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Aspectos Neurológicos de Aprendizagem

Aspectos Neurológicos de Aprendizagem

No Brasil, em torno de 40% das crianças na escola apresentam dificuldades no processo de aprendizagem escolar. A grande maioria desta cifra decorre de insuficiências do ambiente pedagógico, falta de infraestrutura, baixo nível de capacidade didática do professor, problemas emocionais ou por questões culturais e incoerências curriculares. Uma parte destas crianças, porém, podem não conseguir aprender adequadamente por motivos internos, intrínsecos, oriundos, de uma disfunção cognitiva específica que nada tem a ver com o ambiente em sua volta, mas definido por inadequado funcionamento cerebral que afeta sua capacidade de absorver e memorizar aprendizagens que dependam do acesso fluente à leitura, à escrita e à habilidade matemática. São os Distúrbios ou Transtornos de Aprendizagem.
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Esta condição não tem forma física e não costuma levar a alterações em exames médicos, fazendo com que sua identificação seja difícil e subestimada em muitas crianças portadoras. Afetam aspectos pontuais do desenvolvimento infantil e do seu comportamento, especialmente em tarefas que exigem percepção e memória e estes surgem mais contundentes na fase pré-escolar e escolar. Muitas vezes, os professores consideram estes sinais normais e “no tempo da criança”, pois não existem em nosso país mecanismos na área educacional que sustentem o conceito de “etapas normais de aprendizagem escolar” desprezando quaisquer parâmetros. Este contexto desestimula a sua identificação e o diagnóstico muitas vezes só será cogitado e, por extensão, confirmado no período final do Fundamental I ou no início do Fundamental II.
Atualmente, nas classificações de transtornos mentais, os Transtornos de Aprendizagem são enquadrados como um transtorno de desenvolvimento, isto é, que aparece na fase de desenvolvimento neuropsicomotor e modifica aquisições de determinadas habilidades cognitivas de linguagem e de percepções visuais, espaciais e auditivas levando a problemas significativos de aprendizagem dos símbolos gráficos sem, no entanto, prejudicar a capacidade intelectual/inteligência. Sempre devemos suspeitar de sua existência quando uma criança ou adolescente inteligente e autônomo em seu cotidiano não consegue manter o mesmo nível de aquisição de aprendizagem na escola ano a ano em comparação com seu potencial e com a turma que o cerca. Dificuldades na memorização de sequências de números, de dados de leitura, de figuras espacialmente dispostas e a percepção inadequada da forma e do som das letras em idade que não se admite e tendo esta criança em estimulação escolar adequada desde tenra idade, podem ser um valioso sinal de alerta.
Por ser uma criança com potencial intelectual preservado (e até acima do normal), esta fica ansiosa, estressada, com baixa auto-estima e com a sensação frequente de frustração e incompreensão com os paradoxais resultados de sua aprendizagem, pois fora da escola ela tem uma performance normal. As cobranças da família se avolumam a cada bimestre, tanto direcionadas para o filho quanto para a sua escola, a qual é colocada em xeque e no centro de constante desconfiança e conflito a cada reunião de pais com professores. A incompreensão acerca do que está acontecendo gera discussões, ameaças e uma fratura na relação dos educadores com a família.
Portanto, frente a este panorama, a escola e a família devem prontamente buscar avaliação interdisciplinar. Esta criança deve ser encaminhada para uma sequência de avaliações com diversos profissionais de áreas afins (psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e médicos especializados) com o intuito de analisar profundamente seu quadro – embasado em manejo clínico e desenvolvimental – com aplicação de testes específicos para interpretar melhor seus déficits cognitivos, na linguagem e nos processos perceptivos e de memória em direção a um diagnóstico definitivo.

25 Comments

  • Trackback: O que é Neurociência? - Artigos | NeuroSaber
  • fabiana
    Posted 17/08/2016 at 6:09 pm

    ola, boa noite
    Sou acadêmica do pós graduação em psicomotricidade e gostaria de saber a disponibilidade do site para publicação de artigo, pois tenho interesse em publicar.

  • deb
    Posted 23/08/2016 at 2:37 pm

    Texto muito relevante! trabalhei um tempo estagiando na psicopedagogia com adolescentes e via o quanto acontecia da escola rejeitar ou até atacar os sujeitos que mostravam ter alguma síndrome. Triste. Tentei baixar o ebook (seguindo todos os passos) e não consegui.

