  • Anelise Woelfer Liebsch
    Posted 16/09/2017 at 2:32 pm

    Como sempre, um material rico em informações. Parabéns Dr. Clay!

  • Camila Galdino
    Posted 16/09/2017 at 11:05 pm

    Olá… Gostaria que me enviasse algum livro ou outro tipo de material falando mais sobre a alfabetização em crianças com autismo. Desde de já, muito obrigada!

    • Camila Galdino
      Posted 16/09/2017 at 11:07 pm

      enviar ou indicar, como preferir!!

  • Vanusa
    Posted 17/09/2017 at 9:01 am

    Bom dia meu filho tem 4 anos e ainda nao fala ele vai na escolinha mais nao esta se adaptando eu tenho que buscar ele quase todo dia meio dia ele nao fica queto e nao oara e nao deuxa os colegas dormirem o que posso fazer pra ajudar ele ..tiro ele da escolinha ou deixo me ajude

  • ANTONIA EDNA DE SOUSA
    Posted 17/09/2017 at 4:15 pm

    EXCELENTES DICAS DR. CLAY. Como sempre um show a parte. olha o que seria de nós sem a neurosaber. depois que descobri vcs acreditem aprendi muito e me encontrei também com o que eu acreditava ser possível. obrigada!

  • Gerluce Souza
    Posted 17/09/2017 at 9:55 pm

    Estou amando tudo por aqui

  • Lourdes Campos
    Posted 18/09/2017 at 10:03 am

    Suas dicas como sempre são maravilhosas! Estou fazendo o cursos PENSA e o PITE da NeuroSaber e estou amando! Parabéns pela qualidade dos cursos!!

  • Bena Lima
    Posted 19/09/2017 at 2:21 pm

    Boa TArde!
    Tenho um aluno com autismo que não fala ou seja não tenho um dialogo com ele.
    Ele até conversar mais repete geralmente o que falo, identifica figuras e fala mais o dialogo em si ainda não consegui.
    Tem como mim ajudar?
    Obrigda

  • Aparecida Parlato
    Posted 20/09/2017 at 12:06 am

    Sou professora do 3º ano do EI e meu aluno com TEA já é alfabetizado, porém estou tendo dificuldades de ensiná-lo a ler sem o apoio de figuras, já que o condicionamento do aprendizado vinculado a este tipo de suporte se fez desde o início. Ele é, acredito que como todo altista, extremamente apegado à rotina, tendo grande dificuldade de desvincular-se dela. Alguém tem alguma sugestão?
    Luciana, poderia abordar esse assunto no canal do Neurosaber do Youtube?
    Obrigada!

  • Patricia Siva de almeida João
    Posted 20/09/2017 at 11:23 pm

    Olá Dr. Clay Brites, sou psicóloga e mãe de Lorena de 4 anos, Autista Atípica, ótima aula , sucesso sempre !!!!

  • Ana Paula
    Posted 20/09/2017 at 11:53 pm

    Boa noite,
    Estou maravilhada com tanta informação maravilhosa.
    Como faco para adquirir material para meu tcc
    E o tema e as dificuldades do autista na sala de aula.

  • Docarmo
    Posted 23/09/2017 at 12:27 am

    Quero agradecer toda a equipe do Neuro Saber por nos ajudar. Mas sabemos que aluta é longa, pois é um processo de trabalho de Formiguinhas.
    Hoje sou grata ao meu Deus que tem me dado força para manter meu filho no colégio. E terapias que tem feito a diferença, disciplina vinte quatro horas. Não aceita a palavra NÃO AINDA. ELE ESTA ACOMPANHANDO A TURMA QUE É MARAVILHOSO. PORÉM NÃO GOSTA DE REGISTRAR A MATÉRIA E NEM LER. EXETO SE FOR DO SEU INTERESSE..QUALIDADES SÃO MUITAS. GOSTA DE CIÊNCIA, GEOGRAFIA ,HISTÓRIA E TECNOLOGIA.

  • Marialva de Jesus Tavares Pereira
    Posted 07/10/2017 at 6:56 pm

    Gostei muito da Live…foi a primeira de muitas q virão!!!🙏🙏🙏

  • Adriana
    Posted 08/11/2017 at 3:09 am

    Trabalho com uma menina autista mas não traça letra nenhuma e fuarda nkme de todos. O que eu fazer.

  • Katia Esper Izar Verniano
    Posted 13/02/2018 at 12:43 pm

    Experimentem o App “Foco X Cuca Fresca”. Trata-se de um projeto de pesquisa para a alfabetização de pessoas com autism, entre outras patologias. A versão disponível é gratuita e já propõe uma aquisição de conceitos fundamentais à alfabetização.

  • ROSEANE GALDINO DOS SANTOS MORAES
    Posted 14/02/2018 at 10:36 pm

    ola boa noite, sou professora de uma escola pública do 4 ano do ensino fundamental 1, este ano recebi uma aluna autista , um desafio, por isso estou pesquisando e estudando sobre o autismo,mas me encontro completamente perdida .PRECISO DE AJUDA!!!!

  • Bárbara Pereira de Souza Batista
    Posted 20/03/2018 at 5:50 pm

    Boa tarde, amei esse tema, inclusive estou fazendo um projeto pra faculdade sobre alunos com TEA. Obrigada pelo discurso, Super bjs

  • Cinthia maria pereira barbosa
    Posted 10/03/2019 at 8:27 am

    Aprende muito show!

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