Skip to content Skip to footer

Aprendizagem baseada em jogos é eficiente para o aluno?

A aprendizagem baseada em jogos e brincadeiras contribui com o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas do aluno. Entenda melhor, neste artigo.
A aprendizagem baseada em jogos contribui com a aprendizagem, na medida em que envolve atividades que permitem às crianças e jovens aprender brincando. Tal pedagogia, na prática, se dá através de jogos e brincadeiras livres e dirigidas, auxiliando no desenvolvimento cognitivo e emocional do aluno.
Para os professores, colocá-la em prática no contexto de sala de aula é um desafio. Isso porque precisam integrar os jogos e brincadeiras no contexto de aprendizagem. Isto é, encontram dificuldade em como tratar prioridades conflitantes, já que precisam responder a avaliações da aprendizagem curricular.
Pensando nisso, escrevemos este artigo para ajudar pais e professores a compreender a importância da aprendizagem baseada em jogos e como promovê-la. 

A importância da aprendizagem baseada em jogos

Toda criança precisa brincar. Não só porque é divertido, mas assim aprendem e se desenvolvem. A brincadeira livre é importante; pais e professores precisam garantir espaços e tempos para as crianças poderem brincar livremente.
No entanto, no que diz respeito à aprendizagem acadêmica, a brincadeira dirigida é o principal aspecto da aprendizagem lúdica. Nos jogos e brincadeiras dirigidos, as crianças experimentam diferentes papéis e aprendem a lidar com emoções e sentimentos.
Os educadores têm um papel ativo no direcionamento das brincadeiras, como preparar o ambiente e fornecer jogos específicos para atingir objetivos de aprendizagem. Habilidades em matemática, leitura e escrita podem ser desenvolvidas ludicamente, o que favorece a motivação da criança para a aprendizagem.

Benefícios da aprendizagem baseada em jogos e brincadeiras

O maior benefício da aprendizagem baseada em jogos é fazer com que o processo se torne motivador e a criança aprende brincando. Combinar conteúdos curriculares com jogos e brincadeiras torna o processo de aprendizagem mais dinâmico e interessante para os alunos.
Existem muitas opções de jogos e brincadeiras onde a criança pode trabalhar resolução de problemas, assim como revisar e reforçar conteúdos já trabalhados. Além disso, o aluno tem a oportunidade de desenvolver estratégias para atingir um determinado objetivo, além de trabalhar em grupo e aprimorar essas habilidades.
Outro benefício da aprendizagem baseada em jogos é que ela pode ser usada em diferentes idades e contextos, já que as brincadeiras têm essa característica de atrair os alunos de modo geral. 
As brincadeiras ajudam as crianças e os jovens a manter o foco e atenção por um longo período, estabelecer metas e a lidar com mudanças comportamentais. Apresentam desafios para o aluno e permite que tenham experiências novas, estimulando o aprendizado.

Gamificação e aprendizagem baseada em jogos

Embora o conceito de gamificação seja relativamente novo no contexto educacional, ele difere da aprendizagem baseada em jogos. A grande diferença entre os dois é que a gamificação usa elementos de jogos para recompensar a conclusão de tarefas, enquanto a aprendizagem baseada em jogos integra o ato de jogar com o conteúdo a ser trabalhado.
Na gamificação, o que acontece é usar regras, elementos e sistemas dos jogos para moldar o comportamento dos alunos. Não se trata de jogar ou brincar com os alunos para promover um aprendizado e nem sempre está relacionada a jogos para motivar os alunos. 
Assim como a aprendizagem baseada em jogos, apresenta benefícios no contexto educacional, pois melhora a experiência e o ambiente de aprendizagem. Da mesma forma, contribui com mudanças comportamentais e pode ser aplicada em diferentes contextos.

Aprendizagem baseada em jogos, na prática

Na aprendizagem baseada em jogos, todo jogo tem uma intenção pedagógica previamente definida. O método pode ser usado para transmitir algum conteúdo ou para reforçar o que foi aprendido, ajudando o aluno a aplicar o conhecimento.
Existem muitas formas de usar os jogos em sala de aula para desenvolver a capacidade analítica e de resolução de problemas. Pode ser em forma de pequenas competições, jogos de tabuleiros e tradicionais adaptados ao contexto educacional, quiz (pergunta e resposta), entre outros. Vale ressaltar que as premiações e o retorno construtivo para os alunos são fundamentais no processo.
No caso da gamificação, a dica é procurar plataformas digitais específicas para a aprendizagem. Ali, os professores encontram conteúdos e dinâmicas prontos que podem ser facilmente adaptados para usar com os alunos como ferramenta complementar a aprendizagem baseada em jogos.
As escolas que usam essas metodologias estão colhendo ótimos resultados com seus alunos. Os professores percebem mais engajamento e um aprendizado mais efetivo. Usar recursos que falam a linguagem das crianças e dos jovens também contribui com o desenvolvimento de habilidades sociais e promove a interação entre pares.
E você, já usou a aprendizagem baseada em jogos com seus alunos? Conte sua experiência nos comentários e contribua com a discussão!
 