  • CLAUDIA MARIA
    Posted 23/08/2016 at 4:39 pm

    HOJE TEMOS UMA GRANDE QUANTIDADE DE CRIANÇAS QUE DIZEM TER DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, E NÓS PROFESSORES FICAMOS DESESPERADOS SEM SABER O QUE FAZER, POIS TENTAMOS VÁRIAS ATIVIDADES A FIM DE SUPERAR AS DIFICULDADES, MAS SEMPRE HÁ FRUSTRAÇÕES. GOSTARIA DE AGRADECER O SUPORTE PEDAGÓGICO DADO PARA MELHORAR , OU NOS AJUDAR A REVERTER ESSE QUADRO.

  • Marilza gsneves
    Posted 24/08/2016 at 9:58 am

    Obrigada por está divulgando estes materias de grande importância. Dificuldade de aprendizagem está presente em tdos contexto na sala de aula. A escola junto com os professores deverá atuar de forma multidisciplinar, visando minimizar estes problemas.

  • Adilea Pedrosa
    Posted 24/08/2016 at 1:30 pm

    Quero receber contatos

  • Clarice Lima Ferreira
    Posted 24/08/2016 at 2:19 pm

    Olá
    Artigos esclarecedores, de grande valia. Infelizmente não consegui baixar o e-book.
    Esse material é muito importante para o meu trabalho. Espero recebê-lo!
    Obrigada
    Clarice

  • Maria Angélica Mallmann
    Posted 29/08/2016 at 2:16 pm

    Como mãe e professora , gostaria de saber qual é o manejo adequado quando a criança/adolescente com TDAH apresenta resistência às tentativas de lhe oferecer auxílio quanto à sua aprendizagem , negando-se em realizar as tarefas escolares.

  • maria da conceição costa de oliveira
    Posted 10/09/2016 at 10:51 am

    Eu como profissional psicopedagoga, atuo em uma
    Instituição com diversas dificuldades de aprendizagens e gostaria de saber como lidar
    um pouco de cada situação.

  • servidores vps
    Posted 06/12/2016 at 7:37 pm

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    Posted 06/12/2016 at 9:45 pm

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  • Trackback: TDAH e Problemas de Aprendizagem - NeuroSaber
  • Iva Lorena Araújo
    Posted 25/04/2018 at 9:13 pm

    por favor, digam-me como faço para baixar o vosso e-book sobre aspectos neurológicos de aprendizagem?

    • NeuroSaber Responde
      Posted 30/04/2018 at 4:12 pm

      Iva,
      Esse artigo é de 2016, não esta mais disponível o ebook.

      • Rosemary Menezes
        Posted 18/10/2020 at 5:52 pm

        Estou na Pós em Neuropsicopedagogia,agradeço por ter essa abertura de pesquisa.

        • NeuroSaber
          Posted 20/10/2020 at 10:49 am

          Olá Rosemary,
          Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

  • Cecília de Campos Góes
    Posted 08/05/2020 at 1:31 pm

    [+] Baixe o E-book sobre Aspectos Neurológicos de Aprendizagem
    Não encontro como baixar esse E-book.
    Recebi no meu e-mail [email protected]
    Mas não está disponível!!!!!
    Como posso obter?

  • Leila Sara J, Chamat
    Posted 19/02/2021 at 11:43 pm

    Amei o trabalho de vocês.
    Tenho vários livros publicados na editora vetor em SP.
    Drª. Leila Sara J. Chamat

    • NeuroSaber
      Posted 23/02/2021 at 8:58 pm

      Olá Leila,
      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!
      Atenciosamente,
      Equipe NeuroSaber

  • Maria Romilda da Silva
    Posted 03/05/2023 at 2:44 am

    excelente conteúdo

    • Solange
      Posted 03/05/2023 at 5:24 pm

      Olá Maria, tudo bem?

      Obrigada pelo carinho! Continue sempre acompanhando!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

  • Maria Romilda da Silva
    Posted 03/05/2023 at 2:46 am

    Esse conteúdo contribuirá para compreensão sobre o tema, e enriquecerá atuação do professor de apoio pedagógico.

    • Solange
      Posted 03/05/2023 at 5:27 pm

      Olá Maria, tudo bem?

      Que bom! Ficamos felizes em sempre poder auxiliá-los!

      Sol,
      Equipe NeuroSaber 💙

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