Na educação infantil, as crianças começam a compreender que as palavras são feitas de sons e que os sons podem ser combinados com as letras, o que torna a leitura mais fácil.
A aliteração é a capacidade de identificar e repetir a sílaba ou fonema no começo das palavras. Atividades práticas usando aliteração aumentam o conhecimento da criança sobre as conexões palavra-som. As crianças começam a compreender aliteração por meio da repetição de atividades divertidas na educação infantil.
A aliteração pode ser ensinada através de uma variedade de brincadeiras e atividades, onde as crianças experimentam a repetição de sons. Neste artigo, vamos dar dicas de atividades de aliteração para educação infantil. Confira!
Conteúdo
Aliteração na educação infantil
Para começar a trabalhar a aliteração na educação infantil, é preciso focar nas atividades onde as crianças comecem a perceber que há algo interessante nos sons que estão ouvindo.
A medida que essa consciência cresce, espera-se que as crianças comecem a falar sobre os sons que estão ouvindo. A próxima etapa é começar a inserir frases aliterativas nas brincadeiras e atividades.
Muitos jogos abordam essas habilidades, o segredo é torná-los divertidos! A aliteração é uma habilidade que pode ser aprendida de forma divertida e agradável, sendo que as crianças precisam de liberdade para experimentar e tentar, sem pressão!
Atividades de aliteração para educação infantil
Dança com palavras
Na educação infantil, as crianças aprendem através de experiências sensoriais. A dança com palavras é uma atividade com música onde elas precisam se mover quando ouvem pares de palavras aliterativas, ou seja, um par de sons iniciais correspondentes.
Transições de atividades
Essa atividade de aliteração é muito divertida para fazer nos momentos de transição. Na hora de fazer a fila para o recreio, por exemplo, a professora pode pedir aos alunos que se organizem ao ouvirem uma frase específica, com palavras que começam com o mesmo som.
Nomes Notáveis
O conhecimento da linguagem da criança geralmente começa com seu próprio nome. Nessa atividade, os alunos se apresentam aos colegas com fantoches. Cada criança recebe um papel e escreve o seu nome, com a ajuda do professor e faz um desenho. A criança deve encontrar uma palavra descritiva que comece igual ao seu nome (mesmo som), com a ajuda do professor.
Ao final, cada criança se apresenta para a turma com o seu fantoche e diz seu nome com a palavra que escolheu.
Jogo de adivinhação
Para este atividade, reúna bichos de brinquedo e alguns objetos que tenham os mesmos sons iniciais dos animais. Coloque alguns objetos, pode ser um carro, uma bola, um caminhão, um tambor, sobre a mesa. Segure um bicho, como um gato, pássaro, tigre ou cachorro, e peça às crianças para encontrar algo na mesa que começa com o mesmo som do nome do animal de brinquedo.
História sonora
Esta atividade pode ser feita com crianças que não tenham quase nenhuma consciência de aliteração até com aquelas que estão começando a ler palavras.
Escolha um ‘som alvo’, por exemplo, ‘ca’. Em seguida, invente uma história com muitos sons de ‘cá’. Diga às crianças para quando ouvirem esse som, para colocarem as mãos na cabeça. No começo, o professor pode enfatizar o som e gradualmente diminuir a ênfase, a medida que as crianças melhoram no jogo.
Trava-línguas
As crianças costumam achar o trava-língua divertido e ele é ótimo para resolver problemas de fala e de linguagem, além de ser um excelente meio para ensinar aliteração.
Adicione ações ou um pouco de dramatização para fazer o trava-línguas com as crianças. Por exemplo, enquanto elas falam ‘o rato roeu a roupa do rei de roma’, podem imitar um ratinho. E assim, por diante.
Eu vejo
Esse jogo clássico é muito bom para trabalhar a aliteração na educação infantil. É uma atividade para ser realizada quando as crianças já são hábeis na aliteração e já experimentaram muitos outros jogos com sucesso.
Consiste em pedir às crianças que adivinhem o que você está vendo, dando pistas, como: ‘Eu vejo algo que começa com’ cê ‘, se estiver olhando para o céu, por exemplo.
A aliteração pode ser ensinada na educação infantil de várias maneiras com atividades simples. Além disso, as histórias podem ser inventadas ou lidas em voz alta, para que sirvam de apoio para o desenvolvimento das habilidades necessárias para a consciência de aliteração.
Atividades como essas que citamos acima são divertidas e ajudam a brincar com palavras e sons. Aproveite nossas dicas e use sua criatividade para trabalhar a aliteração com seus alunos.
Se conhece mais atividades de aliteração para educação infantil, deixe nos cometários e contribua com a discussão!
Referências:
LOPES, Flavia. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Psicol. Esc. Educ. (Impr.) [online]. 2004, vol.8, n.2 [cited 2020-11-19], pp.241-243.
7 Comments
Luuuu. Preciso e quero tds os seus materiais pra educação infantil
…
Olá Lenira,
Conheça nossos Cursos, NeuroPalestras e Programas disponíveis, basta clicar no link : Aqui está o link com nossos cursos/programas para adquirir 😉 :
https://institutoneurosaber.com.br/artigos/cursos/.
Atenciosamente,
Equipe NeuroSaber
MUITO BOM ESSE MATERIAL SOBRE ALITERAÇÃO. AMEI
OBRIGADA PELO APRENDIZADO
Olá, como faço para comprar os lovros de atividades…
Olá Cássia
Conheça nossos Cursos, NeuroPalestras e Programas disponíveis, basta clicar no link : Aqui está o link com nossos cursos/programas para adquiri.
https://institutoneurosaber.com.br/artigos/cursos/ 😀
Fiquei encantada …fui pesquisar exatamente o que é aliteração e já apaixonei e estou ampliando meu roll de atividades.
Olá Gilberta, tudo bem?
Legal, né? Fica ligada nas nossas redes sociais pra ver muito conteúdo útil e didático! 😉
Sol,
Equipe NeuroSaber 💙