Referências:
DELUCA, Christopher. Avaliação da aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras
Queen’s University, Canadá. Fevereiro 2018 (Inglês). Tradução: fevereiro 2018. Disponível em: http://www.enciclopedia-crianca.com/aprendizagem-por-meio-de-jogos-e-brincadeiras/segundo-especialistas/avaliacao-da-aprendizagem-por
http://via.ufsc.br/aprendizagem-baseada-em-jogos-ou-gamificacao-entenda-a-diferenca/

18 Comments

  • Nilza
    Posted 12/03/2021 at 5:55 pm

    Excelente material, vai me auxiliar bastante na minha monografia.

    • RAMAIANE
      Posted 13/06/2023 at 5:12 pm

      MARAVILHOSO

    • Lenaria
      Posted 28/06/2023 at 10:18 pm

      Sim. É muito eficiente. Tenho buscado fazer uso de jogos na sala de articulação e os resultados estão sendo satisfatórios.

  • Simone Santana da Silva
    Posted 27/10/2022 at 10:45 pm

    Sim. Porque os jogos promovem o desenvolvimento da concentração, da atenção, do raciocínio lógico matemático, da sequência lógica dos fatos, do bom comportamento, da psicomotricidade em geral, da lateralidade, da aprendizagem pelo próprio corpo, entre outras coisas, favorecendo uma aprendizagem lúdica, espontânea e significativa para os alunos.

    • Solange
      Posted 28/10/2022 at 12:52 pm

      Olá Simone, tudo bem?

      Agradecemos a sua contribuição. Confira nosso canal no Youtube e nosso Blog e continue sempre de olho em nossas redes sociais! 💙

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Rosângela Cardona da mota
    Posted 30/10/2022 at 6:48 pm

    Material maravilhosa, gostaria sempre de poder estar com vcs.

    • Solange
      Posted 31/10/2022 at 3:46 pm

      Olá Rosângela, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

      • Rosângela Cardona da mota
        Posted 19/01/2023 at 9:12 pm

        Me mande os valores certinhos, por favor.

  • Maria José da Trindade
    Posted 13/12/2022 at 5:15 pm

    Muito bom o conteúdo de vocês são excelentes.

  • Andréa de Carvalho
    Posted 19/01/2023 at 10:06 pm

    Obrigada!

  • RAMAIANE
    Posted 13/06/2023 at 5:12 pm

    MARAVILHOSO

  • maria angela
    Posted 14/06/2023 at 2:32 pm

    O esta me ajudando muito adquirir novos conhecimentos.

  • Fátima Ramos
    Posted 22/06/2023 at 1:59 am

    O método pode ser usado para transmitir algum conteúdo ou para reforçar o que foi aprendido.

  • anelise winck
    Posted 23/06/2023 at 9:20 pm

    Os jogos são uma ótima maneira de aprender e se divertir ao mesmo tempo. Eles podem ajudar a desenvolver habilidades importantes como concentração, atenção, raciocínio lógico matemático e sequência lógica dos fatos. Além disso, os jogos podem ajudar a melhorar o comportamento e a psicomotricidade em geral. Eles também podem ser uma forma divertida de aprender sobre lateralidade e aprendizagem pelo próprio corpo.

  • Fátima Figueiredo Ramos
    Posted 26/06/2023 at 1:52 am

    Boa noite1
    Eu gostei dos conteúdos.

  • luciana
    Posted 02/07/2023 at 4:43 pm

    Os jogos podem ajudar a desenvolver habilidades importantes como concentração, atenção, raciocínio lógico matemático e sequência lógica dos fatos. Além de ser uma forma divertida de aprender sobre lateralidade e aprendizagem pelo próprio corpo.

  • IVALDO VIEIRA DOS SANTOS
    Posted 19/07/2023 at 12:21 am

    COM CERTEZA OS JOGOS PODEM AJUDAR E MUITO NO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO DOS NOSSOS ALUNOS. AJUDANDO NA CONCENTRAÇÃO, ATENÇÃO E A SEQUÊNCIA LÓGICA DOS FATOS.

  • Clevilson
    Posted 24/07/2023 at 3:23 pm

    Os jogos desenvolvem habilidades importantes como concentração, atenção, raciocínio lógico matemático e sequência lógica dos fatos. E ainda é uma forma lúdica de aprender.

Leave a comment

0.0/5